Time Campeão MGT UU

Meus pokemóns, a mim!
Meus pokemóns, a mim!

Time de Lucas Victor, campeão do torneio Megagen Tour edição UU

UU é uma tier complicada de início. Mas assim como as outras tiers, seguir um certo padrão ao montar times pode vir a calhar.
Um desses padrões é ter hazards setters no seu time, e foi a partir daí que eu comecei meu processo de montagem.

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Chesnaught, a armadura física
@Leftovers
Bulletproof
Impish
252 HP / 252 DEF / 4 ATK

– Spikes
– Leech Seed
– Spiky Shield
– Drain Punch

Chesnaught é minha escolha inicial. Spikes são sua hazard natural, e são extremamente úteis. O resto do set complementa sua natureza defensiva física, e sua tipagem é extremamente eficiente para uma wall física. Resiste a quake, noturno e água e sua habilidade anula golpes como Shadow Ball e Aura Sphere, fazendo de seu leque defensivo algo no mínimo admirável. Leech seed é seu método de escolha principal para recuperar HP a longo prazo, e é uma ótima escolha para acertar trocas seguras a ele como Pidgeot, Salamence e Chandelure. Somado a Spiky Shield, você pode recuperar um HP decente, causar algum dano ao inimigo e depois trocar seguramente. Drain Punch é o golpe ofensivo de escolha. Graças a ele, seu bom status de attack e o fato de ser STAB, Chesnaught pode derrotar quase todos pokémons defensivos da tier no mano-a-mano. Blissey, Umbreon, Empoleon (sem Ice Beam), Mega Aggron e Donphan. Todos caem para ele em confronto direto. Também pode derrotar ameaças ofensivas como Mega Absol, Krookodile, Lucario Físico, Mega Swampert, Heracross e Mienshao no X1, ou no mínimo causar um bom dano contra eles. Contanto que fique longe de Cresselia, Tentacruel, SP attackers e golpes voadores, Chesnaught será uma pedra no sapato do oponente. Tome cuidado com Goodra Sap Sipper e Tentacruel Liquid Ooze ao usar Leech Seed que tudo se acerta.
O que nos leva ao próximo ponto.

empoleon

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Empoleon, o pinguin de titânio
@Leftovers
Torrent
Calm
252 HP / 252 SP DEF / 4 SP ATK

– Stealth Rock
– Roar
– Scald
– Toxic

Empoleon é com Chesnaught um casamento de arroz com feijão quase perfeito. Empoleon segura muito bem quase todos os pokémons que são ameaça a Chesnaught e ainda vem com Stealth Rocks, fazendo uma bela combinação com Spikes do seu amigo verde. Empoleon é a barreira dedicada a Hydreigon, Goodra e minha melhor resposta a Tentacruel. Empoleon também faz um papel absolutamente essencial em UU que todo time DEVE ter: ser counter para Suicune ResTalk e Curselax. Roar é absolutamente essencial e serve para desestabilizar o setup adversário. Empoleon também funciona como counter de Cresselia, e é aí que Toxic entra. Envenenar atacantes oponentes ou até mesmo barreiras garante a utilidade do pinguin.
Junto com Chesnaught podem derrotar quase todas walls adversárias, fazendo deles uma estranha dupla anti-stall ou eficiente contra ele. Mas a dupla sofre para atacantes mistos. Chegaremos nisso depois.

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244

Entei, a penetrante chama divina
@Choice Band
Pressão, porque TÁ TUDO BEM AGORA!
Adamant
252 ATK / 252 SPEED / 4 HP

– Sacred Fire
– Extreme Speed
– Stone Edge
– Iron Head

Entei é um dos caras em UU na sexta gen. Sacred Fire e um evento com Extreme Speed fazem dele talvez o melhor wallbreaker e usuário de Choice Band em UU. Seu ataque já alto agradece o item, e seu Sacred Fire é absolutamente problemático a qualquer time. Qualquer coisa que não se chame Entei, Suicuine, Arcanine, Curselax, Alomomola e Chandelure não querem levá-lo na cara, e em alguns casos ainda pode ser inconveniente. Pokémons que resistem a fogo mas que ficam semi-inúteis queimados temem o fogo sagrado, como Mega Swampert e Salamence físico ou misto. Até walls extremamente resistentes como Cresselia e Mandibuzz não querer entrar na troca com risco de levarem 2HKO com a ajuda de hazards. Stone Edge entra no set para acabar com a alegria de Chandelure, Salamence e Arcanine, e causar um decente dano neutro em muita coisa. Extreme Speed garante o bom status de late game cleaner, salvando seu time de um sweep iminente ou limpando as sobras adversárias. Iron Head entra no set para causar algum dano dano neutro, mas é mais uma opção complementadora de moveset do que qualquer outra coisa. Se você
conseguir uns flinchs, serão muito bem-vindos.

