Introdução ao Competitivo: Um time e suas funções

Melhor pegarem seus cadernos, classe. A lição hoje será meio longa.
Melhor pegarem seus cadernos, classe. A lição hoje será meio longa.

Todo esporte em equipe requer que cada um tenha um papel bastante definido. Também é assim no Pokémon. Todo Pokémon colocado em um time tem de ter uma função definida.
Vale lembrar que nem todo time precisa de ter alguém para cada uma das funções, até porque seria impossível. Mas o que são essas funções? Cada função é designada com uma nomenclatura bastante incompreensível para alguém que seja leigo no assunto. Devemos lembrar também que um Pokémon pode fazer mais de uma função ao mesmo tempo. Primeiramente, devemos esclarecer algumas ações feitas em batalha.

Taxa de evasão/acerto (evasiveness/accuracy)
Antes de mais nada, devemos esclarecer uma coisa acerca da precisão dos golpes. NENHUM Pokémon tem a taxa de acerto ou de evasão maior ou menor que o outro sem levar em conta sua habilidade. Esse valor é calculado INTEIRAMENTE em relação a um golpe, e pouquíssimas habilidades alteram isso.

Golpe de Prioridade
Normalmente, a velocidade é aquilo que define quem ataca primeiro numa luta. Mas não é sempre a velocidade o fator determinante. Há vários golpes que burlam essa regra, e são chamados de “Golpes de Prioridade”. Um golpe pode ter uma prioridade de -8 a +8, sendo que ações “normais” são de prioridade 0 (zero). Como descobrir a prioridade de um golpe? Essa tabela deve ajudar.

Prioridade Ações
+8 Quick Claw/Custap Berry/O-Power mensagem
+7 Pursuit (se o oponente realizar a troca, caso contrário tem prioridade 0)
+6 Trocar, rotacionar (rotation battle), usar items, escapar, carregar Focus Punch, Mega Evolução (sempre é depois da troca)
+5 Helping Hand
+4 Detect, King’s Shield, Magic Coat, Protect, Spiky Shield, Snatch
+3 Endure, Fake Out, Quick Guard, Wide Guard, Crafty Shield
+2 Extreme Speed, Feint, Follow Me, Rage Powder
+1 Ally Switch, Aqua Jet, Baby-Doll Eyes, Bide, Bullet Punch, Ice Shard, Ion Deluge, Mach Punch,
Powder, Quick Attack, Shadow Sneak, Sucker Punch, Vacuum Wave, Water Shuriken
0 Todos outros movimentos, shift (triple battle)
-1 Vital Throw
-2 Nenhum
-3 Focus Punch
-4 Avalanche, Revenge
-5 Counter, Mirror Coat
-6 Circle Throw, Dragon Tail, Roar, Whirlwind
-7 Trick Room
-8 Nenhum

Caso dois golpes tenham a mesma prioridade, o Pokémon com maior velocidade agirá primeiro. Lembre-se também que se algum golpe de prioridade for usado primeiro que Sucker Punch, Sucker Punch falhará.

Buffs e Debuffs
Uma característica importantíssima do jogo. Um Buff (ou buffar) é quando você aumenta o status de seu Pokémon, seja usando um golpe específico pra isso (ex: Swords Dance) ou ativando uma habilidade do Pokémon (Defiant). Um debuff é exatamente o contrário: diminuir algum status do oponente.

Buffs e Debuffs têm “níveis”, que variam de -6 até +6. O nível 0(zero) é quando o Pokémon está em suas condições normais. Cada nível representa uma alteração no valor inicial do status do Pokémon. Essas alterações podem ser vistas no seguinte esquema

Para todos os status com exceção de EVASÃO e TAXA DE ACERTO, a conta é essa: (Viu por que aprender matemática é importante?)

