Tutorial Desbloqueio de 3ds

Por Eduardo e Paleari.

Introdução

Nessa página vamos explicar de maneira sucinta como fazer o desbloqueio do seu 3ds se ele estiver com firmware entre 11.0 e 11.3. A vantagem de possuir um Nintendo 3ds (e família) desbloqueado é que você pode instalar o jogo que quiser nele, simplesmente baixando e instalando as chamadas CIA‘s dos jogos, que são como se fossem a versão para PC dos arquivos dos jogos de 3ds. Entretanto, desbloquear o 3ds é um processo que envolve várias etapas, e não seguir alguma delas corretamente pode acarretar um “brick” no seu console, isto é, desprogramar o console, fazendo com que ele não funcione mais. Por outro lado, seguir corretamente todos os passos garante que o método funcione e você nunca terá que se preocupar com qualquer banimento por parte da Nintendo, porque ela não tem como identificar um console desbloqueado via esse método sendo usado online. Por isso, siga esse método por sua própria conta e risco, não nos responsabilizaremos por qualquer dano ao seu console.

O que é necessário?

Vamos aos pré-requisitos do método:

– Um Nintendo 2ds/3ds/New 3ds com firmware entre 11.0 e 11.3.
– O cartão SD do seu console precisa ser de qualidade, não use cartões piratas, isso pode dar problema durante o processo!
– O cartão SD precisa ter capacidade de 4Gb no mínimo, com cerca de 2Gb pelo menos sobrando para o processo. Após o processo, simplesmente por Crtl+C Crtl+V você poderá passar tudo para um SD maior, como por exemplo de 32Gb, para que você possa instalar mais jogos.
– Um computador/notebook com leitor de cartões SD.
Homebrew Launcher instalado no seu 3ds, se você não sabe como fazer isso, clique aqui (recomendo a instalação do Soundhax).
– É recomendado que ao longo de todo o processo seu console fique ligado na tomada, pois o processo é demorado e se a bateria acabar ao longo do tutorial as consequências podem ser graves.

Parte 1 – Arquivos Necessários

Com Homebrew Launcher já instalado no seu console, vamos começar preparando seu SD card com os arquivos necessários para o método. Clique no link abaixo para fazer o download (em um PC) do pack com todos os arquivos necessários:

https://mega.nz/#F!q9giyYSR!HL0OLBkxajSNJ_BbII4dVw

Obs: Caso (como é provável) você já possua o Homebrew Launcher instalado no seu console, você não precisa da pasta “Soundhax” e dos arquivos “boot.3dsx” e “otherapp.bin”.

Dentro da pasta “3ds” do arquivo baixado, existe um programa para Homebrew chamado “Safehax“. Copie ele para a pasta “3ds” do seu SD para instalar esse programa no seu Homebrew Launcher. Copie todas as outras pastas e arquivos baixados para a raiz do seu SD

Parte 2 – Downgrading

Execute o programa Safehax pelo Homebrew Launcher. Isso pode requerer algumas tentativas, caso a inicialização falhe, desligue seu console segurando Power e tente novamente. Uma sugestão é deixar um cartucho de um jogo qualquer colocado no console, isso parece ajudar o safehax a iniciar. Quando o Safehax iniciar, escolha as seguintes opções (nessa ordem, com o botão A):

– CTRNand Transfer (segunda opção)


– Auto CTRNand Transfer (primeira opção)


– Aperte a sequência de botões para seguir o processo em frente: esquerda, cima, direita, cima, A.


– Após isso, um arquivo aparecerá sendo selecionado, aperte A para confirmar.

Nesse momento será feito um backup da memória do seu console (esse é um momento onde a capacidade do seu SD importa). Aguarde o carregamento do backup (isso vai demorar uns bons minutos, serão 3 processos) e após finalizar retire o SD do seu console aperte Start para ele reiniciar (sem o SD).

Parte 3 – Instalação do Arm9

Agora, com o 3ds iniciado sem o SD inserido, abra o Browser do console. Se não é a primeira vez que você está abrindo o Browser, limpe todos os dados salvos, para deixar ele zerado. Assim que o Browser reiniciar, faça as configurações básicas e escreva a seguinte URL na barra de endereços:

http//tinyurl.com/otp3ds

Antes de confirmar, insira novamente o SD no seu console e agora sim confirme a URL. Após abrir a seguinte tela

aperte Select e em seguida qualquer botão para desligar o console. Segurando o botão Start, ligue novamente seu console. Na tela abaixo escolha a opção “Hourglass” (terceira opção)

Agora selecione a sequência de opções abaixo (nessa ordem, com o botão A)

– Sysnand backup/restore (primeira opção)


– Sysnand restore (keep A9lh) (segunda opção)


– Aperte a sequência de botões para continuar o processo: esquerda, cima, direita, cima, A.

Obs: Se nesse momento o Backup não for reconhecido ou não puder ser utilizado, significa que sua memória não é de boa qualidade e isso pode comprometer completamente o processo.

Agora todos os dados do seu SD antes do processo serão restaurantes, serão 2 processos longos que demandam uma espera razoável. Após a finalização, aperte B para voltar ao menu anterior.

Vá na opção “Healthy&Safety Inject” e aperte A. Execute a sequência para continuar o processo: esquerda, cima, direita, cima, A. Nesse momento, o arquivo do FBI será instalado e substituirá o aplicativo Healthy & Safety do seu console. Aperte A para confirmar e depois Start para reiniciar o console. E pronto! Seu console está desbloqueado e pronto para a instalação de .Cias!

