Mega Análise #33 – Cobalion

Por Rafael Weber

Ele tem um corpo e coração de aço. Seu olhar é suficiente para fazer até mesmo um Pokémon rebelde obedecê-lo. Ele trabalha com seus aliados para punir as pessoas que maltratam Pokémons.

Cobalion é um dos Pokémons que compoem os Espadachins da Justiça. Desde a quinta geração, na qual foi introduzido é uma ferramenta polivalente no Metagame. Assim como Terrakion, Virizion e Keldeo, Cobalion tem base na obra Os Três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas; Cobalion representa Athos, o mais velho dos três mosqueteiros, que serve como líder prático e figura paternal para o grupo. Em aparência, Cobalion lembra um bode ou antílope, tais como o markhor, o cudo ou o elande. Seu nome vem da união das palavras Cobalt (metal cinza azulado, comum em sais complexados) e Lion (felino rei da selva). Contando com um moveset diverso, moves de burst eficientes, bom typing e status bons ele bem versátil e pode auxiliar no seu Teambuild. Contando com varias possibilidades de entrada em campo, somado a sua resitência dupla a Stealth Rocks e imunidade a Toxic Spikes, acesso a Volt Switch, encontra várias oportunidades de mostrar seu valor. Mas, será que ele é mesmo eficiênte? Vejamos seus dados abaixo:

HP: 91
ATK: 90
DEF: 129
SP ATK: 90
SP DEF: 72
SPE: 108

Habilidade:
Justified: Aumenta o status de ataque em um estágio quando recebe um golpe do tipo Dark.

O moveset completo pode ser visto AQUI. E assim podemos destacar os principais aspectos do Cobalion:

Positivos:

  • Velocidade e combinação de Stabs boa, com acesso a Volt Switch.
  • Acesso a uma boa variedade de moves de suporte como Stealth Rocks, Taunt, Magnet Rise e Thunder Wave.
  • Boa variedade de moves de setup como Sword Dance, Calm Mind e Work Up.
  • Grande versatilidade podendo funcionar como Pivô, Revenge Killer, late-game Cleanner ou Setup Sweeper.
  • Habilidade útil para absorver Knock Offs indesejáveis a seus parceiros de time, somado a uma boa resistência física.
  • Defensivamente possui oito resistências e uma imunidade.

Negativos:

  • Status de Defesa Especial é baixo.
  • Apesar de ter um bom tiping defensivo, é fraco a tipos ofensivos proeminentes no competitivo atual, por exemplo: Fire, Fighting, Ground.
  • Concorrência, também, é fator complicador para ele, pois em qualquer tier que está apto há outras opções mais consistentes para desempenhar suas funções.
  • Status ofensivos medianos, precisando de buffs para se tornar alguma ameaça real.
  • Principais stabs Fighting tanto físico quanto especial tem drawbacks negativos, por exemplo, drop na defesa (Close Combat) ou baixa precisão (Focus Blast) e os Stabs Steel tem base power apenas regular.
tumblr_mhkvxzAYYU1qbc2ylo4_500
Um por todos e todos por um!

Sets:

638 638

Movesets em Singles

1) Ahh como eu não queria contar com o Focus Miss.

– Calm Mind
– Focus Blast
– Flash Cannon
– Hidden Power Ghost / Substitute / Magnet Rise

Habilidade: Justified
Item: Life Orb / Leftovers
Nature: Timid
EVS: 06 HP / 252 SpA / 252 Spe

Por possuir status de ataque equilibrados, ele pode levar sets tanto físico quanto especial, aproveitando de seus vários setup moves. Nesse atacaremos pelo lado especial. A principal arma desse set é o Calm Mind que além de buffar seu poder ofensivo, vai suprir sua principal deficiência no quesito status que é sua especial defesa. Assim ele fica bulk suficiente para aguentar alguns hits e setupar a níveis monstruosos. A principal deficiência é a precisão do Focus Blast. Setupar alguns Calm Minds, chegar a uma posição confortável no combate e deixar de dar KOs importantes por errar o Focus Miss realmente irrita. Flash Cannon é o outro stab de escolha e a ultima opção fica entre coverage/sobrevivência. Hidden Power Ghost é vital para pegar Doublades e Chandelures, já Substitute pode lhe garantir alguns buffs a mais e Magnet Rise lhe dá mais uma imunidade por 5 turnos, a Ground no caso. Timid é a nature de escolha para “outspeedar” o maximo de oponentes possível e Life Orb é a opção de item para deixá-lo o mais poderoso possível. A sobrevivência será prejudicada, mas jogue com sabedoria para tê-lo ao maximo possível em situações favoráveis. Leftovers é uma opção com perda de poder e ganho de sobrevida.

2) Touché

– Sword Dance
– Close Combat
– Iron Head
– Stone Edge / Zen Headbutt / Substitute

Habilidade: Justified
Item: Life Orb / Leftovers
Nature: Jolly
EVS: 06 HP / 252 Atk / 252 Spe

Um Close Combat com buff de +2 de um Sword Dance não é nada desprezível. Portanto, conseguir um buff seguro do Sword Dance é o pilar desse set. Force um switch e depois se prepare para limpar. Contudo, enfraqueça ou derrote os counters antes, por favor. Iron Head é a combinação de stab ideal desse set pelo poder razoável e por ter chance de causar flinch, aproveitando da boa velocidade do Cobalion. O último slot é para coverage, Stone Edge geralmente é uma opção melhor para pegar os pokes Voadores e de Fogo que dão trabalho, Zen Headbutt é para Venenosos e outros Lutadores e ainda Substitute é uma forma de fugir de status e conseguir um buff do SD mais facilmente. Jolly é a nature de escolha para maior velocidade possível. Escolha Life Orb para maior poder ofensivo que ainda permite a liberdade para trocar de moves. Leftovers é uma opção para melhorar sua sobrevivência ou até Lum Berry, contudo a primeira opção geralmente é melhor.

