Mega Análise #16 – Slowbro

Por Lucas Victor

*Favor não confundir Slowbro com universitários, eles são lerdos daquele jeito por uma mistura de fumar tudo o que é conhecido pelo homem + preguiça natural e um tiquinho de vagabundagem. Geralmente são inofensivos, procurem não jogar pokébolas neles, na última vez que fiz isso eles tentaram fumá-la, e essas joças são caras.

Essa análise será melhor lida se você ver esse vídeo aqui abaixo enquanto o faz. Melhor ainda com algumas substâncias acompanhadas.

Ahhh a primeira geração. Motivo de alegria de milhões e milhões de pessoas, às vezes até desproporcionalmente (olá genwunners!). Geração de vários monstrinhos icônicos, e de verdadeiros monstros do metagame. Entre eles, um certo sujeito lento é digno de destaque, capaz de segurar o jogo incrivelmente e ainda oferecer boas opções ofensivas e de suporte. Ahh meus amigos, hoje falaremos do lerdo favorito da franquia, SLOWBRO! (chupa, Ash)

11334312_645474348888003_1159638908_n

Todo seu movepool pode ser visto aqui

Habilidades:
Oblivious (1): O pokémon não sofre o efeito de Taunt e nem de atração.
Own Tempo (2): O pokémon tem imunidade a confusão.
Regenerator (H): O pokémon recupera 1/3 de seu HP total toda vez que é trocado.

Com isso, podemos deduzir o seguinte:

Prós
– Status defensivos excelentes somados a uma boa habilidade de recuperação fazem de Slowbro alguém difícil de ser derrubado
– Seu movepool é extremamente vasto. Por mais que seja mais comum ver sets defensivos, Slowbro pode rodar interessantes sets ofensivos
– Ele é adorável

Contras
– Extremamente lento. Esperado de um pokémon com “Slow” no nome, mas isso pode às vezes ser meio problemático
(é difícil achar algo ruim sobre ele, me desculpem)

080080

Movesets

Stallbro

@Leftovers / Rocky Helmet
Regenerator
Bold
252 HP / 252 DEF / 4 Sp Def

– Slack Off
– Scald
– Toxic / Thunder Wave / Calm Mind
– Psyshock

O set premier de Slowbro. É bem provável que todo mundo já tenha alguma vez na vida lutado com um Slowbro bem assim. Apesar de sofrer um pouco com atacantes especiais, Slowbro pode rir na cara de quase todos atacantes físicos do jogo, até mesmo de BISHARP, um pokémon com clara vantagem de tipo, ou também de SCIZOR, para se ter uma ideia de tamanha sua durabilidade! Scald pode arruinar a vida dos atacantes físicos e ajudar na luta contra outras walls contando com o Burn para esvaí-los com suas vidas. Psyshock é uma outra boa opção de STAB, e é o motivo para lutadores (olá Keldeo) não quererem ficar na sua frente mesmo tendo golpes super efetivos contra o zé explorer aqui. Toxic ou Thunder Wave podem funcionar bem para atrapalhar o time adversário, apesar de este que vos fala ter uma preferência pessoal por Thunder Wave por atrapalhar ainda mais pokémons ofensivos. Calm Mind também pode ser usado para aumentar seu ataque e defesas especiais, fazendo dele ainda mais difícil de ser derrubado. Por fim, Slack Off garante que Slowbro tenha sua sobrevivência estendida, e somado a Regenerator pode ser extremamente chato. Por escolha de item, Leftovers pode ajudar na recuperação de HP ainda mais, mas Rocky Helmet ajuda a punir atacantes físicos.

Chutando o Pau da Barraca

@Leftovers / Sitrus Berry
Adamant
Regenerator
252 HP / 252 ATK / 4 DEF

– Belly Drum / Curse
– Slack Off / Return
– Drain Punch / Ice Punch
– Zen Headbutt / Earthquake / Iron Tail

