Guia de EVs de Alola

Pokémon Sun e Pokémon Moon trouxeram um novo ambiente para treino de EVs com a retirada das hordas de X/Y/OR/AS e a mudança na mecânica dos Power Itens. Neste post iremos reaprender como treinar os EVs de um Pokémon na sétima geração.

Resultado de imagem

NOÇÕES BÁSICAS

  • Um Pokémon pode ter um máximo de 252 EVs em um stat.
  • Um Pokémon pode ter um máximo de 510 EVs totais. Isto significa que um Pokémon pode ter até 252EVs em dois stats, e até 6 em outro.
  • Mantenha em mente que os stats são calculados dividindo os EVs que um Pokémon acumulou por 4, dessa forma, qualquer EVs acumulado em um número que não seja alinhado como múltiplo de 4, no geral, não terá impacto no stat. Resumidamente, a cada 4 EVs o Pokémon ganhará 1 ponto de stat.
  • Cada espécie de Pokémon, quando derrotado fora do contexto PvP, fornece um determinado número de EVs, comumente entre 1 e 3. Por exemplo, ao derrotar um Wingull, o Pokémon que o derrotou recebera 1 EV em Speed. Ao derrotar um Gyarados, o Pokémon receberá 2 EVs em Attack. Ao derrotar um Caterpie, o Pokémon receberá 1 EV em HP.
  • Caso o Exp. Share esteja ativado, todos os Pokémon da party receberão os EVs fornecidos pelo Pokémon nocauteado. Por exemplo, derrotando um Wingull com o Exp. Share ativado, todos os Pokémon da party receberão 1 EV em Speed.

MODIFICADORES DE EVS GANHOS

Pokérus: Um Pokémon infectado com Pokérus receberá o dobro da quantia de EVs derivados de uma batalha. Assim, por exemplo, um Pokémon infectado por Pokérus que derrota um Wingull ganhará 2 EVs em Speed e caso derrote um Gyarados ganhará 4 EVs em Attack. Pokérus pode ser adquirido de maneira semelhante aos shinys: enfrentando Pokémon infectados selvagens, porém a chance de encontrar um desses é baixa. É mais fácil receber um Pokémon com Pokérus via trocas combinadas ou via Wonder Trade. Tendo um em posse, basta entrar em batalhas com o Pokémon infectado e ele irá infectar os outros Pokémon da party com Pokérus. Atente-se que o Pokérus é transmissível por tempo limitado, então mantenha ao menos um Pokémon infectado no PC.

Power Itens: Na gen 7 o Pokémon que carrega um Power Item receberá 8 EVs no stat que o Power Item age independentemente do EV fornecido pelo Pokémon nocauteado. Os Power Item podem ser trocados por Battle Points no Shop do Battle Royal na Royal Avenue.

Por hora não foi encontrada nenhuma forma legal de se adquirir o item Macho Brace, que tradicionalmente dobra os EVs ganhos.

Power Bracer +8 de EVs por nocaute em Attack
Power Belt +8 de EVs por nocaute em Defense
Power Lens +8 de EVs por nocaute em Special Attack
Power Band +8 de EVs por nocaute em Special defense
Power Anklet +8 de EVs por nocaute em Speed
Power Weight +8 de EVs por nocaute em HP
Macho Brace Dobra a quantia de EVs ganhos

OBS: Pokérus e Power Itens afetam um ao outro. Isso significa, por exemplo, que um portador de Power Weight com Pokérus, ao nocautear um Wingull receberá 1 EV de speed do Wingull, 8 EVs de speed  do Power Weight, e esse total de 9 EVs será dobrado pelo Pokérus, totalizando 18 EVs em Speed em apenas um Wingull derrotado.

SOS Bônus – A nova mecânica de um Pokémon selvagem chamar por ajuda pode ser explorada para o incremento de EVs. A partir do momento que um Pokémon selvagem chama uma ajuda via SOS, a quantidade de EVs fornecida por derrotar cada um desses 2 Pokémon é dobrada. Assim, por exemplo, se um Wingull chama outro Wingull via SOS, cada um deles dará 36 EVs em speed se seu Pokémon carrega Power Weight e está infectado por Pokérus. Dessa forma, tirando proveito do SOS, você irá maximizar os EVs em speed de seu Pokémon derrotando apenas 7 Wingull em uma batalha SOS.

EVS POR POKÉMON

Derrotar um Pokémon que provê 1 EV.

  • Power Item + Pokérus: 18EVs.
  • Power Item + Pokérus + SOS Battle: 36 EVs

Derrotar um Pokémon que provê 2 EV.

  • Power Item + Pokérus: 20EVs.
  • Power Item + Pokérus + SOS Battle: 40 EVs.

Derrotar um Pokémon que provê 3 EV.

