Mega Análise #38 – Gourgeist

Por: Rafael Weber

Cantando com sua voz assustadora, eles vagam pelas ruas da cidade durante as noites de lua nova. Todo aquele que ouvir seu canto é amaldiçoado. Ele enrola suas presas em seus braços semelhantes a cabelo e faz sua presa sofrer. Ele canta com alegria, enquanto o observa em sofrimento.

Gourgeist o Pokémon abóbora possuída, ela foi introduzida na sexta geração como uma das forma evolutivas obtidas por trocas no jogo. Possui uma combinação de tipo apresentada apenas nesta geração em sua linha evolutiva e em Trevenant e Phantamp também. Sua linha evolutiva é a única que possui o move Trick-o-Treat que adiciona o tipo Ghost ao adversário mesmo se ele tiver 2 tipos naturalmente. Seu nome vem da mistura das palavras “Gourd” e “geist” respectivamente a primeira pode ser usada para representar plantas da familia Cucurbitaceae a qual a abóbora pertence e a segunda é uma palavra alemã para espirito, fantasma ou alma dependendo do sentido da sentença. Somente os tamanhos Average e Super tem acesso a sua hidden ability. Sendo somente a primeira obtida diretamente no jogo. A segunda foi disponibilizada em um evento chamado Spooky 2014 Super Size Pumpkaboo. Sua linha evolutiva é a única conhecida até hoje por ter diferenças de atributos devido ao tamanho do exemplar. Sendo assim as dimensões small, average, large e super tem pequenas variações que podem afetar seu desempenho no competitivo. Vejamos o que isso proporciona metagame? Vejamos seus atributos:

Small Average Large Super
HP: 55
ATK: 85
DEF: 122
SP ATK: 58
SP DEF: 75
SPE: 99
HP: 65
ATK: 90
DEF: 122
SP ATK: 58
SP DEF: 75
SPE: 84
HP: 75
ATK: 95
DEF: 122
SP ATK: 58
SP DEF: 75
SPE: 69
HP: 85
ATK: 100
DEF: 122
SP ATK: 58
SP DEF: 75
SPE: 54

Habilidades:
Pickup: Tem uma chance de 10% de achar e pegar um item após uma batalha. Somente funcionará se o Pokémon não estiver segurando nenhum item no momento. Desde Black & White, permite pegar o item utilizado pelo oponente durante uma batalha.

Frisk: Revela o item do oponente.

Hidden Ability
Insomnia: Previne que esse Pokémon seja colocado para dormir.

O moveset completo pode ser visto AQUI. E assim podemos destacar os principais aspectos da Gourgeist:

Positivos:

  • Status de defasa é excelente na tier PU. E possui boas capacidades bulk, principalmente o Super size.
  • Acesso a bons moves de suporte como Trick, Leech Seed, Will-o-Wisp, Destiny Bond, Disable entre outros.
  • Uma boa forma de recuperação de HP ao utilizar Syntesis, que tem como defeito a baixa quantidade de PP.
  • A Small e a Average size podem “outspeedar” toda a tier PU ao utilizar Scarf. Ainda podendo usar o Trick a favor e prender o adversário em um move desfavorável.

 

Negativos:

  • Move Pool ofensivo muito limitado.
  • Combinação de tipos que a deixa vulnerável a uma boa quantidade de treats em PU.
  • Susceptível a todos os tipos de hazards e a maior parte dos moves de status. Sendo prejudicada demais por Toxic/Toxic Spikes.
  • Aterrorizada por Taunt.
  • Habilidades com pouca efetividade no metagame.
  • Baixa defesa especial.

