Mega Análise #29 – Lilligant

Por Rafael Weber

A fragrância da guirlanda em sua cabeça tem um efeito relaxante. Essas flores murcham se o treinador não cuidar muito bem. Mesmo treinadores experiêntes enfrentam um desafio ao tentar fazer florecer as mais belas flores. Este Pokémon é popular entre as celebridades.

Lilligant o Pokémon flor dançarina, ela foi introduzida na quinta geração e está está na sua segunda aparição em gerações de metagame competitivo. Ela tem acesso ao melhor buff para special sweepers atualmente no jogo, Quiver Dance. Este aumenta em 1 nível seus status de velocidade, defesa especial e ataque especial. Além disso ela possui também uma boa quantidade de moves de suporte que permite que ela consiga preparar o seu proprio sweep quando encontra condições favoráveis. É a forma evoluída do Petilil e é um dos poucos exemplares dos mons que são encontrados apenas no sexo feminino. Será que além de seu belo design ela também é poderosa suficiente para se fazer notar no metagame? Vejamos seus atributos:

HP: 70
ATK: 60
DEF: 75
SP ATK: 110
SP DEF: 75
SPE: 90

Habilidades:
Chlorophyll: Quando ensolarado, a velocidade deste Pokémon dobra. Contudo, o efeito não ocorre no turno que o clima de sol forte aparece.

Own Tempo: Este Pokémon não pode ficar confuso.

Hidden Ability
Leaf Guard: Previne que esse Pokémon sofra com alguma alteração de status durante o clima sol forte.

O moveset completo pode ser visto AQUI. E assim podemos destacar os principais aspectos da Lilligant:

Positivos:

  • Status de velocidade e ataque especial bons para a tier NU.
  • Acesso a Quiver Dance, Sleep Powder e Helling Wish.
  • Um dos poucos setup sweepes da tier capaz de enfrentar os bulk Water type que são prevalentes na tier.
  • Uma boa variedade de moves de suporte como: Leech Seed, Syntesis, Heal Bell, Safeguard, Teeter Dance e Helping Hand.

Negativos:

  • Ausência de moves de coverage efetivos, tendo que utilizar o Hidden Power como sua principal ferramenta de coverage.
  • Status defensivos baixos, somado a tipo defensivamente ruim.
  • Susceptível a todos os tipos de hazards e a maior parte dos moves de status.
  • Necessidade de pelo menos 2 buffs do Quiver Dance para “outspeedar” alguns usuários de Scarf importantes como: Haunter, Scyther e Rotom.
  • Baixa precisão do Sleep Powder.

mama_lilligant_by_aquabluu-d39a5vz

Sets

549

549

Movesets em Singles

1) A Dançarina

– Quiver Dance
– Petal Dance / Giga Drain
– Hidden Power Fire
– Sleep Powder

Habilidade: Own Tempo
Item: Life Orb / Miracle Seed
Nature: Timid
EVS: 06 DEF / 252 SpA / 252 Spe

Tente entrar contra oponentes ao qual forçará um switch ou que resista aos stabs dele para conseguir um buff do Quiver Dance, por exemplo, Quagsire e Rhydon. Caso ainda não seja um momento oportuno, por haver counters/checkers no time adversário, arrisque um Sleep Powder para conseguir uma condição mais favorável e recue – paciência gafanhoto – somente tente o sweep quando for realmente possível. Em geral, ela tem problemas contra pokémons que possuem a ability Sap Sipper, como a Miltank, Bouffalant e o Girafarig. Caso esteja enfrentando algum desses tente verificar ao menos a habilidade que possui e de preferência elimine-os antes dela entrar em campo. Fique ligado também que ao usar o Petal Dance você ficará preso por 2 ou 3 turnos nele, contudo devido ao Own Tempo não ficará confuso, mas caso o adversário pode usar desse período para contra-atacar de forma efetiva. Um exemplo de Pokémon que entraria no Petal Dance +1 é o Muk e daria OHKO com Poison Jab / Gunk Shot em resposta.