Parte 4 – Instalação de Jogos

Você pode instalar jogos em seu 3ds baixando arquivos de jogos no formato .CIA e instalando eles usando o aplicativo FBI, que foi instalado no seu console durante o desbloqueio. Esse aplicativo pode ser aberto onde era o antigo aplicativo Healthy & Safety do seu console. Para instalar jogos, baixe os arquivos .CIA em um PC e copie eles para o SD do seu console e instale com o FBI escolhendo

SD -> Nome do Jogo desejado.CIA -> botão A -> Install and delete CIA -> botão A

(assim o jogo será instalado e o arquivo da .CIA automaticamente será deletado do SD).

Uma ótima página onde diversos jogos podem ser baixados pode ser encontrada no link abaixo

http://www.3dsiso.com/cia-downloads/271417-gdrive-faster-billy-cia-eshop-undub-poke-moon-sun-db-fusions-20-12-16-a.html

Obs: Para liberar espaço no seu SD, dois arquivos grandes da instalação do desbloqueio podem ser movidos do SD. Primeiramente, você pode deletar o arquivo 2.1.0-4U_crttransfer.bin, que pode ser encontrado na pasta files9 na raiz do seu SD, ele não é mais necessário. Ainda na mesma pasta, o arquivo NANDmin.bin se trata de uma cópia de segurança da memória do seu console. Faça uma cópia desse arquivo para seu PC por garantia, e em seguida você poderá deleta-lo do SD (futuramente você poderá restaurar esse backup caso necessário).

Parte 5 – Transferência de Arquivos de RXTools para Arm9

Essa parte só é necessária caso você estivesse usando o RXTools anteriormente e gostaria de migrar seus dados e informações para o Arm9. Primeiramente siga os passos 1 a 3 em sua totalidade, sem exceção. Em seguida, com o console desligado, ligue-o mantendo o botão Start e o botão Power pressionados ao mesmo tempo. Uma tela igual à abaixo, clique a segunda opção “Decrypt9Wip”.


Em seguida clique em “EmuNAND Options” (Quarta opção).

Seguido de “EmuNAND Backup/Restore…” (Primeira opção).

Novamente a primeira opção “NAND Backup”.

Utilizando as setas para cima ou para baixo escolha o nome que você quer dar para ele, qualquer um serve, mas eu utilizei emuNAND.bin. (Ignore o (!), o meu tinha isso pois já tinha um com esse nome no meu SD, que foi o meu original de quando eu desbloqueei). Pressione A para que o console comece a fazer o Backup.

Aperte B 3 vezes para voltar à tela inicial, nela, clique em “SysNAND Option” (Terceira Opção).

Seguido de “SysNAND Backup/Restore…” (Primeira opção).

Na próxima tela clique em “NAND Restore (keep a9lh)” (Quinta opção). Muito importante que seja essa opção, se clicar em qualquer outra, você perderá o seu desbloqueio e terá que começar tudo do início.

Aperte a sequência de botões para continuar o processo: esquerda, cima, direita, cima, A.

Com as setas para cima ou para baixo, selecione o arquivo .bin com o nome que você escolheu anteriormente, no meu caso, emuNAND.bin, e clique A. Espere o processo acabar e pronto, o conteúdo do seu RXTools estará no seu arm9, basta agora clicar Start para reiniciar o console e você verá que está tudo como estava antes no seu RXTools.

Parte 6 – Atualizando o desbloqueio para o firmware 11.3.0-36

Para continuar usando o desbloqueio do 3ds no firmware 11.3.0-36 é necessário atualizar os arquivos de desbloqueio antes. Isso é bem simples de fazer. Primeiramente baixe os arquivos de instalação do desbloqueio atualizados neste link. Coloque o SD de seu console no PC, apague a pasta “Luma” da raiz do SD, copie a nova pasta “Luma” que está no arquivo baixado e também o novo arquivo de instalação do arm9loader, substituindo o antigo que está na raiz do SD.

Em seguida, coloque o SD novamente no seu console, e antes de ligá-lo, segure Start enquanto aperta o botão Power, para acessar o menu de desbloqueio do console. Primeiramente, escolha a penúltima opção “SAFEAL9INSTALLER“, em seguida aperte Select e depois qualquer outro botão para desligar. Novamente, segure Start antes de apertar Power, e dessa vez escolha a opção “Hourglass 1.40“, em seguida “Sysnand Backup/Restore” -> Healthy&Safety Inject. Faça o código de segurança esquerda, cima, direita, cima, A, e aperte A para confirmar a seleção do arquivo. Agora aperte Start para reiniciar o console e pronto! Agora sim você pode atualizar seu console para o firmware 11.3.0-36 sem perder o seu desbloqueio!

Para uma versão em vídeo desse tutorial, clique aqui.

Créditos

Este tutorial é essencialmente uma versão em texto PT-BR (adaptado) do tutorial em vídeo do canal colombiano Yakara, que pode ser encontrado nesse link. Créditos também, principalmente, aos criadores do método:

Smealum pelo Homebrew Launcher: Twitter, GBATemp, Github
Ned Williamson pelo soundhax and fasthax: Twitter, GBATemp, Github
AuroraWright pelo Luma3DS, SafeA9LHInstaller: Twitter, GBATemp, Github
Dark-Samus pelo a9lh: Twitter, GBATemp, Github
Jason Dellaluce, a.k.a Delebile, pelo a9lh a partir da qual Dark-Samus bifurcou sua versão: Twitter, GBATemp, Github
Andres Puel , a.k.a TiniVi pelo safehax: Twitter, GBATemp, Github

O fórum mais completo sobre o assunto de desbloqueio (em inglês) pode ser acessado clicando no link abaixo:

https://3ds.guide/