Gourgeist.full.1612857

 

Sets

gourgeist

1) Jack-o-Lantern

– Will-O-Wisp
– Leech Seed / Pain Split
– Shadow Sneak
– Seed Bomb

Size: Super

Habilidade: Frisk
Item: Leftovers
Nature: Impish
EVS: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

Um tank exclusivo para o lado físico é isso que esse set promete e cumpre para auxiliar seu time. Contando com uma base de defesa de 122 e Will-O-Wisp pouca coisa que ataca por esse aspecto será alguma ameaça. No máximo um Knock Off é indesejável por tirar a Leftovers. Para esse set dar certo evite ser envenenado ou queimado para que seu HP não seja abaixado gradativamente. A forma de recuperação pode ficar por conta ou da Leech Seed ou de Pain Split, a primeira dará um pequeno dano no oponente e somado ao WoW fará que seu HP desça bem a cada turno. A segunda opção é uma forma mais urgente de regeneração, contudo é uma questão de aposta você poderá curar um adversário se apostar mal na troca. Geralmente opte por Leech Seed para stackar pequenos danos e forçar vários switchs. Shadow Sneak é a forma de conseguir finalizar oponentes rápidos muito enfraquecidos e ter algum priority para casos de desespero e a ferramenta ofensiva dela é o Seed Bomb, para causar o máximo de dano que esse set permite. Principalmente, mirando nos targets fracos a ele ou em último caso neutros. Caso queira utilizar esse set tenha aliados que consigam absorver status negativos ou Clérigos no time, pois um Toxic nela prejudica demais.

2) O truque da abóbora explosiva.

– Trick Room
– Explosion
– Shadow Sneak / Rock Slide / Phantom Force
– Seed Bomb

Size: Super

Habilidade: Frisk
Item: Life Orb
Nature: Brave
EVS: 252 HP / 252 Atk / 4 SpD e IVS: 0 Spe

Um dos pontos negativos da Large é sua velocidade na tier, portanto podemos usar isso para ter um Trick Room Sweeper. Nota-se que o ideal para aproveitar sua “velocidade” é minimizá-la, portanto Brave é a nature indicada com 0 IVs em speed. A presença ofensiva é potencializada com max EV em ataque e Life Orb. Seed Bomb é o stab mais indicado pela combinação poder e confiabilidade. Trick Room é o ponto central desse set, portanto tem que estar aqui e com seu bulk ela conseguirá setar sem problema se não estiver em desvantagem de tipo. O slot ofensivo complementar é uma opção entre coverage e funcionalidade. Rock Slide permite pegar Fire e Flying types que a prejudicam bastante e Shadow Sneak permite que ela derrote adversários enfraquecidos e consiga alguns revenges mesmo fora da Trick Room. Uma possível escolha aqui é o Phantom Force pelo maior poder, contudo o turno de espera vai minar seu Trick Room e ainda pode dar trocas grátis ao adversário. Vale muito pouco a pena. E para completar o Grand Finale temos Explosion para o último turno do Trick Room se ela estiver enfraquecida, assim ela causará o máximo de estrago possível antes cair.

3) Uma pequena ameaça planta/fantasma.

– Will-O-Wisp
– Leech Seed
– Trick / Pain Split
– Seed Bomb / Substitute

Size: Small

Habilidade: Frisk
Item: Leftovers
Nature: Jolly
EVS: 252 HP / 72 Def / 184 Spe

Esse é um set para fazer suporte ofensivo para seu time, mesmo com investimentos em defesa ela ainda poderá ser colocada em situação crítica com poucos golpes, pois não possui forma segura de recuperação de HP. Contudo, esse set tenta utilizar de uma condição de status para evitar isso, através do Burn do WoW ela conseguirá tankar bem qualquer golpe físico que não seja Knock Off, nem pelo dano mas pela perda do Leftovers que fará falta. Em seguida, o click mais frequente é no Leech Seed, para dar um dano todo turno e curar, sendo assim sua melhor forma de regeneração. O Seed Bomb é o move ofensivo para evitar ser Taunt bait e derrotar inimigos enfraquecidos, mas pode ser preterido pelo Substitute para stallear o adversário. E por último dependerá do seu estilo de jogo se um stall mais seguro é a sua, Pain Split é a escolha. Se você se permite arriscar mais e tentar em alguns predicts quebrar peças chaves do oponente, Trick lhe ajudará fazendo o oponente ficar preso em ataques desagradáveis ou tirando itens fundamentais de sua build. É verdade, que a Gourgeist não é nem de longe um suporte ofensivo brilhante, mas pode dar trabalha quando bem utilizada.

