Eventos Pokémon – O que está faltando?

A Pokémon Company deu uma bela de uma esfriada com relação a eventos nos últimos anos. A última grande distribuição foi o ano passado, em que em cada mês Lendários eram distribuídos para os jogos de Gen 7. Porém, com exceção do Zygarde Shiny distribuído, todos os outros lendários não tinham nada de especial, nenhum movimento exclusivo nem nada do tipo. Além disso, pouquíssimas dessas distribuições foram via Mistery Gift, a maioria foi feita apenas nas lojas patrocinadas: Game Stop nos EUA e GAME na Europa. O brasileiro em particular não tem acesso a basicamente nenhum evento que não seja por Mistery Gift. Mesmo o Japão, que foi o local que naturalmente sempre teve a maior quantidade de eventos, ao longo dos anos a quantidade tem diminuído consideravelmente. Veja esses dados de quantidade eventos que ocorreram no Japão nos últimos anos (dados do Serebii):

2018: 30 distribuições 
2017: 52 distribuições
2016: 58 distribuições
2015: 76 distribuições (inflada por 19 Arceus)
2014: 47 distribuições
2013: 48 distribuições
2012: 59 distribuições

Pokémon Let’s Go Pikachu/Eevee também tem se mostrado jogos que tem Mistery Gift quase que atoa. No lançamento, ocorreu uma distribuição de Chansey, sem nada especial, apenas para o Japão. Nesse mês foi anunciada uma distribuição de Mewtwo por causa do filme desse ano, sem nada de especial e também (por enquanto) apenas para o Japão.

Com a chegada de Pokémon Sword/Shield, estamos torcendo pra que esse cenário dê uma mudada. Com isso, vamos discutir aqui qual é a relação de eventos que ainda são esperados que aconteçam em algum momento futuro. Existem certos Pokémon que nunca foram distribuídos, outros que nunca foram distribuídos em sua versão shiny e outros que nunca tiveram a oportunidade de poderem usar sua Hidden Ability. Vamos lá!

Pokémon que nunca foram distribuídos

1) Eternal Floette  – “It’s been 3000 years”

Motivo de muitos memes, seu nome faz jus a sua situação. Estamos em uma eterna espera pela distribuição da Floette do AZ, encontrada no código dos jogos desde Pokémon X/Y. Essa Floette além de tudo possui um movimento de assinatura: Light of Ruin. Atualmente, é o ataque do tipo fada mais poderoso de todos, mas que não pode ser usado no metagame pela falta da distribuição dela. Será que finalmente a veremos em Sword/Shield, ou será que ela foi completamente esquecida pela Pokémon Company? 

2) Magearna Original Form

Revelada no filme do Volcanion/Magearna em 2016, essa forma se encontra no código de Pokémon Sun/Moon/Usun/Umoon mas até hoje não deu as caras em nenhum evento. Ela não possui nada de especial além da coloração diferente (mas ela tem sua própria versão shiny, com ainda outra coloração). Mas é triste a falta desse evento na vida do colecionador nato.

Pokémon que ainda não possuem versão Shiny liberada

1) Pokémon Míticos de Unova

A quinta geração, lançada em 2010, possui uma grande quantidade de Pokémon míticos, mas até então apenas Genesect foi distribuído na forma Shiny. Ainda estão na fila Victini, Keldeo e Meloetta. Houveram algumas distribuições desses Pokémon em Gen6 e Gen7, mas todas padrão, nem sequer com movimentos exclusivos.

 

2) Pokémon Míticos de Kalos

Dos 3 míticos de Kalos, apenas Diancie foi distribuída na forma Shiny. Ainda estão na fila Hoopa (e Hoopa Unbound por consequência) e Volcanion.

3) Pokémon Lendários e Míticos de Alola

A geração mais recente de todas, é natural que ainda não tenham sido liberadas as versões shiny dos lendários principais e dos míticos de Alola. É um costume fazer um evento de aniversário dos jogos de início de geração, liberando a versão shiny dos lendários principais. Assim, é esperado que esse ano ocorra um evento liberando Cosmog Shiny, e como consequência toda a sua cadeia evolutiva: Cosmog -> Cosmoem -> Solgaleo/Lunala na versão Shiny. Fica faltando ainda Shiny Necrozma, que possivelmente ainda vai demorar bastante pra dar as caras.

 

Com relação aos míticos, apenas Meltan/Melmetal já tem sua versão shiny liberada, que nos consoles só podem ser usadas em Let’s Go. Seguem sem versão shiny liberada Magearna (que é praticamente igual a normal), Marshadow (que é praticamente igual ao normal) e Zeraora. 

 

Pokémon que não tem Hidden Ability liberada

Felizmente aqui a lista já está bem reduzida. Poucos Pokémon ainda não tem sua Hidden Ability liberada. A maioria é composta por Pokémon de Gen7, que é a geração corrente, então é comum. Mas tem um único isolado de Sinnoh que aparentemente foi esquecido…

– # 485: Heatran (Gen 4)
Hidden Ability: Flame Body

– # 765: Oranguru (Gen 7)
Hidden Ability: Symbiosis 

– # 766: Passimian (Gen 7)
Hidden Ability: Defiant

– # 785: Tapu Koko (Gen 7)
Hidden Ability: Telepathy

– # 786: Tapu Lele (Gen 7)
Hidden Ability: Telepathy

– # 787: Tapu Bulu (Gen 7)
Hidden Ability: Telepathy

– # 788: Tapu Fini (Gen 7)
Hidden Ability: Telepathy

Ultimamente os eventos relacionados a HA tem acontecido como presentes após renovar o PokéBank. Os macacos de Gen 7 ou os Tapu podem ser os próximos. Mas não vejo Heatran se encaixando em mais nenhuma situação, pelo menos por enquanto.

Menções Honrosas: Há ainda alguns eventos que provavelmente nunca acontecerão:

1) Shiny Ash-Greninja. Já que o único distribuído em Gen7 é Shiny Lock e era um Pokémon relacionado ao anime na época, é bem improvável que vejamos um evento dele novamente no futuro, e com isso o Shiny dele é improvável de ser visto em algum evento.

2) Shiny Original Magearna. Já que a Magearna-Original nem sequer foi distribuída, quanto menos sua forma shiny. Uma possibilidade é a remoção do Shiny Lock em algum evento da Magearna Original, mas o Shiny Lock é muito consolidado e mudar isso seria uma quebra grande de padrão (o que não é impossível, só não é esperado). Note como a versão Shiny da Magearna original é muito mais interessante.


3) Shiny Eternal Floette: Nem precisa de descrição….


 

Deixe uma resposta