Antes de Começar / Recado ao iniciante

Bem vindo ao mundo do Pokémon competitivo! Nosso mundo é habitado por criaturas fantásticas conhecidas como Pokémon, e as utilizamos em brigas de galo glorificadas com a vantagem de não estarmos infringindo nenhum direito aos animais! Antes de você começar, há algumas coisas que você precisa saber.

Não se desespere: o aprendizado vem com o tempo

competitive_pokemon_main

A primeira coisa que se deve notar antes de alguém começar a jogar no competitivo é a falta de paciência e ansiedade das pessoas.
“Não quero começar, é muito complicado e tem muita coisa!”. Se acalme, pequeno gafanhoto ou pequena libélula. Assim como tudo na vida, aprender a jogar requer tempo e prática. Ninguém nasce sabendo. Não é vergonha NENHUMA admitir que não sabe e estar disposto a aprender.
Mas ponha uma coisa em mente: você não irá virar um mestre pokémon num único dia. Pessoas aprendem em taxas diferentes de tempo, mas o estudo é necessário para todas elas. Tente começar aprendendo sobre o sistema básico do jogo antes de pegar seis pokémons e sair louco para batalhar. Isso já ajuda imensamente no aprendizado. E se você está com um nível de experiência mais alto, por favor não caçoe de quem está começando agora. Uma das coisas mais desanimadoras para um iniciante é ser chamado de “noob”. Todo mundo já começou um dia, não se amedontre porque alguém foi babaca com você.

Competitivo não é tão chato quanto parece ser

tyranitarfofinho
Juro que é mais legal que isso. ps: o Tyranitar está muito fofinho nessa imagem

É sério. Apesar de ter muitas nomenclaturas, status e às vezes até mesmo matemática pura envolvida, eu juro que o competitivo não é chato. Você não vai precisar resolver uma equação toda vez que quiser dar uma jogada. Uma boa parte das jogadas será simples de se fazer com o tempo, e sem você precisar se tornar um veterano.
Os passos mais difíceis são os primeiros justamente porque você apenas não sabe como as coisas funcionam, e aprender essas coisas é bastante simples.
Aqui no Megagen iremos tentar fazer de tudo para que você aprenda e se divirta enquanto o faz.

Procure manter a mente aberta: um iniciante arrogante é o pior aluno que um professor pode ter

tumblr_o1ziatjM721u7u7o0o1_400 12520581_1127597167264178_1797715365_n

Isso é extremamente auto-explicativo. Você não precisa concordar com absolutamente tudo que alguém mais experiente ou com o que fazem com uma comunidade pokémon, mas ao menos tente ser mais aberto a sugestões quando você está começando. Cometer erros é absolutamente normal, mesmo ao seguir algumas dicas de gente mais experiente. Mas evite agir como um babaca. “Não vou fazer isso porque é muito idiota/acho ruim!”. Evite fazer coisas do tipo enquanto está aprendendo a jogar.

Fazer perguntas nunca é algo bobo: toda dúvida é importante

Assim como numa aula normal, é importante que você trate de tirar todas suas dúvidas. Nosso grupo no facebook estará sempre aberto a qualquer dúvida competitiva que alguém possa ter.
Às vezes até jogadores experientes têm dificuldade ao saberem sobre uma mecânica do jogo.

A Smogon não é uma inimiga. Nem a Nintendo e seu VGC

smogonxvgc

O metagame de pokémon sofre um caso curioso: há o imposto pela própria empresa e aquele criado por fãs (que é muito bem aceito). Não odeie a Smogon (a criadora das “regras dos fãs”) nem a Nintendo (responsável pelo VGC). Não há problema nenhum em desgostar de um tipo de jogo, apenas evite começar batalhas com os apoiadores de outra. A comunidade pokémon deveria ser unida, não bater cabeça numa Guerra Civil sem vantagem alguma. Respeite a opinião dos outros.

Há vários modos de jogo

stall

O mais importante é isso. Pokémon competitivo não é uma coisa tão uniforme e sem variação. Há vários modos de jogo (a Smogon é mais variada). Experimente o tipo que mais lhe agrada e manda brasa!

Esteja preparado para mudança de ideias

weaknesses_cress

Às vezes você pode não gostar de um pokémon pelo seu design ou tipagem, mas ele pode ser extremamente útil no competitivo. É comum que vários treinadores acabem gostando de seus pokémons pelo simples fato de eles terem um bom desempenho competitivo. Vale a pena dar uma chance a alguns que você odeia, pode se surpreender com a possível utilidade deles!


Com essas dicas iniciais, começa agora seu treinamento!