  • Power Item + Pokérus: 22EVs.
  • Power Item + Pokérus + SOS Battle: 44 EVs

PREPARAÇÃO

  • É recomendado um Pokémon forte (level alto é mais que o bastante) o bastante para derrotar facilmente os Pokémon que serão usados para farmar EVs e que tenha acesso a False Swipe. Eu utilizei Pangoro, pois cobre os requisitos anteriores, possui Scrappy para atingir fantasmas e tem acesso a Entrainment, muito útil quando se procura por Pokémon com Hidden Ability.
  • Adrenaline Orbs são uma ótima ajuda. Caso o Pokémon chame por ajuda mas não seja bem sucedido, use outra Adrenaline Orb, fazendo isso você encerrará o turno sem precisar atacar e a Adrenaline Orb não será consumida.

PROCEDIMENTO

O procedimento geral das SOS Battles é enfraquecer o Pokémon selvagem de modo a deixá-lo com 1 de HP utilizando False Swipe. A Adrenaline Orb e o baixo HP afetam positivamente as chances do Pokémon chamar por ajuda. Uma vez que o chamado de ajuda seja bem sucedido, apenas nocauteie o Pokémon que apareceu para ajuda e repita o processo até atingir a quantia de EVs desejadas.

Atente-se para casos onde o Pokémon pode chamar uma espécie diferente e esta forneça um EV diferente. Por exemplo, Magikarp  fornece 1 EV em Speed e pode chamar por Gyarados, que fornece 2 EVs em Attack.

POKÉMON RECOMENDADOS

HP

wailmer

Pokémon: Wailmer (+1 HP)

Encontrado em: Poni Wilds, Surfing ambush (Poni Island).
Pontos de pesca, como o da Poni Breaker Cost, é possível encontrá-lo com um encounter rate menor, 40%.

Chance de encontro: 90%

Level: 40-43

Alternativa para começo do jogo: Slowpoke.

Attack

crabrawler
Pokémon: Crabrawler (+1 Attack).

Encontrado em: Pilha de berries tem chance de ativar um encontro com o Pokémon em questão (lista).

Chance de encontro: Supostamente aleatório. Salve antes de verificar a pilha de berries e use o recurso de SoftReset, ou saia e retorne da área.

Level: Varia conforme a localização da pilha de berries.

yungoos

Pokémon: Yungoos (+1 Attack)

Encontrado em: Verdant Cavern [Sun] (Route 2, Melemele Island)

Chance de encontro: 100%

Level: 11

lillipuppikipekmudbrayyungoosgrubbin
Pokémon: Lillipup, Pikipek, Mudbray, Yungoos, Grubbin (+1 Attack)

Encontrado em: Route 4 (Akala Island)

Chance de encontro: 85%

Level: 11-14

dugtrio-a
Pokémon: Alolan Dugtrio (+2 Attack)

Encontrado em: Poni Coast (Poni Island)

Chance de encontro: 100%

Level: 56-59

DEFENSE

exeggcute
Pokémon: Exeggcute (+1 Defense)

Encontrado em: Exeggutor Island (Poni Island)

Chance de encontro: 40%

Level: 14-17

OBS: Se estiver chovendo, existe a possibilidade de Castform e Sligoo aparecerem no SOS call. Eles fornecem EVs diferentes de DEF e devem ser evitados para esse propósito.

roggenrola
Pokémon: Roggenrola (+1 Defense)

Encontrado em: Ten Carat Hill (área da caverna) (Route 1, Melemele Island)

Chance de encontro: 30%

Level: 10-13

pelipper
Pokémon: Pelipper (+2 Defense)

Encontrado em: Route 16, Pokémon Center side (Ula’ula Island)

Chance de encontro: 50%

Level: 30-33

SPECIAL ATTACK

petilil
Pokémon: Petilil (+1 Special Attack)

Encontrado em: Bush ambush em Poni Plains [Moon only] (Poni Island)

Chance de encontro: 70%

Level: 54-57

psyduck
Pokémon: Psyduck (+1 Special Attack)

Encontrado em: Brooklet Hill (West of Route 5, Akala Island)

Chance de encontro: 30%

Level: 14-17
gastly
Pokémon: Gastly (+1 Special Attack)

Encontrado em: Hau’oli Cemetery (Route 2, Melemele Island)

Chance de encontro: 50%

Level: 7-10

SPECIAL DEFENSE

tentacool
Pokémon: Tentacool (+1 Special Defense)

Encontrado em: Hano Beach, Surfing ambush (oeste de Hano Grand Resort)

Encounter rate: 100%

Chance de encontro: 21-24

SPEED

rattata
Pokémon: Rattata (+1 Speed)

Encontrado em: Verdant Cavern [Moon] ,(Route 2, Melemele Island)

Chance de encontro: 100% nos encontros com nuvens de poeira em Verdant Cavern, 70% na Route 2

