Mega Análise #18 – Starmie

 

Por Elvys Morais

Apresentação

Introduzido na geração 1, número 121 na National Dex e do tipo Água/Psíquico, a estrela de dez pontas Starmie! Starmie nada através da água girando seu corpo em forma de estrela, como se fosse uma hélice de um navio. O núcleo no centro do corpo deste Pokémon brilha em sete cores, e prova para todos que estrelas do mar podem ser extremamente rápidas e perigosas (ouviu isso, senhor Patrick Estrela?).

Sobre o Pokémon

Pesadelo de muitos ao enfrentar Misty pela primeira vez na primeira geração de jogos, Starmie também é muito usada pelos jogadores. Seu ótimo speed stats e Sp.Atk faz dela uma Special Sweeper para qualquer time, mas sera que é só isso? Veremos isso agora!

Confira os stats de Starmie abaixo

Starmie

Movepool completo de Starmie aqui

Habilidades:

1) Illuminate: Aumenta as chances de você encontrar pokemons selvagens. Nenhum efeito no competitivo.
2) Natural Cure: As condições de status BURN, PARALYZE, SLEEP, POISON ou FREEZE são curadas quando o Pokémon é trocado.
HA) Analytic: O poder do ataque aumenta em 30% se o pokémon for o último a agir no turno.

Analisando Starmie:

Prós:

– Bom movepool especial , também tendo golpes para boost próprio e suporte aos aliados.
– Uma boa Hazard Remover para o time
– Sua versatilidade a deixa uma boa arma para jogos mentais e confundir o inimigo
– Natural Cure faz dela uma boa wall para golpes de Stall como toxic e burn.

Contras:

– Defesas medianas, necessitando de um pouco de habilidade caso queira a transformar em uma wall.
– Fraqueza a um dos ataques mais úteis / usados no jogo: Knock Off.

121 121

“Sou a estrela desse mar“

Movesets

Olha a onda, Olha a onda!

@Choice Specs / Life Orb
Natural Cure
Timid Nature
252 SATK / 252 SPEED / 4 HP

– Psychic / Psyshock
– Surf / Scald / Hydro Pump
– Ice Beam
– Thunderbolt / Dazzling Gleam

Moveset Sweeper especial. Com seu speed incrivelmente alto, Starmie ultrapassa a maioria dos pokémons, combinando seu Sp.Atk ao boost do choice specs, seu stat de sp attack vai para 225, suficiente para varrer boa parte dos oponentes. Se ficar preso num só golpe não lhe agrada, há sempre a boa e confiável Life Orb, mas você não pode se importar com o dano residual. Graças a natural cure, sinta-se livre a jogá-la na frente de will o wisp’s , thunder waves e toxics, salvando seu time de alguns stalls indesejados. Psychic e Surf tem um dano alto graças ao seus STABs. Scald pode ser uma boa pedida para derrotar walls a longo prazo, visto que o Burn pode desgastá-los. Se você não tem medo de errar, Hydro Pump também pode ser uma boa escolha. Psyshock também pode ser usado para causar alto dano em pokémons com baixa defesa física e evitar Assault Vest. Por sua vez thunderbolt pode ajudá-la a enfrentar outros pokémons aquáticos enquanto ice beam serve para cobrir sua desvantagem a pokes de planta e um método de bater em Landorus, Gliscor e boa parte dos dragões. Por fim dazzling Gleam também é uma opção caso queira se livrar de alguns pokemons noturnos ou dragões, porém vale alertar que muitos deles possuem o move Sucker punch que pode ser um problema para Starmie.

Você faz meu Tipo!

@Leftovers
Natural Cure
Modest Nature
252 SATK / 252 SPEED / 4 HP

– Cosmic Power
– Reflect Type
– Recover
– Scald

Essa Starmie parece complicada mas depois de pegar o jeito será uma dor de cabeça a seus oponentes. Diferente da maioria dos walls não colocaremos Ev’s em suas defesas, a Starmie precisa ser rápida e forte pois seu único golpe de dano será Scald. Coloque-a no campo contra pokémons não efetivos a ela, e comece a dar boost em suas defesas com o Cosmic power, caso o oponente troque de pokémon para um que tenha vantagens com os tipos da Starmie, reflect type fará dela o mesmo tipo do pokemon, ganhando suas vantagens e fraquezas, muito útil contra pokemóns do tipo sombra e planta. Lembrando que os pokemons tipo planta não são afetados por leech seed, pokes de poison não ficam envenenados e assim por diante, use disso a seu favor. Scald sera seu move para derrubar o oponente, logo o status burn sera de grande ajuda contra maioria dos pokemóns, tendo problemas apenas contra os que possuem habilidades como Storm Drain e Dry Skin, ou os moves whirwind, roar e dragon tail podendo tira-la do campo. Por fim Recover manterá Starmie firme e forte enquanto seus oponentes queimam de raiva.

