Mega Análise #6 – Lanturn

By Lucas Victor

Introdução

Apresentado na segunda geração, nosso peixinho lanterna se viu diante de outros incrementos monstruosos ao metagame. Chansey que já tinha uma defesa especial alta ganhou uma evolução;
Tyranitar e Skarmory apareceram, o tipo noturno e o tipo metálico foram introduzidos e Eevee ganhou duas evoluções, sendo que uma delas seria concorrente direto nas tarefas do peixoso.
Ao decorrer do tempo, outras maravilhas defensivas apareceram como Rotom-W e Ferrothorn, o que foi deixando o peixinho ao fundo da piscina competitiva (sem trocadilho). Mas enquanto verdadeiras muralhas estavam responsáveis por defender as bundas de treinadores em tiers mais altas como UU e OU, há um espaço carinhoso para Lanturn em RU e NU. É uma das melhores respostas aos poderosos e apelões times de chuva, e pode ser muito útil em times de chuva e para suporte com golpes de status e Heal Bell.

Chequemos seus status e movepool

Lanturn

Todo seu movepool pode ser visto aqui

Habilidades:
Iluminate (1): Aumenta a taxa de encontros no jogo. Sem utilidade em lutas.
Volt Absorb (2): Garante imunidade aos golpes elétricos e os drena, recuperando seu HP. Funciona até com golpes sem dano como Thunder Wave.
Water Absorb (H): Garante imunidade aos golpes de água e os drena, recuperando seu HP.

A partir disso podemos tirar algumas conclusões:

Prós
– Sua tipagem é excelente e suas duas habilidades usáveis são realmente boas. São poucos os pokémons em NU ou RU que conseguem matá-lo num só golpe
– Boa opção de suporte com um movepool bastante voltado a essa função
– Seu HP é enorme, permitindo uma longevidade incômoda ao oponente aliado a seu movepool annoyer
– É um dos melhores counters de times de chuva
– É bonitinho

Contras
– Seus status são, verdade seja dita, ruins. Só seu HP é excelente
– Seu movepool é razoavelmente limitado, fazendo dele relativamente previsível.
– É uma wall sem opções viáveis de recuperação, o que pode ser incômodo
– Outros pokémons tiram seu brilho em qualquer tier acima de RU em suas funções, e mesmo em RU encontra pesada concorrência

Você gosta de palito de peixe? Então você é um…

171 171

Movepools

Luz Auxiliadora

@Leftovers
Volt Absorb
Calm Nature
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Heal Bell
– Thunder Wave/Toxic
– Scald
– Thunderbolt/Volt Switch/ Thunder

Esse é um set primariamente de suporte. Os EVs são colocados em HP e Def para aumentar sua resistência a golpes físicos já que seu HP enorme e a natureza Calm já garantem uma sobrevivência boa a golpes especiais.
A função primária desse set é irritar o oponente e servir de suporte. Para isso, nada melhor que golpes causadores de Status como Toxic e Thunder Wave e acabar com a alegria de walls e sweepers, respectivamente. Scald pode ajudar contra atacantes físicos se conseguir queimá-los, praticamente os inutilizando, e Heal Bell lhe garante uma ótima ajuda ao resto do grupo. O último Slot fica à escolha. Se você quer um pivô confiável, Volt Switch pode ser excelente. Thunderbolt é uma boa opção ofensiva, ou ao menos garante algum dano ao oponente sem o risco de errar. Se você se sentir o machão sniper, então ponha Thunder e seja feliz com a chance de paralizar os oponentes em 30%, mas não use sob hipótese alguma se você for azarado. Volt Absorb ao invés de Water Absorb pois Lanturn já naturalmente resiste a água, então é redundante.

Pequena Muralha da China

@Leftovers
Volt Absorb
Calm/Bold Nature
252 HP / 252 SP DEF / 4 DEF

– Heal Bell
– Thunder Wave/Toxic/ Aqua Ring
– Scald / Thunder / Thunderbolt
– Stockpile

Um set especialmente feito para descabelar os oponentes. Lanturn não é uma Chansey/Blissey ou Umbreon, mas faz um puta de um trabalho bom em tiers como RU e NU contra special attackers e alguns batedores físicos desde que fique longe do caminho de Sandslash, Rhyperior e outros usuários de Earthquake, e eles ainda temem a retribuição com um Scald para os queimar. Leftovers garante uma aumentada longevidade. Stockpile garante uma longevidade excelente caso se consiga usar, e um só nível já pode ajudar batante. Toxic ou Thunder Wave para garantir a vitória em Stall Wars ou para barrar a alegria de sweepers setupers. Aqua Ring pode ser usado no lugar de um golpe de status para garantir maior sobrevida, então fica à escolha do usuário. Scald como opção ofensiva que pode queimar o oponente e ajudar no stall, mas Thunder pode ajudar também se você se sentir sortudo. Heal Bell é essencial para ajudar os companheiros e garantir a vitória contra outras walls no caso de um toxic ou burn.

