Boas Práticas e Costumes

top10mechanical_gengargolem

Estar começando no Pokémon competitivo pode ser problemático. Mesmo que você conheça alguém que possa lhe ajudar ou siga tutoriais para dar os primeiros passos, daí para ficar bom são outros quinhentos. Como diria o ditado, você fica bom numa coisa a praticando. Mas às vezes a prática por si só é insuficiente. Você pode jogar e jogar e jogar no Pokémon Showdown! ou no 3DS, mas às vezes pode parecer que você simplesmente não consegue “elevar o nível”.
Suas jogadas são lidas com facilidade pelos oponentes e você parece nunca conseguir encaixar um time certo. As dicas a seguir visam ajudá-lo se você sente que “empacou”.

Times sempre têm um problema / Conheça a tier que está jogando

15 - 1

Isso é um fato incontestável e incontornável. Se houvesse um time perfeito, ele seria usado por todo mundo, o que seria um saco, não acha? Você só vai conhecer a fundo a fraqueza de seu time na tier que está jogando após jogar muitas vezes com ele. É assim mesmo. Após um tempo, você vai começar a entender a quantidade de dano que um pokémon dá ou recebe com outro determinado oponente, sacar sets interessantes ou começar a manjar de como fazer jogadas mais avançadas. Vale a pena sempre dar uma revisada no seu time seguindo algumas dicas ou fazendo algumas observações. Às vezes um time está extremamente bem montado, mas pode ficar melhor ainda com fulano no lugar de cicrano. Você não perde nada por tentar.

Entenda Sua Win Condition

15ae91cbc44a975ffcb50af1c7ca79e3

Isso já começa a partir do team preview. Às vezes o oponente tem um pokémon chato que só pode ser derrubado por um ÚNICO pokémon seu. A sua win condition (condição de vitória) é guardar esse pokémon para enfrentar aquele pokémon, caso contrário você poderá perder a partida. Claro que de acordo com o andamento do jogo você poderá identificar novas win conditions. Tente preservar elas ao máximo.

Mind games e risco

A legenda também se aplica ao pokémon competitivo às vezes
A legenda também se aplica ao pokémon competitivo às vezes

Essa é uma parte extremamente pessoal e subjetiva, mas algumas dicas gerais podem ajudar. Isso fará a diferença ao jogar. Tentar ler o estilo do oponente não é uma má ideia. Sair fazendo previsões loucas logo de início geralmente pode explodir na sua cara, um pouco de paciência às vezes é uma boa ideia. E às vezes a jogada mais simples e óbvia é a melhor saída. Isso é chamado “overpredicting”, quando tenta-se prever demais e acaba caindo em algo óbvio demais. No geral, apenas tente fazer jogadas arriscadas se você está disposto a pagar o preço. Por exemplo: é totalmente idiota arriscar pro seu oponente o seu pokémon condição de vitória (win condition). Caso você tenha algum pokémon sobrando e que você sente que não fará falta, é uma ideia no geral melhor arriscar o sacrificio desse pokémon do que arriscar tudo e perder por bobeira. Erros acontecem e previsões erradas também, mas tente minimizar isso o máximo possível.

Assistir replays

Se você sente que você não consegue melhorar sozinho, pode ser uma boa ideia começar a assistir resplays de batalhas de jogadores experientes. Como você faz isso, você pergunta? Vá até a ladder da tier que você deseja ver replay no Pokémon Showdown. Caso não se lembre como, você pode ver isso aqui. Copie o nome dos primeiros colocados. Agora vá no site

replay.pokemonshowdown.com

Aqui é o depósito de replays do pokémon showdown. Basta você digitar o nome do jogador na procura e uma lista aparecerá. Não irá te machucar ver como aqueles que estão no topo das ladders jogam.

replays

Procurar jogadores experientes

fc4c832fe80a549f1fe3d8c1916e3c65

Obviamente. Assistir vídeos de batalhas e tentar entender como jogadores mais experientes pensam podem elevar seu nível. Ainda mais se você conseguir desafiá-los. Há sempre o que se aprender com outros jogadores, lembre-se sempre disso.

Agora tente voltar ao jogo aplicando algumas dessas dicas!