Dynamax – O que sabemos até agora?

A nova mecânica de batalhas que será introduzida em Pokémon Sword/Shield segue sendo um mistério, já que pouco foi explicado sobre ela pelos meios oficiais. Entretanto, durante a E3 2019 alguns jogadores experientes puderam jogar a Demo de Sw/Sh e observar algumas coisas sobre a nova mecânica. É importante destacar que são observações, então não podemos dizer que tudo aqui é 100% confirmado, mas tem uma grande chance de ser na versão final dos jogos. 

1) O Dynamax pode ser efetuado por qualquer Pokémon presente nos jogos (confirmado oficialmente);
2) O Pokémon em que o Dynamax será ativado não precisa estar carregando um item específico;
3) O Dynamax só pode ser usado em um Pokémon por batalha e dura 3 turnos (confirmado oficialmente);
4) Cada movimento do Pokémon se transforma em um “Max Move” específico, a princípio dependendo apenas do tipo do move em questão. Uma lista dos Max Moves vistos até o momento e quais os seus efeitos secundários pode ser vista clicando aqui.
5) O dano base de cada Max Move depende do dano base do move que o ativou, de maneira similar com os Z Moves, mas o multiplicador talvez seja menor, por questão de equilíbrio.
6) Até o momento,  parece que o Dynamax multiplica o Hp do usuário por 1.5 (aumenta em 50%), mas sem recuperar o Hp (diferente do Zygarde 100%). Nenhum outro stat do Pokémon é aumentado durante o Dynamax. A questão que fica é a barra de level do Dynamax que não se tem detalhe algum ainda. Pela Demo, nada pode ser observado. Talvez quanto maior o o level do Dynamax, mais efeitos adicionais a transformação tenha. Quem sabe com o Dynamax level 10 outros stats aumentem e alguns Pokémon até mesmo mudem de forma (seguindo o rumor da mecânica “Gigantomax”), substituindo a mecânica de mega-evolução.
7) Aparentemente, todos os movimentos que não causam dano se transformam em Max Guard (ao menos isso é observado para todos os movimentos que estavam na Demo). Max Guard funciona como um Protect, se usado repetidamente, ele pode falhar. Além disso, bloquear um Max Move de dano com Max Guard impede que o efeito secundário do Max Move seja ativado (por exemplo, ativar algum clima ou terreno).

Por enquanto é só isso que sabemos. Muito do que foi falado nesse post é praticamente certo, por mais que seja uma Demo, a Game Freak não tem o costume de mudar qualquer coisa entre a Demo e a versão final dos jogos. Vide o caso Omega Ruby/Alpha Sapphire, cujo Datamine da Demo relevou basicamente tudo da versão final dos jogos, faltando apenas cenários. Saberemos com 100% de certeza o funcionamento completo do Dynamax quando o Datamine for feito assim que os jogos lançarem, então vai demorar. Será que competitivamente essa mecânica será bem recebida pela comunidade? Lembrando que quando a mecânica de Z Moves foi mostrada pela primeira vez, a comunidade aparentemente não recebeu muito bem (mesmo caso agora com Dynamax), mas o competitivo de Sun/Moon recebeu os Z Moves de braços abertos, foi uma mecânica que encaixou muito bem e trouxe um ótimo elemento surpresa para as batalhas. Espero que isso também aconteça com o Dynamax.

 

Deixe uma resposta