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Nidoking, o rei versátil
@Life Orb
Sheer Force
Timid
252 SP ATK / 252 SPEED / 4 HP

– Thunderbolt
– Ice Beam
– Sludge Wave
– Earth Power

Nidoking é meu pokémon favorito, e não sem razão. Evidentemente, as chances dele parar em meu time UU eram altas. Já que eu tinha o poderoso Entei, decidi usar ele full sp attacker ao invés de uma opção mista. Velocidade decente, leque insano de opções no movepool e Sheer Force + Life Orb é preocupante a quase todos os pokémons da tier. Ice Beam é dedicado aos dragoes, Gligar e a terrestres.
Thunderbolt serve para os aquáticos como Suicune, Tentacruel, Alomomola e Vaporeon. Earth Power serve como bom STAB capaz de matar Mega Aggron numa só depois de hazards e causar enorme dano em metálicos ou pokémons de pedra (elétricos não são comuns em UU, e Rotom-H tem imunidade). Mas a estrela do set é Sludge Wave. Não só é seu golpe mais forte, mas é o terror das fadas. Conseguir derrotar uma wall especial dedicada como Florges num só golpe é admirável, e Whimsicott também corre de pavor. Com hazards, pokémons resistentes como Suicune e Snorlax devem tomar cuidado com as trocas frente ao Nido. É também minha melhor resposta a Arcanine defensivo se Empoleon estiver morto e a Nidoqueen, pokémons chatos para minha equipe.

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Mienshao (Fou-Wan), o Ignorante
@Choice Scarf
Reckless
Jolly
252 ATK / 252 SPEED / 4 HP

– Hi Jump Kick
– Stone Edge
– U-turn
– Knock Off

Eu precisava de alguém que fosse rápido e forte. E é esse o trabalho de Mienshao. Reckless só aumenta o poder de sua voadora, mas é tudo o que ele precisa por boa parte do tempo. Sua velocidade estúpida é uma das melhores da tier. Com Scarf você ultrapassará pokémons absurdamente rápidos como Mega Sceptile e Mega Beedril, e ainda ultrapassa os principais scarfs da tier como Hydreigon e Darmanitan. A menos que o oponente use Sticky Web ou algo insano como Espeon Scarf, velocidade não é o problema. Ele pode ultrapassar até mesmo um Haxorus Jolly depois de 1 Dragon Dance, o que pode salvar minha pele. U-turn é ótimo golpe de scout, e ainda pode te dar momentum caso o oponente troque. Knock Off irá na pior das hipóteses tirar o item do oponente e na melhor matar Chandelure ou causar um dano razoável em algum fantasma (U-turn é a melhor opção para psíquicos). Stone Edge será a escolha para bater decentemente em Salamence e Crobat defensivo e matar Mega Beedril numa só. Também causará dano super efetivo em Rotom-H, um de seus principais inimigos. Mas falemos de sua voadora. Vamos deixar os cálculos dizerem por si só

252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 4 HP / 0 Def Mega Pidgeot: 298-352 (96.7 – 114.2%) — 81.3% chance to OHKO
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 252 HP / 4 Def Umbreon: 456-536 (115.7 – 136%) — guaranteed OHKO
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 248 HP / 252+ Def Rotom-H: 169-201 (55.7 – 66.3%) — guaranteed 2HKO after Leftovers recovery
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 252 HP / 252+ Def Chesnaught: 156-184 (41 – 48.4%) — guaranteed 3HKO after Leftovers recovery
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 0 HP / 0 Def Azelf: 165-195 (56.7 – 67%) — guaranteed 2HKO
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 4 HP / 0 Def Haxorus: 271-319 (92.1 – 108.5%) — 50% chance to OHKO
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 252 HP / 4 Def Goodra: 331-390 (86.1 – 101.5%) — 12.5% chance to OHKO
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 252 HP / 0 Def Mega Swampert: 229-270 (56.6 – 66.8%) — guaranteed 2HKO
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 0 HP / 0 Def Mega Aerodactyl: 285-336 (94.6 – 111.6%) — 68.8% chance to OHKO
252 Atk Reckless Mienshao High Jump Kick vs. 0 HP / 0 Def Entei: 285-336 (76.8 – 90.5%) — guaranteed 2HKO

Como podem ver, danos estúpidos que são quase garantia de matar no máximo em dois golpes com a ajuda de hazards.

