Mega Análise #21 – Infernape

por Victor

Todo mundo gosta de macacos! Bom, ao menos deveriam gostar, temos vários bons exemplos de macacos interessantes em todas as mídias. Os kongs de DK, King Kong, Super Esquadrão dos Macacos Robôs, o estilo de luta do Macaco, o Macaco de Kung-fu Panda, Su Wu Kong (o personagen mitológico que foi base de um tal de Son Goku, conhece?) e outras instâncias interessantes.
Assim sendo, não faltam macacos em nossa amada franquia de briga de galo glorificada, não senhor! Mankey, Primeape, os três macacos elementais da quinta geração (pros quais ninguém dá a mínima, francamente), Slaking (gorilas também são macacos, shh!) e por aí vai.
Mas é seguro afirmar com toda certeza que não existe macaco no mundo pokémon mais amado que nosso querido MACACO DUS INFERNO, não senhor (ou senhora, pras 5 garotas que vão ler essa bagaça. Megagen também é inclusão)!

Debutando como um inicial da quarta geração, será Infernape capaz de segurar a alta barra imposta pelos seus antecessores no tipo? Há quem diga que depois dele os iniciais de fogo desandaram (um bacon que se frita sozinho é realmente tosco, mas eu até curto a ideia de uma raposa feiticeira que pode receber apelido de navegador de internet)? Um dos pokémons mais interessantes de Ash (o que não é exatamente difícil, mas não podemos tirar o mérito do macaquito né?), Infernape vem com a tipagem de fogo/lutador, pronto pra chutar bundas dos mais variados jeitos, seja à base do cacete como dita a moda antiga ou à base de golpes especiais mais afrescalhados! E ainda pode cobrir funções interessantes de suporte. Vamos dar uma olhada melhor no que esse macaquito tem a nos oferecer!

HP: 76
Attack: 104
Defense: 71
Sp. Atk: 104
Sp. Def: 71
Speed: 108

Todo seu moveset pode ser visto aqui.

Habilidades:
Blaze (1): Quando o pokémon está com 1/3 ou menos de vida, aumenta a força dos golpes de fogo em 50%
Iron Fist (H): Aumenta a força de socos por 20%

Com isso, podemos deduzir o seguinte de nosso primata briguento:

Prós
– Boa base ofensiva nos dois ataques, fazendo dele uma ameaça tanto pelo lado físico quanto pelo especial
– Movepool vasto, capaz de lidar com variadas ameaças de alto calibre
– Bons movimentos de suporte, capaz de fazer dele um pokémon extremamente versátil
– Poderosos movimentos ofensivos capazes de abrir buracos nas defesas adversárias
– Boa tipagem ofensiva, fazendo de seus STABs já poderosos em base power uma ameaça a ser temida
– Excelente velocidade, capaz de ultrapassar enorme parte do metagame tanto em UU quanto em OU

Contra
– Sofre da síndrome dos 4 slots: alguma coisa SEMPRE vai anulá-lo quase completamente
– Péssima tipagem defensiva. Infernape se sai muito bem contra times defensivos ou pokémons equilibrados, mas sofre terrivelmente pra ameaças comuns ainda mais no metagame de OU
– Defesas baixas deixam sua vitalidade realmente em cheque. Basta que um pokémon resista a um golpe do macaco e o contra-ataque para que ele realmente tema por sua vida
– Apesar de 104 ser uma base decente, nenhum de seus status ofensivos é tão perigoso assim sem a ajuda de uma Life Orb ou que não seja para finalizar um pokémon já antes enfraquecido
– Suas habilidades não são ruins per se, mas ele podia ter habilidades melhores
– Haverá sempre algum pokémon que fará seu trabalho melhor

392392

Movesets

Porrador

@Life Orb
Jolly
Iron Fist
252 SPEED / 252 ATK / 4 HP

– Close Combat
– Flare Blitz
– Mach Punch / Fake Out
– Thunder Punch / Grass Knot

