Mega Análise #35 – Muk

Infelizmente, o tipo venenoso é um que sofre tremendamente no metagame das tiers mais altas. Apesar de ter bons representantes individuais e que dão alguma presença em UU e OU, como os Nidos, Crobat e Gengar, a falta de desempenho superior em comparação aos outros tipos é muito evidente. Entretanto, é nas tiers mais baixas onde os pokémons venenosos verdadeiramente brilham, como o melaço que fica ao fundo da xícara quando tomamos chá. Muk é um dos principais pokémons venenosos das tiers mais baixas, então vamos saber o porquê!

HP: 105
Attack: 105
Defense: 75
Sp. Atk: 65
Sp. Def: 100
Speed: 50

Todo seu movepool pode ser visto aqui

Habilidades:
Poison Touch (1): Adiciona 30% de chance de envenenar o oponente com golpes de contato.
Stench (2): Dá 10% de chance de Flinch a golpes que não têm efeito. Não é acumulável com aqueles golpes que já têm chance de flinch. Diminui a taxa de encontros selvagens
Sticky Hold (H): O item do pokémon com essa habilidade não pode ser removido (Trick ou Knock Off). Aumenta a taxa de encontros de pokémons ao pescar.

Com esses dados, podemos deduzir os seguintes prós e contras:

Prós:
– Seus status defensivos são relativamente bons, permitindo ir tanto por um caminho mais bulky attacker quanto defensivo
– Tipagem de veneno é boa para evitar envenenamento dos inimigos, e como Earthquake não é tão comum em NU quanto em tiers mais altas, tem uma relativa vantagem de tipo com uma parte extensa do metagame
– Acesso a golpe de prioridade e golpes de settup permitem que ele seja ofensivamente perigoso

Contras:
– Não tem movimentos de recuperação, comprometendo sua função como wall
– É quase fatalmente desabilitado por um burn
– Sua velocidade é patética

089 089

Movesets

Mardição

@Black Sludge
Poison Touch
Careful Nature
252 HP / 252 SP DEF / 4 ATK

– Poison Jab / Gunk Shot
– Fire Punch / Rock Slide
– Curse
– Shadow Sneak

Uma vez que você já vai usar Curse, pode investir no departamento onde Muk é reconhecido: HP e SP DEF. Assim que a oportunidade surgir, já comece a ativar os Curses. Como ele já é pateticamente lento, não irá se incomodar com o drop na velocidade, e seu ataque e defesa ganham um aumento agradável a cada turno. Poison Touch irá deixar Muk ainda mais incômodo ao oponente, já que mesmo sem utilizar um STAB você terá chance de causar envenenamento e ajudar a minar sua vida. Escolher Poison Jab ou Gunk Shot vai mais à escolha do freguês, mas a diferença de poder é considerável. Entretanto, se você não se sentir confortável com a accuracy não perfeita de Gunk Shot, Poison Jab é o seu move de escolha sem sombra de dúvida, e será sua principal arma para garantir que pokémons grama não tenham vez. Fire Punch ou Rock Slide é uma escolha que tende a agradar mais a primeira, uma vez que além de bater nos pokémons
inseto, Fire Punch irá comprometer a vida dos metálicos, como Klinklang. Rock Slide será sua opção caso tema os pokémons voadores que são razoavelmente perigosos na tier e os de fogo também. Felizmente ambos os golpes conseguem atrapalhar a vida de Pinsir, um dos pokémons mais poderosos da tier. Shadow Sneak é praticamente o move obrigatório final. Já com dois curses, causará um dano neutro decente em praticamente tudo, e será sua defesa principal contra os pokémons psíquicos, que são ameaças primárias à vida do monte de lama.

