Mega Análise #25 – Hydreigon

Por Ricardo Paleari

Apresentação

Não há melhor jeito de descrever Hydreigon do que com sua descrição na Pokédex:

As cabeças em seus braços não tem cérebro. Ele usa suas 3 cabeças para consumir e destruir tudo”
” Ele responde a qualquer movimento atacando. Esse Pokémon assustador de 3 cabeças devora tudo em seu caminho!”

Bom, agora já deve estar claro que o Pokémon nº 635 da pokédex não está para brincadeiras. Classificado como “Pokémon Brutal”, Hydreigon é o primeiro dragão com o tipo dark (faz todo o sentido) e competitivamente, é claro, um dos melhores Pokémon do jogo.

Sobre o Pokémon

Hydreigon e sua linhagem são os únicos Pokémon com o tipo Dragon/Dark, uma tipagem ótima tanto ofensivamente quanto defensivamente, isso pelo menos na geração 5. O problema é que na geração 6 o uso de Hydreigon no competitivo decaiu um pouco com a inclusão do tipo Fairy, fazendo com que a tipagem deste pokémon sofra x4 para as fadinhas. Mas ainda sim Hydreigon tem um potencial gigantesco e status bem distribuídos, como podemos ver abaixo:

Hp:         92
Atk:        105
Def:        90
Sp Atk:  125
Sp Def:  90
Speed:   98

A única habilidade do Hydreigon é

1) Levitate: Este Pokémon é imune a movimentos do tipo Ground. Ele não é afetado pela habilidade Arena Trap. Não toma dano de Spikes e nem é afetado por Toxic Spikes.

O moveset completo de Hydreigon pode ser visto clicando aqui. Com base nisso podemos destacar os seguintes pontos sobre o Hydreigon:

Positivos:

– Stats bem equilibrados em todos os atributos;
– Movepool invejável, com acesso a muitos golpes de coverage, tanto especiais como físicos e até de recuperação e suporte;
– Apesar de não ter outra opção, Levitate é sempre muito útil de qualquer forma;
– Seu tipo e habilidade combinados com Stats defensivos razoáveis fazem ele entrar na frente de muitos golpes comuns do metagame sem ser muito prejudicado;
– Seu design é simplesmente fantástico;

Negativos:

– Tem 5 fraquezas, sendo uma delas quadruplicada;
– Seu speed base apesar de razoável não deixa Hydreigon confortável na frente de vários sweepers mais rápidos como Mienshao;
– Não tem nenhum move de buff muito funcional.

635 635

Hydreigon em Singles

1) Brutal Pokémon

– U-turn
– Fire Blast/Focus Blast/Earth Power
– Dark Pulse
– Draco Meteor/Dragon Pulse

Item: Choice Scarf/Choice Specs
Ability: Levitate
Evs: 4 Hp/252 Sp Atk/ 252 Speed
Nature: Modest/Timid

Este é o Hydreigon que entra em campo pra fazer a limpa e demolir tudo o que vê na frente. O set Choice Scarf faz com que o Speed de Hydreigon passe sem problemas todo o metagame (sem boost) fazendo com que o primeiro slot seja obrigatoriamente U-turn, que pode ser usado como blefe pra dar momento e sair de campo sempre que for conveniente causando um mínimo de dano. O segundo slot segue de acordo com o que o resto do time precisa para coverage. Como o moveset de Hydreigon é vasto, são muitas as escolhas, e com uma nature Modest mesmo aqueles que resistam bem do lado especial não ficam tão confortáveis assim na frente do pokémon Brutal. Fire Blast é uma ótima escolha primária por causa de Pokémon como Mega Aggron, Chesnaught, Cobalion, Lucario, Mamoswine e Whimscott. Focus Blast é um golpe monstruoso do tipo lutador, então é uma coverage neutra que cobre muitos tipos, porém pagando o preço de baixa precisão. Earth Power pode ser usado para pegar Mega Aggron, Tentacruel, Infernape, Lucario, Empoleon e Cobalion. Os dois últimos slots são dedicados aos principais stabs de Hydreigon: Dark Pulse e Draco Meteor. Nem é necessário explicar que Draco Meteor bate insanamente forte com a nature Modest, porém, pagando o preço da redução do Stat pela metade, por isso para aqueles que se incomodam com isso podem usar Dragon Pulse no lugar, reduzindo consideravelmente o dano, mas não tendo o drop de Sp Atk, algo bom para um sweep Late Game. Se seu time tiver suporte de Speed (com sticky web por exemplo), você pode optar por uma ofensiva ainda mais devastadora usando Choice Specs e batendo de maneira estupidamente forte.

