Mega Análise #20 – Rampardos

Por: Non Sense

Voltando a caminhar sobre a terra na GenIV, este Pokémon cabeça dura veio a integrar o grupo dos fósseis. E da mesma forma que voltou a respirar o ar sob o céu azul, ele tem visto as mudanças de Tier sentadinho em NU até que se levantou e foi para  PU.

Seu ataque monstruoso de base 165 é algo extremamente interessante, uma vez que é o oitavo maior ataque de todos os 719 Pokémon, estando empatado com Mega Gallade e Mega Banette. E para aumentar ainda mais o poder ofensivo ainda temos Sheer Force e um movepool considerável. Como tem acesso a Stealth Rocks, Rampardos acaba por poder executar as funções de Lead/CounterLead e WallBreaker. Porém, todavia, entretanto… sua baixa velocidade e capacidade defensiva o fazem sair dos holofotes. Não que ele seja ruim, ocorre apenas que existem monstrinhos de bolso mais efetivos para sua função. Em sua época de NU, Archeops e Crustle como lead e até mesmo Pinsir, Sawk e Zangoose para WallBreaker agiam nas possíveis funções que o cabeça de pedra poderia executar por serem, simploriamente falando, mais rápidos ou terem algum movimento adicional.

Status:

Rampardos

Todos os seus movimentos podem ser conferidos neste link.

Habilidades:

  • Mold Breaker(1): Ignora as habilidades do Pokémon defensor caso esta o proteja totalmente de ataques. EX: Levitate e Sturdy.
  • Sheer Force(HA): Remove o efeito secundário de um golpe e incrementa o dano em 30%.

Prós:

– Ataque muito alto, no mesmo nível de megas;
– Habilidades muito boas;
– Movepool satisfatório para coverage;
– Acesso a Stealth Rocks.

Contras:
– Acesso a apenas um Entry Hazzard;
– Sua tipagem, velocidade e status defensivos merecem atenção redobrada, pois não permitem trocas seguras.

409 409

Movesets

LEAD

@Focus Sash

Mold Breaker

Jolly

252 Attack/ 4 Defense / 252 Speed

-Stealth Rock
-Endeavor
-Stone Edge/Rock Slide
-Earthquake/SuperPower

Uma build conhecida da época de NU.
A clássica interação de Focus Sash com Endeavor. Logo após aquele hardhit que Rampardos sobrevive com 1HP por conta de consumir a Focus Sash, ele devolve na mesma moeda com Endeavor. Uma pena o dino não possuir nenhum golpe de prioridade.
Earthquake pega steel types. Superpower outrora para Ferroseed e Cradily, agora em PU é direcionado para Bastiodon. MoldBreaker permite OHKO em Sudowoodo e Crustle por ignorar o sturdy e acertar Rotom (ghost) com Earthquake na troca.
Como Lead, Rampardos deve ser usado frente a Leads mais lentos que ele para poder ter total aproveitamento de Stealth Rock e Endeavor. Ainda, com acesso ao Head Smash, é possível adotar um ataque suicida e impedir a remoção de Entry Hazzards pelo adversário com Rapid Spin.
Partindo para uma posição de CounterLead, a nature Naive e 122 investidos em ataque especial permitem que um Surf derrube o Golem lead padrão da tier e ainda ultrapasse Pawniard adamant em termos de speed.
Esta build tira proveito de um time ofensivo. Onde se pode conseguir facilmente um 2/1 virtual, sendo o segundo Pokémon adversário derrubado por um priority de um aliado.