Um dos sets mais usados do macaquito, e não sem razão. Close Combat + Flare Blitz é uma poderosa dupla de STABs, capaz de bater com dano razoável em quase todo metagame de UU ou OU. São golpes especialmente eficientes para lidar com algumas barreiras em UU, como Umbreon, Blissey, Chesnaught, Empoleon, Celebi e Mega Aggron, apesar de não matar alguns desses numa só.
São poucos os adversários que resistem a esses golpes (os Lati@s são um caso). Iron Fist pode não ser a habilidade perfeita, mas ela ajuda Infernape aumentando a força de Mach Punch e Tunder Punch e que também ganham um bem-vindo aumento graças à Life Orb. Fake Out pode ser utilizado no lugar de Mach Punch, mas é mais fraco e facilmente counterável com um Protect. Graças a Mach Punch infernape pode chegar e matar ameaças mais rápidas e que poderiam ser extremamente perigosas se já estiverem previamente enfraquecidas, como Hydreigon e Mienshao Scarf. A escolha entre Thunder Punch e Grass Knot deve ser analizada por alguns fatores. Em primeiro e mais importante lugar, os inimigos que você enfrentará. Grass Knot pode cuidar de Donphan e Blastoise em dois hits, e com a ajuda de Spikes pode matar o elefantinho numa só. E… é bem isso. Sem Grass Knot, Donphan pode ser um problema sério ao macaco, mas Thunder Punch pode levar Blastoise, Vaporeon, Empoleon, Aerodactyl, Slowking em dois golpes (um só dependendo do caso) e ainda causar um dano razoável em Slowbro caso você decida jogar OU com esse set.

Plano Nojento

@Life Orb
Timid
Blaze
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP

– Fire Blast / Overheat / Flamethrower
– Vacuum Wave
– Nasty Plot / Focus Blast
– Hidden Power Ice

Infelizmente, o tipo lutador é péssimo quando se trata de ataques especiais. A menos que estejamos falando de uns certos projetos de mosqueteiros, mas de gostar de segurar espada Infernape não tem nada.
Pela ausência de golpes lutadores bons, considerando que Focus Miss é semi-ridículo e ele não aprende Aura Sphere, mais vale a pena colocar Nasty Plot em seu arsenal para aumentar seu ataque especial. Assim sendo, escolher o golpe de fogo ideal vem depois. Overheat tem um poder tremendo, mas é um desperdício colocá-lo com Nasty Plot, a não ser em situações desesperadas. Fire Blast e Lança-chamas são outras duas boas escolhas. Escolha aquele que achar que vale mais a pena: mais poder por uma chance de errar ou poder razoável com percentagem total de acerto. Hidden Power Ice ajuda muito para lidar com dragões, terrestres e pokémons voadores, ainda mais com dragões voadores ou terrestres.
O problema é que é um golpe razoavelmente fraco, então sem o boost de Nasty Plot só espere matar alvos já enfraquecidos ou que tenham fraqueza dupla ao elemento. Por fim, Vacuum Wave faz um bom trabalho como golpe de prioridade escolhido.
Como você não vai precisar de golpes de soco, Blaze pode vir a calhar somado a Overheat / Fire Blast com a Life Orb e arrancar bastante dos inimigos.

MixApe

@Life Orb
Naive
Iron Fist
168 ATK / 88 SP ATK / 252 SPEED

– Overheat / Fire Blast
– Close Combat
– Mach Punch
– Thunder Punch / Hidden Power Ice

Já que Infernape tem seus status ofensivos tão parelhados, não é má ideia usar um set misto, mesmo que isso ocasione novamente no principal problema pra sweepers misto: falta de poder de fogo para ser totalmente eficiente em qualquer que seja sua área com ataques com dano que só chegam no “razoável” ou “decente” (a menos que estejamos falando de Deoxys Attack, mas ele é uma aberração à parte). Overheat é uma ótima opção de dano como um bom STAB, e já que você provavelmente não vai usar outro golpe especial e sim os físicos ele pode vir a calhar muito bem. Fire Blast também pode ser usado por não ter o drop no SP ATK e ainda ser poderoso também.
Infernape PRECISA de uma Life Orb nesse set para fazer um dano decente, caso contrário qualquer pokémon mais parrudo irá rir na cara dele. O bom e velho Close Combat é sempre bem vindo e pronto para causar um certo estrago ou no mínimo arrancar um dano decente de tudo que não resista a lutador, e Mach Punch como um sempre bom golpe de prioridade para acabar com inimigos mais rápidos ou com prioridade. Hidden Power Ice pode entrar no Set para lidar com Gligar, Gliscor ou dragões, mas Thunder Punch aproveita melhor a habilidade e a distribuição de EVs e serve como melhor cobertura capaz de punir os aquáticos.

