Mega Análise #14 – Tyranitar

      Por: Elvys Morais e revisado por Ricardo Paleari

Apresentação

Introduzido na geração 2, número 248 na National Dex e do tipo Pedra/Noturno, o pseudo-lendário “dragão”, abram caminho para Tyranitar, o Godzila de pedra! Tão esmagadoramente poderoso, ele pode derrubar uma montanha inteira para fazer seu ninho. Este Pokémon perambula nas montanhas em busca de novos adversários para lutar.

Sobre o Pokémon

Tyranitar é usado por muitos jogadores experientes, embora muitas vezes focado por sua habilidade Sand Stream para doubles e triple battles, também é um ótimo pokemon para varrer o time do oponente ou dar suporte a seus companheiros, vamos la descobrir o motivo!

Confira os stats do Tyranitar abaixo

Tyranitar

Tyranitar recebeu uma mega forma em XY, tendo um maior boost em seu Atk e Def , e também um pequeno boost nos outros stats com exceção de seu Special Atk. Diferente de algumas mega formas, Tyranitar mantém seus tipos pedra/noturno, o que não deixa de ser bom pois deixando de lado sua incrível vulnerabilidade a golpes do tipo lutador, ele tem uma boa resistência e imunidade a outros tipos, fazendo ele ser um ótimo “wall” para seu time. Diferente da maioria também, ele não recebe uma nova habilidade quando está em sua mega forma, mantendo assim seu Sand Stream novamente, oque não deixa de ser útil para seus parceiros dos tipos ferro, pedra e terra.

Habilidades:

1) Sand Stream: Ao entrar na batalha, invoca uma tempestade de areia no campo, dura por 5 turnos e tira ⅛ do HP dos Pokémon que não possuem os tipo ferro,pedra e terra. Além disso, a tempestade aumenta a Sp.Def dos Pokémons tipo pedra em 50% enquanto ela estiver em campo (efeito ignorado por Mold Breaker).

HA) Unnerve: Caso o adversário esteja carregando uma Berry, o efeito desta não será ativado enquanto um Pokémon com Unnerve estiver em campo.

O moveset completo do Tyranitar pode ser visto clicando aqui. De acordo com isso, podemos destacar os seguintes pontos positivos e negativos:

Positivos:

– Bons atributos defensivos, com 100/110/100.
– Uma base de Attack boa, com direito a moves de boost.
– Um moveset físico e especial extensos, cobrindo boa parte dos tipos.
– Acesso a bons moves de suporte, para atrapalhar o oponente ou ajudar seus companheiros.
– Imunidade a golpes do tipo psíquico.

Negativos:

– Não tem forma de recuperação de hp além de rest.
– Base Speed baixa.
– Fraqueza de 4x para golpes do tipo lutador.
– Não possui move de prioridade.

248 248

Tyranitar em Singles

Hit’n Run, Like a Stone!

– Stone Edge
– Ice Punch/ Outrage
– Earthquake/ Iron Head
– Pursuit

Item: Choice Scarf
Ability: Sand Stream
EVS: 252 Atk/ 252 Speed/ 4 Hp
Nature: Adamant/Jolly

Tyranitar com set para tirar vantagem de seu “baixo” speed stats. Se baseando que o Tyranitar não um pokemon tão rápido, ao entrar em campo e invocar sua Sandstorm, o oponente geralmente irá te atacar com tudo que tem, pois acredita cegamente que seu pokemon é mais veloz que o Tyranitar. Com seus 252 Ev’s distribuídos em Speed, dependendo da sua nature pode chegar aos 165~174 no level 50, ultrapassando boa parte da velocidade de seus oponentes, e se aproveitando-se também de seu stab para derrubá-los com um só golpe. Pursuit por sua vez lhe dá a vantagem de derrubar aquele pokemon com baixa defesa ou de suporte durante sua fuga, tirando 2x o dano comum.

Muralha especial!