Nível Valor
-6 x 2/8
-5 x 2/7
-4 x 2/6
-3 x 2/5
-2 x 2/4
-1 x 2/3
0 normal
+1 x 3/2
+2 x 4/2
+3 x 5/2
+4 x 6/2
+5 x 7/2
+6 x 8/2

Para os status EVASÃO e TAXA DE ACERTO, a conta feita é essa:

Nível Valor
-6 x 3/9
-5 x 3/8
-4 x 3/7
-3 x 3/6
-2 x 3/5
-1 x 3/4
0 normal
+1 x 4/3
+2 x 5/3
+3 x 6/3
+4 x 7/3
+5 x 8/3
+6 x 9/3

Lembre-se que todos os status alterados são RESETADOS quando o Pokémon é trocado, A MENOS QUE seja uma troca feita pelo movimento “Baton Pass”. Portanto, tenha em mente que costuma ser mais vantajoso se buffar do que debuffar o oponente.

Entry Hazards
Entry Hazards são basicamente “armadilhas” que são ativadas quando um Pokémon entra em campo. Há quatro movimentos que são dessa categoria: Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes, Sticky Web.

Stealth Rock: Esse golpe funciona de acordo com a fraqueza ou a resistência do Pokémon ao elemento Pedra (Rock). Se o Pokémon levar dano NEUTRO pra esse elemento, vai entrar em campo perdendo 1/8 de vida. Se um Pokémon tem uma fraqueza, vai entrar perdendo 1/4, e se tem fraqueza dupla, vai entrar perdendo 1/2 vida. Se um Pokémon resiste a pedra, vai entrar perdendo 1/16 e se resiste duplamente vai entrar perdendo 1/32.

stealth rock1
Swampert usando Stealth Rock

Spikes: É um movimento do tipo Ground. Pokemon voadores ou que tenham a habilidade “Levitate” são imunes a ele. Independente da fraqueza/resistência do Pokémon que entra ao tipo Ground, Spikes vão causar uma quantidade de dano fixo. Tenha em mente que podem ser usadas 3 camadas de Spikes. Na primeira camada, o oponente perde 1/8 da vida. Na segunda, perde 16% de vida, e na terceira perde 1/4 de vida.

spikes
Chesnaught colocando Spikes no campo adversário

Toxic Spikes: É um movimento do tipo Poison. Pokemon voadores e metálicos ou que tenham a habilidade “Levitate” são imunes a ele. Se um Pokémon do tipo venenoso (Poison) e que não seja também do tipo voador ou tenha “Levitate” (Crobat e Weezing, por exemplo) entrar do lado do campo com Toxic Spikes, ele os retirará automaticamente. Duas camadas podem ser usadas.
A primeira causa o status de “Poison”, e a segunda causa o Status de “Badly Poisoned”.

Toxic_Spikes
Froakie usando Toxic Spikes

Sticky Web: Um movimento do tipo Inseto (Bug). Pokémon voadores ou que tenham as habilidade “Levitate”  ou “Clear Body” são imunes. Todo Pokémon que entra terá sua velocidade reduzida por um nível.

stickyweb
Ariados colocando Sticky Web no campo adversário

Todas essas Entry Hazards são removíveis usando os movimentos “Rapid Spin” ou “Defog”

Rapid_Spin
Bergmite executando um Rapid Spin

 

 

defog3
Defog removendo Stealth Rock de campo

Sweepers
Vem do inglês “varredor”. É um Pokémon cuja função é exatamente o que diz no nome: varrer o time adversário. Muitas das vezes, são esses os Pokémon que lhe garantirão a vitória (ou a derrota).
Basicamente, um Sweeper precisa ter duas coisas: a capacidade de bater FORTE e derrotar o oponente sem muita dificuldade, e ser rápido o bastante pra isso (ou ter acesso a golpes de prioridade). Também é extremamente comum e benéfico que tenham golpes de Buff. Um Sweeper não precisa ser necessariamente frágil ou resistente. Exemplos:

Keldeo
Keldeo
Dragonite
Dragonite

Physical ou Special Attacker
Basicamente, Pokémon ofensivos que atacam com dano físico ou dano especial. Um Sweeper tem de ser necessariamente um dos dois. Exemplos:

manectric-mega
Mega Manectric
Scizor
Scizor

Mixed Attacker
Pokémon que podem atacar tanto com golpes físicos quanto golpes especiais. São relativamente raros no competitivo, porque geralmente um de seus atributos ofensivos será bem maior que o outro, não compensando muito essa via mista. Exemplos:

Aegislash
Aegislash
Nidoking
Nidoking

Walls
Basicamente como seu nome sugere, são muralhas/barreiras. A sua função é bem simples: defender bem o golpe do oponente. Podem haver dois tipos de walls: físicas ou especiais. Geralmente walls carregam golpes de suporte ou de status para terem meios de ajudarem sua equipe ou poderem causar dano. Também é bastante comum carregarem entry hazards. Exemplos:

Skarmory
Skarmory

 

Umbreon
Umbreon

 

Ferrothorn
Ferrothorn

Healer / Cleric
Ambos os nomes querem dizer praticamente a mesma coisa. É um Pokémon encarregado de utilizar algum movimento para curar status negativos, como Heal Bell, Aromatherapy, entre outros. Costumam ser também incubidos de usar Wish e passar para outros membros do time. Exemplos:

 

Chansey
Chansey

 

Sylveon
Sylveon

Supporter
Um Pokémon encarregado de oferecer suporte. Dificilmente têm uma presença ofensiva e não costumam ter tanta presença defensiva na equipe, apesar de poderem cumprir também ambos papéis. Não é raro que um Sweeper ou uma Wall tenham acesso a movimentos de suporte. Os tipos de suporte que pode oferecer são vários, e todos eles serão tratados nesse tutorial.

Screener
Um supporter encarregado de colocar screens. O que são screens? São os movimentos Light Screen e Reflect, que aumentam as defesas especiais e físicas, respectivamente de todo o seu time. Exemplos:

 

Meowstic-M
Meowstic-M

 

Espeon
Espeon

Weather Setter
Um Pokémon supporter encarregado de colocar em campo um determinado clima para ajudar sua equipe. Mais sobre climas em outro tutorial. Exemplos:

Politoed
Politoed

 

Tyranitar
Tyranitar

 

Hippowdon
Hippowdon

Statuser / Annoyer
Um supporter encarregado de colocar Status Negativos no oponente. Como seu nome já diz, sua maior função é irritar o oponente. Tais status podem ser essenciais para garantir a vitória. É comum que sejam walls. Exemplos:

Klefki
Klefki

 

Mew
Mew

Status Sponge/Absorber
Uma função secundária. É mais comum que clérigos/healers assumam essa função, e atacantes com a habilidade “Guts” também podem fazê-la. A função desses Pokémon é entrar na frente de golpes causadores de status, seja porque podem curá-lo facilmente ou porque o status não os atrapalha tanto, e em alguns casos pode até ser benéfico (quando a habilidade “Guts” é ativada, por exemplo) defendendo seus companheiros daquele status. Exemplos:

Conkeldurr
Conkeldurr

 

Sylveon
Sylveon


Spinner / Defogger

Um suporte encarregado de tirar Entry Hazards do seu campo. Tenha em mente que são duas coisas diferentes, mas com a mesma função. Um spinner é um Pokémon com acesso a Rapid Spin. Esse movimento pode ser bloqueado por tipos Fantasma (Ghost) por ser do tipo Normal e é considerado um ataque de contato, ou seja, você receberá dano de habilidades ou itens que o oponente passa ter que machuca sob contato. Defoggers são Pokémon que usam o movimento Defog, mas tenha em mente que Defog limpa entry hazards dos dois lados do campo e também limpa Screens. Exemplos:

Excadrill
Excadrill

 

Starmie
Starmie

 

Latias
Latias


Hazard setter

Um Pokémon encarregado de colocar entry hazards no campo do oponente. Geralmente são walls ou supporters, mas alguns Pokémon ofensivos também têm acesso a movimentos assim. Exemplos:

Hippowdon
Hippowdon

 

Garchomp
Garchomp

 

Skarmory
Skarmory

Baton Passer
Um Pokémon cuja finalidade é aumentar seus status através de movimentos de buff e depois passar para um aliado usando o movimento Baton Pass. Exemplos:

Scolipede
Scolipede
Ninjask
Ninjask

Stall / Staller
Stall significa “enrolar”. São basicamente Pokémon defensivos e são quase indiferenciáveis de walls. A explicação do termo “stall” era necessária para explicar o papel do próximo.