2) Feel your Life Vanishing

– Superpower
– Fire Blast/Focus Blast/Earth Power
– Dark Pulse/Flash Cannon
– Draco Meteor

Item: Life Orb
Ability: Levitate
Evs: 4 Atk/252 Sp Atk/ 252 Speed
Nature: Hasty/Naive

Esse Hydreigon quer bater ainda mais forte que seu primo do Moveset anterior. O set é muito semelhante ao anterior exceto que agora o dragão de 3 cabeças será muito mais frágil e vulnerável devido a Nature que diminui alguma de suas defesas e a falta de Speed suficiente pra entrar de maneira segura na frente de qualquer oponente. Porém o preço pago é bem empregado, com Life Orb esse Hydreigon baterá forte, e muito. Os 3 últimos slots seguem a mesma premissa de antes, com adição de que Flash Cannon também é uma boa opção já que Florges gosta de entrar na frente do dragão, e com um bom predict para um tal troca, um dano razoável será causado e o turno não será em vão, mas em seguida é preciso fugir :D. Esse é o caso principalmente se o usuário preferir carregar Focus Blast ao invés de Fire Blast (o que inclui agora acertar em cheio Whimscott). A maior novidade aqui é o primeiro slot, que justifica a nature: Superpower. Esse move tem dois principais motivos: Goodra e Blissey. Mesmo com full Evs em defesa física, uma Blissey Bold, que gosta muito de entrar na frente das 3 cabeças, sofrerá as consequências com sua troca:

4 Atk Life Orb Hydreigon Superpower vs. 252 HP / 252+ Def Blissey: 426-502 (59.6 – 70.3%) — guaranteed 2HKO after Leftovers recovery

Um Goodra special tank com Assault Vest também poderá receber um blefe em tanto depois de segurar um Draco Meteor em uma troca:

252 SpA Life Orb Hydreigon Draco Meteor vs. 240 HP / 0 SpD Assault Vest Goodra: 252-299 (66.1 – 78.4%) — guaranteed 2HKO
4 Atk Life Orb Hydreigon Superpower vs. 240 HP / 0 Def Goodra: 157-186 (41.2 – 48.8%) — guaranteed 3HKO

3) Minhas cabeças servem pra bater

– Substitute
– Work Up
– Crunch/Superpower/Earthquake
– Outrage/Dragon Rush/Dragon Tail

Item: Salac Berry/Lum Berry
Ability: Levitate
Evs: 4 Hp/252 Atk/ 252 Speed
Nature: Adamant/Jolly

Este Hydreigon prefere bater fisicamente com suas cabeças. É um set bem mais difícil de usar, visto que ele é completamente anulado por fadas (que o Hydreigon realmente não deve ficar na frente de jeito nenhum). A ideia aqui é blefar, o oponente deve esperar um ataque tipicamente especial e colocar em jogo seu wall conveniente, nesse turno você ganha um Substitute e em seguida ganha um Work Up, que é a única maneira do dragão colocar seu stat de Atk físico em níveis relevantes. Continue na estratégia de Substitute + Work Up enquanto puder até ativar sua Salac Berry e corrigir o Speed baixo do dragão. Contanto que não tenham fadas de plantão, nesse momento você começa a bater, e forte. Crunch e Outrage como principais Stabs físicos podem fazer a limpa (mas cuidado com a confusão do Outrage). Para evitar a confusão e ainda bater forte, Dragon Rush pode ser usado no lugar, mas o preço que se paga é sua precisão ser baixíssima. Dragon Tail pode ser usado para incomodar o oponente com trocas indesejadas, porém, isso faz você perder sua vantagem de Speed já que este golpe tem prioridade negativa. Superpower pode ser usado no lugar de Crunch já que a coverage de um ataque fighting é muito maior, porém novamente você paga o preço do drop de Atk e Def a cada vez que usar golpe. Earthquake também pode ser usado porque é pau pra toda obra. Se você tem suporte de Speed na equipe, você talvez possa optar por Lum Berry ao invés de Salac para se proteger de possíveis status negativos e também da confusão do Outrage.

