Introdução ao competitivo: A arte de breedar !

breeding

Nível: Já saber o que são e como diferenciar IVs, EVs, Base Stats e Nature, além de saber montar seu próprio time.

Para quem deseja encarar o mundo competitivo, é necessário ter Pokémon fortes. O que eu quero dizer com isso? Sabe todos aqueles bichinhos que você capturou na sua jornada, zerou o jogo e entrou no hall da fama? Então, eles não servem para nada.

Brincadeiras a parte, se você tentar usar numa batalha competitiva, um Pokémon encontrado no matinho, ou até mesmo aquele seu inicial no level 100, ficará completamente desapontado com o desempenho deles. Isso acontece porque tanto os IVs, quanto a Nature dos Pokémon que você encontra na jornada, são completamente aleatórios, não sendo o melhor para o seu monstrinho, não deixando-o exibir todo seu potencial de destruição. Fora o fato que os EVs também serão totalmente espalhados e gastos de maneira errada, visto que você vai derrotando Pokémon aleatórios e diferentes pelo caminho.

E é aí que entra o breed. Breedar é o ato de cruzar diferentes Pokémon (no Day-Care) visando conseguir o “Pokémon perfeito”. Isso quer dizer que, no final do processo, você terá um filhote com 6 IVs perfeitos (ou 5, dependendo do Pokémon, será explicado a frente) e com a nature favorável a ele.

Day Care em XY - Rota 7
Day Care em XY – Rota 7
Day Care em OR/AS - Battle Resort
Day Care em OR/AS – Battle Resort

Primeiro, vamos aos requisitos para se fazer um bom breed:

Everstone: Ao cruzar Pokémon no Day-Care, se um deles estiver segurando uma Everstone então necessariamente o filhote virá com a mesma Nature do pokemon que está segurando este item. Por exemplo, caso você queira que o filhote tenha a mesma nature do pai, equipe a Everstone no pai.

A Everstone pode ser obtida em Geosenge Town ( X/Y ), ou em Granite Cave ( OR/AS )

Everstone em XY
Everstone em XY

 

Everstone em OR/AS
Everstone em OR/AS

Destiny Knot: Garante que 5 dos 6 IVs do filhote, sejam herdados do pai ou da mãe, não são 5 IVs necessariamente do pai ou mãe, misturas podem acontecer. Assim, você poderá deixar tanto o pai quanto a mãe segurando o item, o efeito final será o mesmo. Por exemplo, o filhote pode herdar o HP, Atk e Def do pai, o SpAtk e SpDef da mãe e Spd ser aleatório, ou ainda, herdar HP, Sp Atk e Spd do pai, Atk e Def da mãe e o Sp Def aleatório.

O sexto IV é sempre aleatório!

Note que o filhote herdará o valor dos IVs , não o valor do atributo. Se o pai tem 150 de Atk, não espere que o filho também tenha. O que é herdado é o IV de Atk. Se ainda tem duvidas sobre IV e atributos, leia o primeiro tutorial.

O Destiny Knot pode ser obtido em Cyllage ou Lumiose City (X/Y) ou em Sea Mauville (OR/AS)

Destiny Knot em XY
Destiny Knot em XY

 

Destiny Knot em OR/AS
Destiny Knot em OR/AS


Pokemon com a Ability Flame Body (Não obrigatório):

flamebody

Ao ter um pokemon com essa ability liderando seu time, faz com que os ovos levem metade do tempo para chocar. Veja quais Pokémon podem ter essa ability na nossa ability dex clicando aqui.

– Hatching Power Lv 3 (não obrigatório)

hatching

Alguns O-Powers são de extrema ajuda para várias coisas no jogo, e não é diferente no processo de breeding. O “Hatching Power” enquanto ativado diminui a quantidade de passos necessários para ovos chocarem. Ainda mais o Hatching Power lv 3, porém deve ser aproveitado muito bem, já que sua duração é de apenas 3 minutos.

– Dittos com Natures e IVs variados (Não obrigatório):

Ditto é o único pokemon que pode cruzar com todos os Pokémon do jogo (exceto lendários e Pokémon bebês, que não breedam). Portanto, é recomendado que o jogador possua Dittos com as Natures mais usadas no competitivo, para passar para seus filhotes. A mesma ideia serve para os IV’s. Dittos sempre assumirão o papel do sexto oposto, e os ovos virão com a espécie do pokemon parceiro.

ditto2

Tendo tudo isso em mãos, vamos começar !