WallBreaker

@Life Orb

Sheer Force

Naïve/Naughty

252 Attack/ 4Sp. Attack / 252 Speed

– Zen Headbutt/Crunch
– IceBeam / Fireblast
– Superpower
– Head Smash/Rock Slide

Head Smash com 150 de dano base + STAB + life orb + 165 de ataque base causa muito estrago. Um pouco mais abaixo temos Rock Slide com STAB + life orb + Sheer Force. Estes dois são os principais moves para dano neutro que Rampardos possui a disposição.
Zen Headbutt é destinado para Hariyama, Gurdurr, Poliwrath, Vileplume e ainda causa um dano considerável em Weezing mesmo batendo pelo lado físico. E Superpower para causar estrago em Pokémon resistentes como Relicanth, Walrein, Golem, Gigalith, Avalugg e Bastiodon.
Crunch é uma ótima opção e é direcionado à Gourgeist,Musharma, Grumpig, Hypno e qualquer outro psíquico ou fantasma que não seja o Drifblim.
Com a popularização de Tangela, Fireblast e Ice Beam podes ser considerados caso o time não possua outras formas de lidar com essa wall física. Também não podemos nos esquecer de Serperior.
Infelizmente, por sua baixa velocidade, Rampardos não consegue executar o papel de Sweeper sem suporte. Dessa forma, Sticky Web é uma grande aliada.  Não podemos jamais nos esquecer de Choice Scarf, que permite o SkullFossil revivido atingir 160 de speed com uma nature neutra ou 181 com uma nature que beneficie a speed, sendo suficiente para alcançar um Serperior non-scarfed e Unfezant. Mas infelizmente, ainda é superado por Tauros, então, use com cuidado dobrado.
Se por um lado Rampardos pune times lentos e defensivos, por outro ele é limitado por times rápidos e agressivos, não conseguindo nada muito além de 1/1 e frequentemente se tornando sacrifício para possibilitar uma entrada limpa.

Ariete

@Focus Sash

Sheer Force/MoldBreaker

Adamant

252 Attack/ 4 Defense / 252 Speed

-Rock Polish
-Fire Punch/Thunder Punch
-Crunch /Zen Headbutt/Earthquake
-Rock Slide

Rock Polish eleva em dois estágios a velocidade e permite que o potencial de Sweeper seja explorado.
Focus Sash é necessário para garantir um set up de Rock Polish.
A escolha da habilidade aqui depende do auxilio ou não de um usuário de Stealth Rocks no time. Sem MoldBreaker, sturdy pode ser um problema mas com Sheer Force a batida é mais forte, no fim, se torna uma questão de adequação ao time.
Fire Punch, Crunch, Rock Slide e Zen Headbutt já foram bem elucidados do por que terem seu lugar no set. A novidade é o Thunder Punch, que é dedicado para Politoed, Golduck e Phione.
Earthquake é interessante para contornar Golem e Bastiodon, se aproveitando de uma possível oportunidade para setupar o Rock Polish em reposta a um Stealth Rock.

Doubles

@Life orb

Sheer Force

Adamant

252 Attack/ 252 Defense / 4Sp.Def

-Protect
-Fire Punch/Thunder Punch
-Earthquake
-Rock Slide/Head Smash

Em Doubles Rampardos tem uma oportunidade que é virtualmente impraticável em singles. Com o suporte de TrickRoom e se protegendo com Protect para poder usufruir das mudanças nas dimensões no turno seguinte, Rampardos consegue abrir grande buracos no time adversário.
RockSlide e Earthquake são Stabs do formato por atingirem a dupla adversária. Aqui, novamente, as abilities Moldbreaker e Sheer Force se mostram deveras promissoras.
Neste contexto o SkullFossil revivido ainda possui acesso a Hammer Arm, que tem drawback transformado em um buff dentro do TrickRoom. Head Smash pode ser usado no lugar de rock slide, para simplesmente demolir o que não resistir ao tipo pedra.

Maiores Aliados.

Em Doubles todo e qualquer usuário de Trick Room bem como Tailwind é um grande aliado do Rampardos. Em tiers superiores, Galvantula é uma aliada poderosa e quase indispensável.

Em Singles o assunto se torna mais delicado. Usuários de Sticky Web como Ariados e Leavanny são bem apreciados.
Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, Rampardos não lida muito bem com baton passers, já que diante de suas baixas defesas e ausência de golpes prioridade, mesmo com Focus Sash não é fácil aproveitar os buffs.
Um revenge killer para terminar o serviço que o Pokemon Ariete começou e o suporte para Entry Hazzardsn(seja colocando no time adversário ou tirando do seu para proteger a Focus Sash)  também são muito bem vindos.

Piores Inimigos.


A lista é longa. Basicamente, qualquer oponente que ultrapasse o SkullFossil revivido e não leve OHKO é uma ameaça. Em PU, Carracosta, Basculin e Buizel são ameaças com seus Aqua Jet. Golem não é muito diferente ao sobreviver ao primeiro ataque de Rampardos, devolvendo Earthquake + Sucker Punch na sequência.
Whiscash consegue sobreviver às pancadas sem muita dificuldade e não sofre para derrubar seu agressor com Earthquake e Waterfall STAB.
Nas tiers mais altas, usuários de MachPunch, Vacuum Wave e BulletPunch devem ser muito temidos, bem como indutores de Burn.

Deixe uma resposta