Roda roda vira, roda roda vem…

@leftovers
Natural Cure
Modest Nature
126 SATK / 132 SPEED / 252 HP

– Rapid Spin
– Recover
– Scald/Hydro Pump
– Ice Beam/ Thunderbolt / Psychic

Esse pode ser considerado um dos sets mais usados em Starmie’s atualmente, com a grande utilização de times de Hazard. Não é difícil encontrar oponentes utilizando de Stealth rock, Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web, logo pokémons com Defog e rapid Spin também ganharam seu espaço no competitivo. Starmie entra nesse tipo graças ao seu Rapid Spin que pode remover os hazards do campo e a habilidade Natural Cure que auxilia na hora de entrar no campo com toxic spikes. Sem muito de novo nesse set, Os moves de dano poderão ajudar a derrubar aqueles pokémons que já estavam nas ultimas, Além de poder deixar o pokemon físico do oponente com burn, e levar a batalha sem problemas com recover.

The Last Of Us

@Maranga Berry
Analytic
Calm Nature
252 Spatk / 132 SPEED / 126 SDEF

– Trick Room
– Surf / Scald
– Psychic
– Recover

Moveset para aproveitar sua hidden ability. Quando enviada para a batalha todos imaginam uma Starmie rápida e poderosa, talvez ela não seja a mais rápida de todas mas é sem duvidas poderosa. Esse set pode ser usado tanto em single como em double battles. Trick Room fará com que Starmie ataque depois da maioria dos pokémons pois seu Speed stats é mais alto que o comum, aproveitando disso seu dano com Surf ou Scald vai sofrer um alto boost graças ao Stab e os 30% de sua hidden ability, podendo nocautear boa parte dos oponentes.
Aproveite para mandar a Starmie contra pokémons que causem dano especial, utilize o primeiro turno usando Trick room, quando vc for acertado pelo golpe especial, Starmie irá consumir a Maranga Berry dando um boost de 50% em sua SP.def, logo vc poderá recuperar boa parte desse Hp perdido com Recover. Em double battles é viável que você tenha um pokemon que possa causar Burn aos oponentes físicos pois eles seriam o maior problema para Starmie.

Melhores Aliados

Os pokémons de terra e água como Gastrodon, Quagsire e Swampert podem ser de boa ajuda contra os elétricos do oponente, alem de serem bons walls fisicos. lembre-se que starmie pode ter certos problemas contra pokémons com o golpe Knock Off, logo pokémons que saibam will o wisp ou thunder wave como Sableye e Liepard, são de boa ajuda para ela pois alem de não receber 2x de dano do knock off possui a habilidade prankters para agir antes de qualquer oponente. Como Starmie pode ser usada de suporte, por vezes é ela quem assume o papel de melhor complemento. Bons parceiros para seus movesets de suporte são aqueles que dependem muito de seu Rapid Spin, como Charizard e Talonflame, fora uma boa sinergia de tipos. Sets ofensivos também apreciam quaisquer wallbreakers ou outros pokémons que possam enfraquecer o oponente para Starmie vir e finalizar a partida como uma boa late game cleaner. Como pokémon relativamente frágil, também aprecia imensamente suporte de screens.

Piores Inimigos

Ao menos que sua Starmie tenha Grass knot os pokémons recentemente citados Quagsire, Gastrodon e Swampert podem trazer dor de cabeça à nossa estrela. Caso você utilize o set de Rapid Spin, fique atento aos pokémons fantasma do oponente pois alem de inutilizarem o efeito do golpe, em sua grande maioria possuem sucker punch o que pode ir a ser o fim da batalha com um só golpe. Clefable com seus cosmic power faz sua gordura super resistente fazendo dela uma wall insuperável pela Starmie pois nem ao menos o burn de Scald pode causar dano algum graças a sua habilidade Magic Guard. Mas Starmie tem dois pesadelos enormes que a assombram: Tyranitar e Bisharp. Tyranitar ainda pode ser levado com baixo HP usando-se algum golpe aquático, mas seu Pursuit pode dar problemas. Mas Bisharp é de longe a ameaça número 1 para a estrelinha. Um set padrão com Sucker Punch e Pursuit pode fazer Starmie chorar só de ver o a peça metálica entrando na arena. Incapaz de atacar primeiro (Sucker Punch) e incapaz de correr (Pursuit), a estrelinha se vê numa perigosa sinuca de bico e dependerá MUITO de um jogo mental para sair viva do encontro.

Deixe uma resposta