Mega Análise #12 – Ludiloco

*By Lucas Victor. E sim, eu sei que o título tá escrito errado, eu não sou burro porra

Ahh mas o que seria do mundo sem um pouco de esteriótipos, não? Índios que andam seminus, brasileiros que gostam de samba, paulistas que são mal humorados, irlandeses bebums, russos durões, ou mexicanos que usam sombreros. ARIBA! E a Game Freak não é tão diferente. Para conseguir 721 pokémons, MUITAS ideias foram utilizadas.
E a criatividade é um pouco estimulada. Que tal uma Vitória Régia Mexicana que dança na chuva? DEMAIS, NÃO? VAMONOS!

Ludicolo

Seu movepool completo pode ser visto aqui

Habilidades
Own Tempo (1): O pokémon fica imune à confusão
Rain Dish (2): Recupera 1/16 do HP máximo na chuva
Swift Swim (H): Dobra velocidade na chuva. Plus, deixa todo o lance de “Dançar na Chuva” mais épico

Com isso, podemos ver seus prós e seus contras

Prós
– Tipagem excelente, com boas opções de STAB e cobertura
– Seu movepool é razoavelmente versátil, podendo lhe conferir bons papéis em várias funções
– Boa Sp Def pode fazer de Assault Vest um item bastante útil
– Pode cumprir boas funções tanto em times de sol quanto chuva
– É uma vitória-régia mexicana dançante. É tão maluco que não tem como ser nada além de legal

Contras
– Seus status são no geral baixos. Sem poder fazer muito por si só, Ludicolo precisa muito de suporte para ser efetivo
– Seu movepool é razoavelmente previsível, e não é difícil achar counters em NU ou RU, onde é mais facilmente visto

272 272

Movesets

Planta Porradeira

@Life Orb / Choice Band
Swift Swim
Jolly / Adamant
252 Atk / 252 Speed / 4 HP

– Waterfall
– Bullet Seed / Seed Bomb
– Zen Headbutt / Drain Punch / Fake out / Swords Dance
– Return / Thunder Punch / Ice Punch

Devido a seu horrendo ataque de base 70, Ludicolo PRECISA de um item que aumente sua força física, ou de Swords Dance. Se você não se incomodar em ficar travado em um só golpe, Choice Band é uma boa, mas Life Orb faz bem seu papel. Graças à sua baixa velocidade, Ludicolo também precisa de chuva. Com o banimento de Kabutops para RU, esse set pode ver algum uso decente em NU. Uma coisa que é sempre válida lembrar é que Gorebyss é uma parceira de todas as horas (principalmente chuvosas) do mexicano, e um Shell Smash + Baton Pass podem fazer maravilhas. Waterfall e Bullet Seed ou Seed Bomb são as escolhas de STAB. São bons golpes, mas não é como se houvessem outras opções. Zen Headbutt ajuda na cobertura e é um poderoso golpe por si só, ainda com o adendo de poder causar Flinch, e ser uma ótima opção para lidar com os irritantes pokémons venenosos que rondam as tiers mais baixas. Drain Punch pode ser uma boa para bater em pokémons Normais chatos como Tauros e Miltank, ou metálicos. Fake Out também pode ser usado para aproveitar o Flinch grátis causado e finalizar inimigos enfraquecidos. Por fim, Thunder ou Ice punch podem ajudar contra pokémons voadores se eles lhe incomodam, mas Return também pode ser usado para bater neutro em muita coisa.

Pilar da Chuva

@Leftovers
Rain Dish
Calm / Bold
252 HP / 252 SP DEF / 4 DEF (investimentos nas defesas podem ser invertidos dependendo da natureza)

– Leech Seed
– Giga Drain / Hydro Pump
– Toxic
– Substitute / Protect / Rain Dance

Base 100 de SP Def não é uma maravilha, mas é um atributo decente e que pode ser usado a seu favor. Também se pode usar investimento na defesa física se os golpes físicos lhe  preocupam mais, mas é contra atacantes especiais que Ludicolo fica mais confortável. Dado o seu bulk, pode agir como um Rain Setter secundário e ajudar o desempenho geral do time, apesar de ser meio desperdício usar um pokémon com tamanha capacidade de sweeper na defesa. Chuva lhe ajuda, garantindo uma recuperação de 1/16 do HP máximo (a mesma quantia de Leftovers).
Somado a Leech Seed e Leftovers, ao fim do turno Ludicolo pode ter uma boa quantia de vida restaurada e ainda causar algum dano no oponente. Toxic ajuda na tarefa também. Por fim, qualquer um dos dois pode ser muito útil. Substitute te garante imunidade a golpes de status e dando um turno a mais para se recuperar ou stallear o oponente, enquanto Protect ajuda no Toxic + Leech Seed stall. Giga Drain por fim para completar o set, recuperando um pouco de vida e somando-se às outras formas de recuperação. Hydro Pump também pode ser usado se quiser se aproveitar do bônus de dano da chuva e seu alto base power.

