Como Montar um Time

1GUkBiz
Todo mundo, é hora de estudar pra valer, essa parte é MUITO complicada

É isso pessoal. O passo final da introdução ao metagame. Tudo que aprendemos até agora foi em prol desse momento. O time. A alma e o coração de um treinador. Serão seus comandados e farão tudo o que disser, até MORRER POR VOCÊ. Relembre as funções que os Pokémon podem assumir num time aqui. Então simbora.

Construir um time é um processo extremamente pessoal. Cada um faz de um jeito. Alguns são extremamente neuróticos e minuciosos, enquanto outros catam os Pokémon que acharem melhor e dão as caras pra bater. Eu darei algumas ideias para passos iniciais. Via de regra, montar um time consiste nos seguintes passos:

1) Escolha o Pokémon (ou núcleo/core de Pokémon) chave do time. Você irá montando o time inicialmente a partir daí e do próximo passo.

O que é um core (núcleo)? É uma mistura de pokémons que têm efeito beneficial entre si ou cobrem as falhas um do outro. Por exemplo:
Charizard Y, Blastoise e Venussaur formam um núcleo. Blastoise é um spinner que evita Stealth Rocks para Charizard, enquanto o sol de Charizard Y é beneficial para Venussaur agir ofensivamente,e os três se completam em tipagem e cobrem as fraquezas um do outro.

2) Escolha seu tipo de jogo. Hiper ofensivo, balanceado, ofensivo, ofensivo resistente, super defensivo… há vários estilos de jogo que podem ser utilizados. Vai a gosto do freguês. Falaremos nesse tutorial do estilo Hiper Ofensivo. Futuramente falaremos mais dos outros. É hora de ir decidindo os sets dos Pokémon.

3) Identifique os pontos fortes e fracos dos Pokémon chave. O restante do time virá como encaixe a essas características e complementará as necessidades do time de acordo com a estratégia. É importante conhecer os monstrinhos de bolso e saber do que eles são capazes. Isso se faz com muito estudo e prática. É preciso buscar equilíbrio nos seus times, evitando repetir tipos e equilibrando nas escolhas dos seus golpes. Nunca use Flamethrower e Fire Blast num mesmo Pokémon! Um bom site para aprender do que cada monstrinho é capaz de fazer é o www.serebii.net , onde você pode pesquisar todos os moves, tipos, fraquezas e resistências que os Pokémon possuem. Outro bom local de pesquisa é o site bulbapedia, que tem ainda mais detalhes sobre cada coisa do jogo.

4) Determinar as maiores fraquezas do time e seus pontos fortes, e começar a se preparar para as ameaças e como você se viraria sem determinado Pokémon. O passo 3 e 4 estão tão ligados que podem confundir entre si.

Isso aí garotão
Isso aí garotão

5) Acabamento. Aqui é onde você fará os ajustes finais no time, mudando um ou outro detalhe nos sets, ou até mesmo trocará um Pokémon por alguém mais apto a determinado trabalho.

6) Testar o time. Aqui você fará o teste na prática e verá se precisa de algum ajuste.

Irei fazer uma montagem de time como exemplo. Se o time é bom ou não fica a debate, é mais para ilustrar.

"Ó, presta muita atenção aqui"
“Ó, presta muita atenção aqui”

1) Quero montar um time com Mega Metagross e Keldeo encabeçando o núcleo ofensivo. Um é um dos melhores atacantes físicos do jogo, enquanto o outro é um dos melhores especial. Juntos podem bater forte numa quantidade enorme de inimigos, e juntos não têm nenhum counter em comum. Então posso colocar neles sets comuns de se ver.

Vamos seguir um formato:
Nome do Pokémon
@item
Natureza
Habilidade
EVs

– golpe 1
– golpe 2
– golpe 3
– golpe 4

376 metagross-mega

Metagross
@Metagrossite
Jolly Nature
Clear Body
252 Speed / 252 atk / 4 HP

– Meteor Mash
– Zen Headbutt
– Ice Punch
– Bullet Punch

Com sua força, boa tipagem e bom status, mega Metagross (Megagross) é uma poderosa arma na tier OU. Uma natureza Jolly ajudará a ultrapassar quase tudo no jogo e ainda vai bater forte em muita gente. Meteor Mash e Zen Headbutt são a dupla de golpes STABs (Same Type Attack Bonus, golpes do mesmo tipo do Pokémon) de escolha. Têm bom base power e o poder de bater ao menos neutro numa enorme quantidade de Pokémon. Ice Punch serve para Gliscor e outros dragões não acabarem com seu dia, e ainda para ter resposta a alguns Pokémon terrestres resistentes como Hippowdon. Coloco Bullet Punch como golpe final do set. É sempre bom ter uma prioridade.