– Pursuit/ Crunch / Power Up Punch
– Earthquake
– Iron Head/ Ice Punch/
– Stone Edge

Item: Assault Vest
Ability: Sand Stream
EVS: 252 Hp / 252 Sp.Def / 4 Atk
Nature: Careful

Diferente do move set acima, esse se baseia em se aproveitar de sua alta defesa especial junto do boost de 50% graças ao Sandstorm + 50% pelo item Assault Vest. Sua defesa especial alta faz dele um incrível wall para seu time. Não tem segredo, basta colocá-lo contra um oponente especial e atacá-lo com o que tiver. Seu move set pode variar bastante dependendo de qual será a maior ameaça para seu time, combinando sua defesa especial + Iron Head, ele será um inimigo natural para as fadinhas, podendo resistir a 3~4 golpes super efetivos. Pursuit com seu Stab pode ser usado da mesma maneira ao anterior, entrando na frente de um pokemon Special Sweeper e se aproveite da sua fuga para tirar bastante de seu hp, ou usando Crunch para eliminar os fantasmas e psíquicos mais facilmente e ainda ter a chance do drop da defesa física. Power-Up-Punch por sua vez pode deixá-lo mais perigoso após o 1º hit, porém, não é viável caso o oponente ainda tenha pokémons físicos poderosos que possam derrotar o Tyranitar antes que ele ataque.

3) Meu nome é Togekiss, só que não

– Thunder Wave
– Substitute/Protect
– Fire Blast
– Rock Slide

Item: Leftovers/Lum Berry/King’s Rock
Ability: Sand Stream
Evs: 252 Hp/ 252 Sp Def/ 4 Sp attack
Nature: Relaxed

A ideia deste Tyranitar é ser chato. O colocando na frente de um Pokémon que Tyranitar possa segurar pelo menos 2 hits, a chatisse começa com Thunder wave. Após isso, o irritante paraflinch começa a irritar, combinando a chance de Paralyze com a chance de flinch de Rock Slide, você tem um ótimo “paraflinch”, semelhante ao que Togekiss com Serene Grace+ Air Slash faz. Um eventual paralyze pode te dar a chance de ganhar um substitute de graça, o que o torna ainda mais irritante. Seja Substitute ou Protect a sua escolha, Leftovers é uma ótima escolha para item. Fire Blast é necessário para os eventuais tipos steel que possam incomodar essa estratégia, resistindo Rock Slide, como Mega Aggron, Registeel, Scizor e Ferrothorn. Por fim, Lum Berry é um bom item para este set caso um indesejável Will-o-Wisp apareça e outro ótimo item que aumenta ainda mais as chances do Parahax acontecer é King’s Rock. Vale notar que este exato set pode ser usado tanto em Singles como em Doubles.

Tyranitar em Doubles/Triples

1) Make it Double! or more!

– Super Power/ Outrage
– Earthquake
– Iron Head/ Ice Punch/ Foul Play
– Stone Edge / Rock Slide

Item: Choice Scarf
Ability: Sand Stream
EVS: 252 Atk / 252 speed/ 4 hp
Nature: Adamant/Jolly

Quem jogou o competitivo da 5º geração, sabe que times de clima dominavam as batalhas doubles e triples na época. O motivo?? Os climas duravam eternamente na batalha, até outro move ou habilidade de clima ser utilizada. Porém Chuva e Sol não eram os únicos a comandar a festa, Tempestade de areia trazia inúmeras vantagens aos pokémons dos tipos terra, pedra e ferro. Ao setupar a tempestade de areia os pokémons que não possuem os tipos citados vão receber ⅛ de dano em seu hp máximo a cada turno, ideal para eliminar os pokémons que seguram focus sash, focus band, ou que utilizavam do move Endure. Por sua vez, os de pedra recebem 50% de boost na defesa especial. Também vale lembrar que alguns pokémons possuem habilidades como Sand Veil e Sand Rush, que tem suas inúmeras vantagens enquanto a tempestade durar. O que também levou a habilidade Sand Veil ao “Limbo”… foi banida de boa parte das competições. Deixando a habilidade de lado, seu Rock Slide combinado com sua speed de até 174 pode ajudar bastante graças ao Stab e o efeito flinch contra os oponentes, e Earthquake é ideal para varrer do campo os pokémons elétricos do oponente.

Mega Tyranitar

Vai encarar?
Vai encarar?

