Mega Análise #22 – Heatran

by Victor

Não teve análise semana passada com problema nas nossas prensas. Pra quem não sabe, o escritório da gazeta é ao lado do nosso, e tivemos um caos danado esses dias aqui. Pessoal de lá é meio doido.
Mas voltamos às atividades!

Alguns pokémons nascem abençoados. Outros nascem abençoados com o fogo DA LAVA VULCÂNICA DOS INFERNOS, oh yeah! Introduzido na geração 4, Heatran sempre foi uma força bem considerável do metagame. Com uma possibilidade enorme
de funções e uma boa tipagem ofensiva, sempre é uma ameaça enorme ao time adversário. É também conhecido por ser o pokémon de fogo de mais alto calibre defensivo (Ninetails, Arcanine e Rotom-H não são OU por um motivo) e um dos mais ofensivos, além de ser um dos pouquíssimos metálicos capazes de suportar golpes de fogo e ainda atacar especialmente com força considerável, honrando assim ambos seus tipos de uma forma quase singular no universo dos galos de briga glorificados. Vejamos hoje o potencial dessa máquina de guerra, Heatran!

Curiosidade: É o único pokémon lendário que pode ser TANTO Macho QUANTO Fêmea. Os únicos lendários além dele a terem sexo são o trio dos kami (Tornadus, Landorus, Thundurus) mas todos os três são SEMPRE machos.

Tipo:
Fogo / Metálico

HP: 91
Attack: 90
Defense: 106
Sp. Atk: 130
Sp. Def: 106
Speed: 77

Todos seus golpes podem ser vistos aqui

Habilidades:
Flash Fire (1): Dá imunidade a golpes de fogo e aumenta a força de golpes de fogo em 50% quando atingido por golpes desse tipo

Com isso podemos deduzir o seguinte

Prós
– Sua tipagem garante vantagens excelentes. É imune a envenenamento e a queimaduras e tem resistências chaves de certos tipos
– Tem uma versatilidade incrível. Heatran pode encaixar praticamente em qualquer time com os mais variados sets
– Seus status defensivos são excelentes e ainda tem uma alta base de SP ATK, garantindo que se saia bem contra outras walls
– Seu movepool ofensivo é relativamente limitado mas poderoso, podendo bater forte em várias ameaças

Contras
– Boa parte daquilo que countera pode matá-lo se carregarem um certo golpe. Ex: Venossauro com Earthquake, Clefable com Focus Blast e por aí vai
– Sua tipagem é boa mas também é ruim. Água, lutador e terrestre são tipos EXTREMAMENTE comuns em OU, que podem facilmente acabar com a raça de Heatran, principalmente terrestre
– Sua velocidade é patética se comparada à de outros pokémons ofensivos

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Movesets

Special Wall

@Leftovers
Calm
248 HP / 252 SP DEF / 8 SP ATK

– Lava Plume
– Toxic
– Taunt / Roar
– Stealth Rock

Um dos sets mais comuns de Heatran. Contanto que você fique longe de Keldeo, você pode praticamente ficar na frente de quase qualquer special attacker do jogo com garantia de sobreviver ao menos um golpe. Stealth Rock entra para por hazards no campo adversário (repare que é relativamente raro uma Special Wall ter acesso a Stealth Rock ou ser tão usada quanto em Heatran), talvez podendo desafogar a Wall física do time dessa função. Toxic serve para esvair a vida de alguns oponentes ofensivos ou walls oponentes nas trocas, ou garantir um timer em algum setup sweeper. Lava Plume é o único golpe ofensivo do set, e ainda tem a chance generosa de 30% de garantir uma queimadura. Mesmo sem investimento no SP ATK, o dano é razoável com a maioria dos pokémons tendo em vista sua alta base de SP ATK. Por fim, a escolha entre Taunt e Roar vai a gosto do freguês. Taunt pode garantir que walls inimigas tenham uma vida miserável, principalmente Chansey e Sylveon, mas Roar pode pegar de surpresa setup sweepers que aproveitam Heatran para setupar, como Belly Drumarill, Swords Dance Garchomp, Cosmic Power Clefable, entre outros. Roar também pode ser uma resposta a Suicune restalk (Crocune), mas ele não costuma aparecer muito pelas bandas de OU.

Porrador

@Air Baloon
Timid
252 SP ATK / 252 SPEED / 4 SP DEF

– Fire Blast / Flamethrower
– Hidden Power Ice / Ancient Power
– Earth Power
– Flash Cannon / Substitute

Esse é um set com um único objetivo em mente: bater e bater variado. Heatran tem um certo bulk que pode ser usado para entrar na frente de alguns ataques de pokémons os quais resiste, como Talonflame. O problema é que ele só matará o pássaro se tiver Ancient Power. Esse golpe também servirá para bater nas duas formas de Charizard, tomando cuidado com o Air Baloon para não levar Earthquake de Charizard X. A escolha entre Fire Blast e lança-chamas é questão de confiar em qual vai te deixar menos na mão. Se for azarado como o chefe, não use Fire Blast nem fodendo. No lugar de Ancient Power, Hidden Power Ice pode entrar para garantir o túmulo de alguns pokémons duplamente fracos a gelo como Landorus, Dragonite, e Garchomp (na troca). O problema é que alguns desses pokémons são mais rápidos que Heatran, e se o Air Baloon estiver estourado pode ser complicado ficar e esperar um terremoto na cara. Flash Cannon é uma outra boa opção de STAB que serve para dragões e fadas. Earth Power serve principalmente para Heatrans oponentes, mas pode bater em muita coisa com pelo menos dano neutro. Tenha em mente uma coisa: se ver Excadrill Sand Rush do lado adversário, evite ao máximo usar Heatran. Air Baloon pode ser essencial para garantir que seu time não seja varrido por essa toupeira dos infernos. Substitute pode entrar no lugar de Flash Cannon, já que o uso do canhão tem utilidade limitada e pegar algumas trocas desprevenidas e garantir a sobrevida de Heatran.

