Mega Análise #17 – Kingdra

Por Victor

Ahh os dragões. Verdadeiras bestas definidoras do metagame. Hoje conhecemos vários deles e sabemos o quanto são importantes em times ofensivos, mas acreditem ou não, na segunda geração pouquíssimos monstros carregavam essa tipagem. Somente QUATRO dos 250 pokémons eram legítimos dragões: a linha evolutiva de Dragonite, e Kingdra. Sempre sendo uma opção interessante, Kingdra infelizmente foi sofrendo mais e mais com o passar das gerações. Salamence, Garchomp, Flygon, Hydreigon, Haxorus e Goodra eram todos concorrentes diretos, quase todos mais rápidos, fazendo do cavalinho um dragão de segundo nível. Mas por tempos ficou relevado a UU, donde caiu recentemente (para ser quick banned de RU de volta a UU) devido à inclusão de Salamence na tier. Isso quer dizer que o cavalinho é totalmente ultrapassado, ridículo e que sempre há alguém melhor que ele? Não. Apesar de estar numa situação desagradável rente a seus companheiros dragões mais potentes em UU (Haxorus, Hydreigon e Salamence). E é o que vamos ver.

HP: 75
Attack: 95
Defense: 95
Sp. Atk: 95
Sp. Def: 95
Speed: 85

Todos seus movimentos podem ser vistos aqui.

Habilidades:
Damp (1): Impede o uso de Self-Destruct ou Explosion
Sniper (2): Críticos arrancam 2,25x o dano normal ao invés de só 1,5x
Swift Swim (H): A velocidade do pokémon dobra na chuva

Com isso, podemos deduzir os seguintes prós e contras:

Prós
– Dragão/água é uma tipagem muito boa para proteger de fraquezas. Efetivamente, Kingdra só é fraco a fadas e a outros dragões
– Suas habilidades são boas, e somadas a seu decente movepool especial e físico fazem dele imprevisível e muito versátil
– Apesar de não serem excelentes, suas defesas e ataques são muito decentes e admiráveis

Contras
– Kingdra precisa de suporte ou turnos livres para causar algum real estrago com seus sets mais perigosos, dificultando sua capacidade de setup
– Ele encara concorrência pesadíssima na própria tier, sendo estraçalhado pelos outros dragões dela caso não esteja com boost, ainda mais pelo fato de quase todos eles o ultrapassarem na velocidade
– Sua velocidade é baixa, e já que UU é a “tier do Scarf” muitos atacantes potentes podem arrebentá-lo se ele não estiver buffado
– Seu movepool de cobertura é extremamente pobre e previsível. Talvez com maior cobertura ele pudesse ter um papel ofensivo de mais destaque

230 230

Movesets

Critdra

@Scope Lens
Modest / Timid
Sniper
252 SP ATK / 252 SPEED / 4 HP

– Focus Energy
– Draco Meteor
– Hydro Pump / Surf
– Agility

A sexta geração trouxe mudanças interessantes em algumas mecânicas, e a de crítico é uma delas. Com só três níveis aumentados, TODOS os golpes do pokémon darão crítico. Logo, a combinação de Scope Lens + Focus Energy(aumenta a chance de crítico em 2 níveis) garantirá que todos os golpes acertados causem um dano obceno. Então faça as contas: Força dos críticos aumentadas em 2,25x + Golpes STAB insanamente poderosos = cadáveres aos montes. Esse set tem uma ENORME capacidade de wallbreaker, e pode comer times no café da manhã. Surf é uma opção MUITO mais confiável que Hydro Pump, já que errar pode te custar a partida num piscar de olhos, e reze para que os meteoros acertem. Infelizmente, Kingdra é razoavelmente lerdo, e sem Agility ele será ultrapassado por boa parte da tier por atacantes que podem matá-lo num só golpe, e sem Focus Energy seus críticos não acertarão sempre. E vale lembrar que apesar de Draco Meteor dar um debuff de 2 níveis, os críticos ignoram esse drop. É, poisé, é apelão.
Assim sendo, Critdra só pode funcionar no máximo da sua capacidade se você se dispuser de DOIS turnos livres, algo difícil de acontecer numa partida de alto nível. Mas quem sabe um fator surpresa pode acabar dando certo, não?