Assault Vest

@Assault Vest (ah vá)
Poison Touch / Sticky Hold
Adamant
252 HP / 252 ATK / 4 SP DEF

– Gunk Shot / Poison Jab
– Fire Punch
– Shadow Sneak
– Ice Punch

Sticky Hold não é má ideia para habilidade já que boa parte da eficiência desse set se deve ao item, mas a chance de envenenar os inimigos com Poison Touch também é uma adição muito agraciada. Já que usará Assault Vest de item, pode investir no HP para aumentar sua defesa física a um nível decente. A natureza Adamant é escolhida para ultrapassar um possível Muk Brave, apesar da pouca probabilidade de uso, e também para aumentar seu ataque. O sempre presente Shadow Sneak está aqui mais uma vez, sendo a salva-guarda para os psíquicos que podem atrapalhar a vida da gosma, principalmente Alakazam. Fire e Ice punch fecham a cobertura, batendo nos metálicos, insetos, pokémons de grama e nos voadores com dano superefetivo. Por fim, a mesma escolha para um STAB da anterior. Se se sentir sortudo, Gunk Shot compensa o poder a mais, mas se tiver medo de errar Poison Jab é o caminho a se seguir. Novamente, tome cuidado com queimaduras e evite confrontos diretos com indutores de status para não comprometer sua longevidade.

Barreira Especial

@Black Sludge
Poison Touch
Careful
252 HP / 252 SP DEF / 4 ATK

– Toxic
– Stockpile
– Venoshock
– Fire Punch

Quem diria que um monte de lixo industrial fosse resistir tão bem a danos especiais. A ideia desse set é levantar um stockpile o mais rápido possível, e causar envenenamento nos inimigos assim que a oportunidade surgir. Assim, Muk pode ser uma barreira complicada de
ser derrubada. Venoshock irá ser sua principal fonte de dano quando o oponente for envenenado. Fire Punch está aqui unicamente por cobertura, uma vez que sem ele Muk ficaria completamente à mercê de pokémons metálicos. Pode também servir para bater neutro em outros pokémons venenosos, mas uma luta contra outro venenoso se provará uma disputa de resistência, uma vez que um não tem muito com o que atingir o outro, apesar de Weezing poder lhe queimar. Como sempre, tome cuidado com usuários de Earthquake que tudo tende a ficar bem, ainda mais com Stockpiles levantados.

Maiores Aliados
Uma vez que Muk odeia queimaduras acima de tudo, qualquer usuário de Heal Bell ou aromaterapia é um bom parceiro. Entretanto deve-se tomar cuidado, pois alguns deles como Lanturn ou Vileplume dividem fraquezas em comum com ele, o que compromete a longevidade da dupla. Muk também aprecia pokémons que consigam dar conta de usuários de Earthquake da tier, que apesar de poucos podem causar estrago. Ludicolo é uma boa parceria debaixo da chuva, uma vez que pode finalizar Electrivire, Marowak, Sawk e ainda pode dar cabo dos metálicos da tier. Outra dupla a se considerar é com fantasmas, já que têm vantagem sobre os lutadores e podem acabar com a alegria de psíquicos. Nessa categoria Dusclops, Haunter e Gourgeist entram. Gourgeist ainda pode resistir a terremotos e colocar leech seed, ajudando todo o time.

Maiores Inimigos
Qualquer usuário de Earthquake decente na tier já é um extremo problema a Muk, uma vez que muitos podem matá-lo num golpe só. Na chuva, Ludicolo assume um poder considerável, comprometendo sua longevidade. Weezing resiste a seus stabs, não pode ser envenenado e ainda pode queimá-lo, praticamente o inutilizando. Se estiver já um pouco enfraquecido, Pyroar pode finalizá-lo sem muitos problemas com o set de Life Orb, e abrir um buraco em seu time. Regirock é outra ameaça a se considerar, uma vez que tem longevidade o suficiente para aguentar qualquer golpe mesmo superefetivo que Muk tenha para atingí-lo e ainda despachá-lo com um Earthquake. Armaldo é igualmente resistente e pode também aproveitar a oportunidade para se setupar.