Mega Análise #50: Articuno

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Por Rafael Weber.

Este Pokémon faz parte do trio original de lendários regionais de Kanto, é dito que controla o gelo, seu corpo é tão gelado que ao bater as asas resfria o ar em sua volta a ponto de criar nevascas apenas por voar. Se comparado com os outros pássaros lendários de sua geração, é o mais pacífico e por seu isolamento natural nas altas montanhas nevadas, é visto pouco em batalhas. Seu nome acidental é a mistura das palavras artic (artico) e uno (um) e seu nome japones é Freezer, será por quê? Sua hidden ability foi liberada recentemente, e faz parte de um dos últimos Pokémom que ainda não possuía HA. Contudo, Snow Cloak não tem uma utilização muito efetiva, pois Hail (granizo) não é um clima que dá muitas vantagens ao tipo gelo. Vejamos se seu frio é tão letal quanto sua descrição sugere. Vamos ao dados dele:

Articuno

Habilidades

Pressure: Se este Pokémon sofre algum ataque, o PP do oponente reduz em 2 no lugar de 1.

Hidden ability:
Snow Cloak: Aumenta a evasão deste Pokémon em 1 nível quando estiver no clima de granizo.

O moveset completo do Articuno pode ser visto clicando aqui. Vamos aos pontos positivos e negativos do que vimos acima.

Prós:

– Boa base status em geral;
– Bom Dual Stab;
– Bom bulk;
– Possui um raro e bom move Stab que é Dry Freeze para acertar superefetivo em Water Types;
– Funciona bem tanto ofensivamente quanto defensivamente.

Contras:

– Sofre dano 4x para Rock, sofrendo principalmente para Stealth Rocks;
– Seu tipo defensivamente é ruim;
– Sofre competição de muitos outros Ice types nas tiers que é mais comum (PU e NU);
– Velocidade bem mediana.articuno

Movesets para Singles

Red_Articuno_PO

Execução Aurora!

-> PU
@Leftovers
Ability: Pressure
Nature: Timid
Evs: 252 SpA / 06 Spd / 252 Spe

– Substitute
– Roost
– Hurricane
– Ice Beam / Freeze Dry

Esse set aproveita o bom bulk do pardal de gelo para pressionar o adversário com Hurricane + Stab de gelo e resistir com o combo sub/roost. Os EVs é a distribuição clássica de um speed especial, com nature Timid e leftovers de item escolhido para recuperação residual de dano. Com a quantidade de status inducers na tier PU, este set com substitute e somada a velocidade regular dele que “outspeeda” a maioria inducers faz dele um bom status absorver. Seu bom bulk pressiona a maioria dos times orientados defensivamente sem moves Rock, pois estes times têm dificuldades de quebrar o Subs. A principal pedra (literalmente, ou não…) no sapato desse set são Pokes tipo Steel ou pure Rock pois não oferece muito risco ofensivamente a estes tipos. Além disso, em qualquer set deste Pokémom, evitar Stealth Rock em seu campo é praticamente obrigatório. Em Pu é mais complicado pois há poucos removers bons, contanto em NU o Claydol com seu Rapid Spin faz uma boa sinergia.

Glacial Speed.

-> PU
@Life Orb
Ability: Pressure
Nature: Modest
Ivs: 31 HP / 31 Atk / 30 Def / 30 SpA / 30 SpD / 30 Spe
Evs: 36 HP / 252 SpA /  220 Spe

– Agility
– Ice Beam / Dry Freeze
– Hurricane
– Hidden Power Fighting

Este set é indicado para aproveitar o bom potencial ofensivo dele, seu bom stab ofensivo e ainda ter Agility para pegar times rápidos, quando enfraquecidos no late game. Os EVs e a nature Modest são para maximizar o poder ofensivo, e distribuir 220 em Spe éo suficiente para passar Raichu Scarf quando estiver +2 pelo Agility. Por sinal, este move é o detalhe deste set, utilizando dos vários Grass e Gound types na tier para forçar a troca e setar um Agility. A escolha entre Ice Beam e Dry Freeze depende da opção por mais poder ou por atacar superefetivamente tipos água, respectivamente. Hurricane que somado ao move ice tem ótima coverage, e por final para pegar os tipos metálicos que assombram esse set, tem HP Fighting. A escolha de item é óbvia pelo Life Orb para aumentar o damage output sem ficar preso a nenhum move.