Chove Chuva Choveeeee, vem matar essa saudadeee (8)

@Damp Rock
Volt Absorb
Calm/Bold
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Heal Bell/ Ice Beam
– Thunder / Scald
– Rain Dance
– Volt Switch/ Aqua Ring/Toxic/ Scald / Hydro Pump

Lanturn cai como uma luva feita sob medida para times de chuva tanto a favor quanto contra. Tem longevidade o suficiente para colocar chuva em campo com tranquilidade e ainda pode sair no turno seguinte com Volt Switch.
Pode ele mesmo aproveitar a chuva com Thunders sem risco de errar e risco alto de paralizar o oponente (30% no mundo pokémon é na verdade 80%). O bom e velho Heal Bell como sempre pode ajudar horrores a si mesmo e ao time, mas Ice Beam pode ser também usado contra pokémons planta. Aqua Ring ajuda se a intenção é ficar em campo e pode compensar a falta de Leftovers, mas Scald ou Hydro Pump também não fazem mal com um boost de 50% da chuva, mesmo sem investimento ofensivo.
Os Evs são para aumentar a resistência a golpes físicos e agir como um setupper de clima com duplas defesas boas.

Peixinho Brigão

@Choice Specs
Volt Absorb
Modest
252 HP / 252 SP ATK / 4 SP DEF

– Hydro Pump / Surf
– Volt Switch
– Thunderbolt / Thunder
– Ice Beam / Blizzard

Verdade seja dita, seu movepool é meio pobre no aspecto ofensivo, mas Choice Specs e alta longevidade podem fazer de Lanturn um inexperado e até razoavelmente decente Sweeper Especial. Esse Set é melhor usado na chuva, pois um boost de 50% em seus STABs aquáticos não é ruim de modo algum, e Thunder sem errar é uma maravilha. Hydro Pump pode ser bastante poderoso, mas Surf pode ser usado se você tem medo de errar. Volt Switch e sua longevidade podem fazer dele um ótimo pivô. Na chuva, Thunder pode causar estragos, mas Thunderbolt é uma opção boa também caso seu time não seja de clima.
Por fim, Ice beam ou Blizzard terminam com sua cobertura, apesar de gelo não ser tão útil em tiers mais baixas como é em UU ou OU pela falta de dragões mas podem ajudar para a cobertura contra pokémons de grama.

Peixito Sonambulo

@Leftovers/Chesto Berry
Bold/Calm Nature
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Rest
– Sleep Talk
– Stockpile / Toxic
– Scald/ Thunderbolt

Esse é um set relativamente pobre, mas pode acabar sendo útil. ResTalk é uma combinação um tanto chata após dar um ou dois Stockpiles e Scald pode queimar causando um Burn, ajudando a vencer uma Stall War. Mas é um set um tanto quanto ineficiente em relação a outros sonambulos mais famosos como Suicune. Há também o problema de só se poder usar três Stockpiles, então é bastante limitado. Pode ser uma boa usar esse set numa luta de brincadeira, mas quem sabe pode acabar sendo útil pra valer? Há muitos inimigos em RU que chorariam para matar um Lanturn com +3 em suas defesas. Leftovers ajuda na recuperação, mas Chesto Berry também pode ser usada para se acordar ao se usar Rest pela primeira vez e garantir um Stockpile levantado.

Maiores Aliados

Como suas únicas fraquezas são grama e terrestre, Lanturn é relativamente fácil de se cobrir. Isso faz de pokémons voadores ou com Levitate seus pares favoritos, mas também casa bem com pokémons de grama. No aspecto defensivo, Uxie ou Amoongus são excelentes duplas. Como parceiros ofensivos, Lanturn cai extremamente bem em times de chuva e aprecia muito parceiros que possam lidar com pokémons de grama chatos como Tangela ou Amoongus. Um Fletchinder com Swords Dance e Acrobatics pode lidar com esses problemas com relativa facilidade. Como pokémons Terrestres/Aquáticos também podem ser um problema, parceiros de grama também encaixam bem. Ludicolo pode cair como um parceiro num time de chuva e despachar problemas como Seismitoad, Quagsire e Gastrodon.

Piores Inimigos

Basicamente qualquer pokémon terrestre pode ser um pesadelo para Lanturn. Em alguns casos ele pode sobreviver a um Earthquake e atacar com um Scald super efetivo e queimar o inimigo, mas o dano tomado é enorme. Lanturn ultrapassa Steelix e Mega Steelix na velocidade, então ao conseguir um Burn pode até ser que consiga a vitória no fim, mas é arriscado demais. Sandslash ofensivo o derruba num só Earthquake sem investimentos na defesa física, mesmo com investimento máximo em HP. Seismitoad e Quagsire Water Absorb também podem rir na cara de Lanturn sem que ele não possa fazer praticamente nada a não ser envenená-los. Gastrodon também entra nessa lista. Amoongus, mesmo podendo ser atingido com um Ice Beam ou Blizzard, pode derrotar Lanturn no mano-a-mano sem problemas mesmo com o set de Choice Specs, desde que não entre na troca. Em NU, Ludicolo também pode ser um problema, mas sem boosts não há perigo de nocautear Lanturn num só golpe a menos que acerte um sortudo crítico. Tangrowth e Tangela podem resistir sem problemas numa luta direta desde que o peixoso não tenha Ice Beam. Leech Seed fará desse um confronto bem chato, e todo dano possível de se conseguir com hazards antes pode ser determinante ao vencedor. Mas sem um golpe de Gelo, as vinhas com quase toda certeza ganhariam.

Deixe uma resposta