Pré Análise – Mapa de Alola

Por Ricardo Paleari.

Agora que temos imagens em alta resolução do mapa de Alola podemos tentar identificar algumas coisas interessantes. Mas uma observação importante é que a imagem oficial da região é um desenho feito a mão, e portanto não contém todos os detalhes que o mapa real dos jogos tem, portanto várias coisas não serão identificadas apenas vendo essas imagens. Compare a imagem (retirada diretamente dos jogos) abaixo com a imagem oficial da Ilha 1 na primeira seção abaixo.

aloha

Além disso, as coisas que eu identificar nas imagens abaixo são ideias minhas apenas, então estão longe de serem coisas confirmadas, é apenas especulação. Vou seguir as ilhas pelo que acredito ser a ordem cronológica da história.

Vamos lá!

Ilha 1

Aparentemente onde os jogos começarão. O círculo verde inferior direito é a casa do nosso treinador. Ali fica também a casa do professor Kukui. Em seguida provavelmente iremos para o verde superior, onde pegaremos nossos iniciais, que é um local que já foi mostrado no primeiro trailer.

Vermelho: Centro Pokémon, 2 identificados na Ilha 1.
Roxo: Algum tipo de “Contest”? Voltarei nesse assunto depois.
Azul escuro: Laboratório do Kukui.
Azul claro: Píer da Ilha 1.
Pretos: Possíveis ginásios

Na imagem do trailer, é possível ver mais construções ao Norte dessa ilha que não podemos ver nessa arte oficial. Acredito que há grandes possibilidades de mais algum Centro Pokémon e algum Ginásio estaremos ao Norte. É possível ver também que essa ilha tem algumas rotas de floresta e também de cavernas e pequenas áreas de Surf.

Ilha 2

A ilha mais próxima da ilha 1 é a ilha do canto superior direito do mapa de Alola, possivelmente sendo a segunda a ser visitada na história de Sun/Moon.

Vermelho: Centro Pokémon, 6 identificados na ilha 2.
Roxo: Mais uma casa como na Ilha 1.
Verde claro: Área de muitos Waterfalls.
Verde escuro: Entrada para área vulcânica (time vilão?)
Pretos inferiores: Possíveis ginásios.
Preto superior: alguma área especial de eventos/batalhas
Azul escuro: Píer da ilha 2.
Roxo ao sul: Aparentemente o maior Hotel da região, essa ilha parece ser voltada ao turismo, está próxima de uma praia.
Laranjado ao sul: Aparentemente um cemitério, todo jogo de Pokémon sempre tem um.

Essa ilha aparentemente traz muito mais conteúdo do que a primeira ilha, provavelmente ficaremos aqui por um bom tempo. Há diversas rotas de florestas entre as “mini cidades”. Há também uma rota vulcânica, local onde potencialmente conheceremos nossos vilões. Destaque também para a área de Waterfalls na parte superior esquerda da Ilha. Provavelmente não teremos acesso a essa área até o fim do jogo. Há também a área que parece ser um cemitério, tipo do local que sempre aparece em todos os jogos. A Elite Four Phoebe de Hoenn lembra muito a temática de Alola e ela tem uma relação com cemitérios, já que ela diz se comunicar com os mortos (em particular sua irmã), será que veremos uma aparição dela aqui? Note também que há uma pequena área de Surf ao norte.

Ilha 3

A maior ilha de todas, as últimas insígnias e o maior período de evolução dos personagens deve acontecer aqui.

Vermelho: Centro Pokémon, 5 identificados na ilha 3.
Azul escuro: Píer da Ilha 3.
Roxo: Mais uma daquelas casas roxas.
Laranjado: Uma torre igual a de Ecruteak.
Amarelo: Estação de rádio?
Preto: Possíveis ginásios.
Verde: Local onde o treinador vai dominar as pedras dos logos em algum ritual?
Azul claro: Quem disse que não há gelo em uma Região tropical?

