Mega Análise #40 – Scrafty

scrafty_analise

Por Ricardo Paleari.

Scrafty é o Pokémon Arruaceiro, Mano, Vileiro, Pichador, Baderneiro, Marginal, Mal elemento, Vila Loka que você certamente não gostaria de encontrar na sua rua. Scraftys andam em grupos (então imagina a zoera) e aquele que tem a maior crista ( ele é um galo???) é o líder do grupo e mais respeitado de todos. Apesar da aparência, Scrafty já encontrou muita encrenca nas ruas e com a experiência da vida ele aprendeu a lutar. Criado em geração 5, o número #560 da National Pokédex possui os tipos Dark e Fighting e junto com sua pré-evolução Scraggy, foram os primeiros possuírem essa combinação de tipos. Nessa análise vamos ver o quanto as brigas de rua ajudam o Scrafty a encher a porrada em outros Pokémon, vamos lá!

Capturar

Habilidades

Shed Skin (1): Caso o Pokémon esteja sob efeito de algum status (Burn, Paralyze, Sleep, Poison, Freeze) ao fim de cada turno existe uma chance de 30% desse Pokémon se curar desse status.
Moxie (2): Toda vez que esse Pokémon derrota um Pokémon oponente por um ataque direto, o seu ataque aumenta em 1 estágio.
Intimidate (HA): Quando esse Pokémon entra em campo, ele diminui o ataque do oponente em 1 estágio.

O moveset completo do Scrafty pode ser visto clicando aqui. Vamos aos pontos positivos e negativos do que vimos acima.

Prós:

– Ótima base em ambas as defesas, podendo agir alguns bons turnos antes de cair;
– Todas as suas habilidades podem ser usadas das mais diversas maneiras;
– Tipagem ofensiva ótima com acesso a Knock Off STAB, High Jump Kick e Head Smash;
– Tem acesso a Dragon Dance;

Contras:

– Sua velocidade é extremamente baixa;
– Sai correndo quando vê fadas, tem fraqueza x4 pra elas;
– É totalmente Fora da Lei;

560

Movesets para Singles

scrafty

IAeee Mano!

@Leftovers
Ability: Intimidate/Moxie
Nature: Adamant/Impish
Evs: 252 Hp/252 Atk/4 Def

– Substitute
– Knock Off/Ice Punch
– Iron Head/Poison Jab
– Focus Punch

Esse set aproveita o grande Bulk do Scrafty maximizando o Hp e seu ataque, tornando-o um eficiente tank físico em RU. Se você prefere um Scrafty que dure mais tempo, use Intimidate e entre na frente de atacantes físicos que não sejam um ameaça eminente para o vileiro e levante um Substitute. Caso o Substitute seja um sucesso, aproveite o turno seguinte para demolir o oponente com um Focus Punch STAB. Caso ainda existam fadas no time do oponente, esse é o momento para predicar com um Iron Head ou Poison Jab. Ice Punch é uma opção dependendo do resto do seu time, por questão de Coverage e também para bater forte em voadores que gostam de entrar na frente do Scrafty. Knock Off é o segundo principal Stab do Scrafty e é o ataque mais modinha/útil da 6º geração. É muito útil para espantar Sigilyph Psycho Shift, Cofagrigus, Meloetta e tirar Eviolite de Togetic.

Vileiro de Armadura

@Assault Vest
Ability: Shed Skin/Moxie
Nature: Adamant
Evs: 252 Hp/252 Atk/4 Sp def

– Fake Out/Power-up Punch
– Ice Punch/Iron Head
– Knock Off
– High Jump Kick/Drain Punch

Scrafty tem os stats de Bulk adequados para usá-lo como tank especial. Entretanto não há espaço para moves de status nesse set e ele fica bem vulnerável a status, principalmente Burn. Fake out pode ser usado para quebrar Sturdy e dar ataque dano residual que falta para o oponente cair. Power-up Punch! é mais ousado, nesse caso recomendo Shed Skin, pois se ele for queimado enquanto tenta boostar o ataque, há uma chance razoável de se curar e não acabar inutilizando o pichador. Ice Punch é Coverage padrão e Iron Head para evitar que fadas entrem facilmente na sua frente. Knock Off é STAB básico e deve ser usado e abusado nesse set. Por fim High Jump Kick é o que vileiro sabe fazer de melhor nas ruas, mas cuidado para não cair! Caso seu time tenha suporte de Heal Bell, Moxie pode ser usado em conjunto com Drain Punch para manter Scrafty mais tempo em batalha, e é um set de potencial sweep.

