Mega Análise #13 – Gengar

By Lucas Victor e Ricardo Paleari

Versatilidade. Tá aí uma palavra fácil de se ver no mundo pokémon. Há pokémons que executam extremamente bem seus designados trabalhos, mas não podem sonhar muito fora disso. Há outros que mal executam aquilo que supostamente deviam fazer. Mas há aqueles pokémons que ganharam na loteria de versatilidade + bons status. E fora isso tudo, um visual legal. Hoje gafanhotos, iremos falar sobre o ÚNICO pokémon que foi OU em TODAS gerações, Gengar, o fantasminha nem um pouco camarada!

Gengar

Todos seus moves podem ser vistos aqui.

Habilidades:

Levitate (1): O pokémon fica imune a golpes terrestres ou com a necessidade de tocar o solo para poder sofrê-lo. Negável com Gravity, Mold Breaker, Terabolt ou Turboblaze

A partir disso, chegamos às seguintes conclusões:

Prós:
– Excelentes status de Sp Atk e velocidade, fazendo de Gengar um temível revenge killer ou late game cleaner
– Seu movepool ofensivo é decentemente variado, tendo opções para lidar com suas fraquezas e com alto leque de utilidade
– Seu movepool é vastamente amplo, podendo assumir diversos papéis na luta, e sempre podendo pegar o inimigo de surpresa
– Sua tipagem é bastante decente, e Levitate é uma excelente habilidade, fazendo dele imune a spikes e negando uma de suas fraquezas. Também ajuda a torná-lo um ótimo usuário de Focus Sash, e ser do tipo fantasma pode ser essencial ao agir como um Spin Blocker
– Sua aparência é muito bacana

Contras:
– Seus status defensivos são horrorosos. Dificilmente Gengar para em pé após ser atacado por qualquer pokémon decentemente forte
– Apesar de sua tipagem ter bons pontos, como atormentar fadas e ser resistente/imune a golpes importantes, é bastante incômodo
ser vulnerável a Pursuit e a temer fortemente Sucker Punch. Ataques psíquicos também podem ser extremamente desagradáveis

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Movesets

Stall aqui não, rapá!

@Life Orb / Black Sludge
Timid
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP

– Taunt
– Shadow Ball / Psychic
– Sludge Wave
– Hypnosis / Substitute / Will-o-Wisp

Se Gengar pode ser conhecido por muitas coisas, uma delas é ser versátil. Com uma excelente velocidade de base 110, ele ultrapassa com facilidade toda e qualquer wall do jogo. Um Taunt pode ser crucial na hora de desestabilizar uma wall oponente, mesmo aquelas que Gengar em si não vá conseguir matar diretamente (oi, Chansey/Blissey). Sludge Wave e Shadow Ball como úteis STABs que também podem dar conta de fadas chatas e atingir boa parte do metagame com ao menos um bom dano neutro, ainda mais acompanhado de Life Orb. Mas ainda é necessário tomar cuidado com Sylveon, que não é morto num só Sludge Wave e pode contra-atacar com Psyshock, fazendo uma desagradável surpresa. Outro oponente a se tomar cuidado é Gothitelle, ao menos as variantes Scarf e que é comum de se ver em times stall. Por fim, Hypnosis, Will-o-Wisp ou Substitute podem ser excelentes golpes para desestabilizar o oponente com status ou se proteger deles. Se Substitute for usado, é melhor ser usado com Black Sludge, já que Hypnosis + Substitute podem te dar turnos de recuperação que podem vir a calhar, e ajuda o recoil de Life Orb não te matar.

Gen-gar, Gen-gar, Gen-gar…

@Life Orb / Choice Specs / Focus Sash
Timid
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP

– Shadow Ball
– Sludge Wave
– Thunderbolt / Psychic
– Focus Miss / Icy Wind / Dazzling Gleam / Hypnosis

Esse set tem uma coisa em mente: bater, e bater o mais variado possível. Tanto Life Orb quanto Choice Specs são ótimos para aumentar o ataque especial já elevado de Gengar, mas a escolha vai a gosto do freguês. Como Gengar já é frágil, recoil de Life Orb não é a maior de suas preocupações, e pode ser bom para versatilidade. Mas se você não se importa em se trancar num só golpe, Choice Specs é uma boa escolha. A última escolha para item é Focus Sash, que pode ser extremamente útil dadas as condições certas, desde que você mantenha Stealth Rocks e dano de clima longe do campo. Shadow Ball e Sludge Wave são os STABs mandatários, batendo numa boa gama de inimigos a ao menos um bom dano neutro. Thunderbolt ou Psychic ficam a escolha do freguês. Thunderbolt pode fazer voadores e aquáticos saírem de medo,
enquanto Psychic pode ser uma boa forma de lidar com venenosos e lutadores (vale lembrar que apesar de ter imunidade a lutador, boa parte dos lutadores tem acesso a golpes Dark). Por fim, a escolha final também depende para o que se quer cobrir. Hypnosis é bom como sempre, se você não tiver medo de errar devido a seu baixo accuracy, e pode desestabilizar times inimigos forçando trocas desagradáveis ou desabilitando aquele pokémon chato do oponente. Também é um meio de lidar com Bisharp sem ficar à mercê de Sucker Punch. Focus Blast (Miss) é um jeito de lidar com pokémons noturnos adversários, não lhe fazendo ficar totalmente à mercê desse tipo, assim como Dazzling Gleam que pode acabar servindo para dragões também. Icy Wind pode ser extremamente útil devido à queda na velocidade, mas a falta de base power só o deixa realmente útil contra inimigos que tenham fraqueza dupla a gelo, como Landorus, alguns Dragões e Gliscor.

