Mega Análise #42 – Amoonguss

qxRvPgT

Ser extremamente bom no que você faz é um ótimo traço a se ter, ainda mais considerando a competitividade do mundo atual. Mesmo colocado frente a desafios altos e grandes expectativas, você ainda pode ser um ótimo contribuinte e fazer parte pivotal de uma equipe. É assim a vida com Amoonguss. À primeira vista, um posto em RU pode dar a impressão de que ele é só mais uma gota no oceano de pokémons subestimados e sem grandes expectativas, mas um olhar mais minucioso pode revelar um pokémon extremamente competente. Vamos ver então o que esse cogumelo tem de tão especial.

Tipo: Grama / Venenoso

HP: 114
Attack: 85
Defense: 70
Sp. Atk: 85
Sp. Def: 80
Speed: 30

Habilidades

Effect Spore (1): Tem chance de induzir paralisia, veneno ou sono quando atingido por um golpe de contato
Regenerator (H): Recupera 1/3 de seu HP quando trocado

Todo seu movepool pode ser visto aqui. Assim deduzimos seus prós e contras:

Prós
– Seu HP somado às suas defesas dá a ele uma boa longevidade, ainda mais se pareada com Regenerator + Black Sludge
– Movepool de suporte extremamente útil
– Tipagem excelente para um supporter, sendo um dos melhores status absorbers do jogo

Contras
– Extremamente lento
– Sua tipagem o deixa vulnerável a muitos tipos atacantes pivotais
– Suas defesas poderiam ser melhores, fazendo de sua concorrência uma coisa extremamente complicada

591

591
Movesets

Regenerator Core

OU
@Black Sludge
Regenerator
Calm
252 HP / 252 SP DEF / 4 DEF ou 252 HP / 136 DEF / 120 SP DEF

– Spore
– Giga Drain
– Clear Smog / Toxic
– Synthesis / Toxic

Amoonguss é um dos membros pivotais em times de stall, mesmo estando numa tier muito acima da sua própria. Sendo uma excelente opção de defesa mista e carregando golpes chaves para um teambuilding, ele muitas vezes poderá decidir as partidas.
A escolha dos evs depende se você quer uma wall mais mista ou específica para SP defense, vai a escolha do freguês. Spore nunca erra, por isso é tão útil, podendo permanentemente tirar um oponente de luta. Clear Smog será o golpe que mais salvará partidas, impedindo pokémons oponentes de se setuparem (a menos que sejam metálicos como Scizor, é claro), e é uma excelente contra-opção pra Mega Sableye Calm Mind. Giga Drain termina de casar os STABs do cogumelo, ainda aumentando sua longevidade. Por fim, a escolha entre Synthesis ou Toxic depende se você quer causar mais dano a longo prazo no oponente ou garantir sua sobrevivência.
Com Slowbro e Alomomola, Amoonguss faz um core que beira o nojento.

Utilitário

UU
@Black Sludge / Rocky Helmet
Regenerator / Effect Spore
Bold
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Spore
– Clear Smog
– Foul Play / Giga Drain
– Synthesis / Stun Spore

UU é uma tier com uma surpreendente quantidade de ameaças para Amoonguss. O que faz sua sobrevivência na tier é poder infligir status a rodo nesses pokémons, comprometendo boa parte de suas trocas nele com medo de Spore ou Stun Spore, ambos quase igualmente ruins para sweepers. Contanto que você não faça loucuras com Entei, Darmanitan, Alakzam ou Hydreigon Life Orb do lado adversário, Amoongus com quase toda certeza irá sobreviver para contar muita história. Effect Spore ou Regenerator fazem uma dúvida cruel. Se você se contentar só com botar algum inimigo para dormir, já está de excelente tamanho, mas Effect Spore pode acabar com um pokémon adversário com o status certo. Clear Smog é mais uma vez um golpe que pode salvar o jogo, impedindo sweeps ou atrapalhando pokémons defensivos que gostam de se setupar. É também uma opção bastante decente contra Chesnaught, já que ele é imune a Sludge Bomb. Giga Drain fará Swampert e sua mega correrem, mas Foul Play é também uma excelente escolha de ataque, também ameaçando entradas de wallbreakers poderosos da tier ou funcionando como um bom contra-ataque. Synthesis ou Stun Spore é uma escolha difícil. Se por um lado Stun Spore pode ser a diferença entre a vida e a morte ao paralizar algum pokémon oponente rápido, Synthesis não deixa de ser bom por garantir uma longevidade maior ao cogumelo. É também uma estratégia barata para arrancar vida do oponente com Rocky Helmet e sair se curando com Regenerator, mas escolha sabiamente.

Casa de Ferreiro, espeto de pau (what?)