Bate no parça enquanto vou na academia

@Leftovers
Ability; Intimidate/Shed Skin
Nature: Adamant/Jolly
Evs: 252 Atk/252 Speed/4 Def

– Substitute
– Bulk Up
– Knock Off
– Drain Punch

Esse Scrafty gosta de entrar na frente de Pokémon que causam status ou que apreciam Leech Seeds, como Cofagrigus, Bronzong, Banette (antes da Mega), Alomomola, Qwilfish e Spititomb, Sigilyph, Uxie, Tangrowth, Trevenant e Venusaur. Levante um Substitute e começe a subir Bulk Up o máximo que puder. Knock Off e Drain Punch bastam para bater na Tier inteira com exceção apenas das fadas. Granbull será o maior problema aqui, por isso tente eliminar as fadas antes de Scrafty agir! Os evs máximos em speed são necessários para passar Sigilyph sem investimento e Qwilfish Taunt e também são mais do que suficiente para passar qualquer um dos outros mencionados acima.

Vileiro Tretero

@Lum Berry
Ability: Moxie/Intimidate
Nature: Jolly
Evs: 252 Atk/252 Speed/4 Hp

– Taunt
– Dragon Dance
– Knock Off
– Drain Punch

Meu set preferido. A ideia aqui é entrar na frente de quem gosta de causar status, seja ele quem for. Comece levantando um Dragon Dance sem medo de levar status por causa do Lum Berry, em seguida, na segunda tentativa do status dê Taunt e ganhe mais um turno de Dragon Dance de graça. Em seguida veja o oponente se desesperar. 2 Dragon Dance + Knock Off + Drain Punch são suficientes pra derrubar o RU todo, de novo com exceção somente das fadas mais Bulk, principalmente Granbull. Por isso se encarregue de primeiro derrubar ou enfraquecer bem as fadas. Esse é o set com maior potencial de sweep da tier, portanto use e abuse bem, mas no momento certo.

Moveset para VGC

scrafty2

Voadora Sub-Zero

@Leftovers/Sitrus Berry/Lum Berry
Ability: Intimidate
Nature: Adamant/Brave
Evs: 252 Hp / 252 Atk / 4 Sp Def
Ivs: 31/31/31/xx/31/31 se for Adamant ou 31/31/31/xx/31/0 se for Brave

– Protect
– Fake Out
– Knock Off
– High Jump Kick

Set básico para tanques em VGC. Use Fake Out para atrapalhar o oponente mais ameace seu time para melhorar seu matchup. Knock Off é de grande valia em VGC para remover principalmente Sitrus Berry e possíveis Choice itens dos oponentes. High Jump Kick é o STAB mais poderoso do Scrafty e tem grandes chance de ser OHKO em Pokémon mais frágeis, mas deve ser usado com uma cautela enorme devido a quantidade imensa de Protect em VGC, use com segurança. A distribuição de Ivs e Nature depende do seu time. Você pode se aproveitar da baixa velocidade do Scrafty para usá-lo em um time Trick Room. Nesse caso use a Nature Brave. Caso contrário, você trocar os Evs de Hp em Evs de Speed e usar suporte de speed com Tailwind no seu time.

Notas Finais

Devido a versatilidade do Scrafty, você pode usá-lo de acordo com o que seu time precisa. A combinação de Knock Off+Drain Punch como STABS é muito poderosa em RU, com única deficiência que é não cobrir fadas. Principalmente porque as fadas que povoam RU são muito Bulk, como Togetic, Granbull e Aromatisse e nem 2 Dragon Dance irão resolver o problema. Tome cuidado com voadores, principalmente Braviary que além de demolir Scrafty com Brave Bird, tem um alto Hp. Muito cuidado também com Mega Bannete, ele pode acabar com sua festa com Will-o-Wisp e Destiny Bond se aproveitando de Prankster. Hitmontop Bulk também pode ser um problema, um Intimidate vai diminuir consideravelmente seu ataque e além disso você não suportará um Close Combat+Mach Punch mesmo sem investimento:

0 Atk Hitmontop Close Combat vs. 0 HP / 0 Def Scrafty: 218-260 (80.4 – 95.9%) — guaranteed 2HKO

Drapion também pode ser um problema pois resiste golpes Dark, leva dano neutro de Fighting e é um usuário rápido de Taunt em RU. Colocando o vileiro nos momentos certos, pode ter certeza que ele será de grande valia no seu time!