Faça Chuva ou Faça Sol

@Life orb / Choice Specs
Timid / Modest
Own Tempo
252 SP ATK / 252 SPEED / 4 HP

– Solar Beam
– Giga Drain / Hydro Pump / Scald / Synthesis
– Hidden Power Fire
– Ice Beam

Se Ludicolo tivesse Chlorophyll, seria o segundo maior coringa climático de todos, perdendo apenas para Heliolisk (desculpe Castform, ninguém dá a mínima pra você). Mas isso não quer dizer que Ludicolo não tenha seus usos ao sol. Life Orb ou Choice Specs podem aumentar o poder de seu Solar Beam consideravelmente. Hidden Power Fire para ajudar na cobertura e conseguir um boost decente do sol. Ice Beam para lidar com voadores que podem acabar com sua festa (apesar de que a falta de bônus de velocidade fará falta). Por fim, o sempre decente Giga Drain pode ajudar bastante na longevidade, assim como Synthesis caso surja a oportunidade de uso. Hydro Pump, Surf ou Scald também podem ser usados caso o sol não esteja levantado para ajudar na cobertura e conseguir um bom boost de STAB.

Dançando en la Chuva!

@Life Orb / Assault Vest
Modest
Swift Swim
252 SP ATK / 252 SPEED / 4 HP

– Hydro Pump / Surf
– Energy Ball / Giga Drain
– Ice Beam
– Focus Miss

De longe o set mais assassino do mexicano. Dê a ele um parceiro para por chuva, e verá o potencial de wallbreaker que ele tem, ainda mais se acompanhado de Gorebyss. A ideia aqui é simples: bater, e bater forte. Swift Swim faz maravilhas, garantindo uma importante dobra na velocidade. Acompanhado da chuva, Hydro Pump pode causar buracos, mas Surf também pode ser útil se você teme que o golpe erre. A escolha entre Energy Ball e Giga Drain fica melhor resolvida de acordo com a sua escolha de querer um golpe para manter longevidade. Se acompanhada a Life Orb, Giga Drain pode ajudar a se manter vivo, e isso nos leva ao próximo ponto: a escolha do item. Assault Vest pareada com a boa defesa base de 100 garante uma boa longevidade, mas Life Orb dá um boost mais que bem-vindo (e quase necessário) ao poder de seus golpes. Ice Beam serve para lidar com outros pokémons planta ou voadores, e por fim, Focus Miss entra para fazer um bom fechamento da cobertura, batendo em muita coisa com dano neutro.

Maiores Aliados

rainoffense_totoro

Chove chuva choveeee, vem lavar essa saudade (8)… Ahh a chuva. Ludicolo deve fazer serenatas para ela toda vez que a vê, e deve dançar sempre à sua procura. Apesar de poder se virar sem ela, a chuva o completa, a chuva o ama e ele a ama. Por isso, qualquer parceiro que possa trazer chuva e fazê-la durar o máximo possível é muito bem-vindo ao abraço mexicano. Parceiros que possam aguentar as investidas de pokémons voadores também, e em NU essas funções podem ser cumpridas com Uxie e Regirock, especificamente. Em OU, Politoed e Ludicolo vivem uma bela parceria, apesar de haver opções melhores que ele para um time de chuva, como Mega Maromba. Gorebyss também é um par muito aceitável em NU ou RU, já que ela também aproveita-se bem da chuva e pode passar um muito bem-vindo Shell Smash, podendo começar um sweep. Pokémons que possam cuidar de pokémons venenosos também são muito apreciados.

Piores Inimigos

Ludiloco é bastante eficiente contra times ofensivos, mas tem algumas dificuldades para furar algumas barreiras. Mesmo com boost de Shell Smash + Baton Pass, ainda não pode matar muita coisa num só golpe, e fica aberto a um infeliz contra-ataque. Amoongus pode ser especialmente irritante em RU (como sempre) e mesmo com Ice Beam ele pode dar trabalho. Se se arriscar em OU, nem precisamos dizer que um certo pássaro valente pode destroçar nossa plantinha sem problema algum. Ainda em NU, Scyther pode ser especialmente problemático sem a chuva, e variáveis com Scarf ainda podem te ultrapassar dependendo do seu EV spread. É, quem disse que a vida de quem é estiloso é fácil, não é?

Deixe uma resposta