Alolan Forms? Cadê as Mega Evoluções???

Por Ricardo Paleari

Nós estamos vendo esses diversos trailers de Pokémon Sun/Moon e talvez você esteja se perguntando “ué, mas cadê as novas Mega Evoluções?”. Nesse post eu vou explicar minhas ideias sobre porquê não vimos Mega Evoluções novas até agora e que potencialmente continuaremos a não vê-las por um bom tempo. Pois bem, existem 3 motivos principais.

1) O Aniversário de 20 anos da Geração 120anosO grande foco da Pokémon Company desse ano é o aniversário de 20 anos dos jogos Red/Blue/Green/Yellow, e portanto os Pokémon da primeira geração são colocados em evidência máxima. Esse é o principal motivo para a maior novidade deste ano, que são as Alola Forms. São reimaginações de Pokémon já conhecidos, mas que mudaram seus tipos e aparência na região de Alola pelos mais diversos motivos (e até sem motivo algum como no caso de Raichu). Coincidentemente, ou não, todas as Alola Forms que conhecemos até o momento são de Pokémon da primeira geração. Uma quantidade enorme de Pokémon da primeira geração já possuem Mega Evoluções (13 no total), então já não há mais motivo para investir nesse tipo de transformação para Pokémon da primeira geração.

ninetales_alola

2) Pokémon Go

pokemongo

Pokémon Go está aí como uma estratégia de mercado para trazer as pessoas dos jogos casuais de celulares para o mundo dos portáteis no 3ds. Com a explosão que foi Pokémon Go, diversas pessoas voltaram a se interessar pela franquia (mesmo que por pouco tempo), e também como motivo do aniversário de 20 anos, apenas Pokémon da primeira geração estão disponíveis nos jogos. Também para trazer esse sentimento de nostalgia dos jogadores antigos e não complicar demais para os novatos com a introdução de centenas de Pokémon ao mesmo tempo. A quantidade imensa de trailers de Sun/Moon que estamos vendo é uma bela estratégia de marketing para explicar aos novatos e aos antigos que já abandonaram os jogos, como funcionam as mecânicas dos jogos atuais em detalhes. Além de enfatizar as Alola Forms de Pokémon que os jogadores de Go são bem familiares. Até mesmo a revista japonesa CoroCoro faz observações do tipo “Alguns Pokémon que você conhece em Pokémon Go terão uma aparência diferente em Alola”.

3) Mega Evolução é assunto da Sexta Geração

megas

As Mega Evoluções foram o principal foco da Sexta Geração. Não introduziram só novas aparências para diversos Pokémon conhecidos, mas também fizeram uma grande revolução nas mecânicas de batalhas. Apesar de já confirmado que Mega Evoluções continuarão existindo em Alola, elas já são assunto do passado. A principal novidade em termos de batalhas nessa nova geração é a introdução do Z Ring e dos Z Moves, e portanto esse continuará sendo o maior foco da Game Freak nesta geração.

pulverizing-pancake

Mas há a possibilidade da introdução de novas Mega Evoluções mesmo assim? Certamente que sim. Note que a maioria das Mega Evoluções existentes no momento são de Pokémon das primeiras gerações, e pouquíssimos da quarta e quinta gerações (5 na geração 4, apenas 1 na geração 5). Então uma grande possibilidade é que Pokémon das gerações 4 e 5 ganhem maior destaque em termos de Mega Evoluções quando for a hora de Pokémon Diamond/Pearl receberem seus remakes (e isso pode demorar bastante).

megaarceus

Deixe uma resposta