4) Trick ou sua alma será levada comigo…

– Trick
– Will-O-Wisp
– Seed Bomb
– Destiny Bond

Size: Average

Habilidade: Frisk
Item: Choice Scarf
Nature: Adamant
EVS: 44 HP / 252 Atk / 212 Spe

Trick Permite que a Gourgeist cuide bem de Pokémon passivos como Lickilicky e Roselia, prendendo-os em moves desfavoráveis e também evita que Duosion e Clefairy bombem Calm Mind na sua cara. Will-O-Wisp permite que ela cuide de atacantes físicos como Sawsbuck e Fraxure. Seed Bomb seria a ferramenta ofensiva do set, sendo o ataque mais poderoso e confiável stab dele, bateria forte nos vários Rock e Water types da tier. E para completar Destiny Bond derrubaria um adversário irritante, surpreendendo o adversário, principalmente as Zebstrika e Simisear da vida. Dando abertura para os companheiros de time terminar o serviço. Com esse set você conseguirá outspeedar toda a tier desconsiferando scarfers e buffs. Com isso pode aproveitar para utilizá-la como revenge killer ou late game cleaner, após retirar do caminho aqueles que podem atrapalhar o jogo dela.

5) The perks of Wallflowers.

– Will-O-Wisp
– Syntesis
– Seed Bomb
– Foul Play

Size: Large

Habilidade: Frisk
Item: Leftovers
Nature: Impish
EVS: 252 HP / 88 Def / 88 SpD / 64 Spe

Esse set visa aproveitar seu bulk para conseguir ser uma barreira mista complementar. Sendo assim, Will-O-Wisp permite que ela cuide de atacantes físicos e consiga um harrass pequeno em trocas e ameaças que ela não pode lidar. Syntesis é a forma de regeneração escolhida para esse set, evitando que ela fique em situação crítica e deixe seu time suscetível defensivamente falando. Seed Bomb é a ferramenta ofensiva do set, contudo sem investimento falta poder. Causará pouco dano e servirá no máximo para danificar Rock, Water e Ground types ou derrubar inimigos enfraquecidos. E para completar Foul Play é aqueles que não podem ou não se importam em ser queimados e conseguir um dano ligeiramente maior que o Seed Bomb, por exemplo, a Rapidash. A dica desse set é espalhar com cuidado o WoW evitando bufar algum inimigo, usar o Seed Bom e o Foul Play para derrubar gradativamente o HP do adversário e para evitar que ela fique em situação crítica temos a Syntesis. Contudo devido ao baixo PP deste move evite fazer uma PP War logo no começo da partida, pois sua sobrevivência será prejudicada caso ele acabe. Ter aliados com walls exclusivas para tanto o lado físico e especial auxilia esse set nos pivôs e a causar dano passivo ao adversário até conseguir alguns KOs, portanto hazzards são fundamentais nessa estratégia.

pumpkaboo

Mini Me

A sessão da análise das formas pré-evolutivas. Hoje é a vez do Pumpkaboo em LC.

Este Pokémon não é muito prevalente, geralmente há outras opções melhores que ele para as funções que desempenha principalmente devido a fragilidade do tipo Grass e de ter um expoente dessa tier o Ferroseed disputando o mesmo espaço compartilhando este tipo. E ainda sendo frágil ao prevalente Knock off. O set a seguir para a função de ofensivo, baseando-se na speed extra do Small size e tentando diferenciá-la o máximo dos roles defensivos nos quais é muito outclassed.

– Bullet Seed
– Fire Blast
– Shadow Sneak
– Rock Slide / Destiny bond

Size: Small

Habilidade: Frisk
Item: Life Orb
Nature: Naughty / Naive
EVS: 228 Atk / 36 Def / 4 SpA / 228 Spe

