Introduzindo as Tiers

O povo é maldoso. Levem na brincadeira
O povo é maldoso. Levem na brincadeira

Muita gente tem a concepção errada sobre a Smogon. Muitas pessoas tomam a Smogon como somente a tier OU. Não é assim que as coisas funcionam. Você hoje irá aprender uma breve introdução sobre as tiers. Mas primeiro alguns pontos:

  • Não irei falar sobre as regras. Há uma página só para isso que você pode ver aqui
  • Como o metagame sempre muda, irei tentar evitar citar pokémons e o que é mais viável em cada tier.
  • Irei evitar falar sobre como funcionam bans e o suspect test. Você pode ler sobre tudo isso aqui
  • Por via de regra, toda tier tem seus “garotos propaganda”. Farei uma pequena menção honrosa a alguns deles.

Com isso em mente, vamos lá:

OU

sgoo48

OverUsed. A jóia da coroa da Smogon. A menina dos olhos verdes, a tier principal. Esse é o metagame onde tudo da Smogon gira em torno, e é também a tier com o maior número de jogadores. Nessa tier prevalecem os pokémons mais populares e mais fortes sem serem totalmente “quebrados” ou apelões. Muita gente critica esse metagame por ele não ter muita variação, e pra falar a verdade eles estão em parte certos. Só que uma coisa curiosa de OU é que o que é popular muda constantemente. Ao menos assim o metagame não fica estagnado e podemos experimentar coisas bacanas.
Mas não é só de OU que vive a Smogon, afinal o McDonalds não vive só de Big Mac!
Garotos propaganda: Landorus-T, Clefable, Charizard X, Mega Sableye

Uber

Uberslogo
Não é concorrente de táxi. E Uberlândia não faz parte disso. Aqui funciona quase como um “limbo”. Se um pokémon é muito quebrado e muito difícil de parar por meios convencionais, quase certeza que ele irá parar aqui. Geralmente aqui estão os lendários mais apelões (uma boa parte deles é lendário de capa) e alguns pokémons que quebraram o limite do aceitável, como Greninja e Mega Lucario. Deus em pessoa está aqui também com todas suas formas alternativas, então cuidado que a porrada aqui é bruta. Nada como comandar deuses e seres mitológicos numa pura e simples briga de galo glorificada. Alegria, eu vos digo! Só Megami Tensei para dar alegria semelhante.

UU

mega_evolutions_in_xy_uu_by_sephirona-d77m3r7
UnderUsed. Se OU é ouro, UU é prata. Aqui estão os pokémons que apesar de serem bons, simplesmente não são tão preferidos quanto os de OU, e no geral são severamente menos desequilibrados entre si (cada tier fica no princípio que seus pokémons são equilibrados entre si). Alguns rostos queridos de muitos fãs dão as caras aqui. Pode ser um metagame também extremamente divertido de se jogar. E lembre-se a regra nº1 da tier: sempre tenha um counter de Suicune no time.
Garotos propaganda: Entei, Suicune, Hydreigon, Tentacruel

RU

RU-Viability-Final
RarelyUsed. RU cai numa espécie de estranho limbo. Não tem aquele charme que UU tem e não tem aquele gosto por pokémons mais inviáveis como as tiers mais abaixo. É uma tier de “meios”.
Muitos pokémons que já encontram forte resistência em UU estão aqui. Alguns vez ou outra acabam se tornando bons o suficiente para conseguirem boas promoções. Amoonguss ficou aqui estranhamente por tempo demais.
Garotos propaganda: Sceptile, Flygon, Blastoise, Virizion

NU

nu_turtles
NeverUsed. Se as tiers fossem café numa xícara, NU seria aquele fiapo de pózinho que fica junto ao último gole. Os pokémons daqui dificilmente teriam muita chance algumas tiers acima. Mas justamente por terem tanta limitação, isso faz com que aqui se possa ver alguns sets bastante criativos com pokémons esquecidos. Às vezes é bom jogar essa tier para ver como alguns rostos geralmente não associados ao competitivo se saem, e acabar criando uma afeição por eles.
Garotos Propaganda: Hitmonchan, Lanturn, Scyther, Weezing, Steelix

PU

28978cdfc5060887e5c2a68326cffec114958edd_hq
Não é uma abreviação de um termo oficial. É informalmente chamado de “PoorlyUsed”. Aqui é o absoluto fundo do poço. Aquele pó de café que fica ao fundo da xícara e é praticamente intragável, mas pode ser que haja quem goste. Nah, mentira, essas tiers têm seu próprio valor de diversão.
Uma boa parte de pokémons no estágio evolutivo do meio (por exemplo, Monferno) caem em PU. Assim como em NU, é interessante ver como esse pessoal acaba se saindo quando têm algum uso competitivo. É interessante testar alguns sets aqui também, e pode ser surpreendentemente divertido.
Garotos Propaganda: Golem, Machoke, Floatzel, Armaldo, Raichu

AG

ELIAKst
Anything Goes. Também conhecido como “casa da mãe Joana”. Por que? Porque aqui vale tudo! É o metagame que foi criado depois do lançamento de ORAS pois Mega Rayquaza era poderoso demais até pra Ubers. Aqui pode praticamente tudo, até mesmo utilizar 6 dos mesmos pokémon. Pode ser divertido brincar aqui para avacalhar um pouco.

LC

hubbanner

Já percebeu que no anime é extremamente comum que pokémons em forma inicial lutem? Já imaginou como eles seriam numa batalha? Poisé, aqui voce pode satisfazer sua imaginação. LC é basicamente “briga de berçário”. Chega a ser fofo ver esses pokémons pequenos e franquinhos se porradeando com terremotos e ataques de ki concentrado. Por regra, todos pokémons nessa modalidade devem estar no LV5, portanto seus status são bem baixos. Berry Juice reina aqui. Pode ser bem divertido.
Garotos Propaganda: Pawniard, Fletchling, Munchlax, Onix

Portanto, se não gostar de uma tier, tente outra! Pode acabar satisfazendo melhor seu gosto!