Mega Análise #32 – Tangela

Por: Rafael Weber

Videiras de Tangela se rompem facilmente se agarradas. Isto acontece sem dor, permitindo ela fazer uma fuga rápida. As vinhas perdidas são substituídas por outras recém cultivadas no dia seguinte.

Tangela o Pokémon das vinhas emaranhadas, ela foi introduzida na primeira geração e recebeu um estágio evolutivo na quarta geração. Seu nome em inglês é baseado na mistura das palavras Entangle e Medusa, já em japonês é mojyamojya uma onomatopeia para desgrenhado. Este Pokémon se beneficiou bastante da implementação da Eviolite na quinta geração, pois assim sua boa capacidade defensiva física poderia alcançar estágios surpreendentes. Além disso ela possui também um bom status de ataque especial e uma boa quantidade de moves de suporte. Com isso é muito comum ve-lá utilizando sets stall baseada em dano passívo para vencer pelo harrass. Será que além de rostinho bonito ela também é poderosa suficiente? Vejamos seus atributos:

HP: 65
ATK: 55
DEF: 115
SP ATK: 100
SP DEF: 40
SPE: 60

Habilidades:
Chlorophyll: Quando ensolarado, a velocidade deste Pokémon dobra. Contudo, o efeito não ocorre no turno que o clima de sol forte aparece.

Leaf Guard: Previne que esse Pokémon sofra com alguma alteração de status durante o clima sol forte.

Hidden Ability
Regenerator: Quando esse Pokémon é trocado da batalha para a pokébola, ele restaura 33,3% de seu HP máximo.

O moveset completo pode ser visto AQUI. E assim podemos destacar os principais aspectos da Tangela:

Positivos:

  • Status de defesa e ataque especial são bons.
  • Acesso a Eviolite para aumentar ainda mais seu bulk físico.
  • Por possuir a habilidade Regenerator, não precisa utilizar moves exclusivos para regeneração de HP como Morning Sun e Syntesis na maioria dos sets.
  • Uma boa variedade de moves de suporte como: Leech Seed, Pain Split, Rage Powder, Sleep Powder, Infestation e Power Swap.

Negativos:

  • Status defensivo especial baixo, somado a tipo defensivamente ruim e um status de HP regular para primeiro estágio evolutivo.
  • Susceptível a todos os tipos de hazards e a maior parte dos moves de status. Principalmente Toxic, pois este coloca ela sobre pressão de não poder stallear em campo, no máximo fazer o pivô defensivo.
  • Teme violentamente um Knock Off e o meta atual está saturado deste move.
  • Não tem um move set ofensivo bom o suficiente para utilizar seu SpA que é decente.
  • Baixa precisão do Sleep Powder e perda do efeito do Infestation quando trocada ou derrotada.

 

tumblr_mtp4e3yd4p1s2i16to1_1280
TanAmor

Sets

114 114

Movesets em Singles

1) Minhas vinhas são de aço!

– Giga Drain
– Leech Seed / Synthesis
– Hidden Power Fire
– Sleep Powder / Toxic

Habilidade: Regenerator
Item: Eviolite
Nature: Bold
EVS: 252 HP / 252 DEF / 4 SpA

Fazer o pivô defensivo e derrotar lentamente o adversário esse é o objetivo desse set. Tente entrar em campo contra um atacante físico que não carregue moves Fire, Ice ou Flying e muito menos Knock Off absorva o hit e tente usar um move de Status ou o Leech Seed para se recuperar aos poucos. O Giga Drain é a principal arma ofensiva desse set, mas sem investimentos causa pouco dano então use quando superefetivo, como harrass ou para finalizar um adversário. O HP Fire é o complemento do set, necessário para afugentar e buscar alguns KOs em adversário que serão switch seguro contra a Tangela como o Ferroseed e a Leavanny. Para esse set funcionar, evitar um Knock Off ou Toxic é sua prioridade máxima, isso quebraria sua funcionalidade e sobrevivência, tenha parceiros de time que consigam receber bem esses moves.