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488

Cresselia, a imortal rainha do luar
@Leftovers
Levitate
Bold
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Ice Beam
– Toxic
– Moonlight
– Protect

Pelo poder do Prisma Lunar! Por incrível que pareça, Cresselia entrou no time por último e numa substituição. Em seu lugar eu tinha Mega Ampharos, mas com ele eu corria risco de levar 6 x 0 para Mega Swampert e ainda não tinha troca segura para muita coisa. Foi aí que vi a necessidade de um pokémon que conseguisse derrotar Salamence misto, Abomasnow misto (ao menos garantir um dano antes de finalizar com Entei), Mega Swampert e Mega Aerodactyl com golpe voador. Cresselia tem uma resistência quase sobrenatural, conseguindo sobreviver até mesmo em confronto direto com Absol e Krookodile como os cálculos mostram.

252 Atk Krookodile Knock Off (97.5 BP) vs. 252 HP / 252+ Def Cresselia: 186-222 (41.8 – 50%) — guaranteed 3HKO after Leftovers recovery
252 Atk Mega Absol Knock Off (97.5 BP) vs. 252 HP / 252+ Def Cresselia: 224-266 (50.4 – 59.9%) — 83.6% chance to 2HKO after Leftovers recovery

Mas ela é limitada. Toxic ajuda a esvair a vida do oponente e Moonlight a se curar, mas o pouco PP é problemático. Ice Beam é o ataque de escolha do set. Serve para acabar com dragões, atingir Mandibuzz forte, derrotar Gligar e ainda arriscar um congelamento no hax. O quarto slot do set é problemático. Protect me foi útil para ajudar no toxic stall e garantir a recuperação de leftovers por pelo menos mais um turno, mas qualquer screen poderia facilmente entrar. Calm Mind demoraria a fazer tanto efeito, dando tempo de sobra ao oponente se setupar, e mesmo no nível máximo Umbreon ou Blissey ririam na cara dela. Moonblast só seria útil contra Hydreigon e causaria pouco dano a Umbreon, e teria escolhas melhores para lidar com eles. Psychic ou Psyshock seriam totalmente barrados por noturnos e não seriam úteis em termos de dano. De qualquer modo, Cresselia é praticamente inútil frente a metálicos, então seu papel era bastante definido e limitado, mas salvador como cola do time.

Principais problemas:

Entei Band, Salamence Misto (com Cresselia morta), Chandelure e Lucario Especial Nasty Plot pressionam muito esse time. Apesar dele não ter muitos problemas com pokémons defensivos, com Empoleon fora de jogo um Suicune pode acabar com a minha alegria. Entei Band tem o maldito burn pelo Sacred Fire, pressionando minhas três walls e podendo matar meus 3 pokémons ofensivos num só golpe. Posso dançar na frente de Chandelure e enrolá-lo, mas com meus pokémons ofensivos fora de combate ele pode derrotar minhas três walls. Salamence pode derrotar todo meu time se for um set misto com Cresselia caída, ainda mais perigoso se for o de Moxie. Lucario, apesar de menos comum também pode dar trabalho sem Mienshao para pará-lo. Tentacruel e Mamoswine são outros que eu tenho de tomar cuidado para jogar, pois o mamute requer atenção redobrada nas minhas trocas e basicamente só cresselia pode levá-lo sem tanto problema, e nada em meu time mata Tentacruel numa só, fazendo da tarefa de derrubá-lo um trabalho em equipe e dependendo de hazards, mesmo que Nidoking possa finalizar o serviço, mas tenho de tomar cuidado com assault vest.
Outro problema pode ser visto na ausência de um hazard control, fazendo de lutas mais longas e cansativas uma ideia geralmente ruim para Entei, uma das principais armas do time.

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