Mega Análise #1 – Trick Room Team

Por Igor Luis

Bom, começando nossa Mega Análise de hoje, uma breve explicação sobre o Trick Room.

Trick_Room

Trick Room é um golpe de Status, do tipo Psychic (TM 92), que cria uma dimensão paralela, por 5 turnos, contando o turno de ativação do ataque, onde os pokemons mais lentos atacam primeiro que os mais velozes.

Leve em consideração que a prioridade do ataque é -7, então sempre será o último movimento a ser realizado no turno, fazendo com que a efetividade da habilidade dure 4 turnos.

Por não ter como alvo o pokemon do oponente, e sim o campo, pode ser utilizado mesmo com Dark types do lado do oponente. Pelo mesmo motivo, funciona mesmo se o oponente usar Protect, Detect, Spiky Shield ou qualquer outro ataque que um movimento com alvo fixo não acertaria.

Entre as vantagens de ser um time de TR, a principal é poder redirecionar os EVS que seriam colocados na Speed para outros atributos, tornando seu pokemon ainda mais ofensivo/defensivo, da forma que desejar.

O time de TR é mais utilizado em Double Battles, visto que você pode ter um pokemon para setupar, e outro para se aproveitar da room, ao mesmo tempo, além do fato de que 4 turnos são muito mais longos em doubles do que em single battles. Mas isto não te impede de utilizar essa estratégia em Single Battles, basta adaptar a equipe. Então, vamos começar:

Montando seu time

Para montarmos nosso TR Team, devemos levar em consideração alguns fatores:

– É primordial que você consiga setupar a room em segurança. Isso quer dizer, sem baixas e sem maiores danos ao seu pokemon.

– Os summoners (pokemons que serão responsáveis por usar o ataque e ativar a room), devem ser protegidos ao máximo.

– Aproveite bastante os 4 turnos de vantagem. Uma vez setupado, tente limpar ao máximo o campo do seu oponente.

– Controle os turnos da Trick Room. Você deve ter em mente exatamente quando a room irá acabar, preparando o terreno para mais uma, se necessário.

– A lentidão é sua amiga. Evite ao máximo o uso de habilidades como Tailwind, Thunder Wave, Nuzzle, Body Slam, Icy Wind, etc. Isso te manterá sempre na vantagem da partida.

TR Summoners

São os mais importantes do time, aqueles que devem ser protegidos a todo custo, por serem os responsáveis por utilizar o ataque.

– Offensive Trick Room

Estes pokemons possuem a virtude de serem bastante versáteis. Podem utilizar a habilidade em um turno, e sobreviver para se aproveitar nos turnos seguintes. Estes pokemons precisam:

. Aprender a habilidade

. Possuir ATK ou SATK altos

. Bons movepools e STABS.

          609

Sugestão: Infiltrator – @Focus Sash ; Quiet – 252 HP / 252 SATK / 4 DEF .

   gallade-2

Sugestão: Justified – @Focus Sash ; Brave – 252 HP / 252 ATK / 4 SDEF .

Tanto o Candelabro Fantasma quando nosso querido marido da Gardevoir são caracterizados como Ofensivos. É extremamente aconselhável equipá-los com Focus Sash, por possuírem fraquezas bem comuns, além de saber colocá-los na frente dos pokemons adequados. São mais arriscados, mas uma vez setupada a room, se tornam grandes ameaças ao oponente com um ótimo movepool e grande poder de fogo.

579

Sugestão: Magic Guard – @Life Orb ; Modest – 252 HP / 252 SATK / 4 DEF .

481

Sugestão: Levitate – @Leftovers ; Modest – 252 HP / 252 SATK / 4 DEF .

Reuniclus e Mesprit são opções mais bulkys do que os dois acima. Tem defesas altas, podendo invocar a room sem medo. Porém, Reuniclus não tem um movepool tão extenso e surpreendente, e Mesprit não é o melhor exemplo de sweeper. Porém, se bem utilizados e com um bom suporte, podem abrir grandes buracos nos times adversários.

