Guia: Breed com Substituição (swap breeding)

O que é

Trata-se de um método de procriar Pokémon que explora a mecânica de geração de ovos da programação de Pokémon Sun e Pokémon Moon, de modo a pré-determinar características do Pokémon que chocará.

A mecânica é resumidamente exemplificada a seguir e pode ser comprovada rapidamente ao ser reproduzida.

  1. Salvar o jogo
  2. Depositar um Ditto e uma Magikarp (esta sendo usada como exemplo por ter ovos que chocam rapidamente e nomeada aqui como “Pokémon Postiço”) no Nursery.
  3. Coletar e chocar uma quantia qualquer de ovos.
  4. Examinar e anotar o dados dos Pokémon recém chocados (Nature, IVs, Gender, etc.)
  5. Reiniciar o game sem salvar
  6. Depositar o Ditto no Nursery, com um Pokémon capaz de procriar exceto por: 100% male, 100% female ou Genderless.
  7. Repetir etapas 3 e 4.

Percebe-se então que as Nature, Genders, Ability relativa, de qual progenitor foi herdado o IV, e se é shiny ou não, serão as mesmas apesar da mudança de espécies.

AVISO: Um ovo manter a característica shiny do Pokémon relacionado a ele é inteiramente dependente do uso do Masuda Method, do Shiny Cham, ou ambos simultaneamente. Caso não se esteja usando nenhum deles, não será possível transferir a característica shiny de um  Pokémon para outro através deste procedimento.

Um meio de se evitar boxes e mais boxes de breeds rejeitados.

Como se Aproveitar da Mecânica

O método possibilita transferir Nature, Gender, Ability relativa, hereditariedade de IVs  e característica de shiny de uma espécie para outra reiniciando o game e manipulando quais serão as condições de contorno do ovo. Reiniciar sem salvar depois de determinar qual ovo apresenta as características desejadas, trocar um dos progenitores, e recoletar o ovo em questão, fará com que a espécie vinculada ao ovo mude, mas as demais características permanecerão as mesmas.

Uma vantagem de se fazer esse processo utilizando Magikarp como “Pokémon Postiço” se deve ao fato de que o ovos dessa espécie de Pokémon serem os que chocam mais rapidamente, agilizando o processo de choca entre 2X e 8X, dependendo da espécie comparada.

Outra vantagem desse procedimento é que não é necessário um grande planejamento prévio para usá-lo. Quando for chocado um ovo que não apresente nenhuma característica interessante para o Pokémon que se esta tentando chocar, é possível reiniciar o jogo e substituir o progenitor de forma que seja de uma especie que se beneficiaria das características em questão.

Imagem relacionada

É possível utilizar a Everstone no breed, isso é de conhecimento básico. No processo de Swap Breeding, se a Magikarp como “Pokémon Postiço” não estiver portando uma Everstone mas o Pokémon que a substituir na Nursery o estiver, tudo continua a funcionar sem alterar a engine básica do método, de forma que apenas a Nature será alterada dentre as características dos Pokémon que chocarem.

O mesmo não vale para o Destiny Knot. Retirar este item durante a coleta e choca de ovos ou quando se faz a troca de Pokémon no Nursery quebrará a sequência (NÃO é uma chain, apenas uma sequência). O mesmo vale para fazer um Pokémon portar o Destiny Knot caso não tenha sido usado anteriormente.
A alteração da condição do Destiny Knot por parte dos progenitores causará alteração em IVs e condição de Shiny no primeiro egg gerado (mantendo Gender, Nature e Ability) e os ovos seguintes serão completamente modificados.

Resultado de imagem para eggs

Casos Especiais e Soluções

Existe uma quantia significativa grande de substituições que se feitas irão quebrar a sequência averiguada pelo método “da Magikarp”, ocasionando, por exemplo, que um shiny que surgiria no 15 ovo deixe de aparecer. Entretanto, há meios de manipular as trocas de progenitores de forma que a contagem de ovos continue a funcionar.

Gênero I

Se no Nursery estiver um Pokémon que tenha a possibilidade de ser tanto macho quanto fêmea e este for substituído por um Pokémon cuja espécie seja 100% macho ou 100% fêmea, ou genderless (gênero fixo), a sequência será interrompida e todos os ovos gerados serão alterados. Isto ocorre por conta do algoritmo dos Pokémon de gênero fixo pularem a aleatorização de gênero ao criar um ovo.

A solução para esse caro é rejeitar o primeiro ovo gerado após a instalação do Pokémon de gênero fixo no Nursery. Rejeitar o primeiro ovo previne que o sistema se desconfigure e o seguinte ovo seguirá a sequência obtida com o “Pokémon Postiço”. Se o intuito for coletar vários ovos após a troca de Pokémon no Nursery, será necessário ficar alternando entre rejeitar e receber o ovo. Rejeitando um ovo faz com que a nova sequência siga a obtida anteriormente com o “Pokémon Postiço”.