O breed

1º Criando Pokémon com IV’s perfeitos

Vamos criar o primeiro pokemon juntos? Você pode fazer com qualquer pokemon. Eu farei com o Gyarados, pelo fato de que Gyarados são fodas e eu escolhi o Gyarados pra fazer.

Então, o primeiro a fazer é imaginar o pokemon pronto, assim você saberá exatamente os passos a seguir. Meu Gyarados terá Nature Jolly e os ataques Dragon Dance, Waterfall, Ice Fang e Earthquake. Terá a ability Moxie.

1º Comece com pais com a Nature correta, eggmoves e ability correta.

Você já sabe lidar com Nature, de imediato faça filhotes com a nature correta.  Vamos falar dos outros dois pontos de início. Verifique se algum dos ataques que deseja por no Poéemon são EggMoves (Eggmoves são ataques conseguidos apenas por cruzamento com outros Pokémon que possuam o ataque). Por exemplo, se você quer treinar um Charizard e quer que ele tenha o move Dragon Dance, ele não pode conseguir esse move por level up, nem TM/HM e nem tutor, deve ser por breeding com outro Pokémon do mesmo EGG-GROUP que o Charizard que possua esse move, por exemplo Altaria, Dragonite e Haxorus. Então primeiramente pegue um Charmander fêmea, cruze com um macho dessa lista que tenha Dragon Dance no moveset e você vai obter Charmander filhotes com Dragon Dance. Se você continuar fazendo breeds com Charmander tendo Dragon Dance, todos os filhotes a partir daí também virão com esse move.

Parentes do Charizard que aprendem Dragon Dance
Parentes do Charizard que aprendem Dragon Dance

No caso do Gyarados, podemos pular isso para a segunda preocupação, a ability. Meu Gyarados terá a ability Moxie, que é sua Hidden Ability, e aí mora um problema. Vamos a uma explicação breve sobre as chamadas HA.

As Hidden abilitys são as habilidades ocultas do pokemon. Normalmente são mais raras de se conseguir, sendo possível apenas em hordas, safari e dex chaining (OR/AS). Um Pokémon que possua HA, pode gerar, ou não, um filhote com HA, porém, pais com abilitys comuns nunca vão gerar filhotes com HA.

Normalmente, o Pokémon possui 80% de herdar a ability da mãe. Caso a mãe possua Hidden Ability, a chance cai para 60%. Vale notar que um macho com HA só tem chance de passar sua ability para um filhote caso ele seja breedado com um Ditto ou uma fêmea da mesma espécie. Então se você quer alguma HA mas não possui nenhum Pokémon para começar o breed, primeiro tente trocar com algum amigo.

Faça breeds até que seus filhotes tenham a nature correta (everstone), os eggmoves desejados (estudando os Egg-Groups) e ability desejada (por mais que isso varie, se você tem interesse na HA, sempre guarde filhotes com ha para breed, de preferência fêmeas).

2º Corrigindo os IV’s dos filhotes

Vamos começar a corrigir os IV’s dos filhotes. Existe um Juiz em cada versão (XY e ORAS). O papel do Juiz é te dar uma ideia do quão bons são os IV’s dos seus Pokémon. Ele não diz exatamente os valores, mas diz que em faixas eles estão (zerada, muito baixos, médio, acima da média e melhores possíveis). O Juiz de Pokémon X/Y se encontra no Pokemon Center de Kiloude City. O Juiz de Pokémon OR/AS se encontra no Pokémon Center do Battle Resort.

Juiz em XY - Kiloude City
Juiz em XY – Kiloude City

 

Juiz do Battle Resort
Juiz em OR/AS – Battle Resort

Leve seus pokemon a ele sempre que quiser verificar os IV’s. Caso o pokemon tenha algum IV 31 (o máximo possível), ele dirá a seguinte frase depois de dizer o stat:

”Stats like those… They simply can’t be beat! That’s how I judge it.”