2) Look at my Scarf

– Healing Wish
– Petal Dance / Giga Drain
– Hidden Power Rock
– Leaf Storm / Petal Dance

Habilidade: Own Tempo / Chlorophyll
Item: Choice Scarf
Nature: Timid / Modest
EVS: 06 DEF / 252 SpA / 252 Spe

 

Um dos pontos positives dela é sua velocidade na tier, portanto podemos usar isso para ter um revenge killer com boa efetividade. E ainda carregarmos um Healing Wish caso precisemos mais de outro Pokémon naquela determinada batalha. Nota-se que o ideal para aproveitar sua velocidade é maximizá-la, portanto Timid é a nature indicada. A presença do Petal Dance no set geralmente está associado à ability Own Tempo, caso prefira o set para aproveitar um possível sol forte do seu time, os moves Leaf Storm e Giga Drain são mais indicado, mas com grande perda de poder. Se a Lilligant for sua principal sweeper tente proporcionar o maximo de vida fácil para ela. Enfraqueça ou derrote os principais counter e checkers dela. E também possíveis usuários de Scarf mais velozes que ela no time adversário. Caso esteja em par com outro sweeper de preferência um setup (quando usar esse set) tente gerar uma boa sinergia entre os 2 para que possam aproveitar o máximo do trabalha um do outro. E se necessário uso o Healing Wish para dar uma segunda chance ao seu companheiro.

3) Não se confunda com a minha dança. Talvez você durma.

– Teeter Dance / Sleep Powder
– Giga Drain
– Leech Seed
– Heal Bell

Habilidade: Chlorophyll
Item: Leftovers
Nature: Calm
EVS: 252 HP / 06 Def / 252 SpD

 

Esse é um set para fazer suporte ofensivo para seu time, mesmo com investimentos em defesa especial ela ainda é frágil e poderá ser colocada em situação crítica com poucos golpes. Contudo, esse set tenta utilizar de uma condição de status para evitar isso, pela confusão da Teeter Dance ou pelo sono do Sleep Powder. Em seguida, o click mais frequente é no Leech Seed, para dar um dano todo turno e curar. O Giga Drain também tem como maior objetivo se curar, mas é o move ofensivo para evitar ser Taunt bait e derrotar inimigo enfraquecidos. E por último o Heal Bell para tirar condições de status do time, neste slot também pode utilizar o Healing Wish, contudo é uma opção pior em geral. Com a promoção do outrora suporte ofensivo dominante na tier, Uxie, a maioria dos jogadores ainda não achou alguém que supra sua necessidade. É verdade, que a Lilligant não é nem de longe tão bulk e versátil quanto o Uxie, mas pode dar trabalha quando bem utilizada.

Movesets em Doubles

4) Não se preocupe, sou fofa demais para te causar problemas.

– Teeter Dance
– Light Screen
– Leech Seed
– Heal Bell

Habilidade: Chlorophyll
Item: Leftovers / Light Clay / Big Root
Nature: Calm
EVS: 252 HP / 200 Def / 56 SpD

Um complete annoyer esse set. Teeter Dance confunde todos os pokémons em campo, inclusive sua dupla, então o pareie com alguém preparado. Aproveitando da confusão, levante um Light Screen para se tornar um pouco mais bulk no aspecto especial e distribua Leech Seeds nos adversário e os façam morrer aos poucos, bem aos poucos mesmo. Heal Bell é para evitar status e para livrar seu companheiro da confusão que você causou, caso não dê para evitar. Se somado a um usuário de sol ela se tornará ainda mais veloz, permitindo “outspeedar” a maioria dos adversários e começar sua perturbação. Perceba que você será um completo Taunt Bait com esse set, mas este move não é tão prevalente assim em doubles, portanto geralmente você poderá ser tão chato quanto puder.