Gênero II

O jogo aparenta atribuir um número entre 1 e 8 para determinar o gênero ao gerar um ovo. Um Pokémon com 1/8 de chance de ser fêmea, como o Salandit, necessitará de um valor igual a 8. Um Pokémon com 1/2 de chance de ser fêmea, como a própria Magikarp e Pokémon em geral, será necessário um valor de 5, 6 7 ou 8. Isso significa que chocar uma Magikarp fêmea e shiny não implica, necessariamente em permitir a troca dos progenitores no Nursery de modo a se obter uma Salandit fêmea shiny, se a programação do jogo atribuir valores 5,6 ou 5, o Salandit será macho.

Espécies

Alterando a condição no Nursery de duas espécies iguais (Abra-Abra) para espécies distintas (Abra-Ditto) ou vice-versa resultará na quebra da sequência e os ovos gerados serão diferentes aos do “Pokémon Postiço”. Isso ocorre por conta do breed entre dois Pokémon de uma mesma espécie adicionar uma outra aleatorização devido ao sistema de hereditariedade de PokéBall. Todavia, devido a esse ser a última característica a ser determinada quando um ovo é gerado, o primeiro ovo recebido depois da troca de Pokémon no Nursery ainda coincidirá.

Se a troca for de espécies iguais para espécies diferentes, a solução é similar a mencionada acima. Neste caso, uma vez feita a troca no Nursery, deve-se aceitar um ovo e rejeitar o seguinte. Para manter a mesma sequência obtida com um par de mesma espécie é necessário rejeitar ovos afim de se conseguir a mesma característica de Poké Ball após cada ovo recebido.

Habilidade

O sistema do jogo atribui um valor entre 0 a 99 e compara com a habilidade da mãe para determinar hereditariedade de habilidade, como pode ser visto no quadro a seguir.
Se o progenitor não possui a Ability 2, a habilidade 2 se torna recessiva e resultará na Ability 1.

NÚMERO ATRIBUÍDO
HABILIDADE DA MÃE ABILITY 1 ABILITY 2 HIDDEN ABILITY
00 – 19 Ability 1 Ability 1 Ability 1
20 – 39 Ability 1 Ability 2 Ability 2
40 – 59 Ability 1 Ability 2 Hidden Ability
60 – 79 Ability 1 Ability 2 Hidden Ability
80 – 99 Ability 2 Ability 2 Hidden Ability

Quando substituímos os Pokémon no Nursery, o número atribuído para Abilities permanece  o mesmo, mas o sistema continua a comparar com a Ability da mãe que foi alterada. Se o “Pokémon Postiço” e o Pokémon que o substituir no Nursery tiverem as Abilities na mesma posição, e estes tiverem o mesmo número de habilidades, os ovos não serão alterados.
Exemplo: O Pokémon Postiço possuir Hidden Ability e produzir um ovo com Hidden Ability, enquanto o Pokémon que substituir o Pokémon Postiço no Nursery também possuir Hidden Ability, o ovo permanecerá com as mesmas características (exceto espécie).
Por conta do sistema de hereditariedade de habilidades ter sido fracionado, é possível para um ovo proveniente de um Pokémon Postiço sem Hidden Ability se tornar um ovo com Hidden Ability após a troca dos Pokémon no Nursery.

Herança de IV do Macho/Fêmea

Quando se faz a troca dos Pokémon no Nursery é importante sempre manter atenção para o fato de que o IV em si não é transmitido, e sim a hereditariedade do IV.
Um ovo irá herdar aleatoriamente (pelo menos) três IVs dos pais por padrão, podendo obter dois do macho e um da fêmea por exemplo, ou todos os três, coincidentemente, do mesmo progenitor. Quando usado o Destiny Knot, o número de IVs herdados aumenta para cinco, sendo ainda obtidos de maneira aleatória de ambos os pais,  mesmo que seja possível de que todos sejam herdados de um único progenitor.

Isso é importante pois o jogo registra de qual progenitor veio cada IV.
Supondo que uma Magikarp macho (M)  de IVs 30/30/30/30/30/30 foi colocado para procriar junto de um Ditto de IVs 31/31/31/31/31/31, este ultimo será considerado uma fêmea (F). Se a cria apresentar IVs 31/31/30/31/30/5, então os IVs 31 vieram do Ditto “fêmea”, e os IVs 30 do Magikarp macho e o IV igual a 5 foi o gerado aleatoriamente. Desse modo, na tabela a seguir é mostrado a transmissão de IVs:

31 31 30 31 30 5
F F M F M R

Se ocorrer a troca da Magikarp macho(M) por uma Mimikyu fêmea (F), supondo aqui por pura conveniência que ambos tenham os mesmos IVs, o Ditto será considerado o macho (M) e a tabela de hereditariedade continua sendo:

F F M F M R

A hereditariedade dos IVs não mudará, entretanto, houve uma alteração entre quem F e M se referem. Ditto outrora F agora é M. Mimikyu faz o papel de F. Isso significa que os valores dos IVs serão alterados para:

30 30 31 30 31 5

Os IVs se invertem devido à troca de gêneros. Novamente, quando é dito “hereditariedade de IV”,  o termo se refere a qual progenitor o IV de um Pokémon chocado pelo sistema abordado veio, e não o valor do IV propriamente dito. Este sistema permanece consistente quando ocorrem substituições/swap no Nursery.