– Defensive Trick Room

Estes pokemons são caracterizados pelas suas altas defesas e habilidades de suporte, podendo utilizar o ataque com segurança e se manterem vivos na partida, enquanto os sweepers fazem o trabalho sujo. Características:

. Aprender o ataque

. Alta DEF ou SDEF

. Bom movepool de suporte

488

Sugestão: Levitate – @Light Clay ; Calm – 252 HP / 128 SATK / 128 DEF ou SDEF .

356

Sugestão: Pressure – @Eviolite ; Impish ou Careful – 252 DEF / 252 SDEF / 4 ATK .

cofagrigus

Sugestão: Mummy – @Leftovers ; Calm  – 252 DEF / 252 SDEF / 4 SATK .

Exemplos perfeitos de Trick Room defensivos, podem utilizar a habilidade tranquilamente graças as suas ótimas defesas (considere o Dusclops com Eviolite). Porém, não espere que esses pokemons derrotem algum pokemon do oponente com ataques diretos, raríssimas exceções ( com hp baixo ou STAB super efetivo). Seus objetivos são claros, dar suporte para que o seu sweeper brilhe. Dusclops tem acesso a WoW, Imprison, até Night Shade para ajudar, enquanto Cresselia pode levantar Screens e ainda se curar. Nosso amigo múmia tem uma ótima ability e moveset preparado para irritar.

slowbro-3

Sugestão: Oblivious – @Rocky Helmet ; Bold – 252 DEF / 128 SDEF / 128 SATK .

aromatisse-2

Sugestão: Healer – @Leftovers ; Modest – 252 DEF / 128 SDEF / 128 SATK .

São bons pokemons caso você pretenda ter uns turnos extras pra atacar, quando pintar alguma brecha. Aromatisse tem acesso aos excelentes Dazzling Gleam e Moonblast, além do útil e extremamente necessário Aromatherapy. Já Slowbro pode se curar ou curar seu companheiro, e tendo alguma brecha pode soltar alguns Scalds, com seus 30% de burn + STAB.

Supports

Indispensáveis para sua estratégia dar certo, são pokemons que aprendem ataques pontuais, abrindo espaço para seu jogo fluir:

. Follow Me / Rage Powder

amoonguss-2

Sugestão: Regenerator – @Black Slugde ; Bold – 252 DEF ou SDEF / 128 SDEF ou DEF / 128 SATK .

               036

Sugestão: Magic Guard – @Leftovers ; Bold – 252 DEF ou SDEF / 128 SDEF ou DEF / 128 SATK .

              468

Sugestão: Serene Grace – @Leftovers ; Bold – 252 DEF ou SDEF / 128 SDEF ou DEF / 128 SATK .

Esse ataque faz com que os ataques do oponente tenham você como alvo, ao invés do alvo original. Ou seja, se o oponente foi esperto a ponto de tentar matar ou tauntear seu summoner, você será esperto em dobro trazendo esse ataque para você, deixando o caminho livre para seu outro pokemon. Bastante útil para proteger aquele sweeper que você tanto precisa. Os 3 pokemons acima tem funções diferentes: Enquanto Clefable é uma cleric confiável, Amoonguss pode tirar seu adversário do sério distribuindo Spores, e ainda tem uma ótima ability (Regenerator). Já Togekiss é um ótimo bulky ofensivo, e sob trick room pode usar o sempre fatal Air Slash + Serene Grace.

. Fake Out

560

Sugestão: Intimidate – @Assault Vest ; Adamant – 252 ATK / 128 DEF / 128 SDEF .

115

Sugestão: Scrappy – @Kangaskhanite ; Adamant – 252 ATK / 252 HP / 4 DEF .

297

Sugestão: Guts – @Flame Orb ; Adamant – 252 ATK / 252 HP / 4 SDEF .

Ótimo golpe, prevendo aquele pokemon que atacaria seu summoner, dando dano nele e o inutilizando no primeiro turno. No caso do Kangaskhan, Scrappy garante que acerte até Pranksters Sableyes, impedindo aquele Taunt maldito. Scrafty possui intimidate e Hariyama pode se aproveitar do próprio Fake Out para ativar sua Orb.

. Taunt

sableye-3

Sugestão: Prankster – @Leftovers ; Calm – 252 HP / 128 DEF / 128 SDEF .