Calma, eu sei o que você está pensando: “Porra, esse analista pirou o cabeção! Cara doido, vou ler mais não!”. Se acalme gafanhoto. Apesar de admitir que nunca bati muito bem da cabeça, vamos analisar. Esse não é um set para você usar muito a sério, mas pode pegar QUALQUER UM numa surpresa desgraçada. Afinal, quem espera Curse ou fucking TAMBOR DE BARRIGA do nosso amiguinho? Mas algumas ressalvas devem ser feitas aqui: Belly Drum é relativamente perigoso, então é melhor usar Slack Off no set se vai usá-lo. Sitrus Berry também pode ser aconselhada para garantir uma boa sobrevivência. Outra consideração é a falta de um golpe de prioridade, apesar de Slowbro ser realmente resistente às vezes é melhor não puxar a barra demais, por isso um set com Curse é mais seguro. Return pode funcionar como um potente golpe não-STAB e garantir um dano decente de basicamente tudo que ele bata neutro após um ou dois buffs. Drain Punch pode lidar com metálicos e principalmente com noturnos, fazendo dele uma ótima opção para cobertura e ainda garantir um bem-vindo hp de recuperação de volta. Ice Punch pode lidar com boa parte dos Dragões, Gliscor e Landorus e até mesmo alguns voadores. Por fim, Iron Tail ou Earthquake podem ajudar na cobertura, mas Zen Headbutt pode funcionar como um bom STAB e acabar com a alegria de venenosos e lutadores. Experimente usar esse set alguma vez para trollar aquele seu amigo xarope, é divertido.

Assault Tank

@Assault Vest
Regenerator
Calm / Bold / Modest
252 HP / 252 SP ATK / 4 SP DEF (você pode também trocar HP por SP DEF)

– Scald
– Flamethrower / Fire Blast
– Ice Beam / Psyshock
– Shadow Ball

Esse é um set interessante. Assim como Vaporeon, as pessoas parecem esquecer que Slowbro tem um Special Ataque até razoável (100 não é ruim, especialmente para um pokémon defensivo), e isso pode ser tomado em seu favor investindo-se em seu Special Attack. Por isso, por mais que uma natureza Bold ou Calm seja bem-vinda para compensar a falta de EVs em defesa, Modest também pode ser muito bem aproveitada. A ideia desse set é aproveitar a alta resistência natural de Slowbro e conseguir enfraquecer ou matar alguns pokémons já enfraquecidos do adversário. Ele entra, aguenta um hit, ataca e depois troca seguramente e deixa Regenerator cuidar um pouco de sua vida. Algum suporte com Wish pass também é bem aproveitado. Scald é uma boa escolha de STAB, e como sempre pode desgastar a vida do inimigo com a chance de queimá-lo. Lança-chamas ou Fire Blast são MUITO bons para lidar com Scizor, Bisharp, Ferrothorn e Skarmory, pokémons que normalmente dariam trabalho a Slowbro. Ice Beam é uma boa forma de lidar com os poderosos e chatos dragões do metagame, além de praticamente garantir a morte de Landorus e Gliscor, outras duas grandes ameaças. Psyshock também pode ser usado como segunda opção de STAB e bater no lado físico do oponente, acabando com a raça dos lutadores.
Por fim, Shadow Ball pode ser uma boa forma de acabar com o dia de fantasmas e outros psíquicos, ou até mesmo outros Slowbros (Slowbroses? Slowbrowses? Slowbrowser? Explorer?).

É HORA DOS TRUQUE!

@ Life Orb
Regenerator/Oblivious
Quiet
252 HP / 252 SP ATK / 4 SP DEF

– Trick Room
– Fire Blast / Flamethrower
– Scald
– Ice Beam / Psyshock / Shadow Ball

A ideia é bem simples: sobreviva o primeiro ataque, dê Trick Room, ferre o inimigo. Dificilmente Slowbro é derrotado em um só turno, então podemos usar isso a nosso favor. Quiet é uma natureza que lhe dará poder de fogo e abaixará ainda mais a patética velocidade de Slowbro, garantindo que ele seja mais rápido sob o efeito de Trick Room.
Life Orb serve para fazer os seus golpes doerem, então não tenha medo de usá-la. Lança-chamas e Fire Blast como dito acima são boas escolhas para lidar com pokémons que podem ser problemáticos a Slowbro, como metálicos no geral por sua resistência ou capacidade ofensiva (Scizor, Bisharp). Scald como sempre serve como um ótimo STAB e com o agradável efeito adicional de poder queimar e descolar um interessante dano adicional após o fim de turno. Por fim, Ice Beam pode acabar com a alegria dus* dragão, mas Psyshock também é uma excelente escolha ainda mais por ser STAB. Shadow Ball também pode resolver problemas contra psíquicos adversários ou até mesmo outros Slowbros, e conseguir um bom dano neutro em muita coisa.