A função desse set é mixed Nuker usando o Life Orb para boostar o dano causado pelo Pump, recebendo o mínimo de recoil por isso. Bullet Seed é a principal arma do set, pois causará uma boa quantidade de dano e demolirá oponentes fracos a ele como Tirtouga e Chinchou e mesmo oponentes neutros sofreram bastante de receberam 4-5 hits. Fire Blast é para lidar com Ferroseed, Foogus e Pawniard que dificultam sua vida, os derrotando em no máximo 2HKO. Sendo OHKO no Fseed após dano da Stealth Rocks. Shadow Sneak é uma boa forma de priority para pegar oponentes mais rápido que estejam enfraquecidos e outras Pumpkaboos. O último slot é variação desse set. Rock Slide é basicamente para Lavesta, Fletchiling e Vullaby sendo a única ferramenta do set capaz de causar algum dano destacado. E Destiny Bond é para surpreender o oponente e levar aquele setup sweeper que se bufou sem ser incomodado ou aquele oponente que está amarrando seu time. Se seu time não tem boas alternativas para suprir o Rock Slide está escolha é de longe mais produtiva. Caso tenha boas opções e está seguro com ela, leve Destiny Bond.

Gourgeist

Após vermos as opções de jogo da Gourgeist, vejamos agora seus principais aliados e formas de combatê-la.

Principais aliados:

  • Walls Special como Grumpig, Lickilicky e Roselia auxiliam a segurar moves especiais que são bastante danosos a Gourgeist. Contudo, nenhum desses recebe bem um Knock Off, exceto o segundo. E os 2 primeiros podem atuar como Clérigo também.
  • Um aliado destacado é o Machoke. Ele consegue lidar bem contra Dark e Ice types que incomodam a Gourgeist e ainda pode tomar um Knock Off caso seja necessário.
  • Hazzard setters são bons parceiros, pois devido ao tipo fantasma ela consegue bloquear os spinners e forçar algumas trocas aumentando o dano residual causado. Exemplo desses Pokémon são: Quiladin, Carracosta e Clefairy.
  • Status absorvers são excelentes parceiros por absorverem Toxic e Will-o-Wisp muitas vezes destinada a ela. Entre eles estão Ninetales, Arbok e a Roselia. Os últimos são particularmente úteis por também absorverem o Toxic Spikes.

Como lidar com a Gourgeist:

  • Fire Types geralmente são problemáticos, pois ela não carrega nada para enfrentá-los. Pois são imunes a Will-O-Wisp, tomam pouco dano de Seed Bomb e geralmente não ficam em campo muito tempo para serem afetados por Leech Seed. Por exemplo, Ninetales, Rapidash e Semisage. Inclusive os 2 primeiros podem ser bufados pelo WoW por carregarem Flash Fire.
  • Roselia é uma adversária complicada, imune a Toxic, recebe dano muito reduzido de Seed Bomb, tem Natural Cure e ainda pode settar Spikes e Toxic Spikes na cara dela sem problemas.
  • Ice Types como Rotom-F e Regice podem entrar sem problemas e dizimarem ela com pouco trabalho.
  • Taunt, Substitute e Encore são barreiras quase intransponíveis para ela. Evitar ou lhe prender em seus moves de status/recuperação/proteção a fará ficar parcialmente inativa na luta. Bons exemplos destes usuários são: Chatot e Grumpig.
  • Usuários de Magic Guard a usam como setup fodder facilmente setando Rocks ou subindo Calm Minds. Exemplos destes são: Duosion e Clefairy.

Sendo assim, Gourgeist pode ser uma boa arma em PU e até encontra um nicho em NU como wall física ou eventualmente annoyer, contudo necessita de boa sinergia com parceiros de time. Independente do size escolhido para integrar seu time, ela geralmente encaixa melhor em times balanced voltados defensivamente. Sua falta de presença ofensiva e move pool ofensivo limitado faz com que fique ofuscada para times ofensivos e em stall há outra opção do tipo Grass melhor que ela. Portanto, caso a escolha, monte bem seu time baseado no size escolhido adeque seu set e seja sábio para evitar situações de risco e causar sua derrota prematuramente. Em último caso ela pode facilmente ser sacrificada para setar Leech Seed e dar a seu Sweep uma condição melhorada. Forçando troca ou lhe dando uma pequena recuperação de HP enquanto afia suas armas. Ela pode se mostrar uma ferramenta eficiente e divertida de jogo. Experimente a tier PU lhe dá essa prerrogativa de tentar Pokémon diferentes. Tenha boas partidas e até a próxima.