Mega Análise #26 – Pinsir

por Rafael Weber

Pinsir é incrivelmente forte. Ele pode agarrar um adversário que pesa duas vezes o seu proprio peso com seus chifres e levantá-lo facilmente. Os espinhos destes chifres penetram profundamente no corpo do inimigo quando a pinça se fecha, escapar é uma tarefa praticamente impossivel para seus inimigos.

Pinsir em sua forma original, é um dos poucos Pokemons tipo inseto puro. O que o limitava nas primeiras gerações dos jogos, pois os moves com real poder desse tipo foram implementados somente na segunda geração. Mas, mesmo assim a vida não foi fácil para esse bessourão por não poder usar Megahorn. Até o implemento da quarta geração ele carregava Hidden Power Bug em seu set competitivo. Isso mudou com o surgimento do X-Scissor sendo o primeiro stab de qualidade dele. E mesmo assim não é lá grandes coisas.

O tipo Inseto pussui tanto 3 resistências quanto 3 fraquezas. Suas resistências são contra os tipos Lutador, Grama e Terreste e as fraquezas aos tipos Fogo, Voador e Pedra. Com a sua Mega forma ganhando o tipo voador ele se ganhou imunidade aos moves Terrestres, dupla resistência a Lutador e Grama e resistência a Insetos. Porém, as fraquezas aumentaram com a adição dos topos Eletricos e Gelo além dos Fogo e Voador que permaneceram. E ainda uma fraqueza dupla ao tipo Pedra. Os status deste Pokemon serão listados abaixo:

Forma original

HP: 65
ATK: 125
DEF: 100
SP ATK: 55
SP DEF: 70
SPE: 85

Forma Mega

HP: 65
ATK: 155
DEF: 120
SP ATK: 65
SP DEF: 90
SPE: 105

Habilidades:
Hyper Cutter – O oponente não pode abaixar o status de ataque deste pokemon. Mas, ele pode abaixar o seu próprio.
Mold Breaker – Os ataques deste Pokémon ignoram os efeitos de habilidades defensivas do Pokémon inimigo.

Hidden Ability:
Moxie – Aumenta o status de ataque em 1 estágio cada que esse Pokémon desmaia o adversário.

Habilidade da Mega forma:
Aerilate – Aumenta o poder do moves do tipo Normal em 30% e muda seu tipo para Voador.

O Moveset completo pode ser visto AQUI. E assim podemos destacar os principais aspectos do besourão:

Positivos:

  • Duas de suas abilidades são muito boas (Mold Breaker e Moxie) e a terceira (Hyper Cutter) é útil para usar no set de Mega para evitar um drop de ataque antes de mega-evoluir.
  • Status de ataque alto. E defesas razoáveis.
  • Acesso a Sword Dance e moves de ataque com poder razoável, tornando-o um wallbreaker representativo. E com uma velocidade acima da média dessa função.
  • Acesso a moves de prioridade, Stealth Rocks e alguns moves de coverage decentes.

Negativos:

  • Fraqueza dupla ao tipo Pedra e principalmente a Stealth Rocks.
  • Seu tipo deixa a desejar contra uma serie de tipos ofensivos frequentes, por exemplo: Gelo, Voador, Elétrico e Fogo.
  • Status de HP baixo que pode dificultar o buff do Sword Dance, essencial para que ele limpe o adversário.
  • Seus Stabs (ou Stab) não tem uma boa sinergia, falhando em cobrir a maior parte dos tipos.
  • Aterrorizado por Burn ou Paralisia.
  • Velocidade que o deixa na mão contra times mais ofensivos se o oponente não toma OHKO ou 2HKO de Quick Attack.
  • Sofre da síndrome do quarto slot. Que independente do que escolha lhe faltará coverage.

127 127

Sets:

Singles:

1) Eu começo!