 

2) Now Watch me Whip…

– Leaf Storm
– Giga Drain /Ancient Power
– Hidden Power Fire
– Sleep Powder

Habilidade: Regenerator
Item: Eviolite
Nature: Modest
EVS: 236 HP / 48 DEF / 252 SpA

E se aproveitarmos seu ataque especial decente e fizermos um bulk attacker? Pois então, esse é o objetivo desse set, aguentar algumas porradas e devolver um Leaf Storm dolorido a não ser que resista a ele. Depois disso é um switch grátis mesmo para tirar o drop e usar o Regenerator, portanto use-a em conjunto com outros pivôs e bulk attackers. A escolha entre Giga Drain e Ancient Power é baseado na coverage do seu time, se tiver alguém que lide bem contra Bugs e Flying, principalmente Scyther, use Giga Drain para ter um move com regeneração de HP e pegar adversários enfraquecidos sem ter que conviver com o drop de SpA. HP Fire é contra os Grass e Steel types da tier e o Sleep Powder é um ataque de oportunidade, para colocar um poke adversário fora de combate momentaneamente. Mesmo com bom bulk, nesse set ela não consegue dar switch em um move superefetivo stab e ainda receber o segundo hit consecutivo devido a sua velocidade baixa, portanto faça entradas seguras.

 

3) Não use Taunt por favor.

– Infestation
– Toxic
– Leech Seed
– Giga Drain

Habilidade: Regenerator
Item: Eviolite
Nature: Bold
EVS: 252 HP / 06 Def / 252 SpD

Esse é um set para causar dano passivo e vencer pelo cansaço. Infestation para prender seu adversário em campo e causar dano todo turno, Toxic para minar a vida do seu adversário e Leech Seed como sua forma de recuperação de vida passiva, some tudo e você tem um harrass forte e se você sobreviver vai causar muita discórdia no mundo. O Giga Drain também tem como maior objetivo se curar, mas é o move ofensivo para evitar ser Taunt bait e derrotar inimigo enfraquecidos. Referente à utilização, tente evitar prender pokes que tenham Knock Off, Taunt ou Toxic e tente antecipar as trocas, evite usar o Infestation no turno da troca e pegar algo que será ruim para você enfrentar e te forçar a sair e perder o efeito desse move. Geralmente Leech Seed e Toxic são moves mais confiáveis quando não se tem certeza do switch adversário.

 

Movesets em Doubles

4) I can handle your Anger.

– Rage Powder
– Giga Drain
– Sleep Powder
– Protect

Habilidade: Regenerator
Item: Eviolite
Nature: Calm
EVS: 252 HP / 52 Def / 204 SpD

Basicamente você fará com ela o que o Amoonguss faz, só que pior. Ou não… O Protect é básico nas doubles e VGC para mind games e momentum. O Rage Powder é para evitar que aquele seu teammate seja atacado, dando oportunidades dele levar o time adversário, Sleep Powder é para colocar alguém para dormir, principalmente se prevê trocas e/ou Protect de pelo menos um poke adversário, assim você não deixa seu aliado desprotegido e o Giga Drain é para ajudar a finalizar caso seja realmente necessário. A distribuição de EVs e a nature é para dar o máximo de equilíbrio à parte bulk deste Pokémon fazendo-o mais capaz de receber ataques especiais. Eviolite é sempre o item de escolha e você deve párea-lá com algum aliado com excelente poder ofensivo, para ele causar praticamente uma baixa por turno, pois a Tangela não irá durar para sempre.

 

Hoje não terá a sessão Mini Me, pois ela não tem pré-evoluções e o Tangrowth merece uma analise própria no futuro.

Em contrapartida terá um set sugerido por um dos Líderes da nossa Liga Pokémon, o Pablo Oliveira (Pkablo) líder do Gym Dual Type e maior fã do miojo verde/azul que conhecemos.

Este set não é muito prevalente, geralmente há outras opções melhores que ela em comparação a ser usada dessa forma, mas o fator surpresa pode decidir jogos e é um set bastante divertido. O set a seguir para a função ofensiva, baseando-se na habilidade Chlorophyll.

