Mega Análise #45: Magmortar

gnu0HPS

Por Rafael Weber.

Magmortar, a indesejada evolução do Magmar… Por que Game Freak, por quê? Introduzido na quarta geração, essa abomina(cof), digo esse Pokémon dividiu a opinião dos fãs sobre sua aceitação. Originalmente chamado de Booburn, este Pokémon simboliza uma explosão de fogo e na sua Dex diz que ele pode lançar fireballs de 1982ºC ou 3600ºF de seu braço. Será que ele tem relevância no Metagame atual. Vejamos sua descrição:

Magmor

Habilidades

Flame Body (1): O oponente tem 30% de chance de ser queimado se usar algum golpe que faça contato físico com este Pokémon.

Hidden ability:
Vital Spirit: O Pokémon não pode ser colocado para dormir se possuir esta habilidade.

O moveset completo do Magmortar pode ser visto clicando aqui. Vamos aos pontos positivos e negativos do que vimos acima.

Prós:

– Ótima base status em Ataque Especial;
– Habilidades boas para a tier normalmente (NU);
– Bom movepool com coverage;
– Funciona muito bem como Wallbreaker.

Contras:

– Sua velocidade é baixa;
– Sua defesa especial é baixa;
– Seu tipo defensivamente é ruim, deixando-o fraco a Stealth Rocks e suceptível a Spikes;
– Ausência de boa opção de recuperação de vida, fazendo com que sets com Life Orb coloquem-o em risco constante. Ainda mais de houver hazzards em campo.

magmortar

Movesets para Singles

magmortar_by_beowolfkiller2-d308rf2

Hit me with you best (special) shot!!!

-> NU
@Assault Vest
Ability: Vital Spirit
Nature: Modest
Evs: 64 Hp/252 SpA / 192 Spe

– Fire Blast
– Thunderbolt
– Hidden Power Grass / Focus Blast
– Earthquake / Flame Charge

Esse set aproveita a boa defesa especial do Magmortar somado a sua capacidade ofensiva natural para absorver ataques especiais e principalmente ser uma opção bulk offense na tier NU para a comp WFG. Os Evs distribuidos em speed são para passar Pokes base 75 com nature favorável. A nature escolhida é Modest com 252 EVs em SpA para maximizar sua presença ofensiva. Os moves escolhidos dão a ele o máximo de versatilidade. As escolhas entre HP Grass ou Focus Miss e Earthquake ou Flame Charge vai do que falta para sua equipe. O último slot merece detalhamento especial, pois Earthquake é uma boa opção ofensiva para eliminar adversários com Flash Fire e Lanturn, contudo Flame Charge dá burst de speed que pode fazê-lo um late game cleaner em situações adequadas. Bons parceiros para bulk offense WFG são Samurott (Revenge/Late Game) e Torterra (Def. Física).

Deixa queimar!

-> NU/RU
@Life Orb
Ability: Vital Spirit
Nature: Modest
Evs: 252 SpA / 06 SpD /252 Spe

– Fire Blast
– Thunderbolt
– Hidden Power Grass / Focus Blast
– Earthquake

Este set é especializado em quebrar barreiras nas tiers RU e NU, aproveitando seu excelente ataque especial maximizando-o com 252 de evs e Modest de nature. Aproveitando de sua boa coverage, poderá abrir buracos no time adversário principalmente no early game se aproveitando de entradas limpas e adversários mais lentos. Esse set é ideal contra times orientados defensivamente, se somado com outro Wallbreaker ou Setup Sweeper pelo lado físico para colocar pressão nas walls adversárias. Por exemplo, Tauros. Caso enfrente times orientados ofensivamente ou com a maioria dos componentes sendo rápidos (90+ de Spe nessas tier), o suporte de Sticky Web é fundamental principalmente para conseguir passar Electrivire, Zangoose e Taurus adversário. Suporte de bulky VoltTurn também facilita sua entrada limpa e a colocar pressão, bons parceiros são Lanturn e Mesprit (Bulky) o primeiro divide a fraqueza a terrestre com o Magmortar, mas o segundo com Levitate consegue compensar.