Ele também diz sobre a média geral do seu pokemon, se está acima da média ou abaixo.

Ex: para um pokemon com 4 IVs 31 ou algo próximo disso ele fala: “This Pokémon has outstanding potential overall.”

Sempre que você conseguir filhotes com IV’s melhores, substitua eles pelos seus pais para a chance de filhotes cada vez melhores aumentar. Esse processo pode tomar bastante tempo, pois mesmo com Destiny Knot equipado, o azar dos IV’s escolhidos entre os pais não serem perfeitos vai acontecer com frequência. Mas como conseguir de maneira mais rápida filhotes com cada vez mais IV’s perfeitos? Nessa hora, ter um Ditto com 6 IV’s perfeitos ajuda muito (recomendo pedir doações em grupos de troca, principalmente estrangeiros).

Ditto com 6 IV's perfeitos
Ditto com 6 IV’s perfeitos

Muitos desses Dittos aparecem por aí em giveaways, inclusive no nosso grupo, então fique de olho. Usar Destiny Knot em um Ditto como esses faz com que esse processo seja muito acelerado.

3º Hidden Power

Obter filhotes com ótimos IVs, ability específica e um Hidden Power específico é muito difícil pra não dizer impossível. Por isso, antes de tentar fazer um pokemon mais perfeito possível, veja se o seu moveset precisará ou não do ataque Hidden Power. Isso porque o tipo do Hidden Power está diretamente ligado a distribuição de IV’s do pokemon. Se você não conhece este ataque, uma breve explicação:

Hidden Power é um ataque especial, do tipo normal, de base power 60, que se transforma em um tipo específico, de acordo com os IVs do pokemon. Veja na tabela abaixo qual será o tipo do Hidden Power do seu Pokémon caso consiga breedar um Pokémon perfeito ou muito próximo de ser perfeito.

Atributos: HP/ATK/DEF/SPATK/SPDEF/SPEED

– Dark: 31/31/31/31/31/31
– Ice: 31/31/31/31/31/30
– Psychic: 31/31/30/31/31/30
– Eletric: 31/31/31/30/31/31
– Grass: 30/31/30/30/31/31
– Water: 30/31/31/30/31/30
– Fire: 30/31/30/30/31/30
– Steel: 30/31/31/31/30/31
– Ghost: 30/31/30/31/30/31
– Bug: 31/30/31/31/30/30
– Rock: 31/30/30/31/30/30
– Ground: 31/30/31/30/30/31
– Poison: 31/30/30/30/30/31
– Flying: 31/30/31/30/30/30
– Fighting: 30/30/30/30/30/30

Informações importantes:

. Normal e Fairy não possuem Hidden Power

. Dois Pokémon idênticos, um deles com 30 IVs em um stat e o outro com 31 IVs naquele mesmo stat, possuem o MESMO valor de stats no level 50, então não se preocupe em conseguir um Pokémon com 31 IVs em tudo, isso não é necessário.

. Habilidades que mudam tipos de moves, ex: Aerilate, Pixilate, Refrigerate, etc, não afetam o Hidden Power.

Voltando ao  processo, podemos nos perguntar, porque dizemos 5 /6 IVs perfeitos? Isso depende do Pokémon que você quer, se você quiser um Gyarados como é o caso do nosso exemplo, o stat de Sp Attack dele não interessa porque Gyarados é um Pokémon ofensivo fisicamente, e não especialmente, então tanto faz ter uma distribuição de Iv’s 31/31/31/31/31/31 ou 31/31/31/0/31/31 para ele.

Após muitos e muitos breeds, digamos que você conseguiu seu Pokémon com nature correta, ability correta, eggmoves e talvez (muito talvez) um Hidden Power desejado. Então, o que falta pra poder começar a usar seu pokémon nas batalhas?