                 510

Sugestão: Prankster – @Leftovers ; Adamant – 252 SPD / 252 ATK / 4 HP .

Possuem Prankster, para se antecipar e Tauntear possíveis Taunts ao seu pokemon. Liepard é mais ofensivo, enquanto o Fantastma Noturno, com WoW e Recover é muito chato de ser derrotado.

. Encore

whimsicott

Sugestão: Prankster – @Leftovers ; Bold – 252 HP / 252 DEF / 4 SDEF .

Serve para deixar o oponente preso no último ataque realizado por ele. Whimsicott é a usuária mais confiável. Uma vez pego no encore, seu oponente será forçado a fazer um switch, a não ser que queira ficar usando o mesmo ataque em sequência. Ela ainda possui a vantagem de também aprender Taunt.

Trick Room Abusers

Estes são verdadeiros monstros sob o trick room. Tem potencial ofensivo para limpar o time adversário, e um movepool com ótima coverage.

escavalier-2

Sugestão: Overcoat – @Choice Band ; Adamant – 252 HP / 252 ATK / 4 SDEF .

           534

Sugestão: Guts – @Flame Orb ; Adamant – 252 HP / 252 ATK / 4 SDEF .

               342

Sugestão: Adaptability – @Life Orb ; Adamant – 252 HP / 252 ATK / 4 SDEF .

São excelentes sweepers físicos embaixo de trick room. Conkeldurr tem um excelente movepool com excelente abilitys. Pode causar um grande dano e se curar ao mesmo tempo, com Drain Punch. Crawdaunt possui, senão o mais forte, um dos mais fortes Knock offs do metagame, graças ao grande ataque, STAB + Adaptability, enquanto Escavalier com choice band destrói tudo que não resista a Bug ou Steel com seus Stabs.

abomasnow-3

Sugestão: Snow Warning – @Abomasite ; Modest – 252 HP / 252 SATK / 4 DEF .

          485

Sugestão: Flash Fire – @Air Baloon ; Modest – 252 HP / 252 SATK / 4 DEF .

                 181

Sugestão: Static – @Ampharosite ; Modest – 252 HP / 252 SATK / 4 DEF .

Sweepers especiais bastante úteis e difíceis de lidar. Abomasnow possui um Blizzard de assustar, Heatran tem um ótmo movepool aliado a excelentes stats, enquanto Mega Ampharos parece que foi feito sob medida para trick room, podendo desfrutar de todo seu potencial. Sua ability quando mega evoluída é muito útil (Mold Breaker) , ignorando a ability dos pokemons do oponente quando atacados.

Ameaças

Vamos destacar algumas ocasiões que sua atenção deve estar redobrada, pois são os maiores counters de um time de Trick Room:

. Stalls Teams

Mesmo deixando de ser tão utilizado atualmente, ainda encontramos times cuja função é torrar a paciência do oponente. Estes são a maior ameaça para um TR team, podendo bloquear a Trick Room e espalhar stats e hazards, impedindo que seu jogo flua e lhe trazendo problemas.

. Priority Moves

São um problema pelo fato de “anularem” a trick room, fazendo com que o pokemon adversário ataque primeiro e lhe cause danos. O lado bom é que priority moves geralmente possuem base power mais baixa, mas não conte com isso. Leve possíveis counters para Sucker Punch, Mach Punch, Extreme Speed, Ice Shard, Shadow Sneak, etc…

. Trick Room Teams

É o exemplo clássico do veneno e do antídoto. Outro time de T.R é um problema de se enfrentar e requer muita concentração. Analisar se seus pokemons são ou não mais rápidos que o do oponente, para saber quem vai precisar da room e quem não. É o principal fator para impor seu jogo e abrir caminho para sua vitória.

Bom, é isso galera, lembrando que os pokemons citados aqui são apenas sugestões, vocês podem personalizar seus próprios Trick Room Teams da forma que desejarem. Esse é um estilo muito legal de se jogar em doubles, e promete dar muita dor de cabeça para seus oponentes.

Fiquem ligados em nossas análises !

Deixe uma resposta