Leadape / Anti-Lead

@Focus Sash
Timid/Jolly
Iron Fist/Blaze
252 SPEED / 252 SP ATK (ou ATK) / 4 HP

– Stealth Rock / Taunt
– Endeavor
– Mach Punch / Vacuum Wave
– Close Combat / Overheat / Fire Blast

Esse é o set do “depende”. Depende de muita coisa, e muitas escolhas podem ser feitas. Primeiramente, você pode escolher se o macaquito vai se aproveitar de sua habilidade secreta com Mach Punch ou de sua normal com Overheat. A partir daí o resto do set pode ser ditado.
Uma opção especial é a mais recomendada por este que vos fala se o objetivo é dano, pois Overheat + Blaze pode causar um estraguinho. Entretanto, mais taticamente falando talvez Mach Punch + Iron Fist seja a escolha mais adequada, já que você estará abusando de Endeavor para reduzir o HP do oponente provavelmente a 1. Pera, como assim? Os famosos sets de Endeavor. O inimigo bate em você, você aproveita que suas defesas são baixas e facilmente reduzem seu HP a 1 graças ao uso da Focus Sash, e com o uso de Endeavor você reduz o HP do oponente ao mesmo HP que o seu pokémon está. Tenha em mente que Chandelure ri na cara desse set sem o menor dos problemas. É manjado, mas ainda é eficiente em ocasiões. Stealth Rock entra no set para já por logo no primeiro turno uma hazard e provocar o inimigo a acabar com a sua raça depois para abusar de Endeavor, mas Taunt pode ser usado como uma opção anti-lead do adversário.
Viu como muita coisa “depende” neste set? É uma boa e clássica opção, mas algumas pessoas podem virar a cara por basicamente “desperdiçar” o macaco já no início, e hei de concordar em parte.

BLAZE, MADAFACA!
BLAZE, MADAFACA!

Sem Stall!

@Life Orb
Jolly
Blaze / Iron Fist (honestamente, tanto faz)
252 SPEED / 252 ATK (ou HP) / 4 HP (ou ATK)

– Close Combat / U-turn
– Encore
– Will-o-Wisp / Toxic
– Taunt

Esse é um set bem sacana. Infernape pode ter problemas para lidar com algumas walls à base da porrada, mas seu movepool de suporte pode acabar com o dia delas. Taunt e Encore podem garantir um freio em qualquer que seja a Wall (a não ser que ela possa ter Brave Bird como Mandibuzz e Skarmory).
Travar uma wall no último golpe que usou e depois usar Taunt vai fazer com que o pokémon oponente use Struggle se o golpe travado não for um ataque, o que é engraçado se você conseguir fazer. Toxic é uma excelente escolha para vencer lutas assim à base do cansaço, já que Toxic + Taunt pode garantir a ruína de pokémons mais defensivos. Mas se a Wall em questão for imune a Toxic como Amoongus, Aggron ou Skarmory, Will-o-Wisp deve ajudar (apesar desses pokémons geralmente não ficarem na cara de um Infernape). É um bom set para pegar no fator surpresa. Por fim, Close Combat fecha como opção ofensiva decente e que servirá pra finalizar alguns pokémons, mas U-turn também pode ser usado após sacanear com uma Wall e passar a vez pra outro pokémon mais adequado à situação.

