Mega Análise #3 – Nidoking

 

Por Lucas Victor

Expositio

Desde sua introdução na geração original, Nidoking era conhecido por uma coisa no metagame: ser um dos principais atacantes mistos do jogo. Isso ficou mais evidente sendo um dos poucos pokémons capazes de ameaçar peças irritantemente comuns como Curselax, Skarmory e Chansey/Blissey. Mas após a terceira geração ele sofreu um esquecimento natural, sendo que estrelas mais proeminentes ofensivas foram surgindo como Infernape e Garchomp. Entretanto, a Gamefreak resolveu dar a ele e sua esposa uma habilidade na quinta geração que faria com que valesse a pena usá-lo novamente: Sheer Force. Anulando o efeito adicional dos ataques e aumentando sua força em 33%, os Nidos viraram potentes armas extremamente versáteis, com um movepool de dar inveja a QUALQUER pokémon ofensivo. Para se ter uma ideia, os únicos tipos de golpes ofensivos que ele não aprende são Grama e Fada. Apesar de ele e Nidoqueen estarem em UU atualmente, ainda encontram certo nicho em OU.

Nidoking

Habilidades:

1) Poison Point: Tem 30% de chance de envenenar o oponente se ele o atacar com golpe de contato.
2) Rivalry: Seus golpes aumentam em 25% se o oponente tiver o mesmo sexo, mas diminui em 25% caso seja do sexo oposto.
HA) Sheer Force: Aumenta em 33% a força de golpes com efeito secundário, anulando o efeito.

Obs: Para entender exatamente como funciona a habilidade Sheer Force e que tipos de efeitos secundários são afetados clique aqui.

Seu movepool completo pode ser visto aqui.
Assim, podemos ver seus prós e contras:

Pros:
– Movepool invejável a qualquer pokémon ofensivo, podendo seguir tanto pelo lado físico ou especial.
– Sua tipagem o deixa imune a Thunder Wave, o que é ótimo para usá-lo com uma scarf e ainda é resistente a Pedra, podendo geralmente sair e entrar de campo sem muitos problemas. Também é imune a veneno e retira Toxic Spikes do campo.
– Sua aparência e nomes são legais pra cacete.
– Status decentes de modo geral. Não são excelentes, mas ele também não é tão frágil e seus ataques são decentes acompanhados de sua habilidade.
– Uma habilidade excelente que ainda pode anular o recuo de Life Orb, fazendo com que seus golpes ganhem um boost absurdo de 73%!

Cons:
– Velocidade base de 85 não é ruim, mas uma quantidade enorme de ameaças poderosas e com vantagem de tipo o ultrapassam sem muito problema, ainda mais em OU.
– Sua tipagem o faz fraco a tipos ofensivos muito comuns no metagame.
– Seus status defensivos, apesar de não serem tão frágeis, o deixam em cheque muito facilmente e odeia contra-ataques daquilo que não é capaz de matar.
– Falta de bons movimentos de buff o impedem de setupar e fazer um sweep eficiente.

034 034

Movesets

Vindicta Interfectorem

OU
– Flamethrower/ Thunderbolt
– Sludge Wave
– Earth Power
– Ice Beam

Timid
@Choice Scarf
Sheer Force
4 HP / 252 SP ATK / 252 SPEED

Esse set tem uma coisa simples em mente: bater, matar e correr. Para isso, Choice Scarf garante que Nidoking ultrapasse todo o metagame de OU não-scarfado ou buffado. Como uma enorme quantidade de pokémons tem fraqueza dupla, ele se aproveita de seu versátil movepool para praticamente garantir ao menos uma morte do lado adversário da partida. Ice Beam é praticamente obrigatório, uma vez que muitos pokémons perigosos e chatos como Dragonite, Garchomp, Gliscor e Landorus têm fraqueza dupla, praticamente garantindo que você os mate em apenas um golpe, além de ter uma opção para bater em outros pokémons terrestres e voadores. Flamethrower garante que Ferrothorn, Forretress, Scizor e Skarmory tenham o porque correr, mas Thunderbolt também pode ser utilizado para pokémons aquáticos ou voadores que não resistam a gelo.
Sludge Wave é quase obrigatório, sendo seu STAB mais poderoso e capaz de cuidar de fadas chatas ou pokémons grama. Por fim, Earth Power para concluir a cobertura e tendo outro STAB em seu arsenal. Mas fique atento: Landorus, Garchomp ou Keldeo Scarfados podem arruinar seu dia num piscar de olhos, e não é aconselhável que você deixe ele como um de seus últimos pokémons vivos, uma vez que times têm a tendência de terem alguma imunidade de ao menos um de seus golpes. Ficar travado ao fim de uma luta com Ice Beam quando o oponente ainda tem um Scizor para dar as caras não é exatamente agradável. Os golpes a serem utilizados também podem ser seus equivalentes físicos para que uma Chansey/Blissey ou Umbreon não arruinem seu dia, mas fique atento a intimidates e queimaduras.

Vivat Rex!