Ataque Kamikaze do Super Fantasma!

@Focus Sash
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP
Timid
– Destiny Bond
– Taunt
– Shadow Ball
– Sludge Wave / Focus Blast / Hypnosis

A ideia desse set é simples: morrer, mas morrer com estilo. Taunt + Destiny Bond + Focus Sash pode ser uma combinação bastante desagradável a um oponente, e dada sua alta velocidade pode fazer de Gengar um salvador da pátria se usada da forma correta, como um ótimo meio de levar junto aquele pokémon inimigo bufado. Shadow Ball é mais importante que Sludge Wave por atingir uma quantidade maior de inimigos a dano neutro ou super efetivo. Hypnosis pode ser colocada como sempre, mas tenha em mente que errar pode ser fatal e ainda lhe fazer perder a chance de usar Destiny Bond dependendo da situação. Como sempre, Focus Blast pode ser uma boa opção para dar cobertura contra noturnos.

Opa, você foi dibrado

@Black Sludge
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP
Timid
– Substitute
– Hypnosis
– Shadow Ball
– Giga Drain / Slude Wave / Focus Blast

Gengar ter baixa longevidade é realmente problemático, mas isso não quer dizer que ele não pode abusar de um Set de Substitute. Hypnosis pode ser o ponto de partida para colocar o substituto e começar a atormentar o inimigo, forçando-o a trocar ou a  ficar e arriscar a sorte e te dar mais tempo para causar estrago. Shadow Ball como sempre é o melhor STAB, dado seu bom leque para bater ao menos neutro em várias opções. Por fim, Giga Drain pode ajudar com o problema de recuperação de vida, apesar de Gengar sentir a combinação de falta de Life Orb + Golpe não-STAB + baixo base power na soma final do dano. Se Sludge Wave te agradar, não há o porque não usar, mas Focus Miss não te deixará totalmente vulnerável a Bisharp e Tyranitar.

Doubles

@Focus Sash
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP
Timid
– Destiny Bond
– Taunt
– Sludge Wave / Sludge Bomb / Shadow Ball
– Protect

Gengar é um dos melhores counters para times Trick Room, de longe. Sua alta velocidade e seu tipo fantasma (imunidade a Fake Out, a menos que estejamos colocando Scrappy na conta) ajudam muito na tarefa de por um preciso Taunt. Taunt também pode atrapalhar Tailwind e outros golpes de suporte comuns. Destiny Bond é uma boa escolha para tentar levar um oponente junto. Sludge Wave pode ser uma ótima escolha já que bate nos dois inimigos, apesar de você ter de ter um bom timing no seu outro pokémon com Protect para não acabar se matando. Se quiser um bom STAB venenoso com um só alvo, Sludge Bomb faz o serviço tranquilamente, mas Shadow Ball pode também ser usado como sempre. Por fim, Protect como manda o figurino.

Mega Gengar

gengar_mega

Status

Gengar Mega

Habilidade:

Shadow Tag: O oponente não fugir nem trocar enquanto essa habilidade estiver ativa. O oponente só poderá fugir caso use movimentos como U-turn, Volt Switch, se estiver carregando o item Shed Shell ou se for do tipo Fastasma.

Pegue um Pokémon super versátil e poderoso como Gengar e dê a ele uma mega evolução, melhore ainda mais os stats de sp attack e speed e coloque uma das habilidades mais apelativas do jogo todo: Shadow Tag. Mega Gengar é classificado como “Uber” no simulador Showdown, que é uma classificação do tipo “este Pokémon é absurdamente poderoso em relação aos outros”, não poderia ser diferente. Mega Gengar quando bem usado derruba pelo menos 2 Pokémon do adversário, o que fatalmente desequilibra o jogo, sendo um dos melhores usuários de Substitute do jogo.