CHOVE CHOVE PRA EU PASSAR O RODO

@Life Orb
Timid / Jolly
Swift Swim
252 SPEED / 4 HP / 252 ATK ou SP ATK (depende se vai fazê-lo físico ou especial)

– Rain Dance / Iron Head / Flash Cannon
– Outrage / Draco Meteor / Dragon Pulse
– Waterfall / Surf / Hydro Pump
– Ice Beam / Rain Dance

Ter os status ofensivos iguais favorece Kingdra do mesmo modo que ajuda Infernape: ambos podem optar pelo lado físico ou especial sem perder muita coisa. Caso outro pokémon no time ative a chuva, você obviamente não precisa de Rain Dance no set, apesar de ajudar a se setupar. Mantenha em mente o cuidado ao usar Rain Dance, ainda mais pelo fato de que a chuva durará apenas 5 turnos. Além de aumentar sua velocidade, a chuva aumentará seus STABs do tipo água, acertando ainda mais forte no clima. Cuidado com o accuracy de Hydro Pump se o escolher, pois errar pode lhe custar o jogo.
Infelizmente, seu golpe dragão é relativamente perigoso se não for Dragon Pulse. Tanto Draco Meteor quanto Outrage são excelentes, mas seus efeitos colaterais podem interromper seu sweep. Felizmente, Dragon Pulse mata todos dragões da tier numa só, exceto Mega Ampharos defensivo especial e Goodra. Ice Beam, Flash Cannon e Iron Head podem complementar a cobertura, principalmente com as chatas fadinhas. A sempre boa Life Orb aumenta ainda mais sua potência.
Infelizmente, matenha em mente que qualquer golpe desses que você usar, um Empoleon defensivo especial vai interromper sua alegria, mas pode causar estrago em algumas walls e facilitar o fim do jogo. Uma opção mista também pode ser utilizada, então lembre-se de realocar os EVs.

SpecsDramon

@Choice Specs
Timid
Sniper
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP

– Draco Meteor
– Hydro Pump / Surf
– Flash Cannon
– Ice Beam

Um set com uma ideia simples: bater, e bater forte. Draco Meteor aumentado com Choice Specs pode causar estrago enorme em qualquer coisa que não seja fada ou Blissey. Também pode acabar com a alegria de Salamences defensivos (sim, isso existe e é um saco).
Hydro Pump ou Surf fazem sua escolha de STAB aquático, podendo arrebentar pokémons que não o resistam e até causar estrago a aqueles que o fazem. Nesse caso, Hydro Pump vem mais a calhar para aproveitar o bônus de poder. Flash Cannon serve como golpe de cobertura
para as fadas irritantes da tier, principalmente Florges e ainda pode preocupar Aerodactyl. Por fim, Ice Beam serve para preocupar os voadores, os Nidos e Donphan. Tome cuidado com pokémons mais rápidos e extremamente poderosos, como os dragões ofensivos, Mienshao, Heracross Scarf, entre outros.

Me cobre ae!

@Leftovers
Timid
Sniper
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP

– Substitute
– Draco Meteor
– Hydro Pump
– Flash Cannon

A bem verdade, esse set vai depender do oportunismo na partida. É melhor usado contra pokémons defensivos, e é uma hora perfeita para aproveitar a brecha. É basicamente o único jeito que Kingdra tem de matar seus irmãos dragões mais rápidos. Serve também para bater forte em Florges e enfraquecer Walls se mantendo seguro. O resto é basicamente a mesma ideia do set de Specs.