NOTA: Pokémon sem gênero são tratados como sendo Machos (M) para este propósito.

Resultado de imagem para swap breeding

PROCEDIMENTO (exemplo detalhado):

Shiny por Substituição Utilizando um Magikarp como Pokémon Postiço 

Requisitos:

  • Ditto, com os IVs que se deseja que sejam passado. Preferencialmente um  adequado para o Masuda Method. Destiny Knot equipado neste Pokémon ANTES de iniciar o procedimento
  • O Pokémon que se deseja um shiny ao final (neste exemplo será considerado um Cubone) com Nature desejada e IVs propícios. Everstone equipada neste Pokémon.
  • Magikarp, preferencialmente do mesmo gênero do Cubone. IVs da Magikarp são irrelevantes.

Caso não seja possível o Masuda Method, é necessário o Shiny Charm. Não é uma questão de poupar tempo, e sim de um set up obrigatório para o funcionamento do Swap Breeding.
Caso se esteja utilizando o Masuda Method, é necessário que este seja feito durante todo o processo. Isso implica na necessidade de um Ditto estrangeiro, ou ambos Magikarp e Cubone estrangeiros.
Masuda Method + Shiny Charm é uma combinação muito bem vinda.

Passo a Passo

  1. Salvar o jogo
  2. Depositar Ditto equipado com Destiny Knot no Nursery juntamente com a Magikarp.
  3. Coletar 30 ovos.
  4. Remover um dos pais do Nursery para evitar a geração de ovos momentaneamente.
    Isso ocorre porque logo será o jogo será salvo. E se isso ocorrer quando a garota do Nursery estiver segurando um ovo, não será possível modificar aquele ovo em questão. Apenas na possibilidade daquele ovo conter as características desejadas, orienta-se cautela.
  5. Choque os 30 ovos (abilities que ajudem a chocar os ovos podem ser usadas sem nenhum problema).
  6. Se nenhum dos ovos conter o shiny procurado, repetir passos 1 ao 5.
    Se um dos ovos conter o shiny, seguir ao próximo passo.
  7.  Desde o último save, anotar qual ovo é o shiny (neste exemplo, iremos supor o 13º ovo).
  8. Reiniciar o game sem salvar.
  9. É aqui que o ocorre o a SUBSTITUIÇÃO/SWAP. Instale o Ditto com Destiny Knot juntamente do Cubone com Everstone.
  10. Colete 13 ovos (caso se esteja fazendo swap para um Pokémon sem gênero, como é o caso do Minior, então deve-se rejeitar o 13º ovo e adquirir o 14º ovo, este último contendo o shiny.
  11. Choque o 13º ovo.
  12. Shiny Cubone…YaY!

Note que o shiny “perfeito” obtido pelo ovo da Magikarp não irá parecer perfeito de inicio. Comecemos pela Nature, que provavelmente estará errada. Isso é corrigido pela Everstone que foi portada pelo Cubone com o qual fizemos swamp. Os IVs também parecerão ruins, isso ocorre porque os IVs foram herdados da Magikarp. Ilustrando:

IVs do Ditto 31 31 31 31 31 31
IVs da Magikarp 4 17 0 10 22 9
IVs do Cubone 31 31 31 7 31 31
IVs da Magikarp Shiny 31 17 31 2 31 9

A Magikarp shiny aparenta IVs ruins. Os 31 em HP, Defense e Special Defense foram herdados do Ditto. O 17 em Attack e 9 em Speed foram herdados da Magikarp. O 2 em Special Attack foi gerado aleatoriamente pelo sistema.
Todavia, como a estrutura de hereditariedade de IVs persiste, quando o Cubone for colocado no lugar da Magikarp, os IVs 31 do Cubone em Attack e Speed tornarão as características do ovo em:

31 31 31 2 31 31

A distribuição de IVs obtida é bem usável. Observe que o IV de Special Attack continua sendo 2. E isso não é meramente para propósitos de exemplo. O valor 2 gerado aleatoriamente pelo sistema persiste mesmo com a substituição de Pokémon no Nursery. Isso significa que quando se examina os IVs dos ovos obtidos enquanto se procriava a Magikarp, não se estava procurando por IVs “Best” ( isto é, pelo valor do IV) e sim pela hereditariedade. Caso o ovo herde Special Attack, que é genericamente inútil para Cubone, a troca de Pokémon no Nursery não corrigirá isso, sendo então necessário reiniciar o método ou utilizar outro, como o Hyper Training.

Este texto é uma adaptação. O material original pode ser conferido AQUI e AQUI