Caaaaraaa… Calmaaaa…

@Leftovers
Regenerator
Bold / Modest
252 HP / 252 DEF / 4 SP ATK

– Calm Mind
– Slack Off
– Scald
– Psyshock / Toxic

Esse set pode tomar duas vertentes: uma barreira extremamente chata com um razoável poder ofensivo ou um estranhamente potente Special Sweeper. Basta que para isso você consiga levantar uns dois Calm Minds, então a situação do seu oponente vai ficar complicada. Slack Off pode te ajudar a recuperar um providencial HP, e Regenerator é uma boa para quando as coisas ficarem feias e você tiver de cair fora. Por fim, Scald e Psyshock podem ser uma boa combinação de ataque, mas Psyshock pode ser trocado por Toxic se você tem a intenção de levar uma via mais defensiva. De qualquer modo, é um set que requer um certo tempo de setup, então se prepare para uma batalha razoavelmente longa se decidir usar isso.

Sonambulobro

@Leftovers / Chesto Berry
Regenerator
Bold
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Rest
– Calm Mind
– Scald
– Sleep Talk

Ser extremamente resistente pode fazer de Slowbro um saco de se derrubar, mas ele pode ser sucetível a golpes de status para esvaí-lo. Não com esse set. Rest é um dos golpes mais irritantes do jogo, e se torna mais ainda quando usado por uma barreira tão proeminente quanto Slowbro.
Sleep Talk casa bem com esse set, obviamente, ou o trocadilho (ruim) no título não faria sentido. Scald é a forma de ser ofensivo, enquanto Calm Mind o teixa ainda mais imortal a cada vez usada. Chesto Berry pode ser um bom item de se usar, mas honestamente não é tão necessário e Leftovers é no geral melhor aproveitado. Infelizmente (ou felizmente, para quem está te enfrentando com essa coisa) é um set dependente da sorte para se sair completamente bem, então tome cuidado no timing do seu Rest, ou Slowbro pode morrer por besteira.

Choice Specs

@Choice Specs
Regenerator
Modest
252 HP / 252 SP ATK / 4 DEF

– Flamethrower / Fire Blast
– Scald
– Psyshock / Shadow Ball
– Ice Beam

Basicamente, esse set é o mesmo do de Assault Vest, mas pode também ser bem usado com Choice Specs, fazendo Slowbro ter um ataque especial até decente. Leia o set de Assault Vest novamente pelo porquê do set e quais as ameaças que ele pode cobrir.

Mega Slowbro

Sentimos algo parecido a respeito da nossa vida amorosa
Sentimos algo parecido a respeito da nossa vida amorosa

Status do Mega Slowbro

HP: 95
Attack: 75
Defense: 180
Sp. Atk: 130
Sp. Def: 80
Speed: 30

Habilidade:
Shell Armor: O pokémon fica imune a críticos. Sabe aquele golpe de sorte que pode te salvar depois que ele bufar? Não vai rolar.

Prós
– Pelo lado físico, essa porra é imortal. Sua habilidade também ajuda nisso, evitando críticos (quem tem habilidade inútil agora?)
– Ganha um bem-vindo boost em seu ataque especial, facilitando ainda mais revidar forte

Contras
– Escolher Slowbronite te restringe a outros bons itens que são bem aproveitados com nosso amigo, além de perder sua melhor habilidade: Regenerator.

slowbro-mega

Você sangra? Eu não

@Slowbronite
Bold
252 HP / 252 DEF / 4 SP ATK

– Scald
– Rest / Slack Off
– Calm Mind
– Sleep Talk / Psyshock

Poder dar a slowbro um set assim é o jeito sutil da game freak dizer “sefodeae”. Alguém deve ter tido um dia de merda, visto sua mulher na cama com outro ou ter ficado doente, ou tudo isso junto para transformar Slowbro num Highlander (resolveram fazer algo parecido com o Sableye, mas a gente chega lá). “Ain, mas você tá exagerando”