Mini Me

A sessão da análise das formas pré-evolutivas. Hoje é a vez do Petilil em LC.

petilil

Este Pokémon não é muito prevalente, geralmente há outras opções melhores que ele para as funções que desempenha. O set a seguir para a função de support, baseando-se mais no Heal Bell e no Leech Seed.

– Heal Bell
– Giga Drain
– Leech Seed
– Sleep Powder

Habilidade: Chlorophyll
Item: Eviolite
Nature: Bold
EVS: 76 HP / 196 Def / 42 SpA / 196 SpD

A função desse set é tirar status dos seus aliados e distribuir Leech Seeds para se curar e cura-los também sugando de seus inimigos. O Sleep Powder deve ser usado apenas caso não haja um Grass type no time adversário, ou caso você faça um predict correto. E o Giga Drain é situacional, para conseguir um KO de adversário já bem enfraquecido, ou em casos que seja superefetivo. A distribuição de status visa deixá-la o mais bulk possível com ajuda da Eviolite e ainda conseguir um pouco de poder para o Giga Drain. Outras opções de itens inviabilizariam esse set, nota-se que ele tem poucas opções, portanto, essa é uma das que tiram maiores proveitos de sua capacidade. Um inimigo notável para ele é o Foongus, que além de ser concorrência ainda é um forte counter. E tome cuidado também com os U-turn.

Após vermos as opções de jogo da Lilligant, vejamos agora seus principais aliados e formas de combatê-la.

Principais aliados:

  • Entry hazards suporte ajuda ela a conseguir sweepar com mais facilidade, portanto Archeops, Garbodor e Carracosta são bons parceiros.
  • O Combo Water/Fire/Grass também a ajuda em combate. Water types para cuidar dos pokes Fire adversários e também se defender do tipo Ice. E os Fire aliados para cuidar dos Steel, Bug e Ice types. Exemplos: Kabutops, Lanturn, Pyroar e Magmortar.
  • Wallbreakers facilitam sua vida, tornando seu sweep mais provável, por exemplo, o Tauros.
  • Rapid Spinners e Defogers são bons parceiros para evitar principalmente Toxic Spikes e Stick Web que dificultam muito o desempenho dela na luta. Hitmonchan é um bom spinner e ainda consegue lidar com os tipos normais com Sap Sipper citados anteriormente.

Como lidar com a Lilligant:

  • Bulk Poison Types geralmente são uma pedra no sapato, pois ela não carrega nada para enfrentá-los. Por exemplo, Muk e Vileplume.
  • Os já supracitados pokémons com Sap Sipper, por exemplo, Sligoo, Miltank e Bouffalant. Principalmente os 2 últimos por ganharem bônus no status de ataque beneficiando suas presenças ofensivas. E o primeiro, costuma carregar Sludge Bomb.
  • Usuários de Scarf mais velozes naturalmente que a Lilligant. Por exemplo, o Scyther e Haunter. Podem “outspeedá-la” mesmo com +1 do buff do Quiver Dance.
  • O Scyther consegue uma entrada relativamente segura (a custo de 40% de HP) na frente de um Petal Dance +1 locked. E dá OHKO com Aerial Ace ou U-Turn (esse depois do dano das Rocks).
  • Paralisia ou drop de speed da Stick Web também ajudam, pois ela é muito dependente de sua velocidade já que sua capacidade defensiva é bem baixa.

Sendo assim, Lilligant pode ser uma boa arma em NU e até encontra um nicho em RU como uma setup sweeper ou cleaner eventualmente, contudo necessita de boa proteção e sinergia dos parceiros de time. Quiver Dance é um ótimo move, mas seus status em geral baixo dificultam sua vida nas situações mais parelhas, mesmo contra adversários neutros em relação ao tiping. Use-a bem e poderá encontrar nela uma boa “Win Condition” que a maioria dos adversários não notará. Tenha boas partidas e até a próxima.