Mega Análise #31 – Goodra

Por: Rafael Weber

Este muito simpático Pokémon Dragão vai abraçar seu amado treinador deixando-o coberto de visgo pegajoso. Em combate ataca com chifres retráteis. E dá socos equivalentes a força de cem boxeadores profissionais.

Goodra é um Pokémon bastante alegre e amigável, habita pântanos e regiões lamacentas e está comumente em grupos grandes justos as suas pré-evoluções Goomy e Sliggoo. Ao evoluir suas antenas ou chifres se desenvolvem tornando maiores, mais largas e flexíveis, podendo ser usada para se defender. Pela força deles que é famosa por ter golpes mais forte que boxeadores profissionais. Seu corpo secreta um visgo que reduz a velocidade de adversário lhe dando vantagens durante a batalha. Ela foi baseada em uma criatura do folclore francês chamada Lou Carcolh que é a mistura de um reptil com um molusco. Também é considerado a pseudo-lendário da sexta geração. Será que que esse dragão fofinho sem cara de dragão tem espaço no metagame atual? Vejamos seus atributos:

HP: 90
ATK: 100
DEF: 70
SP ATK: 110
SP DEF: 150
SPE: 80

Habilidades:
Sap Sipper: Quando atacado por moves do tipo Grass, seu status de Attack aumenta em um estágio. Ao possuir esta habilidade, não recebe danos deste tipo de moves.

Hydration: Este Pokémon tem qualquer status como Burn, Paralisia e outros curados durante a chuva.

Hidden Ability
Gooey: Reduz a velocidade do oponente em um estágio quando atacada com moves que façam contato físico. .

O moveset completo pode ser visto AQUI. E assim podemos destacar os principais aspectos da Goodra:

Positivos:

  • Excelente bulk pelo aspecto Especial.
  • Acesso a diversos moves de coverage.
  • Status de ataque e especial ataque aproveitáveis para um Pokémon defensivo.
  • Boas habilidades que podem funcionar bem em funções determinadas e bom typing defensivo.
  • Bom pivô ofensivo quando utilizado para receber ataques especiais.

Negativos:

  • Status de defesa física baixo.
  • Ausência de formas eficientes de recuperação de HP, dependendo apenas de Leftovers ou Rest.
  • Velocidade bem medíocre.
  • Apesar de ter status de attack aproveitáveis, é facilmente “wallavel” por bulk pokémons com formas de recuperação eficientes e moves de status.
  • Susceptível a todas as formas de hazzards que somado a falta de recuperação faz com que ela possa ter seu HP abaixado gradativamente até um range perigoso em poucas entradas em combate.

Sets

 

goodra

Movesets em Singles

1) Assault Dragon

– Draco Meteor
– Fire Blast
– Sludge Bomb
– Ice Beam

Habilidade: Gooey
Item: Assault Vest
Nature: Modest
EVS: 240 HP / 252 SpA / 16 Spe

O set mais convencional dela, utilizando seu incrível status de defesa especial e sua boa variedade de moves de coverage para usar o item Assault Vest de forma adequada. Maximizar HP e ataque especial é necessário para dar mais bulk junto ao aumento do poder para causar o máximo de dano possível, por isso a nature modest também. Sua função é tankar a maioria dos moves especiais, principalmente os elementais e fazer o pivô ofensivo para sua equipe. Mas, ai pode surgir perguntas, como pivô se ela não tem Voltturn? Ela entra recebe o golpe especial e pode provocar a troca do adversário ou ao menos a mudança de move utilizado, nesse momento é necessário experiência do treinador para fazer a dupla troca, portanto o pivô, ou tentar afugentar com algum move superefetivo que possua. Sua fragilidade física é um problema principalmente contra pokes que carreguem sets mistos atualmente, pois ela é morta extremamente mais fácil quando atacada nesse aspecto físico. Também pode ser usada como um sacrifício útil contra atacantes físicos velozes em casos extremos, se prever um move de contato. Isso fará com que o drop da speed aconteça podendo facilitar o revenge kill.

 

2) Eu escolhi atacar! Versão especial.