– Sunny Day
– Solar Beam
– Synthesis
– Growth / Sleep Powder

Habilidade: Chlorophyll
Item: Eviolite
Nature: Timid
EVS: 76 HP / 6 Def / 208 SpA / 220 SPE

A função desse set é surpreender o adversário, pois são raramente vistas Tangelas ofensivas no meta game atual, usando o sol forte como principal aliado setado por ela mesmo ou por companheiro de time com Sun Rock, utilizando essa distribuição de EVs fica com uma velocidade decente, ultrapassando todos os pokes com base 91 ou menor mesmo utilizando Scarf, o que para tier NU é um valor razoável. A escolha entre Growth e Sleep Powder fica pela opção do seu jogo, se tem enfrentado mais times com walls poderosos o set com Growth fará dela uma boa Wallbreaker pelo Solar Beam ser um stab com alto BP com bonus de +2 de SpA fica destruidor. Já o Sleep Powder é bom contra stall e times ofensivos, por inutiliza momentaneamente o adversário enquanto você o derrota gradativamente. Mesmo sem muitos EVs nas suas defesas e HP, ela ainda consegue resistir a bastantes golpes neutro e pouco efetivos pelo lado físico, e com o auxilio da Synthesis ela consegue se recuperar bem, e ainda melhor no sol.

 

Após vermos as opções de jogo da Tangela, vejamos agora seus principais aliados e formas de combatê-la.

Principais aliados:

  • Entry hazards suporte ajuda ela a stallear com mais facilidade, portanto Archeops, Garbodor e Carracosta são bons parceiros.
  • O Combo Water/Fire/Grass também a ajuda em combate. Water types para cuidar dos pokes Fire adversários e também se defender do tipo Ice. E os Fire aliados para cuidar dos Steel, Bug e Ice types. Exemplos: Kabutops, Lanturn, Pyroar e Magmortar.
  • Pokes que recebam o Toxic e o Knock off para ela também são necessários. Por exemplo: Mega Audino, Vileplume e Throh.
  • Rapid Spinners e Defogers são bons parceiros para evitar principalmente Toxic Spikes que dificultam muito o desempenho dela na luta. Hitmonchan é um bom spinner e ainda consegue lidar com os tipos Steel e com o Knock Off citados anteriormente.

 

Como lidar com a Tangela:

  • Bulk Poison Types geralmente são uma pedra no sapato, pois ela não carrega nada para enfrentá-los. Por exemplo, Muk, Swalot e Roselia.
  • Os pokémons com Sap Sipper, por exemplo, Sligoo, Miltank e Bouffalant. Principalmente os 2 últimos por ganharem bônus no status de ataque beneficiando suas presenças ofensivas. E o primeiro, costuma carregar Sludge Bomb.
  • Usuários de Taunt e principalmente aqueles que resistem ao Giga Drain são perigosos. Por exemplo: Dusclops, Gothitelle e Leipard.
  • O Scyther consegue uma entrada relativamente segura. E dá OHKO ou 2HKO com Aerial Ace ou U-Turn (esse depois do dano das Rocks) na maioria dos sets e ainda se for Scarf outspeeda mesmo o set com Chlorophyll
  • Toxic coloca um timer nela, impossibilitando-a de stallear, no máximo depois do toxic ela serve como pivô defensiva. Por exemplo: Cradily, Hypno, Seadra e a maioria do Poison types. Referente ao toxic, muito cuidado com Xatus para não tomar um bounce de seu próprio move e se colocar em situação ruim.
  • Usuários de Knock Off retiram sua Eviolite colocando em cheque suas capacidades de bulk, por exemplo: Hariyama, Pawniard e Kabutops (esse último se predicar a troca).

 

Sendo assim, Tangela pode ser uma boa arma em NU e até encontrar um nicho em RU, mas sofre concorrência do Vileplume que possui um typing defensivo melhor e bulk mais equilibrado. Contudo ela não é totalmente “outclassed” pelo Vileplume, mas seus status em geral baixos, fora defesa e especial ataque, pode ser prejudicial para sua utilização. Use-a bem e poderá encontrar nela um bom wall físico ou pivô defensivo. Só tome muito cuidado com aqueles detalhes citados acima. Tenha boas partidas e até a próxima.