4º Treinando os EVs

Treinando Ev's em Hordas
Treinando Ev’s em Hordas

 

Treinar os EVs é rápido e prático, graças ao sistema de hordas. Você vai precisar de:

 – Power Itens:

Os Power Itens são compostos por 6 partes, sendo uma para cada Stat. Quando equipados em seu Pokémon, ele garante que você ganhe +4 Evs para cada EV ganho na batalha. Os power itens podem ser comprados por 16BP cada. São eles:

. Power Weight: +4 EVs no HP, para cada EV ganho em batalha

. Power Bracer: +4 EVs no ATK para cada EV ganho em batalha

. Power Belt: +4 EVs na DEF, para cada EV ganho em batalha

. Power Lens: +4 EVs no SPATK, para cada EV ganho em batalha

. Power Band: +4 EVs na SPDEF, para cada EV ganho em batalha

. Power Anklet: +4 EVs na SPEED, para cada EV ganho em batalha

Vitaminas (não obrigatório):

Servem para ajudar um pouco na hora de ganhar EVs. Cada vitamina aumenta em 10 EVs determinado atributo. São elas:

. HP Up: +10 EVs no HP

. Protein: +10 EVs no ATK

. Iron: +10 EVs na DEF

. Calcium: +10 EVs no SPATK

 Zinc: +10 EVs na SPDEF

 Carbos: +10 EVs na SPEED

Pokérus:

Abreviação de Pokémon Vírus, é um vírus que não faz nada de mal para seu pokemon, porém ele dobra os EVs conseguidos em batalha. O Pokémon com o stats “PKRS” escrito em roxo, pode passar o vírus para qualquer outro Pokémon de seu time, conforme você anda nos matinhos e derrota outros Pokémon selvagens. Quando dá meia noite ( 00:00), o Pokémon automaticamente se cura do vírus, e recebe este ícone representando que ele já teve o PKRS ativo. O efeito de dobrar os EVs funciona de qualquer forma, tanto com o vírus ativo quanto curado. A única diferença, é que seu Pokémon não irá passar o vírus para mais nenhum Pokémon.

Pokémon infectado por Pokerus e ainda pode passá-lo adiante
Pokémon infectado por Pokerus e ainda pode passá-lo adiante

 

Porém, existe um jeito de burlar o vírus. Quando seu pokemon está dentro das boxes, ou seja, não está ativo no seu time, ele conserva o vírus, permanecendo contaminado mesmo após meia noite. A solução então, é ter um pokemon cobaia, com o vírus ativo, guardado na box, e só tirar ele para contaminar o Pokémon que você deseja effortar.

Pokémon já curado de Pokerus, não pode passá-lo adiante. Isso é indicado pelo símbolo roxo logo a esquerda do pentágono azul.
Pokémon já curado de Pokerus, não pode passá-lo adiante. Isso é indicado pelo símbolo roxo logo a esquerda do pentágono azul.

 

Sweet Scent:

TM 12, Sweet Scent é um ataque que ao ser usado no matinho, atrai uma horda Pokémon para enfrentar seu time. Tenha atenção com o clima, pois quando estiver chovendo, o ataque irá falhar.

Ataque em área (não obrigatório):

Altamente recomendado, caso você não queira ficar batendo um a um nos Pokémon selvagens, tornando o processo lento e cansativo. Ataques em área bastante usados são earthquake, surf, blizzard, discharge, rock slide, entre outros.

Como nosso objetivo é adiantar a vida de vocês, fica uma sugestão para todos: Tropius.

Este Pokémon competitivamente é uma ótima bosta de escolha. Porém, parece que ele foi feito sob medida para ser nosso principal companheiro na effortagem de Pokémon. isso porque a bananeira voadora aprende Sweet Scent, Earthquake, Razor Leaf e Fly, moveset perfeito para todo breeder. Isso porque você conseguirá atrair a horda, derrotar todos com 1 ataque apenas: earthquake para tudo que não levite e voe, razor leaf caso o earthquake não funcione, e ainda completamos o moveset com Fly, para se deslocar entre as rotas onde irá effortar seus pokemon.

A seguir os melhores lugares, em X/Y, para effortar os Pokémon:

HP: Whismur, Connecting Cave. Estão no lvl 7 e dão 1 HP, cada.

ATK: Weepinbell, Rota 19. Estão no lvl 24 e dão 2 HP, cada.

DEF: Nosepass, Rota 10. Estão no lvl 11 e dão 1 HP, cada.

SPATK: Vanillite, Frost Cavern. Estão no lvl 2o e dão 1 SPATK, cada.

SPDEF: Mime Jr, Reflection Cave. Estão no lvl 11 e dão 1 SPDEF, cada.