Level: 11
diglett-a
Pokémon: Diglett (+1 Speed)

Encontrado em: Diglett’s Tunnel, nuvens de poeira (sul do Heahea City’s Pokemon Center, Alaka Island)

Chance de encontro: 100%

Level: 19-22

Métodos Alternativos

1. Vitaminas (HP Up, Protein, Iron, Calcium, Zinc, Carbos): Mais antigas que os Power Itens, estando presentes desde a primeira geração. Quando consumidas pelo Pokémon, cada vitamina irá incrementar 10 EVs em seu respectivo stat, mas não tem efeito em um EV acima de 100.
Podem ser compradas no Pokémon Center do Mount Hoculani por 10.000 PokeDollars cada, ou no Shop do Battle Royal por 2 BP cada.

HP Up +10 EVs em HP
Protein +10 EVs em Attack
Iron +10 EVs em Defense
Carbos +10 EVs em Special Attack
Calcium +10 EVs em Special Defense
Zinc +10 EVs em Speed

2. Lojas do Festival Plaza Shop (Bouncy Houses, Restaurants): Incrementar EVs ao custo de Festival Coins.

  • Pros: Permitem maximizar os EVs de uma única vez.
  • Contras: Ocupam um espaço valioso que poderia ser usado para construções que reduzam EVs e forneçam Bottle Caps. Podem ser usadas apenas uma vez ao dia e acumular Festival Coins não é considerada a coisa mais divertida de se fazer por boa parte dos jogadores.

3. Poké Pelago: Permite que os Pokémon acumulem EVs na Isle Evelup. Uma vez maximizada para o nivel 3, a Ilha permitirá que um Pokémon nela alocado recebe 4EVs por sessão completada. Cada sessão leva 30 minutos, ou 15 com o auxilio de Poké Beans.

  • Prós: Comporta até 18 Pokémon simultaneamente e o processo ocorre independentemente do jogo estar ativo ou não, isto é, mesmo com o jogo desligado as seções serão executadas.
  • Contras: Mesmo com o uso de Poké Beans, é necessário um tempo de 15 horas e 45 minutos para maximizar um EV em 252, que é um tempo muito maior do que pelo método de SOS.

Reduzindo EVs

Reset Bags não existem mais em Sun/Moon, dessa forma o processo de redução de EVs é feito por outro método. Temos atualmente 2 recursos para Redução de EVs: as velhas conhecidas Berries e  lojas do Festival Plaza.

1.Berries:

Adquiridas nas pilhas de berries espalhadas por Alola, são fornecidas aleatoriamente. É possível aquirir algumas berries com o senhor que fica no Berry Fields.

Pomeg Berry -10 EVs em HP
Kelpsy Berry -10 EVs em Attack
Qualot Berry -10 EVs em Defense
Hondew Berry -10 EVs em Special Attack
Grepa Berry -10 EVs em Special Defense
Tamato Berry -10 EVs em Speed

As berries reduzem os EVs do Pokémon que as consomem em 10 pontos cada, semelhante a “uma vitamina ao contrário”. Diferentemente de suas primas vitaminas, as berries podem ser usadas para zerar o EV de um status sem limite (ao contrário das vitaminas que upam até 100).
Para maximizar a quantia dessas interessantíssimas berries, elas podem ser plantadas na Isle Aplenny no Poké Pelago. É necessário 48 horas para que as berries possam ser colhidas depois de plantadas, mas esse processo pode ser agilizado por Poké Beans.
Ao nível máximo da ilha, é possível colher 14 berries de cada berry plantada. Novamente, o tempo no Poké Pelago ocorre independentemente do tempo IRL, logo, não é necessário estar jogando para elas germinarem depois de plantadas.

2. Festival Plaza:

Após conseguir o título de Champion, alcançar o rank 30 no Festival Plaza e obter níveis elevados para o Friendship Café e Friendship Parlors, é adquirida a possibilidade de solicitar “Secret Meals”. Secret Meals reduzem os EVs do status de um Pokémon a ZERO ao custo de 200 Festival Coins. Friendship Cafés de 5 estrelas tem o efeito de reduzir  os EVs de HP, Attack e Defense a 0, enquanto Friendship Parlors reduzem os EVs de Special Attack, Special Defense e Speed a 0.

Adicionalmente ao esforço necessário para adquirir as lojas e atingir os pré requisitos, existem outras restrições:

  • Cada Secret Meal pode ser comprada apenas individualmente ao limite de uma por dia.
  • Se um Pokémon estiver com a Happiness no máximo, as Secret Meals não podem ser utilizadas. Uma forma de se lidar com isso é dar uma das ervas compradas em KoniKoni City na ilha de Akala ou deixar que o Pokémon seja nocauteado.

E aqui encerramos este guia. Bom proveito e bom jogo.