Zero Absoluto!

-> PU
@Life Orb / Choice Specs
Ability: Pressure
Nature: Timid
Evs: 252 SpA / 06 Spd / 252 Spe

– Dry Freeze
– Hurricane
– U-Turn
– Ice Beam / Roost

Este set é indicado para wallbreaker em NU. Predominantemente, um All Out Attacker, pois Roost nesse set só é uma opção complementar caso não queira usar o Ice Beam. Os EVs e nature são para maximizar a velocidade, e ter um bom especial ataque. A escolha do item pode variar entre a liberdade do Life Orb a custo de 10% de Hp ou o maior poder do Specs a custo de ficar preso a apenas um move. Os Stabs escolhidos são Hurricane e Dry Freeze para acertar o máximo de inimigos ao menos em dano neutro. U-turn é para fugir dos Steel types caso predique a entrada destes, pois não há nada a ser feito contra tipos metálicos com esse set. Por fim, Ice Beam para ter ligeiramente mais poder que o Dry Freeze com a desvantagem de não bater superefetivo em Water, mas o poder extra pode definir alguns KOs e 2HKOs.

Pó de diamante!

-> PU
@Leftovers
Ability: Snow Cloak
Nature: Bold
Evs: 252 HP / 252 Def / 06 SpA ou SpD

– Substitute
– Roost
– Toxic / Hail
– Freeze Dry / Hail

Este set tenta usar o bônus de evasão do Snow Cloak para fazer deste Pokémon um staller, utilizando Substitute para evitar status negativos, Roost para recuperação de HP, Toxic como principal forma de causar dano ao inimigo e por fim, no quarto slot a principal escolha do set. Snow Cloak para que ele consiga preparar a própria estratégia, ou Dry Freeze para não ser um taunt bait e ter como lidar com Poison types e Steel types na urgência. Como o Articuno conta com um bom bulk, a distribuição de EVs, visa maximizar o HP e a defesa, a nature Bold é a escolhida também por esse motivo. Os EVs restantes, são empregados em SpA caso use o Dry Freeze ou SpD se optar pelo Hail. Se optar por um set sem o Hail, traga um parceiro de time que possa setar o granizo de preferência com a Icy Rock equipado, em NU indico o Abomasnow com Snow Warning e em PU indico Whiscash defensivo, para cobrir fraquezas do articuno.

Articu1

Notas Finais

Parceiros efetivos para o Articuno

Articuno é um ótimo Pokémom para a tier PU e NU, mas seu tiping faz com que seja bastante difícil montar times equilibrados que o contenha. Pokémom que removam hazzards como Armaldo, Prinplup e Claydol são parceiros de times obrigatórios. Pokémons que lidem com Rock type como Gourgeist-XL, Tangela, e Simipour são bons parceiros também. E lidar bem com tipos Steel também é um requisito para os parceiros de time, Ninetales e Magmortar são boas opções. Contanto, compartilham a fraqueza a Rock. A utilização dele, é melhor geralmente em times balanced, evite perder o controle do jogo, ou usar Pokémom passivos demais quando tiver Articuno no time.

Como lidar com ele

A clara fraqueza a Rocks, já demonstra o melhor caminho para lidar contra ele. Tem um Lead Rock setter que coloque as hazzards seguramente, e ainda um anti-hazard remover no time, aumenta a pressão no Articuno, fazendo com que as entradas dele fiquem reduzidas. Tem um bulk Steel type com Rock move também é uma boa opção contra ele. Além do set com HP Fighting, ele não tem muita coisa para lidar contra metálicos. Raichu Scarf também é uma boa opção no time, além de resistir ao Hurricane, não tomar KO garantido para Ice Beam – 252+ SpA Life Orb Articuno Ice Beam vs. 0 HP / 4 SpD Raichu: 203-239 (77.7 – 91.5%) — guaranteed 2HKO – e ainda outspeedar praticamente sempre o Articuno, exceto quando estiver buffado com +2 do Agility.