Aí entra Keldeo, o segundo integrante dessa dupla arrasadora.

647-resolute

Keldeo
@Choice Specs
Timid Nature
Justified
252 sp atk / 252 speed / 4 HP

– Scald
– Icy Wind
– Secret Sword
– Hidden Power Elétrico

Keldeo com Choice Specs é uma arma poderosa, e dá trabalho até mesmo para barreiras especiais graças a seu excelentíssimo Secret Sword, que atinge o oponente pela defesa física ao invés da especial. Assim Keldeo é um dos poucos special attackers que podem ameaçar Umbreon, Blissey e Chansey. Scald com specs arranca MUITO de qualquer coisa que não resista a água, e na pior das hipóteses ainda causa uma queimadura que ajuda no dano residual ao oponente, comprometendo a longevidade dos inimigos, até mesmo de barreiras.
Icy Wind serve como golpe de gelo para lidar com os Pokémon terrestres e dragões, e ainda pode diminuir a velocidade de Pokémon chatos e rápidos para outros integrantes do time virem e finalizar o serviço. Hidden Power elétrico servirá para outros Pokémon aquáticos, Gyarados e Slowbro, oponentes que geralmente não teriam problemas em aguentar seus outros golpes.

2) Com duas armas poderosíssimas assim no time, é uma boa ideia montar um time de HYPER OFFENSE (hiper ofensivo). Esse estilo de jogo consiste em pressionar o oponente com golpes e Pokémon poderosíssimos, sempre mantendo o momentum a seu favor na batalha e fazendo o oponente ficar encurralado. Com sua dupla de líderes já escolhida, vamos preencher o resto das lacunas do time com outros monstrinho que batem de modo ignorante.

"Hmm se eu fizer assim, vou ter de mudar isso aqui, mas se eu mudar vou ter de mexer ali..."
“Hmm se eu fizer assim, vou ter de mudar isso aqui, mas se eu mudar vou ter de mexer ali…”

3 e 4)

663
Talonflame
@Sharp Beak
Adamant nature
Gale Wings
252 atk / 252 speed / 4 HP

– Brave Bird
– Flare Blitz
– Swords Dance
– Roost

Fogo e voador são dois tipos excelentes em termos de ofensividade. Assim sendo, Talonflame tem o melhor dos dois mundos com dois dos STABs mais poderosos do jogo, Brave Bird e Flare Blitz. Apesar de não ter um poder de ataque tão alto assim, é capaz de causar um estrago bastante decente em muita gente e finalizar jogos facilmente com Brave Bird com PRIORIDADE. Santa habilidade, Batman! Swords Dance o ajudará a aumentar seu ataque a níveis ridículos, potencializando suas características ofensivas e tendo certeza que quase nada que o adversário tenha seja capaz de estragar sua alegria. Tyranitar e Rotom-W são seus maiores inimigos, mas Keldeo e Metagross podem facilmente lidar com o dinossauro de pedra. Pensaremos em algo mais tarde para lidar com Rotom. Roost entra no fim do set para recuperar alguma vida ao pássaro, e garantir que Stealth Rocks não acabem com seu dia.

Talonflame é um excelente Pokémon ofensivo, mas ele precisa de um suporte para vencer Rotom-W e se livrar das Stealth Rocks. O que isso quer dizer? Que precisamos de alguém para cobrir sua fraqueza. Temos um Pokémon perfeito pra tal.