Aríete Especial

@Power Herb
Timid
252 SP ATK / 252 SPEED / 4 SP DEF

– Magma Storm
– Earth Power / Toxic
– Taunt
– Solar Beam

Poder. É isso que esse set representa. Em termos de dano bruto, esse é o set mais poderoso. Magma Storm vai bater forte e vai travar o inimigo, o prendendo. Reze para não errar. Taunt pode completar com Magma Storm com uma Wall e ir matando aos poucos. Earth Power pode ajudar a bater e a não desgastar o pouco PP que Magma Storm tem.
Solar Beam é a pedra no fim do set. Power Herb está aí para isso, e há poucos alvos realmente necessários de tamanha peripécia: Rotom-W e Slowbro, e talvez Quagsire ou Gastrodon se eles se aventurarem em OU. Nossa, que explicação mais curta. Aqui, uma musiquinha pra alongar: qual a música do Capetaril?
“Bate forte o tambor, eu quero sui sui sui sui sui sui sweepar!”. Vou mandar meu currículo pro Zorra ou pra Praça.

Scarftran

@Choice Scarf
Modest
252 SP ATK / 252 SPEED / 4 SP DEF

– Fire Blast / Flamethrower / Overheat
– Hidden Power Ice
– Flash Cannon
– Earth Power

Bem verdade, esse set é bastante idêntico ao de atacante especial, mas o item faz toda a diferença. Com Scarf, Heatran vai ultrapassar boa parte do metagame e conseguir bater forte. Ele se destaca do set normal por poder ultrapassar Keldeo e Garchomp, dois checks naturais e pode matá-los num revenge kill. O problema é que para um jogador experiente, é meio óbvio que vir na frente de um desses pokémons quer dizer que o seu set é Scarf ou que você está dando um blefe foderoso. Boa sorte nos jogos mentais. Hidden Power Ice vai cuidar também de Landorus sem Scarf e Gliscor, fora outros pokémons fracos ao elemento como Dragonite. Já que você não precisa de queimaduras para dano a longo prazo, golpes mais poderosos de poder de fogo (HU3) como lança-chamas ou Fire Blast podem calhar, até mesmo Overheat. Já que você provavelmente vai trocar ele logo depois de atacar, Overheat não deixa de ser uma boa escolha. Earth Power como sempre servirá para bater neutro em muitos pokémons e ainda garantir a morte de um Heatran oponente caso ele ouse aparecer na sua frente.
NINGUÉM DESAFIA SUA AUTORIDADE, PORQUE VOCÊ É O MAIOR E MAIS FODÃO!

Doubles

@Leftovers / Sitrus Berry
Modest
252 SP ATK / 180 HP / 76 SPEED

– Protect
– Heat Wave
– Earth Power
– Substitute

Doubles é um metagame bastante diferente de singles. Assim sendo, Heat Wave entra na conta e pode pescar algum dano barato até mesmo com pokémons que resistam a fogo do lado adversário. Earth Power serve como golpe de mira única e também para acertar outros Heatran e até mesmo Tyranitar. Substitute + Protect será sua sobrevida, e pode mudar totalmente o rumo da batalha se encaixado direito. Desde que você fique longe de Earthquake (ou o desvie, sei lá como a lógica de Protect funciona), Heatran deverá sobreviver alguns turnos nesse metagame.

Maiores Aliados

Heatran, como todas special wall apreciam defensores físicos para garantirem trocas seguras para ataques físicos. Um parceiro bom é Skarmory, que tem uma ótima combinação de tipo com Heatran, mas tome cuidado com Magnezone. Coisa semelhante com Ferrothorn, e já que Heatran tem Stealth Rocks, eles podem usar Spikes e completar a dupla de hazards. Porém, Heatran e Ferrothorn terão problemas com Keldeo. Pelo aspecto ofensivo, Charizard Y casa bem em Doubles trazendo um bem vindo sol para aumentar a força de Heat Wave e diminuindo a força de ataques de água. Em singles, pokémons que saibam lidar com Keldeo e Landorus-T são muito bem-vindos, como o próprio Keldeo e Landorus-T scarf. Heatran aprecia também a ajuda de lutadores como Conkeldurr para acabar com a raça de Chansey ou Porygon. Pokémons que possam trocar na frente de Earthquake também fazem bom suporte, como o próprio Landorus-T, Talonflame (se você souber um timing bom para trocar) e Cresselia ou Rotom. Rotom-W defensivo físico faz uma dupla perfeita com Heatran no aspecto defensivo, casando bem suas resistências.

Piores Inimigos

Heatran é um caso complexo no mundo pokémon. Ninguém duvida que ele seja um excelente pokémon, mas corre um perigo de vida desgraçado. Até mesmo alguns pokémons os quais ele deveria counterar podem matá-lo num confronto direto. Venossauro aprende Earthquake, por exemplo, e Lati@s também. Sacar o set do oponente pode ser a diferença entre a vida e a morte. Mas alguns pokémons têm o ódio eterno de Heatran: Garchomp, Landorus-T, Excadrill e Keldeo. Os três primeiros ainda podem ser lidados dependendo das circunstâncias com Air Baloon, mas Keldeo é mais problemático ainda. Sem um set de Choice Scarf, esteja preparado para apanhar feio. Heatran também deve tomar extremo cuidado com pokémons que usem Earthquake normalmente mesmo não sendo STAB, como Dragonite.

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