Tyranitar além de por natureza ser um Pokémon bem poderoso, não bastasse isso, ganhou uma mega evolução em X/Y que mantém o tipo dele e dá boosts consideráveis em seu ataque físico e defesa física, o deixando como um típico “tank” físico, só que ao mesmo tempo especial pela sua habilidade, que se mantém Sand Stream.

Stats do Mega Tyranitar

Tyranitar Mega

Movesets

1) Demolidor!

– Stone Edge
– Outrage/ Ice Punch/ Dragon Claw
– Earthquake/ Iron Head/ Crunch
– Dragon Dance

Item: Tyranitarite
Ability: Sand Stream
EVS: 252 Atk / 252 Speed / 4 hp
Nature: Jolly

Agora se aproveitando de sua mega forma, esse set para Mega Tyranitar clichê, segue o bom e velho modo de usar Dragon Dance para dar boost a seu speed e attack e sair sweepando os oponentes um a um. Com seus Ev’s distribuídos em Atk e Speed, sua defesa tanto física quanto especial deixam bastante a desejar, aproveite para mandá-lo contra pokemons que você imagina que não irão enfrentar o Tyranitar cara a cara, use a fuga deles para setupar o Dragon Dance e então comece a sweepar. Um Dragon dance já é suficiente para deixá-lo forte e seu Speed pode chegar em 190 no level 50. Vale lembrar que seus inimigos naturais são os moves Mach punch e Vacum Wave, que facilmente pode levá-lo a lona com um golpe, então eliminar os pokemon com esse golpe torna-se sua prioridade antes de começar a dar boosts no Tyranitar. Fique alerto também aos Will-O-Wisp, que podem tirá-lo do jogo com facilidade.

Outras Possibilidades

Também vale lembrar que o Tyranitar serve como suporter de uma forma diferente da utilizada em double battles, um Tyranitar que utiliza de Stealth rock + Fire blast pode ser um problema para usuários de Ferrothorn. Ou também Leftovers + Iron defense para aumentar sua defesa em 100% deixando-o livre de pokémons com golpes físicos, uma mão na roda. Se você tiver os golpes Stealth rock + dragon tail é melhor ainda se o oponente já estiver com spikes no campo.

Melhores Parceiros

Tyranitar em doubles e triple battles depende também dos seus aliados para aumentar a chance de vitória, vamos citar alguns que seriam bons candidatos nessa parceria. Scizor, pokemon dos tipos inseto e metal, ao mesmo tempo que você o protege dos pokémons de moves de fogo com seus rock slides e earthquakes , pode ser um grande aliado contra as fadas por seus fortes golpes de metal, X-Scissors para os pokes de planta, e golpes de prioridade como bullet punch ou vacum wave são muito úteis. Excadrill com seu Sand Rush pode facilmente derrotar todos os oponentes no caminho. Gyarados e Salamence não ficam pra trás diminuindo o Atk ao intimidar seus oponentes, ao mesmo tempo que seu tipo voador o protege dos Earthquakes do Tyranitar. Já que estamos falando de suporte, que tal um Sableye para causar Burn nos pokémons físicos. Seu move trick também é capaz de trazer os pokémons voadores ao chão , se utilizado com o item iron ball, taunt pode salvar a pele do Tyranitar contra os will o wispers de plantão. Por fim, caso seu Tyranitar não seja lá tão rápido, um Bronzong com Trick Room pode ser bastante útil, alem de não receber dano da sandstorm, ele pode ter levitate e servir de pressão contra as fadas.

Enfrentando Tyranitar

Tyranitar tem sérios problemas contra os tipos lutadores que podem derrotá-lo com um só golpe, além disso, se receber o status burn é um pokemon a menos no time. Cofagrigus, Sableye e Rotom são seus inimigos naturais nesse caso. Uma espada de dois gumes, seu Sandstorm pode usado contra ele próprio, deixando um Excadrill do oponente forte e rápido o suficiente para derrubá-lo sem problemas. Stallers com alta defesa física e moves de recuperação como Chansey, Sableye e Miltank também garantem sua queda.

Deixe uma resposta