381

Latios
@Life Orb
Timid Nature
252 speed / 252 sp atk / 4 hp

– Psyshock
– Draco Meteor
– Defog
– Hidden Power Fogo

Hidden Power fogo vai entrar no set como principal arma para três inimigos chatos de Latios: Scizor, Bisharp e Ferrothorn. Todos eles morrem só para um Hidden Power fogo. Entretanto, tenha cuidado no confronto contra outro Latios ou Latias, porque os IVs para um Hidden Power fogo impedem que você usufrua de sua velocidade máxima, fazendo que eles lhe ultrapassem. Defog irá ajudar Talonflame IMENSAMENTE, retirando as Stealth Rocks de campo e fazendo com que o pássaro possa reinar feliz no céu azul. Draco Meteoro e Psyshock entram como uma poderosa dupla de golpes STABs, e o meteoro é importante principalmente para lidar com Rotom, muito frequentemente matando ele em uma só. Infelizmente Latios é meio frágil, mas pode abrir um buraco nas defesas inimigas.

Temos poderosíssimos atacantes especiais no time, mas falta ainda outro atacante físico bom para ajudar na pressão contra o adversário. E há vários que podem suprir esse papel, mas um Pokémon terrestre que ataque forte é sempre uma boa ideia.

645-therian

Landorus-Therian
@Choice Scarf
Jolly Nature
Intimidate
252 atk / 252 speed / 4 HP

– Earthquake
– Knock Off
– U-turn
– Stone Edge

Landorus-Therian é, sem sombra de dúvidas, um Pokémon absolutamente EXCELENTE. Por causa da configuração do time, o oponente muito facilmente pensará que esse Landorus é um set com Stealth Rocks, e aí você pode enganá-lo revelando um set ofensivo. Choice Scarf é razoavelmente essencial para que você ultrapasse alguns Pokémon muito rápidos, como Keldeo, Mega Lopunny, Serperior, e mais importante Mega Manectric, uma ameaça que pode simplesmente ferrar a vida do resto do time, assim como Starmie. Landorus funciona como um check a Talonflame no mano-a-mano, não sendo boa ideia perder ele no início da partida. U-turn é uma boa ideia para manter o momentum a seu favor e fazendo uma troca segura. Earthquake é o STAB de escolha, com a força digna de um deus. Stone Edge para uma boa cobertura com terrestre para inimigos voadores, e Knock Off para no mínimo tirar o item de algum Pokémon oponente.

O que é um check ou um counter? Check é um Pokémon que pode derrotar o outro no mano-a-mano sem ter de trocar na frente dele. Counter é um Pokémon que pode trocar na frente do oponente muito facilmente e derrotá-lo em quase todas as situações sem problema. Por exemplo: Mega Metagross é um Check a Talonflame, mas Tyranitar é um counter de Talonflame.

Falta um último integrante. O time é bem sólido, mas um atacante especial elétrico cairia muito bem nele, ainda mais se ele puder usar golpes de status.

642

Thundurus-Incarnate form
@Life Orb
Timid Nature
Prankster
252 speed / 252 sp atk / 4 hp

– Knock Off
– Thunder Wave
– Thunderbolt
– Hidden Power Ice

Knock Off é uma boa opção contra Pokémon que geralmente entram na frente de Thundurus mas têm problema em perder seus itens, como Porygon-2 e Chansey, fora a facilidade de tirar o item do oponente e poder atrapalhá-lo. Thunderbolt é uma excelente opção de STAB, punindo os tipos aquáticos e acertando quase todos oponentes com ao menos um bom dano neutro. Hidden Power Ice serve para os Pokémon terrestres, que geralmente barrariam Thundurus sem problema algum. Thunder Wave tem prioridade graças a Prankster, e pode atrapalhar o sweep de um adversário diminuindo sua velocidade para que algum Pokémon seu entre e o mate. É uma opção extremamente útil como último recurso e pode salvar sua pele diversas vezes.

5) Dando uma última revisada no time, vemos que Ferrothorn pode ser extremamente inconveniente. Assim sendo, eu resolvo trocar Bullet Punch do Metagross por Hammer Arm, para que eu possa causar dano super efetivo tanto em Ferrothorn quanto em Heatran, já que não estou carregando Earthquake no set. Assim, o time se completa.

É hora de ir no Pokémon Showdown ou no 3DS testar! Espera, como posso fazer Pokémon para o 3ds? Cheque os tutoriais aqui na página e seja feliz. E como eu posso mexer no Pokémon Showdown? Bom, isso vai ter de esperar para a próxima lição.

Deixe uma resposta