Mega Análise #39 – Roserade

0rVo1M3

Sendo talvez o pokémon mais utilizado na quarta geração (desculpe Torterra, mas você é meio esquecido) Roserade também representa certa força no teor competitivo, nunca indo abaixo da tier de UU. Com um metagame mais agressivo e com mais opções para Hazard Control, será Roserade capaz de se manter firme nessa era final de ORAS UU? É o que veremos hoje!

HP: 60
Attack: 70
Defense: 65
Sp. Atk: 125
Sp. Def: 105
Speed: 90

Habilidades:
Natural Cure (1): Cura o pokémon de status maléficos quando trocado
Poison Point (2): Dá uma chance de 30% de envenenar o oponente se ele te atacar com golpes de contato
Technician (H): Dobra o poder de moves com 60 ou menos de força

Todos seus golpes podem ser vistos aqui

Com isso podemos deduzir seus prós e contras.

Prós:
– Boa resistência a golpes especiais
– Velocidade bastante decente pra um pokémon de suporte
– Acesso a Spikes e Toxic Spikes aumentam e muito sua versatilidade
– Sua tipagem a deixa imune a ataques de esporos e envenenamento, além de poder limpar o campo de Toxic Spikes
– Seu ataque especial é alto, garantindo que consiga um dano decente mesmo em papéis mais defensivos
– Sua tipagem e habilidades a fazem uma boa bucha de status

Contras:
– Sua resistência física e HP são pobres, deixando-a vulnerável a ataques físicos
– Grama e Veneno são tipos ofensivos com muitos problemas, dificultando o seu proveito em times mais agressivos
– Sofre da síndrome dos 4 slots em papéis ofensivos
– Sua tipagem a deixa vulnerável a muitos tipos ofensivos perigosos, e seus stabs são facilmente resistidos

407 407

Movesets

Ofensiva de Hazards

@Life Orb
Natural cure
Timid
252 sp atk / 252 speed / 4 sp def

– Spikes / Toxic Spikes
– Sludge Bomb
– Giga Drain
– Sleep Powder / Hidden Power Fire

Roserade tem uma velocidade decente e pode forçar algumas trocas principalmente ao lidar com alguns pokémons de água, então use isso a seu favor para colocar hazards no campo inimigo. Como a tier tem uma certa quantidade de pokémons venenosos (Venossauro, Nidos, a própria Roserade) talvez seja melhor utilizar Spikes ao invés de Toxic Spikes e garantir algum dano no oponente. Giga Drain e Sludge Bomb são os STABs de escolha e causarão algum dano sempre que possível. O último slot é realmente uma incógnita. Por um lado, Sleep Powder pode virar a partida se usado em um momento certo como uma troca do oponente, mas Hidden Power Fire vai garantir que você não seja refém de Chesnaught, Forretress, outras roserades e Amoongus.

Espanadora

@Life Orb / Choice Specs
Natural Cure
Timid
252 sp atk / 252 speed / 4 sp def

– Giga Drain
– Sludge Bomb
– Extrasensory / Hidden Power Fire
– Shadow Ball

Esse set tem uma coisa em mente: bater o mais variado possível. Uma vez que a velocidade de roserade é relativamente decente, esse set pode acabar varrendo o resto do time adversário depois da peleja. Extrasensory pode finalizar um Chesnaught previamente enfraquecido ou um Venossauro, outras Roserades, os Nidos, fora Machamp, mas HP Fogo será capaz de lidar com Forretress com muito mais facilidade caso tenha problemas com esse pokémon. Shadow Ball será sua garantia para machucar Cresselia, que caso contrário riria de qualquer outra coisa que você tentasse fazer mesmo num set de defesa física. Pode também bater neutro em muita coisa. Cuidado se usar um set de Choice Specs, já que além de pokémons normais, Chesnaught também tem imunidade a Shadow Ball.

Assault Vest

@Assault Vest (ah vá)
Natural Cure
Timid
4 sp atk / 252 speed / 252 sp def

– Giga Drain
– Sludge Bomb
– Hidden Power Fogo
– Shadow Ball / Extrasensory

Esse é o mesmo set full ofensivo, mas o item faz toda a diferença. Você também irá bater menos por causa da distribuição dos EVs. Basicamente esse set troca poder de fogo por durabilidade. Se é uma troca boa, depende inteiramente de você e das necessidades do seu time. Roserade ainda pode agir como bucha de canhão para atacantes especiais, absorvedora de status e como limpadora de toxic spikes.

Especialmente Defensiva

@Black Sludge
Natural Cure
Calm
252 sp def / 252 hp / 4 sp atk

– Spikes
– Toxic / Toxic Spikes
– Giga Drain
– Sleep Powder

Esse set tem em mente a ideia de sugar o máximo possível da boa defesa especial de Roserade. Por isso investir em HP e SP Def é tão primordial. Mesmo estando numa função proeminentemente defensiva, sua base de sp atk alta vai garantir que você consiga se curar ao menos um pouco com Giga Drain + Black Sludge.
Spikes e Toxic Spikes são a maior alegria desse set, garantindo que o inimigo sempre tenha de ficar entrando para limpar o campo. Caso tema que seus Toxic Spikes sejam limpos, não é má ideia colocar Toxic para alvos mais específicos. Sleep Powder completa o set, prejudicando algum pokémon do oponente antes que você saia.
Sua habilidade garante também que Roserade seja uma excelente bucha de status, então use isso bem.

Notas finais

Roserade sofre no departamento de defesa física, mas compensa pela sua defesa especial. Ofensivamente falando também tem status bons e ainda acesso a hazards, fazendo com que tenha espaço em times tanto ofensivos quanto defensivos. Infelizmente não tem uma cobertura tão grande o que limita seu papel como porradora,
mas usa bem aquilo o qual tem acesso. É sempre bom pareá-la com bons defensores físicos. Arcanine ou Cresselia são ótimas escolhas, e podem enfrentar muita coisa que ela não pode.

Piores Inimigos

Apesar de ser capaz de matar Mamoswine no mano-a-mano, encarar o mamute pode ser uma péssima ideia com sets mais defensivos, já que ele pode matá-la facilmente num único golpe se ele lhe ultrapassar na velocidade. Machamp Assault Vest também pode rir na cara dos ataques da flor e contra atacar com um brutal Ice Punch, ou finalizá-la se fraca com Bullet Punch. Arcanine é outra ameaça que deve ser evitada a menos que esteja com pouca vida, e ainda assim você tem de tomar cuidado com Extreme Speed. Chansey e Chesnaught são outra dupla extremamente problemática para Roserade. Apesar de Chesnaught ser uma barreira física e não especial, Roserade só tem Hidden Power fogo ou Extrasensory, golpes que muitas vezes não estão em seu set, e mesmo sendo fraco para veneno, Chesnaught é imune a Sludge Bomb graças à sua habilidade. Há também o problema dele ser imune a Shadow Ball e poder aproveitar o confronto com Roserade para por Spikes. Ele também é imune a ataques de esporos. Já Chansey se caracteriza mais pela sua EXTREMA defesa especial, deixando Roserade praticamente sem ação que não seja colocar hazards ou trocar. Mas os maiores inimigos disparados são Aerodactyl e Crobat. Ambos podem matá-la facilmente num só golpe, resistem a seus stabs de veneno, são imunes a spikes ou toxic spikes e são MUITO mais rápidos. Ainda mais o morcego, que comumente carrega defog.