252 Atk Technician Mega Scizor Bug Bite vs. 252 HP / 252+ Def Mega Slowbro: 152-182 (38.5 – 46.1%) — guaranteed 3HKO
252+ Atk Bisharp Sucker Punch vs. 252 HP / 252+ Def Mega Slowbro: 134-158 (34 – 40.1%) — guaranteed 3HKO
252 Atk Mega Absol Night Slash vs. 252 HP / 252+ Def Mega Slowbro: 120-144 (30.4 – 36.5%) — 54.6% chance to 3HKO
252+ Atk Garchomp Outrage vs. 252 HP / 252+ Def Mega Slowbro: 102-120 (25.8 – 30.4%) — guaranteed 4HKO
252+ Atk Landorus-T Earthquake vs. 252 HP / 252+ Def Mega Slowbro: 93-109 (23.6 – 27.6%) — 77.7% chance to 4HKO
252+ Atk Choice Band Dragonite Outrage vs. 252 HP / 252+ Def Mega Slowbro: 154-183 (39 – 46.4%) — guaranteed 3HKO

Yep.
Claro, oponentes que atacam pelo lado especial têm um pouco mais de sucesso, mas depois de dois Calm Mind não há nada que possa derrubar esse zé ruela. Então você pensa: “Ei, vou envenenar ele e ver ele se ferrar pelo dano residual”. E é aí que fica pior. Ele pode aprender não só Slack Off para se recuperar, mas também REST, e ainda por cima é IMUNE A CRÍTICOS. É, basicamente é um jeito sutil de dizer “F O D A – S E”. Há talvez a esperança dele dormir demais, você conseguir se buffar e levá-lo, mas um set com Sleep Talk pode acabar com sua alegria como a
Alemanha acabou com a do Brasil.

Considerações Finais

Não é à toa que Slowbro é um pokémon OU de classe alta. Seus sets podem ser extremamente eficientes, e seus status são bastante completos e é uma EXCELENTE opção defensiva. Há também todo o carinho que ele recebe por ser da primeira geração. É quase triste ver o quanto ele é melhor que o irmão/primo/whatever Slowking, até ganhando uma mega e ele não!

Maiores Aliados

Como pokémon defensivo, Slowbro funciona muito bem para colar times e garantir consistência defensiva a eles, apesar de ainda poder rodar sets mais ofensivos. Mas ele aprecia imensamente qualquer pokémon que possa lidar com Mega Manectric, Gengar e outros potentes atacantes especiais.
Heatran defensivo especial é uma opção bem vinda, e tem boa sinergia de tipo com ele, além de poder usar Stealth Rock. Outras opções interessantes são Talonflame, que pode matar Mega Gardevoir e Gengar, Rotom-W de defesa especial, Bisharp e Landorus-T scarf. Chansey também pode fazer uma boa combinação defensiva com Slowbro, mas ambos podem apanhar para um Gengar StallBreaker, então tome cuidado. Ele também pode fazer parte de um core de Regenerator interessante com Alomomola ou Amoonguss, mas isso é olhando uma opção mais voltada ao Stall (bleh).

Piores Inimigos

Em seus constantes sonhos (ele dorme pra caralho), Slowbro tem pesadelos contínuos com Mega Manectric (apesar desse ser cada vez menos comum), Gengar e Thundurus (ambas formas). Sets com Slack Off também não gostam muito de lutas de Stall, já que é comum que walls tenham Toxic, então não é exatamente uma luta que seja agradável a Slowbro. Chansey especialmente pode ser um caso de amor e ódio, sendo ótima companheira e péssima inimiga. Todas versões de Rotom, à exceção da H (Rotom-forno) também podem lhe dar bastante problemas, principalmente as Rotom-grama e Rotom-wash (droga, lembrei que esqueci de lavar a roupa). Outro inimigo mortal é Charizard Y. Apesar de rir da cara do X sem problema algum, o Y pode varrê-lo do mapa com um só Solar Beam dependendo do set. Keldeo é um caso relativo, já que um set com Hidden Power Grama/Elétrico Specs pode ser problemático entrando na troca, mas fora isso Slowbro não tem tanto problema para lidar com ele.

2 comentários em “Mega Análise #16 – Slowbro

Deixe uma resposta