4) Trolador provocador

– Taunt
– Roost
– Dark Pulse/Fire Blast
– Dragon Pulse/Draco Meteor

Item: Leftovers/Life Orb
Ability: Levitate
Evs: 4 Hp/252 Sp Atk/ 252 Speed
Nature: Timid/Modest

Um set inesperado que funciona extremamente bem e é meu preferido. Num metagame cheio de Stall como é o atual UU, um stallbreaker é mais do que bem vindo, ainda mais em um Pokémon que bate bem, tem resistências razoáveis e um Speed decente. Hydreigon é um candidato ótimo para esse papel. Taunt neutraliza Pokémon mais lentos que tentam setupar de maneira óbvia como Slurpuff e Suicune, ou causar Status e usar moves de suporte como Umbreon, Vaporeon, Empoleon, Blissey, Cresselia, Mandibuzz, Aggron, Forretress, Gothitelle, Milotic, Porygon-2 e Roserade. Roost permite que você sempre possa manter seu Hp numa área segura e a Nature+Evs permite que você ainda bata de maneira razoável em uma boa parte do metagame.

Hydreigon em Doubles

hydreigon

1) VGC 2015

– Earth Power/Flamethrower/Heat Wave
– Dark Pulse
– Dragon Pulse
– Draco Meteor

Item: Choice Specs/Choice Scarf
Ability: Levitate
Evs: 4 Hp/252 Sp Atk/ 252 Speed
Nature: Timid/Modest

O set Choice Specs é feito para dar OHKO em qualquer tudo que não resista aos golpes desse set do Hydreigon. Sem investimento em Sp def significante, Draco Meteor pode derrubar quase tudo que não seja Fairy ou Steel. Os outros moves servem para coverage, como Dark Pulse para Aegislash e  Cresselia, Earth Power para Heatran e Flamethrower para Scizor e Ferrothorn. Heat Wave também pode ser usado por acertar em área, mas tome cuidado com os possíveis Wide Guard. Choice Specs é ainda melhor apreciado com suporte de Speed no seu time, como por exemplo um Tailwind dado pelo seu parceiro. Se não for o caso e você prefira jogar seguro no Speed, Choice Scarf também pode ser usado, mas claramente não dará OhKO em quase nada. Um set mais seguro e que não te prende em Choice item pode ser feito trocando Dragon Pulse por Protect, clichê necessário de Doubles, e o item por Life Orb para manter um dano sólido no oponente sem precisar ficar preso em um move e também para se proteger quando parecer conveniente.

Melhores Parceiros

Em single battles, Hydreigon aprecia parceiros que possam o cobrir de ameaças lutadoras. Um tipo ghost é bem vindo, ou mesmo wall físicos como Suicune, Cresselia e Mega Aggron. Suporte de speed também é algo que deixa o uso de Hydreigon muito mais seguro, então um Sticky Web em campo de um Galvantula por exemplo é altamente bem vindo. Hydreigon também sai correndo da frente de fadas, então tipos metálicos ou venenosos como parceiros são interessantes para cobrí-lo, como Mega Aggron novamente, Tentacruel e Toxicroak.

Enfrentando Hydreigon

Como mencionado no parágrafo acima, lutadores mais rápidos como Mienshao são um pesadelo para o dragão de 3 cabeças. Outros tanks especiais como Machamp também são um terror para Hydreigon, que mesmo sendo lento, usando Assault Vest pode segurar muito bem qualquer ataque do Hydreigon e pode revidar sem pudor com um Dynamic Punch dizimando o dragão. Tentacruel também é um oponente que não faz Hydreigon ficar em campo, que pode segurar Hydreigon com facilidade e pode revidar facilmente com Ice Beam prejudicando fortemente o dragão. As fadas claramente fazem Hydreigon correr por sua fraqueza quadruplicada.

Deixe uma resposta