– Stealth Rocks
– X-Scissor
– Earthquake/Knock Off
– Toxic/Rock Tomb

Item: Focus Sash
Habilidade: Mold Breaker

EVS: 252 ATK / 4 DEF / 252 SPE

Nature: Jolly

Esse set visa aproveitar o acesso a Stealth Rocks e um bom poder ofensivo para colocar pressão nos principais Leads da tier NU. E o uso do Focus Sash garante pelo menos a Rocks no campo adversário. Mold Breaker é a habilidade de escolha para passar pelo Magic Bounce do Xatu. X-Scissor causa bom dano nos pokes Psiquicos que povoam a tier e ainda em alguns Noturnos, por exemplo, Musharna, Mesprit, Liepard e Shiftry. Earthquake cuida bem de alguns leads comuns na tier como: Mawile, Garbodor, Weezing e Ariados. Toxic para evitar que o usem como setup bait ou Rock Tomb para abaixar a speed adversária e facilitar um revenge killer. Pode ser escolhido também o Knock Off para tirar alguns itens e quebrar alguns pokes adversários. Ou seja, entra seta Rocks e o que vier é lucro!

2) Eu tenho Chifres, mas não tenho Mega Chifres

– X-Scissor
– Earthquake
– Stone Edge
– Quick Attack / Sword Dance

Item: Choice Scarf ou Life Orb
Habilidade: Moxie ou Mold Breaker

EVS: 252 ATK / 4 DEF / 252 SPE

Nature: Adamant ou Jolly

São sets parecidos para funções diferentes, a que engloba as primeiras opções (Quick Attack, Scarf, Moxie e Adamant) é um bom revenge killer aproveitando seu poder de ataque e boa velocidade para a tier para limpar o adversário no late game, principalmente quando os principais counters/checkers já foram derrotados. O segundo com as opções complementares (Sword Dance, Life orb, Mold Breaker e Jolly) deve ser usado como Wallbreaker e abrir burracos no time adversário de preferência no early game. Aproveitando de um bom match up para subir o Sword Dance e batendo forte em quem entrar. Independente do set, X-Scissor como stab não é lá grandes coisas. Um base Power de 80 e precisão de 100 é confiável mas não gera o impacto que esses sets precisam. Um Megahorn seria lindo para ele, mas né… Nem todos tem o que querem.

127-mega

3) Esse Besouro foi feito para voar!

– Sword Dance
– Return
– Close Combat / Earthquake
– Quick Attack

Item: Pinsirite

Habilidade: Hyper Cutter

EVS: 252 ATK / 4 DEF / 252 SPE

Nature: Jolly

E ai veio a Mega Evolução. Agora o Pinção brilha rapaz. É mas, seu tipo o complica. O Pinsir precisa setar pelo menos um Sword Dance. E isso pode ser uma tarefa complicada em uma tier com Zapdos, Rotom-W, Thundurus, Skarmory, Landorus-T e Talonflame. Aerilate é uma habilidade muito boa. Mudar os moves do tipo Normal para Voador e dar 30% a mais de poder e stab nesse caso, faz ele bater forte e pesado. Mas os match ups na tier não ajudam. E a desagradável fraqueza dupla a Stealth Rocks depois de Mega-evoluir também puxa seu potencial para baixo. Mas, com exceção do Skarmory, os outros não são presenças constantes em stall e times orientados defensivamente. É contra eles que o Pinsir pode se servir à mesa. É claro se não tomar Will-o-Wisp ou Thunder Wave na cara. Ele pode quebrar muitas paredes do adversário prejudicando a estratégia passiva desse estilo de jogo.

Ele deve entrar na luta geralmente em uma entrada limpa, de preferência sem Rocks no seu campo e tentar dar o Revenge Kill ou levantar um Sword Dance se for favorável. Evite se buffar quando ainda há quem possa lhe wallar ou dar revenge kill vivo no time adversário. Evite perder turnos e/ou abusar da ganância. Ele precisa ser jogado com eficiência.