Physical Lure!

-> Zoado
@Life Orb
Ability: Vital Spirit
Nature: Adamant
Evs: 252 Atk / 06 Def / 252 SpE

– Power Up Punch
– Flame Charge
– Earthquake
– Thunder Punch

Set de zueira use por conta e risco. Como é notável o bom ataque especial dele, podemos enganar oadversário e aproveitar seu “vasto” movepool para fazer um gimmicks com um set físico. Como seu ataque não é nada demais, ele precisará de um buff do PuP antes de ser alguma ameaça. Além disso, usar pelo menos um Flame Charge seguro lhe fará ter uma excelênte velocidade para a tier se tornando um possível sweeper. Os moves que causaram dano real nesse set são Earthquake para Lanturn e Rock Types que entraram na sua frente e Thunder Punch para Water e Flying caso o Earthquake fique muito manjado. Supreenda seu adversário ocultando ao máximo esse set e colocando o Magmortar em campo em situação MUITO favorável para que possa brilhar o elemento hue da surpresa.

Mate forte o tambor…

-> Extra Zoado
@Situs Berry
Ability: Vital Spirit
Nature: Adamant
Evs: 252 Atk / 06 Def / 252 SpE

– Belly Drum
– Flame Charge / Fire Punch
– Earthquake
– Mach Punch

Esse set é a essência do hue. Não tem segredo, entra em situação favorável, bate o tambor e aproveita o +6 de Atk para tentar limpar o time adversário. A escolha chave fica entre Flame Charge e Fire Punch. O primeiro lhe dará buffs de Spe que facilitará sua vida, o segundo lhe dará mais poder podendo garantir mais OHKOs, isso é bastante importante principalmente por que se um treath não cair, devido a seu bulk limitado e perda de HP pelo Belly Drum, ele ficará bem exposto a revenge kill. Simples fácil e zoado. Contudo, divertido.

tumblr_nmjgbdIxpH1un95hzo1_r2_1280

Notas Finais

Parceiros efetivos para o Magmortar

É fundamental ter parceiros que lidem bem com Stealth Rock, por exemplo o Claydol que é imune a Ground e resiste a Rocks e ainda tem Rapid Spin para limpar o seu campo. Ter suporte de Stealth Rock a favor é fundamental também, como todo wallbreaker gosta que trocas sejam punidas e assim facilitar seus KOs. Por consequência, Anti hazards removers como Pawniard e Misdreavus são úteis para manter a pressão ofensiva e evitar que as rocks sejam removidas gratuitamente. Há também late game sweepers que gostam das walls mortas ou bastante enfraquecidas a ponto de tem seu trabalho adiantado. Alguns pivôs como Mesprit e Lanturn (VoltTurn) também são úteis, pois podem traze-lo a campo de forma limpa mantendo seu HP intacto para desenvolver as estratégias que dependem disso.

Como lidar com ele

Bons atacantes dos tipos Ground, Rock ou Water coloca-o em risco de KO com boa facilidade. Bulky Water types são problemáticos para sets sem HP Grass, principalmente Quagsire. Esse simplesmente anula os sets de zueira citados acima. Manter Stealth Rock no campo e evitar entradas limpas também faz com sua atuação seja limitada, pois só com o dano de SR e LO ele não dura 3 entradas seguidas por 1 ataque (25% da SR + 10% do LO = 35% x 3 = 105% de HP). Atenção especial a Pokes com prioritys, principalmente Aqua Jet se Samurott e Kabutops que colocam muita pressão independente da quantidade de buffs do Flame Charge que tiver. Por fim, Thick Fat users como Hariyama e Grumpig conseguem segurar bem os ataques do Magmortar (o primeiro caso use o set de Assault Vest) e conseguem ameaçar com Close Combat e Thunder Wave, respectivamente.