– Draco Meteor / Dragon Pulse
– Fire Blast
– Sludge Bomb
– Thunderbolt / Ice Beam

Habilidade: Gooey / Sap Sipper
Item: Choice Speecs
Nature: Modest
EVS: 212 HP / 252 SpA / 44 Spe

Já que seu status de ataque especial é aproveitável vamos bufa-lo com speecs e tentar surpreender. Com investimentos máximos em especial ataque somado a nature modest seu poder ofensivo tornasse respeitável. E seu Draco Meteor dói! Contudo esse move não é espamavél devido ao drop de SpA em 2 estágios, por isso o Dragon Pulse é uma alternativa com bem menos poder e mais confiabilidade. O investimento de 44 em speed é necessário para outspeedar pokes com base 85 e nenhum investimento como Gligar, Suicune e Cresselia. Sua velocidade baixa dificulta que ela limpe times adversários que tenham bons atacantes físicos, ou walls especiais com Toxic e recuperação de HP, contudo pode servir como revenge killer ou wallbreaker contra times defensivos principalmente na tier UU. Em OU usá-la dessa forma é contestável por haver melhores opções para essas funções.

 

3) Eu escolhi atacar! Versão física.

– Outrage
– Earthquake
– Power Whip
– Iron Tail

Habilidade: Sap Sipper
Item: Choice Band
Nature: Adamant
EVS: 212 HP / 252 Atk / 44 Spe

Esse set casa muito bem com o Suicune na tier UU, ela pode ficar para absorver os moves Grass muito comuns naquela tier e eventualmente os elétricos. Enquanto o oponente acha que ela forma o core defensivo com o Suicune, ela na verdade será uma opção ofensiva para eliminar os counters dele. Principalmente caso absorva um move Grass e consiga um buff no ataque, ele se torna bastante poderosa conseguindo dar 2HKO na maioria da tier. A distribuição de IVS é para maximizar o ataque físico e o bulk, mas com investimentos em velocidade para passar pokes com base 85 e nenhum investimento. A nature adamant é a mais indicada de longe para esse set. Outrage é a principal arma aqui, contudo devido às fadas presentes na tier é inviável usá-lo inadvertidamente. Por isso o Iron Tail no set, capaz de dar 2HKO em Florges defensivas físicas e OHKO em Slurpuff. Earthquake para os pokes metálicos que resistem a ambos os moves anteriores e Power Whip para os bulk Water types que povoam a tier. Essa combinação pode render bastante KOs no early game, só tome cuidado para escolher bem o move que ficará preso e também pela velocidade baixa a presença de Salamance no outro time pode inibir o click despreocupado no Outrage, devido a ele facilmente dar revenge kill na Goodra Locked, com seu forte Dragon Claw.

 

Movesets em Doubles

4) 50 tons de: me bata fisicamente por favor.

– Counter
– Draco Meteor / Dragon Pulse
– Fire Blast
– Sludge Bomb / Ice Beam

Habilidade: Gooey
Item: Assault Vest
Nature: Bold
EVS: 252 HP / 252 Def / 6 SpD

Esse set visa fazer uma trolada contra seu adversário nas doubles. Devido a ela ser conhecida pela sua fragilidade física usaremos isso contra o adversário e o pegaremos desprevenido com o Counter. Com esses investimentos ela tem boas chances de resistir a Close Combat de Terrakion Life Orb e Return de mega Kangaskhan e devolve um KO bonito na cara com o Counter. Se sobreviver no final do turno o Draco Meteor é uma boa opção para causar o máximo de dano possível, devido provavelmente a reluta de seu oponente em te atacar fisicamente denovo. A Assault Vest como opção de item pode parecer outclassed por uma Sitrus Berry, contudo o impacto do KO pelo Counter deve fazer seu adversário ficar relutante em atacar fisicamente e tentar finalizar de forma segura e bem de longe. Dando a oportunidade de se segurar e devolver um potente Draco Meteor. O calculo do dano recebido de um Terrakion Life Orb para exemplificar:

252 Atk Life Orb Terrakion Close Combat vs. 252 HP / 252+ Def Goodra: 230-270 (59.8 – 70.3%) — guaranteed 2HKO

 

Mini Me

A sessão da análise das formas pré-evolutivas. Hoje é a vez do Sliggoo em NU. E da Goomy em LC. Vamos começar pelo Sliggoo.

sliggoo

Este Pokémon tem se tornado cada vez mais frequente em NU devido a sua ótima capacidade defensiva pelo lado especial bufada a nível extraordinários pela Eviolite. Contudo a falta de recuperação eficiente a faz dependente do Rest e para não ser uma lesma dragão morta um Sleep Talk vai bem. Com isso, a coverage fica muito prejudicada e ela pode ser facilmente “wallavel”. Vamos ao exemplo de set:

– Dragon Pulse / Infestation
– Sludge Bomb / Toxic
– Rest
– Sleep Talk

Habilidade: Sap Sipper
Item: Eviolite
Nature: Calm
EVS: 252 HP / 6 Def / 252 SpD

A função desse set é tankar praticamente todos os moves especiais dos melhores atacantes dessa função na tier NU. E resiste muito bem. Contudo ofensivamente ela é inexpressiva por isso o set com a alternativa de Toxic + Infestation é levada em conta, pois com certeza ela derrotará o adversário mais rápido assim do que por ataques diretos. A não ser que seja um adversário muito frágil. Sap Sipper é a ability de escolha para absorver os moves Grass e pode fazer uma boa combinação com o Quagsire que tem como única fraqueza esse tipo e é defensivamente bom no aspecto físico e possuí Unaware. Contudo, stall é feio, stall é bobo não usem stall! (Disclaimer – sem mimimi é zueira)

Já seu estágio inicial Goomy é considerado o Pokémon Dragão mais fraco que existe. Será que ele é realmente fraco em LC?

goomy

– Dragon Pulse
– Hidden Power Fighting
– Rest
– Sleep Talk

Habilidade: Sap Sipper
Item: Eviolite
Nature: Modest
EVS: 156 HP / 156 SpA / 156 SpD / 36 Spe

Apesar de ter caído em desuso após o ban da Tangela esse set pode ser útil contra algumas situações, principalmente quando enfreta Foogus, Snivy ou Bellsprout. O objetivo é simples entrar em campo, tankar e bater um pouco para causar uma derrota bem lenta. Geralmente via Dragon Pulse. A presença do HP Fighting é simplesmente pelo Pawniard que é um monstro em LC. Os últimos dois slots são para o Rest-Talk sua forma única de recuperação e a melhor forma de mantê-lo saudável para tankar. Esse set sofre contra pokes Fairy principalmente o Snubbull que ataca pelo lado físico, então o pareie com algo que possa líder com as fadinhas.

teggen_toppa_gurren_goodra_lagann_by_wouhlven-d6vp3jz
Eu bato como 100 boxeadores, mas tenho queixo de vidro.

Após vermos as opções de jogo da Goodra, vejamos agora seus principais aliados e formas de combatê-la.

Principais aliados:

  • Tanks físicos bem tankudos que tenham boa forma de recuperação de HP e de preferência Wish para dar uma curada nela. Exemplo: Alomomola e Clefable. Suicune, Heatran e Skarmory são boas opções também, mas sem o Wish pass.
  • Pokémons metálicos geralmente são uma boa, pois resistem aos 3 ataques que são superefetivos contra Dragão e ainda conseguem lidar com as fadinhas. Exemplos: Cobalion, Metagross e Jirachi.
  • Will-o-Wisper e pivôs defensivos físicos também formam uma boa combinação com ela. Por exemplo: Rotom-W e Cofagrigus.
  • Rapid Spinners e Defogers são bons parceiros para evitar hazzards que vão reduzir gradativamente seu HP já que para as funções que desempenham deve fazer bastante entradas durante a batalha. Bons parceiros são: Tentacruel, Mandibuzz, Excadrill e Mega Scizor.

Como lidar com a Goodra:

  • Walls fortes com boas formas de recuperação de HP e moves de status causam o desespero na vida da Goodra, pois ela não consegue vencer essa combinação com nenhum de seus sets.
  • Toxic e até mesmo Will-O-Wisp vão abaixar gradativamente seu HP facilitando sua morte.
  • Hazzards como Stealth Rocks e Spikes são boas opções, pois ela tende a fazer várias entradas em campo e com isso será conduzida naturalmente ao desfalecimento.
  • Os bulk Fairy-types prevalentes em OU também são um pesadelo para ela, por serem imunes a seu stab e levarem pelo menos 2HKO de seus moves de coverage quando superefetivos, e muitos podem dar OHKO nela por exemplo: Azumarill e Mega Altaria.
  • Atacantes físicos fortes também a amedronta, principalmente quando não precisam fazer contato físico. Moves como Earthquake, Icicle Crash e Stone Edge de pokes como: Weavile, Krookodile, Landorus e Salamance.

Sendo assim, Goodra pode ser uma boa arma em UU pelo seu bulk e boas ferramentas a seu dispor, contudo necessita de boa proteção e sinergia dos parceiros de time e não tem poder suficiente para amedrontar os adversários. Assault Vest é um item que casa muito bem com ela, e em UU pode parear bem com Suicune. Já em OU é bem inferior às opções vigentes pela falta de poder e principalmente pela falta de recuperação de HP efetiva. Contudo, com uma boa estratégia ele pode funcionar em casos bem específicos se bem utilizada, mas não chegará perto de ser uma peça chave em times mais fortes. Tenham boas partidas e até a próxima.