Borderlines (BL) e Suspect Tests!

106803-284880-MRayquazajpg-620x

E aí galera, beleza? Se você acompanha o grupo ou qualquer tipo de notícias sobre o Pokémon Competitivo, já deve ter visto que não é incomum aparecer um aviso que certo Pokémon X está em processo de Suspect Test. Passadas algumas poucas semanas, é comum que esse Pokémon acabe sendo banido da tier em que estava no momento em que começou o tal suspect.

Mas o que acontece nesse processo mágico que, praticamente do dia para a noite, impede as pessoas de usarem seus Pokémons preferidos? Além disso, o que seriam essas tiers BL que possuem um número bem reduzido de Pokémons e parece não ter motivo nenhum para existirem?

Para entender é necessário saber como a Smogon funciona. Caso ainda não saiba, cheque aqui nosso material explicando. Se você já conhece, vamos prosseguir.

Cada tier da Smogon possui um conselho formado por um certo número de pessoas, variando de tier para tier, geralmente em torno de 5 pessoas, que possuem muito conhecimento e experiência no formato. A partir do momento em que muitas reclamações sobre um certo Pokémon ou estratégia chegam aos ouvidos desses conselheiros, ou mesmo a partir das próprias experiências dentro dos jogos, um conselheiro julga que este Pokémon ou estratégia pode ser prejudicial ao metagame, por ser muito forte em relação aos outros, desbalanceando a tier.

Então, o conselho abre um Suspect Test com um post no site da Smogon explicando os motivos para tal.

A partir daí, para saber o que acontece, é importante estar familiarizado com dois conceitos existentes no Pokémon Showdown: o GXE e o COIL.

Fazendo um breve resumo, diferentemente do Rating comum (também chamado de ELO), em que basta ganhar várias partidas para conseguir subir, o que faz pessoas com uma razão de Vitórias/Derrotas pior estarem na frente de pessoas com uma razão melhor é simplesmente por ter mais partidas disputadas.

O GXE é calculado de modo que represente a sua chance de ganhar de um oponente aleatório na ladder. Ou seja, com um GXE de 75%, você ganharia (chance) 3 de cada 4 partidas que você disputasse se te colocassem contra qualquer adversário que joga o Pokémon Showdown naquela tier.

Já o COIL é calculado a partir do GXE e do número de partidas disputados a partir da fórmula: COIL=40*GXE/2^(B/N) ou N=B/log2(40*GXE/COIL), em que N é o seu número de partidas e B é um número que varia dependendo do suspect test (você pode simplesmente copiar a fórmula, substituir o GXE e o N pelos seus respectivos valores e calcular o COIL através da barra de pesquisa do Google). Quanto mais partidas você jogar, mais próximo o seu COIL se aproxima de 40 vezes o valor do GXE. Para descobrir o seu GXE ou o seu COIL, basta digitar /rank ou /ladder em qualquer chat (apenas você verá as informações, não será revelado para o resto do chat). O COIL só existe em Ladders de Suspect Test.

Sabendo já os conceitos importantes, a partir do momento em que é criado o post no fórum da Smogon, é definido um COIL mínimo e um limite de jogos (em raros casos não há tal limite), além disso, é criada uma ladder temporária no lugar da ladder comum no Pokémon Showdown para a tier em questão. Essa nova ladder tem dois formatos possíveis: um deles seria igual a ladder original e o outro é uma ladder sem o Pokémon/estratégia sendo investigado. Qual será utilizado ou se serão utilizados os dois, uma após a outra, é de escolha do conselho. Com a ladder criada, qualquer jogador que quiser pode começar a tentar chegar no COIL mínimo no limite de jogos em um período que geralmente é em torno de uma semana.

Ao final desse período de jogos, quem conseguiu o COIL necessário em menos jogos do que o limite tem o direito de votar pelo banimento ou não do Pokémon/estratégia. Para isso é necessário criar/ter uma conta nos fóruns da Smogon e postar um print screen do seu COIL com o número de jogos em um novo post que será aberto exclusivamente para isso.

Exemplo de como comprovar que conseguiu o COIL necessário
Exemplo de como comprovar que conseguiu o COIL necessário

Em seguida, você será convidado a um post fechado em que você poderá colocar o seu voto. Após esse período, será dado um intervalo de 3 dias para todos votarem. Se os votos conseguirem o mínimo necessário (50% ou 60% dependendo do suspect test), o Pokémon/estratégia será banido da tier e irá imediatamente para a Borderline da tier (AG para Ubers, Ubers para OU, BL para UU, BL2 para RU, BL3 para NU e BL4 para PU) logo acima.

As tiers são divididas de acordo com o uso de cada Pokémon, sendo que os Pokémon nas BL são fortes demais para participarem das tier abaixo dela, mas não tem uso suficiente para serem considerados Pokémon de tiers mais altas.

Esperamos ter tirado todas as dúvidas referentes aos suspects. É importante saber como a máquina funciona, acabando com os mitos de que “baniram meu Pokémon sem motivo”, apesar de sabermos que nem todos os banimentos são justos. Mas….esse assunto polêmico fica pra outra hora.

Até mais pessoal!