Aqui vemos uma referência cultural muito legal. É sabido que existem muitas colônias de japoneses no Hawaii, e certamente eles levam sua cultura para este estado dos EUA. A Torre circulada em laranja é uma referência a isso. Note que essa torre é muito semelhante a Torre de Ecruteak em Johto. Será que vamos descobrir quem é o Trio de Guardiões de Alola nessa torre assim como o Trio de Bestas na Torre de Ecruteak em Johto? Alola é uma região cujo principal meio de locomoção é via barcos/lanchas entre ilhas diferentes. O sistema de rádio da região deve ser enfatizado sem dúvida alguma, para comunicação. Uma aparente central de Rádio é vista no círculo amarelo. Algum plot do time vilão interferindo e usando o sistema de Rádio de Alola poderia acontecer? Soa familiar? O círculo verde parece um momento potencial para você ter controle de seja lá qual for a nova mecânica de evolução (?) em Gen 7. Parece uma área de algum ritual especial (combina com a temática da região). Talvez até o círculo preto no canto superior esquerdo esteja relacionado a isso e nem seja um ginásio, pois a área aparentemente é uma fortaleza, então não deve ser qualquer um que entra lá, talvez apenas alguns escolhidos, mas o estranho é que existe um Pokémon Center na área, então não acredito muito nessa possibilidade. Finalmente, a área azul clara de gelo, que alguns acreditavam que por ser uma região tropical não existiria gelo, pois ele está ali, e parece ser o análogo do Mt Pyre em Hoenn. Talvez o contexto histórico dos lendários Solgaleo e Lunala aconteça ali por perto. Vemos que o Surf será necessário ao Sul dessa ilha. Novamente vemos a casa Roxa. Note então que existe exatamente uma dessas casas em cada uma das Ilhas 1,2 e 3. O que serão essas casas?

Ilha 4

A provável Ilha onde acontecerão os eventos dos lendários Solgaleo e Lunala.

Vermelho (sul): Único Centro Pokémon identificado.
Vermelho (leste): Geisers gigantes, área atingida por meteoro?
Azul: Local de confronto com Solgaleo/Lunala
Verde: Conteúdo pós-game
Preto: Conteúdo pós-game

A ilha com menos informação mas provavelmente a que mais tem a dizer. Note que esta Ilha não possui um Píer, aparentemente restringindo o acesso de humanos a ela, fazendo dela especial sem dúvida alguma. Apenas 1 Centro Pokémon e aparentemente um caminho árduo até o pedestal (círculo azul) onde confrontaremos com os Lendários principais (é possível identificar essa área no primeiro trailer). Note que em nenhuma ilha parece existir uma Victory Road, então nessa ilha o caminho do único Centro Pokémon até o pedestal parece ser a rota que fará o papel de Victory Road. A área verde possui uma árvore gigante, que lembra imediatamente Yggdrasil, árvore que faz parte da mitologia nórdica da qual Xerneas, Yveltal e Zygarde foram baseados. Aqui temos então um grande candidato a Episódio Z, um possível conteúdo pós game contando um pouco sobre o Zygarde e tapando alguns dos buracos que Pokémon X&Y deixaram pra trás. A pequena ilha circulada em preto ao sul também parece ser algo relacionado a pós game. Aparentemente não há como chegar nessa ilha sem que seja voando ou usando Surf a partir da Ilha 4, mas considerando as pedras que delimitam a Ilha 4, imagino que o acesso a ela não seja trivial.

Ilha Artificial

A ilha artificial consiste de duas construções, uma delas sendo um prédio imenso. Aqui aparentemente é a Liga de Alola. Mas talvez seja mais do que isso, esse tipo de construção lembra a antiga Battle Tower. No teto dessa construção vemos algo bem especial. Alguns acreditam ser um heliporto. Se for o caso, deve ser um local onde pessoas importantes podem visitar e batalhar. Quem sabe não haja um novo Pokémon World Tournament nessa área? De qualquer forma, essa área parece ser forte candidato ao análogo da Battle Area, Kiloude City, Battle Resort, etc…

ilha5

Mas ainda não acabou. Tem mais uma ilha escondida no mapa. No canto superior direito do mapa, acima da Ilha 2, existe uma pequena ilha com o que parece ser um “pé de feijão”. O que raios será isso? Alguma relação com o terceiro lendário principal dos jogos (possível nome Marshadow)? Ainda não temos nem como chutar o que seria isso, mas deve ser importante.

alola6

E aí, o que achou das ilhas de Alola? Ansioso para descobrir os segredos e os Pokémon que encontraremos nelas? O próximo conjunto de novidades de Pokémon Sun/Moon virão na Nintendo Treehouse Live na E3 no dia 14 de junho, fique ligado aqui no Blog MegaGen!

Deixe uma resposta