Sun Wallbreaker

@Life Orb
Timid
Blaze
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP

– Solar Beam
– Fire Blast
– Hidden Power Ice
– Vacuum Wave

Sol é um clima curioso dentro de pokémon. Enquanto os pokémons de água são os que mais aproveitam a chuva e os de terra dividem bem a tempestade de areia com os terrestres, o sol é mais benéfico a pokémons de grama do que os de fogo, por incrível que pareça. Infelizmente, Solar Power é uma habilidade razoavelmente rara e mal aproveitada entre o tipo fogo, e não há um equivalente no tipo a Clorofila para dobrar a velocidade no sol e começar um verdadeiro massacre. Mas não quer dizer que pokémons de fogo não possam aproveitar bem o sol. Fora diminuir os danos de golpes aquáticos em 50%, os golpes do tipo fogo aumentam sua força em 50% e o Solar Beam não precisa de carregar. E é agora que a coisa fica interessante. Com um investimento pelo lado especial, Infernape pode aproveitar o sol ao máximo abusando de Solar Beam e Fire Blasts aumentados no poder. Vacuum Wave entra como o golpe de prioridade de escolha. Mas sabe quem não vê problema em receber golpes de fogo ou grama? Dragões. Assim pode-se usar Hidden Power Ice para melhorar isso. Esse set também pode funcionar como wallbreaker, mas não é muito difícil de uma wall especial barrá-lo como Umbreon ou Blissey. É um set a ser usado em ocasiões raras, mas pode ser divertido.

Considerações finais

Infernape é, como viram, um pokémon EXTREMAMENTE versátil. Mas ser versátil não quer dizer que ele possa cumprir todos papéis sem qualquer problema. Seu acesso a um vasto movepool é compensado por boa parte desses golpes serem fracos ou simplesmente sem muita utilidade para o macaco, onde quase todas as vezes ele optará por seus STABs ou movimentos de cobertura mais “carimbados”. Assim sendo, ele é um “jack of all stats”. Não é excepcionalmente eficiente em nada que ele faz, sempre tendo opções melhores em cada área, mas ele faz um trabalho bastante decente.

Maiores Aliados

Como todo pokémon ofensivo frágil, Infernape ADORA qualquer suporte que ele possa ter de Entry Hazards para facilitarem seu trabalho como o bom late-game cleaner que ele é. Outros companheiros bem queridos para ele são boas walls para as quais ele possa trocar assim que finalizar um inimigo ou um oponente que ele não pode matar facilmente entrar na arena. Ele também agradece a ajudar de pokémons que podem derrotar seus maiores checks, como Mienshao, Nidoking, Mega Ampharos e Chandelure. Como pode rodar tanto sets físicos quanto especiais, pode funcionar bem como um “coringa” do time e confundir o oponente e pegando-o desprevenido, ou aproveitando de sua boa velocidade quando as ameaças mais rápidas já forem removidas do campo adversário para começar seu mini-massacre. Infernape não vai ser o pokémon que vai ganhar a maior quantidade de batalhas para você, mas vai ser uma peça fundamental para tal.

Piores Inimigos

No geral, pokémons psíquicos são extremamente irritantes para o macaco. Geralmente resistentes e capazes de finálizá-lo facilmente no contra-ataque, Infernape aprecia a ajuda de outros companheiros que podem lidar com eles. Mas os gêmeos Latis são seu pior pesadelo. Enquanto ele consegue lidar com alguns monstros enfraquecidos graças à sua boa velocidade e golpes de prioridade, os irmãos são uma pedra no sapato. Primeiro, eles são mais rápidos, segundo que eles têm boa defesa especial impedindo que Infernape seja uma ameaça para eles até mesmo com Hidden Power Ice na troca e terceiro que eles resistem a ambos STABs dele e podem finálizá-lo sem o menor esforço num único golpe. Talonflame é outra ameaça que pode ferrar a vida do macaco incrivelmente. Mesmo que seja um set de Focus Sash e que sobreviva a Brave Bird, ele não tem nada para contra atacar salvo o raríssimo (e meio inútil) Stone Edge. Uma wall especialmente eficiente em barrar o macaco é Arcanine, que tanto para sets físicos ou especiais pode levar qualquer golpe dele e recuperar sem muito problema com Morning Sun e enrolar a partida.

Deixe uma resposta