Stallbreaker
Basicamente, um Pokémon voltado a “quebrar o stall”. Esses Pokémon geralmente carregam consigo o movimento Taunt, que obriga que o oponente te ataque e impede a utilização de golpes não-ofensivos por três turnos. Alguns stallbreakers também utilizam o movimento Perish Song, que faz com que em 3 turnos, os Pokémon que estavam na arena morram. Isso frequentemente obriga trocas.Outros tipos de Stallbreakers são aqueles pokémons que atacam tão forte que abrem buracos nas defesas adversárias. Exemplos:

Gengar
Gengar

 

Sableye
Sableye


Lead

Um Pokémon cuja função principal é começar o combate na arena. Já que é vantajoso colocar entry hazards o mais rápido possível, leads costumam ser Pokémon voltados a essa função. Tenha em mente que um bom jogador pode perceber a obviedade de começar com um determinado Pokémon e começar com outro. Podem também haver leads ofensivos, geralmente carregando o movimento Fake Out. Exemplos:

Ferrothorn
Ferrothorn

 

Mega Lopunny
Mega Lopunny

 Suicide Lead
Um Pokémon que costuma ter papel de Lead, mas a ideia é que ele morra logo depois de colocar Hazards. É comum que morra usando Explosion ou Destiny Bond. É comum usarem o item Focus Sash ou a habilidade Sturdy (que garantem que o Pokémon vá sobreviver a qualquer golpe com 1 de HP se seu HP estiver cheio). Exemplos

Forretress
Forretress

 

Froslass
Froslass

Bulky Attacker / Tank
Um atacante que é extremamente resistente e pode levar sérias quantidades de dano antes de atacar (e geralmente atacar forte). Podem ser sweepers. Exemplos:

Dragonite
Dragonite

 

Goodra
Goodra

 

Mega Aggron
Mega Aggron

Bouncer
Um Pokémon com a habilidade de Magic Bounce (habilidade que rebate golpes de status e entry hazards). É geralmente usado para controlar e impedir Entry Hazards de entrarem em seu lado do campo, ou para proteger algum Pokémon seu de um iminente movimento de status. Exemplos:

Espeon
Espeon

 

Xatu
Xatu

 

Mega Sableye
Mega Sableye

Spin Blocker
Qualquer Pokémon do tipo fantasma, já que ele impede o uso do movimento Rapid Spin.

Trapper / Arena Trapper
Um Pokémon que usa as habilidades Magnet Pull, Shadow Tag ou Arena Trap para impedir seus oponentes de fugirem. Também pode usar movimentos de prender o inimigo na arena, como Fire Spin, Infestation, Bind, Whirlpool. Tenha em mente que: Magnet Pull só funciona contra metálicos; Arena Trap só funciona com Pokémon que não tenham a habilidade Levitate ou não sejam voadores e também não funciona com Pokémon fantasmas, assim como Shadow Tag. Exemplos:

Magnezone
Magnezone

 

Gothitelle
Gothitelle

 

Dugtrio
Dugtrio

Decoy
Usados em doubles ou triples. Pokemon que tenham movimentos responsáveis por chamar a atenção a si e se tornarem alvos dos ataques usados contra o time. São esses movimentos Rage Powder ou Follow Me. Exemplos:

Jirachi
Jirachi

 

Clefairy
Clefairy

 