3) Já vou, mas volto logo.

– Stealth Rocks
– Close Combat
– Volt Switch
– Iron Head / Taunt

Habilidade: Justified
Item: Leftovers
Nature: Jolly
EVS: 06 HP / 252 Atk / 252 Spe ou 144 HP / 112 Atk / 252 Spe

Nesse set logo da para notar que há 2 opções de distribuição de EVS viáveis, pois o primeiro é mais utilizável em UU e o segundo em OU, isso leva em conta a sobrevivência contra moves de coverage de possíveis Pokémons counterados por ele, por exemplo, Gardevoir. Ele precisa de um pouco mais de bulk para aguentar um ataque. Mas, a principal função desse set é fazer o Lead para times Hyper Ofensive. Setando Stealth Rocks e fazendo o pivô quando necessário. Outra vantagem é cuidar muito bem de uma ameaça constante que é Bisharp, Cobalion consegue lidar facilmente com ele. Forçando o switch e conseguindo as rocks de graça ou dando KO com Close Combat, e ainda pode entrar em Knock Offs e ganhar um buff de ataque, sem ser muito prejudicado. Veja o cálculo exemplificando:

+2 252 Atk Life Orb Bisharp Knock Off (97.5 BP) vs. 140 HP / 0 Def Cobalion: 160-190 (44.6 – 53%) — 0.4% chance to 2HKO after Leftovers recovery

Sua resistência dupla a Stealth Rocks, imunidade a Toxic Spikes e capacidade de pivô somado a boa velocidade, faz com que ele tenha varias possibilidades de entrada em campo, geralmente é uma escolha segura para fazer o scout.

Movesets em Doubles

4) VGC – Mixer

– Close Combat
– Flash Cannon
– Substitute / Work Up
– Protect

Habilidade: Justified
Item: Leftovers/ Air Ballon / Sitrus Berry
Nature: Naive
EVS: 252 Atk / 6 SpA / 252 Spe

Aproveitando da possibilidade de levar sets mixed para causar terror (ou não) em doubles/VGC. Close Combat e Flash Cannon são os stabs de preferência por combinação poder/eficiência. Protect para o mind game usual e ganhar momentum. A ultima escolha é vital para esse set: Substitute para auxiliar na sobrevivência (mas terá poder ofensivo medíocre) ou Work Up para bufar seu poder ofensivo (mas terá sua sobrevivência abalada). Ambas são escolhas eficientes no que propõem, somente não são infalíveis. Contudo sofrerá contra Aegislash, o “haxzento” Thundurus e Landorus. Pareie com aliados que possam lidar bem contra esses adversários. O próprio Thundurus é um aliado significativo, Amoonguss também é excelente.

Sinta a irá da minha Sacred Sword!
Sinta a irá da minha Sacred Sword!

Não haverá a sessão Mini Me hoje, por motivos óbvios: Cobalion é estágio único.

Cobalion é versátil e lhe dá boas opções de jogo, então como completar ou counterá-lo?

Principais aliados:

  • Ele aprecia defensores especiais que absorvam bem os ataques destinados a ele, assim como os moves superefetivos. Por Exemplo: Cresselia, Florges e Rotom-Wash.
  • Suporte de hazzards facilita sua vida quando leva um set de Sweeper, tornando vários 2HKO em OHKO ou enfraquecendo counters a níveis tolerados, exemplo de hazards setter: Landorus, Roserade e Swampert.
  • Combinar com Wallbreakers também facilita a vida, pois assim ele poderá sweepar mais facilmente, por exemplo, Hydreigon, Entei e Hoopa Unbound.
  • Status absorvers ou clérigos evitam que ele seja prejudicado por status de Burn ou Paralise que são muito indesejados, por exemplo: Florges, Chansey e Clefable.
  • Usuários de Healing Wish também são valiosos aliados, pois podem dar mais uma chance para ele mostrar seu valor em batalha, este move sacrifica o usuário trazendo o próximo Pokémon com HP cheio e sem condição de status. Exemplos desses usuários são: Cresselia, Jirachi e Latias.

Como lidar com Cobalion:

  • Pokémons fantasmas e psíquicos bulk geralmente causam problemas por resistem ou são imunes ao STAB Fight e geralmente carregam moves de status para perturbá-lo.
  • Atacantes especiais que resistam seus Stabs colocam pressão suficiente para coloca para fora do campo de combate.
  • Revenge killers mais rápidos ou usuários de Scarf significativos com acesso a moves Ground, Fire ou Fighting.
  • Burn ou Paralisia são bastante eficientes.
  • Componentes de times balanced com boa resistência e bom poder ofensivo também são obstáculos, por exemplo: Gligar, Doublade, Hippowdon e Mega Venusaur.

Sendo assim, podemos concluir que ele tem acesso a varias ferramentas que pode o tornar uma poderosa arma se jogado efetivamente. Sua versatilidade somada à possibilidade de buffar seu poder ofensivo faz dele um adversário difícil de lidar e ainda há sempre formas de colocar seu oponente contra as cordas com um boost move bem encaixado e/ou sair de uma situação complicada com Volt Switch. Geralmente tende a ser mais bem utilizado em times Hyper Ofensive. Em times mais defensivos, pode ser usado como o setup sweeper e para absorver os Knock Off indesejáveis. Ele é um Pokémon divertido de jogar, dê uma chance e se surpreenderá. Tenha boas partidas e até a próxima.