Mecânica de Batalhas – Ideias para Gen8

Como já vimos no primeiro trailer de Pokémon Sword/Shield, tudo indica que o sistema de batalhas em Gen 8 será o tradicional. Entretanto, acho que não apenas eu, mas uma boa parte da comunidade gostaria de ver a Game Freak se arriscando um pouco e saindo da zona de conforto, tentando coisas novas. A estreia de uma nova geração em um novo console com uma capacidade de hardware muito maior que qualquer portátil seria um momento perfeito pra isso. Nesse post vou comentar algumas ideias que eu particularmente gostaria que virassem realidade (e que certamente não vão) com respeito as mecânicas de batalha.

1) Movimentação “Semi-Livre”

Uma ideia que acho que boa parte da comunidade gostaria de ter é o controle da movimentação de seus Pokémon nos jogos principais (não, não estou falando de Pokkén). Uma maneira de fazer isso seria por exemplo um sistema de batalhas semi-turno. Nesse sistema, você teria a chance de mover seu Pokémon pela arena com liberdade, para poder desviar de ataques do oponente. O speed seria o speed real do Pokémon, isto é, a agilidade com que ele se move. Os movimentos teriam um cooldown pra serem realizados, o que caracteriza semi-turno. Existem diversos outros RPG’s que tem sistemas de batalhas semelhantes a essa ideia como Ni no Kuni. Isso também traria mais skill para os jogos e diminuiria a influência do fator sorte. É extremamente irritante errar moves de 90% de acurracy seguidas vezes sem motivo algum e todos sabem o quanto essas coisas influenciam nas batalhas. Todo o resto sobre multiplicadores, moveset e tudo mais, continuaria lá. Essa ideia traria umas dinâmicas legais para double battles também, onde você poderia jogar com um amigo seu controlando o outro Pokémon. Você já não cansou de ver seu Pokémon simplesmente parado tomando e levando porrada na sua tela?

2) Arena Dinâmica

Quem já não cansou de ver Pokémon de tipo água flutuando na tela, uma coisa totalmente non sense? Seria legal se algo pelo menos um pouquinho mais realista acontecesse nessa direção. Note que por mais que exista uma variedade de cenários de batalhas nos jogos principais, é só fachada. Não existe qualquer influência do campo nas batalhas (não, os climas não são influenciados pelo campo). Se existisse uma movimentação semi-livre como comentado no tópico anterior, o céu seria o limite para as possibilidades. Campos de concreto, campos de terra, campos com ventos fortes, campos com piscinas, cada um deles influenciando na movimentação dos Pokémon e nos movimentos usados. Traria uma riqueza gigantesca para o competitivo e muita coisa pra discutir.

3) Simplificação da Criação de Times

Alguns podem dizer que o processo de criação de um time competitivo foi muito simplificado nos últimos jogos e que reclamar disso é reclamar de barriga cheia. De fato, foram simplificados, mas não o suficiente.  Quem joga competitivo de verdade sabe que um time montado por você não dura semanas, o meta-game sempre está mudando, de modo que aquele time que você gastou uma semana montando pode ser completamente “counterado” na semana seguinte e não ter mais relevância. O Hyper Training foi uma ótima iniciativa nessa direção, mas a restrição do Pokémon precisar estar no level 100 é estúpida. Junte isso a extrema raridade dos itens necessários para o Hyper Training: os Bottle Caps. Então quer dizer, iniciativa boa, mas não funciona na prática. Além disso, as mecânicas de Breeding como o uso do Destiny Knot, abilities como Flame Body etc…  não deveriam ser escondidas ingame. A Game Freak esconde o jogo quando o assunto é criação de times. O jogador não deveria ser hardcore na produção do times, mas sim no uso deles. As mecânicas deveriam ser públicas e de fácil acesso a todos, assim a comunidade competitiva poderia finalmente crescer. Afinal, após completar a dex e fazer tudo o que o ingame permite que você faça, o que você faz com os jogos? O competitivo é a principal sobrevida dos jogos, e deveria ser investido para os jogadores queiram aprender e seguir essa direção.

Enfim, essas são minhas ideias. Você está contente com o atual formato do sistema de batalhas dos jogos principais? Gostaria de ver algo diferente, algo te incomoda? Queremos saber sua opinião, comente no post do grupo MegaGen no Facebook!

 

Deixe uma resposta