SPEED: Wingull, Rota 8. Estão no lvl 9 e dão 1 SPEED, cada.

A seguir os melhores lugares, em OR/AS, para effortar os pokemons:

HP: Whismur, Rusturf Tunnel. Estão no lvl 5 e dão 1 HP, cada.

ATK: Shuppet, Mt. Pyre (Área do cemitério). Estão no lvl 15 e dão 1 ATK, cada.

DEF: Sandshrew, Rota 11/Mirage Tower. Estão no lvl 11 e dão 1 DEF, cada.

SPATK: Oddish, Rota 118. Estão no lvl 13 e dão 1 SPATK, cada.

SPDEF: Swablu, Rota 115. Estão no lvl 10 e dão 1 SPDEF, cada.

SPEED: Wingull, Rota 113. Estão no lvl 2 e dão 1 SPEED, cada.

Bom, agora considerando que você já tenha todos os requisitos acima, vamos começar.

Pegue o seu ajudante de Breed. No meu caso, será o Tropius. Pegue também aquele pokemon que será o responsável por passar o vírus para o que será effortado. Deixe o EXP SHARE DESLIGADO, e vá para o matinho. Lute e no fim de cada luta, confira se o pokemon que será effortado foi contaminado. Em caso positivo, passe para a próxima etapa.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE O POKEMON QUE SERÁ EFFORTADO NÃO PODE GANHAR EXPERIÊNCIA. Se isso acontecer, significa que ele também ganhou EVs, e todo seu trabalho será jogado no lixo.

Após ele receber o Pokérus, é hora de receber os efforts corretos. AGORA SIM, LIGUE O EXP SHARE. Então, vá para a rota desejada.

Lembram do meu Gyarados? Então, vamos effortá-lo. Vou colocar primeiro os 252 de speed. Vou para a rota desejada, equipo o Power Anklet,  entro no matinho, uso Sweet Scent, chamo a horda e derroto todos os Pokémon. Vamos anotar quantos EVs ganhamos? 1 EV para cada pokemon da horda, então temos 5. Porém, o Power Anklet dá 4 pontos adicionais para cada EV ganho, então temos (1+4) x 5 Pokémon = 25. Por fim, o pokérus dobra esse valor. Logo, chegamos ao valor final de EVs ganho por horda, que é de 50 EVs em Speed.

Continuando a matemática simples, derrotamos mais 4 hordas, totalizando 5, ficando com 250 EVs. Para concluir a speed, desequipe o Power Anklet, entre na horda, derrote apenas 1 pokemon e FUJA. Para ganharmos +2 evs e fechar os 252 necessários.

Você deve seguir essa lógica para TODOS os atributos que quiser effortar ao máximo.

É bom explicar que mesmo que o Exp Share esteja ligado, ele divide apenas a experiência. Os Evs ganhos são individuais de cada pokemon. Exemplo, você luta com o exp share ligado. Embora cada pokemon ganhe 5000 de experiencia cada, por exemplo, cada um ganhará 1EV. Os EVs NÃO SÃO divididos.

Após terminarmos de effortar nosso pokemon, tudo que temos a fazer é upá-lo até o lvl 50, que é o utilizado nas batalhas via 3DS.

Espero que tenha ficado claro a todos. Até o próximo tutorial pessoal !

2 comentários em “Introdução ao competitivo: A arte de breedar !

  • 19 de maio de 2015 em 20:24
    Permalink

    Muito legal o tutorial!
    Só uma coisinha, a destiny knot é um pouco chata pra se pegar em ORAS, você tem que vencer um casal de treinadores no navio naufragado… daí existe a chance deles te darem a destiny knot, se você não receber de primeira você vai ter que ficar batalhando com eles de novo até receber… o problema é que eles não querem batalhar sempre, aí você precisa ficar dando voltas pra lá e pra cá até eles ficarem habilitados pra batalhar de novo.
    Depois de um tempo também, eu ganhei outra destiny knot! Mas dessa vez foi ganhando os contests, sempre que você participa de um contest aparece um monte de npc perto da porta de saída e eles dão itens aleatórios e um destes eu peguei uma destiny knot! Boa sorte!

Deixe uma resposta