Amoonguss
Amoonguss

Revenge Killer
Um Pokémon usado para derrotar um oponente já enfraquecido devido ao embate com seu Pokémon anterior. Quando um oponente derrota seu Pokémon, você imediatamente traz esse para “vingar sua morte” e derrotar o Pokémon oponente. Exemplos:

Talonflame
Talonflame

 

Darmanitan
Darmanitan

 

Scizor
Scizor

Late Game Cleaner
Um Pokémon usado para “limpar o resto” do time do oponente ao fim de um combate onde boa parte dos Pokémon do oponente estão enfraquecidos. Costumam ter acesso a golpes de prioridade ou ser extremamente rápidos. Podem ser Sweepers ou até mesmo Revenge Killers. Exemplos:

Scizor
Scizor

 

Dragonite
Dragonite

Wallbreakers
“Quebradores de barreira”. Basicamente, Pokémon com um poder de ataque tão poderoso que até mesmo walls têm dificuldade de aguentar ilesos seus golpes. Usando o princípio de “tanto bate até que fura”, esses Pokémon abrem buracos nas defesas inimigas e abrem caminho para outros companheiros finalizarem o trabalho. Podem ser também Pokémon com um movepool tão vasto que consigam encarar qualquer barreira. É comum que sejam sweepers. Exemplos:

Conkeldurr
Conkeldurr

 

Starmie
Starmie

 

Keldeo
Keldeo

Pivô
Pokémon que podem receber um golpe e depois trocar usando um movimento específico e garantir uma “entrada limpa” para seus companheiros. Costumam ser lentos e abusar dos movimentos “Volt Switch” e “U-turn”. Esses dois golpes formam a estratégia conhecida como VolTurn e é ótima para continuar o momento ofensivo. Alguns pivôs podem usar o movimento Baton Pass para trocar. Exemplos:

Rotom-Wash
Rotom-Wash

 

Landorus-Therian
Landorus-Therian

 

Celebi
Celebi

Phazer
Um Pokémon responsável por forçar uma troca do inimigo. Geralmente fazem isso através dos movimentos Roar e Whirlwind (que forçam o oponente a fazer uma troca por um outro Pokémon aleatoriamente escolhido). Por vezes, a simples pressão ofensiva ou defensiva que um Pokémon provoca é capaz de tirar um oponente de campo e forçar uma troca. Exemplos:

Mega Aggron
Mega Aggron

 

Skarmory
Skarmory

Setup Bait
Pokémon que estão sujeitos a serem aproveitados pelo oponente para que se comece a buffar. Ficar na frente de um oponente que não pode derrotar o seu Pokémon nem fazer nada de relevante a ele pode encaminhar a oportunidade perfeita de se colocar Entry Hazards, status ou começar a buffar. Exemplos

Talonflame
Talonflame

 

Mega Sableye
Mega Sableye

 

Dragonite
Dragonite

Lembre-se que você não precisa decorar absolutamente tudo tão cedo. Até mesmo jogadores experientes não sabem exatamente o que algumas dessas nomenclaturas significam, mas saber isso virá com a prática. Como vimos, um mesmo Pokémon pode ter algumas funções diferentes ao longo da partida. Esse é o começo, mas antes de começarem a montar os times ainda há alguns passos a  serem feitos. O próximo será saber como funciona uma certa galerinha responsável pelas regras do competitivo.

Um comentário em “Introdução ao Competitivo: Um time e suas funções

  • 22 de novembro de 2016 em 04:25
    Permalink

    Muito bom cara. Parabéns mesmo.
    Preciso de uma ajuda urgente. Jogo Pokémon onde só tem até a 3rd geração até o momento e estou completamente perdido sobre como montar um time.
    Atualmente uso em meu time: Mew, Shiny Charizard (que tem um aumento de status nesse jogo), Gengar, Swampert, Venusaur é Snorlax. Possuo outros Pokémon também como Dragonite é Scizor, mas não sei ao certo quais devo usar e qual Moveset usar em cada um deles.
    Ajuda, por favor.

Deixe uma resposta