RU
@Black Sludge
Regenerator
Bold
252 HP / 160 DEF / 96 SP DEF

– Spore
– Giga Drain
– Sludge Bomb / Clear Smog
– Stun Spore / Foul Play / Synthesis

Um set extremamente parecido ao anterior, mas igualmente útil para onde ele é usado. Spore é o maior cartão de visitas do cogumelo, e botar para dormir sem errar é um sonho de muitos pokémons defensivos.
Giga Drain vai ajudar na recuperação do HP e garantir que alguns aquáticos bulkys que costumam aparecer na tier tenham certo receio, como Seismitoad, Lanturn, Quagsire e Gastrodon. Escolher entre Sludge Bomb e Clear Smog vai de acordo com seu medo de setups inimigos. Clear Smog parece ser sempre uma escolha mais sábia aos mais cautelosos.
Stun Spore ou Foul Play podem ambos ameaçar imensamente setup sweepers. A diferença é se você quer um ataque mais direto ou ferrá-los para que um parceiro venha e termine o trabalho. Foul Play é um dos maiores temores de pokémons com ataque alto como Tyrantrum, pense nisso. Synthesis é uma garantia de sobrevida maior, apesar do baixo PP. Com 8 você já deve fazer um bom estrago no adversário.

Rage me!!!

Doubles/VGC

@Sitrus Berry / Rocky Helmet
Regenerator
Relaxed
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Spore
– Rage Powder
– Sludge Bomb / Giga Drain
– Protect

É inegável que seu adversário ao se deparar com o Amoonguss saberá que ou você usará Spore ou Rage Powder, contudo de forma ou de outra são jogadas valiosas. Pois ao colocar um adversário para dormir você neutraliza-o temporariamente no combate, ou você ganha um turno livre com Rage Powder para seus aliados preparar sua vitória. Com este set, visamos aumentar o máximo seu bulky natural e a escolha de item depende do seu objetivo: Situs Berry sobrevivência prolongada ou Rocky Helmet para amedrontar Mega Kangaskhan e dar um pequeno dano aos atacantes físicos. O move set é bem simples, ambos os moves de suporte citados acima, Protect e um STAB que pode ser Giga Drain para recuperar parte do HP ou Sludge Bomb para boa chance de envenenar e contra Fadas… Pareá-lo com Fake Out users e Primal Kyogre é o ideal pois ele conseguirá turnos livres para que o dano causado por seguintes ataques gere KOs. Tenha cuidado dobrado com Moves Flying e Psychic que com as regras de VGC 2016 estão mais comuns.

Notas Finais e Boas Parecerias
Como devem ter percebido, Amoonguss é um “cachorro de um truqe só”, mas diacho como ele o faz bem feito! Sendo um dos melhores pokémons de suporte do jogo, é fácil encaixar ele em algum time, ainda mais considerando suas resistências chaves e a capacidade de limpar Toxic Spikes e absorver status, ainda mais com o boost defensivo dos pokémons de grama na sexta geração (ficarem imunes a ataques de esporos). Spore é seu golpe mais útil de um modo geral, e botar aquele pokémon chave do oponente para dormir é um sonho de consumo pra qualquer um. Carregar alguns golpes chave como Clear Smog e Foul Play também é uma benção para saber lidar com setup sweepers e pokémons defensivos que gostam de se buffar.
Sendo um pokémon de suporte, encaixá-lo num time é extremamente fácil. Apesar de sofrer concorrência pesada em suas funções, um pokémon só que consiga fazer tudo que ele faz é difícil de se arranjar. Apesar de ser considerado RU em singles pela smogon, ele brilha realmente em doubles. Além dos já citados moves de suporte, o acesso a Rage Powder e a capacidade de wallar boa parte dos principais threats do metagame. Ainda mais quando pareado com Primal Kyogre que permite ignorar uma fraqueza e dar espaço para seu poderoso aliado causar dor.

Piores Inimigos
Assim como todos pokémons grama e venenosos, a lista é relativamente longa. Pokémons metálicos não o temem muito mesmo se ele estiver carregando Hidden Power Fire, e há uma enorme quantidade de coisas que podem arrancar um bife enorme de sua  vida em todas tiers onde ele está. Felizmente, Amoonguss consegue sobreviver a ao menos um golpe de quase qualquer coisa que o countere com algumas raras exceções como Talonflame, Entei ou Darmanitan. Felizmente, todo pokémon que é designado a matá-lo odeia qualquer status que Amoonguss possa infligí-los, fazendo do timing de sua entrada em campo um fator decisivo em partidas. Com Effect Spore, mesmo morrendo o cogumelo pode atrapalhar imensamente a vida de Talonflame e principalmente Darmanitan se for Scarf.