Para exemplificação, 2 dos principais Pokemons ofensivos do Meta atual, Keldeo e M. Lopunny que são derrubado pelo Quick Attack com buff de +2.

+2 252 Atk Aerilate Mega Pinsir Quick Attack vs. 0 HP / 4 Def Mega Lopunny: 212-252 (151.4 – 180%) — guaranteed OHKO

+2 252 Atk Aerilate Mega Pinsir Quick Attack vs. 0 HP / 0 Def Keldeo: 222-264 (133.7 – 159%) — guaranteed OHKO

Na verdade, +1 Quick Attack já é o suficiente para derrubar ambos os casos se houver um intimidade de um Landorus-T, por exemplo.

VGC:

4) Vou te fintei!

– Return
– Close Combat / Earthquake
– Feint
– Protect

Item: Pinsirite

Habilidade: Hyper Cutter

EVS: 52 HP / 188 ATK / 28 DEF / 4 SPD / 236 SPE

Nature: Jolly

Ele é um Pokemon muito subestimado no VGC, principalmente devido à polarização atual. Sofrer com Landorus-T e tomar muito dano para o Heat Wave do Heatran facilita isso. Mas, ele pode causar muito problema ao sagrado M. Kangaskhan. Feint é um move muito divertido de jogar por passar através de Protect, Detect, King’s Shield e similares. Apesar de ter 10 de base Power a menos que Quick Attack (30) a frequência do Protect no VGC faz desse move uma arma considerável. E Return como seu principal Stab consegue um OHKO decisivo contra M. Charizard Y e bate forte nos tipos Grama (Amoonguss) e Lutador. Close Combat pega pesado contra Normal, Pedra, Noturnos e Metálicos, principalmente Tyranitar, Bisharp, Hydreigon e Heatran na falta de Earthquake. Protect é obrigatório para ganhar momento e fazer mind games.

 Obviamente, o M.Kangaskhan não é sagrado no VGC sem motivos, mas jogar com o M. Pinsir pode se mostrar divertido e surpreendente. Para você e seu adversário.

Principais aliados:

  • Obviamente dependerá da tier em questão, mas independente disso spinners e/ou defoggers são essenciais para a sobrevivência dele. Assegurando mais entradas na partida para revenge kills e setups mais seguros.
  • Pokes para lidarem com tipos voadores e elétricos com boa defesa são mandatórios, por exemplo: Landorus, Magnezone, Rhydon e Ferroseed.
  • Pinsir aprecia Stealth Rocks no campo adversário, pois possibilita uma maior quantidade de KOs, tornando sua vida mais fácil. Ex: Heatran, Sandslash e Mawile.
  • Pivos lentos tbm podem facilitar a entrada dele na batalha e favorecer o momentum, por exemplo: Lanturn, Musharna, Magnezone e Landorus defensivos.

Como lidar com Pinsir:

  • Manter Rocks no campo do adversário já é um bom começo.
  • Status como Burn e Paralise são ótimos, se seu time é mais defensivo prefira Burn se é mais dependente da velocidade para vencer Paralise-o. Facilitará sua vida.
  • Pokemons Voadores com bom poder e rápidos tbm são boas escolhas, por exemplo: Scyther e Talonflame.
  • A combinação dos tipos elétricos e voador apavoram o Besourão. Resistindo a seus stabs e os principais moves de coverage. Exemplos: Zapdos, Thundurus e Emolga. Rotom não é voador, mas divide essas características mencionadas.
  • Pokemons mais rápidos que ele e que não tomem OHKO de Quick Attack também são boas respostas. Mas, faça os cálculos para matar com segurança, não perca seu revenge killer de bobeira.

Então, Pinsir é um Pokémon da primeira geração meio esquecido, mas bastante divertido de jogar e sua Mega tem uma aparência muito top! Até a próxima.

Deixe uma resposta