Dançarino

@Life Orb / Lum Berry
Jolly
Sniper
252 SPEED / 252 ATK / 4 HP

– Dragon Dance
– Waterfall
– Iron Head
– Outrage

Esse pode ser um perigoso set. Com um turno, Kingdra pode ativar Dragon Dance e causar muitos problemas aos oponentes. Seus Outrages STABs +1 podem arrebentar praticamente qualquer wall que não sejam fadas ou Mega Aggron, e pra isso ele tem os outros golpes de cobertura.
Waterfall ainda tem o bônus adicional de poder causar flinch, talvez ajudando na hora de vencer uma partida. Iron Head serve especialmente para Aerodactyl e Florges. Lum Berry serve para curar sua confusão após o fim de Outrage e para te proteger de um indesejável Will-o-Wisp, ou até mesmo um Sacred Fire de um Entei, deixando as coisas tudo bem e facilitando seu setup.

Mixdra

@Life Orb
Hasty / Naive
Sniper
252 SPEED / 100 ATK / 152 SP ATK

– Outrage
– Hydro Pump
– Agility
– Flash Cannon

Agradeça a Life Orb por existir, já que é o item favorito de todos os pokémons com sets mistos. Ela garante que seu poder não seja totalmente mitigado graças à falta de investimento de EVs.
Algum investimento em ATK é necessário ser feito para que Outrage cause algum dano decente. A escolha dele por Draco Meteor é que é menos pior estar confuso do que perder dois níveis em special atk (a menos que você seja azarado, então é outra história…). Flash Cannon como sempre para atrapalhar a vida de fadas. Hydro Pump compensa a falta de EVs em SP ATK pela sua força bruta + Life Orb, já que Surf não causaria muito estrago mesmo sendo uma opção mais segura. Agility é sua carta na manga para poder preparar um Sweep e não ser incomodado pela maioria dos scarfers e outros pokémons mais rápidos, mas um Hydreigon Scarfed AINDA pode arruinar seu dia.

Maiores Aliados
Kingdra adora aqueles pokémons que possam acabar com a alegria de dragões. Nisso, Mienshao pode vir a calhar, já que ele consegue lidar e matar num só golpe quase todos dragões da tier, à exceção de Salamence. Kingdra também aprecia walls que possam trocar seguramente aos golpes poderosos de pokémons potentes, como Blissey e Gligar. Mamoswine é outro pokémon que pode ser um ótimo aliado, ainda mais somado ao fato de que o cavalinho aprecia toda e qualquer entry hazard no campo do inimigo para amaciá-los para seu possível abate.

Piores Inimigos
Sabe aquele lance de colocar uma foto na parede e atirar dardos nela? Kingdra faria isso com os outros dragões da tier, Mienshao e Heracross. Todos mais rápidos que ele e com a capacidade de matá-lo numa só. Mas de todos eles, talvez Hydreigon seja o maior caso de ódio e inveja. Salvo talvez por uma pior tipagem defensiva, Hydreigon é tudo que Kingdra não é: extremamente rápido, potente, versátil em sua cobertura, ameaçador, e amado. Sem Agility, Kingdra não tem meios de ultrapassar um Hydreigon Scarf (mesmo com Dragon Dance ou Choice Scarf ele não conseguiria) e levaria um meteoro no meio da cara, finalizando-o sem qualquer chance de defesa. As voadoras de Mienshao também são realmente potentes. Goodra Assault Vest é outro caso de ódio, já que ele pode sobreviver a um Draco Meteoro do cavalo e contra-atacar com seu próprio, finalizando-o sem problema (sets físicos se saem melhor contra o dragão de gosma). Mas Empoleon também leva uma boa parte da raiva de Kingdra. É capaz de resistir a praticamente tudo que o cavalo tem a oferecer, e ainda pode ficar na frente de Kingdra para setupar Stealth Rock ou envenená-lo tranquilamente.

Deixe uma resposta