Prós:

– Suas bases de sp attack e speed são ridiculamente altas
– Sua habilidade é tremendamente apelativa
– Velocidade altíssima em conjunto um moveset suporte chave é fatal

Contras:

– Suas defesas continuam não sendo decentes
– Apesar de sua habilidade ser muito boa, agora ele não tem mais imunidade ao tipo Ground

Movesets

Leva 2 paga 1

@ Gengarite
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP
Timid
– Destiny Bond
– Taunt/Substitute
– Sludge Wave / Sludge Bomb
– Shadow Ball/Focus Blast

Ainda antes de mega evoluir, o Timid Gengar dá outspeed em muita coisa no metagame. Ele pode dar entrada como revenge killer em algo que force o adversário trocar para garantir uma mega evolução segura. Esse momento pode ser chave, você pode ou bater muito forte no que vier em seguida, pode dar Taunt para impedir o oponente de trazer algo que necessite de buffs para ser usado, ou mesmo esconder Gengar atrás de um substitute, o que pode colocar o oponente uma posição extremamente delicada. Se o oponente não tiver buffs, o speed do Timid Mega Gengar ultrapassa o speed de todos os Pokémon Ubers com exceção apenas de Mega Mewtwo-Y, Deoxys, Deoxys-A, Deoxys-S e empata com Mewtwo e Mega Mewtwo-X. Entretanto, todos esses são psíquicos, e apanham fortemente para um Shadow Ball stab, sendo OHKO em qualquer forma de Deoxys e 2 OHKO em Mega Mewtwo Y, somando isso com seu substitute, não vai dar pra nenhum deles. Todos os outros são ultrapassados por seu speed, se eles não cairem no seu primeiro stab, terão grande chance de cair no segundo. Pokémon que são 3 OHKO para mega Gengar podem cair na armadilha do Destiny Bond pois seu speed ultrapassa o de todos eles, como Primal Kyogre. Então sabendo usar Mega Gengar no momento certo, pelo menos 2 Pokémon do adversário cairão.

Armadilha da Canção

@ Gengarite
224 HP / 252 DEF/ 32 SPEED
Timid
– Protect
– Perish Song
– Disable / Will-o-Wisp
– Shadow Ball

A ideia desse set é bem simples, entrar em campo no momento que seu adversário não tenha golpes de fuga, de preferência atacantes físicos, dar Perish Song e segurar o jogo 3 turnos usando Protect, até que no último você possa trocar e os oponentes caiam ao mesmo tempo (caso o oponente não tenha um tipo fantasma). A distribuição defensiva serve para fazer Mega Gengar durar mais tempo em campo, devido seu alto speed, após um protect, se você der outspeed no oponente enquanto ele tenta usar um move ameaçador, Disable acaba com sua graça nos turnos seguintes, até que Perish Song tenha efeito, e isso faz também usuários de Choice chorarem. Will-o-wisp pode ser usado para acalmar os ânimos de algum sweeper físico que possa ameaçar Mega Gengar. Shadow Ball pode ser útil para eliminar outros possíveis fantasmas que estejam do lado adversário. Parceiros ideais para Mega Gengar nesse tipo de estratégia são usuários de telas, para aumentar as defesas de seus Pokémon. Klefki defensivo com Light Clay faz isso lindamente devido a Prankster, além disso, pode incomodar paralizando adversários apostando no parahax e tirando um pouco de dano de ameaças do tipo Dark com Dazzling Gleam. Outro parceiro talvez mais interessante ainda seja Espeon, que também tem acesso as duas telas e Magic Bounce, impedindo que o oponente te impeça de usar moves de Status com Taunt.

Maiores Aliados

Gengar pode ter um papel bastante importante na hora de garantir vitórias para a equipe, com suas táticas sacanas e imprevisibilidade. Mas ele sempre aprecia pokémons que cuidem bem de noturnos, seus maiores pesadelos. Isso faz de lutadores uma companhia muito boa ao fantasminha, ajudando a manter pressão ofensiva e cobrindo suas fraquezas. Infelizmente, como Gengar e lutadores são fracos a psíquico, alguns pokémons podem ser extremamente problemáticos para esse núcleo. Gengar também aprecia fortemente outros wallbreakers, fazendo dele uma importante peça num time Hyper Ofensivo. Dada sua baixa vitalidade, enfraquecer os inimigos antes dele aparecer para finalizá-los o agrada muito.

Piores Inimigos

Por mais que Gengar possa ser assustador, não quer dizer que ele não tenha medo de nada. E se há algo que dá medo nele, são os pokémons noturnos. Um Pursuit e ele já era. Isso faz de Tyranitar e Bisharp talvez seus maiores inimigos, ainda mais o Godzila de pedra, visto que Sandstorm quebra Sash e que ele tem acesso a Pursuit, e sets com Choice Scarf não são incomuns. Qualquer usuário de Sucker Punch também pode ser extremamente desagradável. Outra coisa que Gengar não gosta são pokémons resistentes. Por causa de sua baixa vitalidade, qualquer contra-ataque pode ser extremamente perigoso e praticamente garantir sua morte. Mas o título de maior nêmesis vai para Chansey/Blissey. As vacas gordas aguentam qualquer coisa que ele possa ter e riem na sua cara sem qualquer problema, apesar de elas mesmo não conseguirem fazer muito contra ele. Se os dois forem os últimos sobrando, tenha certeza que uma batalha inacreditavelmente chata acontecerá.

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