UU
– Flamethrower/Thunderbolt
– Sludge Wave
– Earth Power
– Ice Beam

Timid
@Life Orb
Sheer Force
4 HP / 252 SP ATK / 252 SPEED

O mesmo set exato do anterior, mas com um pequeno grande detalhe de diferença: o item. Por algum raio de mágica, Life Orb não dá recoil em pokémons que tenham Sheer Force para golpes afetados pela habilidade, e com seu vasto movepool, Nidoking utiliza essa vantagem a seu máximo onde é seu campo de jogo mais comum: UU. Já que UU é uma tier onde os pokémons parecem ter tirado um pouco o pé do acelerador e ele ultrapassa seus alvos com mais êxito, ou ao menos na maioria dos casos, uma Choice Scarf não é tão necessária aqui. Ainda assim Alakazam pode arruinar seu dia, assim como Medicham e Flygon Scarfado. Porém, com uma boa cobertura, pode atingir em cheio ameaças comuns como Mega Aggron, Crobat (se sobreviver ao Brave Bird, claro), Heracross e Haxorus. Também dá conta de Florges, uma das walls mais irritantes de UU. Fique em mente que esse set é melhor aproveitado com o suporte de Sticky Web (geralmente trazido por Galvantula em UU) ou receber boosts de Baton Pass. Flygon Scarf ou Crobat ainda podem lhe comprometer, uma vez que são imunes a Sticky Web.

Ad Bellum!

UU

– Sucker Punch
– Poison Jab
– Brick Break
– Earthquake/Ice Punch/ Fire Punch/ Thunder Punch/Hone Claws

Jolly
@Life Orb
Sheer Force
4 HP / 252 ATK / 252 SPEED

Uma alternativa física para nosso coelho dinossauro rinoceronte mutante (sério, o que diabo ele é?). Sucker Punch garante que nenhum engraçadinho mais rápido vá sair ileso do confronto, e ainda pode pegar muitos oponentes desprevenidos. Brick Break é para lidar principalmente com Blissey e Umbreon, Poison Jab como um poderoso STAB que pode estragar o dia de qualquer fada e pokémon grama e o último slot fica à escolha da necessidade do time.
Earthquake infelizmente não ganha boost de Sheer force, mas é um ótimo golpe de qualquer jeito (mas lembre-se que você levará dano de recuo da Life Orb). Os socos elementais servem para bater em voadores e metálicos chatos, como Crobat e Mega Aggron e Thunder Punch tem o nome de Vaporeon encravado no punho, que poderia barrar sem muito problema sets especiais sem Thunderbolt, mas também é excelente para outros aquáticos e pokémons voadores.
Hone Claws também pode ser uma alternativa caso a oportunidade surja para aumentar seu ataque.

Magus Bellatori

UU ou OU
– Sucker Punch
– Poison Jab
– Earth Power
– Ice Beam

Naive
@Life Orb
Sheer Force
200 ATK / 56 Sp ATK / 252 Speed

Um set um tanto quanto inusitado e diferente, mas pode pegar alguns de surpresa. Earth Power e Poison Jab como escolha de STABs, com Earth Power ao invés de Earthquake pelo boost de Life Orb e Poison Jab para lidar mais facilmente com defensores especiais, principalmente fadas.
Sucker Punch para pegar primeiro ameaças mais rápidas e Ice Beam como cobertura excelente para os clássicos pokémons com fraqueza dupla ao elemento. Esse set tira principal vantagem se você conseguir passar para ele um Shell Smash com Baton Pass, fazendo dele um monstro a ser reconhecido, ou com Sticky Web em campo.

Outras Possibilidades

Com um movepool tão vasto, as possibilidades para Nidoking são enormes. Você pode conseguir em um único pokémon vários elementos, sempre trazendo o fator surpresa a campo e dificultar enormemente os predicts do adversário.

Melhores parceiros / Sociorum Optimus

Galvantula é equivalente para Nidoking a aquele amigo que te leva para casa, mesmo você estando caindo de bêbado e insuportável. Um Sticky Web e maravilhas podem ser alcançadas, mas é uma pena que ela seja tão frágil e deve-se tomar bastante cuidado com Bisharp e Serperior. Outra parceira interessante é uma Gorebyss ou Crustle com Shell Smash (se você conseguir usar isso em tiers como UU e OU, isto é, mas se der certo o resultado obtido é um dos maiores terrores de todo o metagame).
Como um decente Revenge Killer, Nidoking é bastante versátil em praticamente qualquer time ofensivo ou balanceado, mas ele sempre agradece colocadores de Screens, Annoyers ou suporters tremendamente, fazendo de Klefki uma boa opção de time. Pode-se também usar e abusar de Walls que resistem ou levam dano neutro às suas fraquezas, como Skarmory, Ferrothorn e Chansey/Blissey para garantir que você possa trazê-lo de volta e poder usá-lo novamente como o bom coringa que é, principalmente se for Scarfado. Versões com Life Orb agradecem Tailwind com todo o coração.

Piores inimigos / Infestissimus

Mega Diancie, Alakazam Sash, Garchomp e Landorus Scarfados, Flygon Scarfado e Latios atormentam seus pesadelos. Mega Diancie em especial para os sets Scarfers, já que pode usar Protect, forçando a tranca num só golpe para vir com um companheiro de equipe tranquilo e liquidar a fatura. Os irmãos dragão com vida cheia (no caso de Latios, Latias defensiva pode resistir ainda melhor a seus golpes) podem resistir facilmente um Ice Beam e contra-atacar com um fulminante Psyshock. Deve-se também ter muito cuidado com Talonflame, Bisharp, Azumarill e Scizor, que podem matá-lo com facilidade se ele estiver com um pouco de vida arrancada primeiro.

Deixe uma resposta