Mega Análise #8 – Uxie

By Lucas Victor

O mais defensivo do trio do lago e filho direto do criador Arceu (“us” é sufixo romano que se lê aportuguesado como “u” ou “o”. Aqui também é cultura, morô?) o dorminhoco é o mais defensivo entre seus irmãos, com Azelf como o mais ofensivo e Mesprit como o todo balanceado.

Uxie faz parte do grupo de pokémons que foram caindo ao decorrer do tempo nas tiers. Assim como Scyther na quarta geração, figurava entre os UU, em BW foi RU e agora em ORAS amarga uma posição em NU.
A introdução de novos pokémons, mega evoluções e mudanças no sistema de batalha foram alguns dos responsáveis diretos pela queda do filho de deus (não confundir com o capiroto, por favor). Ademais, Uxie é um pokémon lendário. Para um lendário estar em NU, ele deve ser muito ruim, certo? NÃO. MESMO. O pokémon da sabedoria manja duns paranauê. É o que vamos ver agora.

Uxie

Habilidades:
Levitate (1): Deixa o pokémon imune a hazards de contato ao solo e a golpes do tipo Ground

Seu movepool completo pode ser visto aqui

Em base nisso, podemos concluir seus prós e contras.

Prós
– Suas defesas são excelentes. Mesmo com golpes super efetivos, Uxie dificilmente cairá num só
– Velocidade de base 95 não é ruim, e facilmente irá ultrapassar outras walls e tomar a iniciativa
– Seu movepool de suporte é excelente, dificultando a previsão de seus movimentos
– Seus status ofensivos são razoáveis. Uxie não sweepará, mas alguns golpes STABs podem fazer a diferença na hora de amarrar o jogo e garantir a vitória
– Levitate é uma ótima habilidade, podendo servir de troca segura sem medo de ter sua velocidade reduzida, ser envenenado por Toxic Spikes ou levar qualquer movimento do tipo terra.

Contras
– Apesar de ser uma wall/suporte, Uxie só tem Rest como movimento de cura, sendo um problema para sua longevidade
– Psíquico não é o pior dos tipos, mas com a quantidade de Knock offs no metagame fica razoavelmente perigoso usá-lo

480 480

Eu cubro vocês, pessoal!

@Light Clay
Bold/Calm
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Reflect
– Light Screen
– Stealth Rock
– Knock off / U-turn / Psychic / Memento

Um dos sets primários do dorminhoco. As defesas altas de Uxie praticamente garantem que ele consiga levantar ao menos uma das telas e ajudar o time todo, com seus tempos aumentados devido à Light Clay. Frequentemente se pode ativar as duas. É aí que entramos  no terceiro e quarto golpes do set. Stealth Rock pode ser usado como uma cartada final e garantir um dano residual. A escolha entre levantar as pedras e as telas fica ao jogador, mas pode ser mais prudente aumentar as suas defesas primeiro. O quarto golpe é totalmente de cobertura. Knock off pode irritar alguns oponentes e estragar o dia de usuários de eviolite, U-turn pode te dar momentum e garantir que ainda se possa o usar de novo, mas Memento pode ser extremamente útil.
Ativando-a, Uxie se sacrifica, mas diminuindo os ataques do oponente em dois níveis. Isso, somado às Screens pode garantir que um Sweeper entre tranquilamente e se buffe sem problemas.

Chuva e Sol, eu vos invoco!

@Damp Rock/Heat Rock
Bold/Calm
252 HP / 252 DEF / 4 SP DEF

– Rain Dance / Sunny Day
– Knock Off / U-turn
– Stealth Rocks
– Thunder Wave / Toxic

Uxie é, de longe, um dos melhores colocadores de clima de todo o metagame em sua categoria. A menos que vá sofrer um Taunt, ele pode colocar o clima facilmente, colocar Rocks e se mandar, dando espaço a um sweeper ou settuper.
Essa pode ser uma estratégia bastante mortal principalmente na chuva, uma vez que temos Gorebyss com Swift Swim, podendo dar Shell Smash facilmente e passar para um Ludicolo e começar a limpar o adversário. Como sempre, Knock Off pode ser usado para irritar os oponentes e poder tirar Eviolites a rodo em stall wars. Thunder Wave pode parar nos trilhos qualquer sweeper rapidinho que não seja Sandslash e atrapalhar até mesmo Pokémon mais defensivos. É delicioso paralizar um Ludicolo na chuva, achando que vai causar geral. Toxic também pode ser usado para stallear, mas como Uxie não tem movimentos decentes de recuperação pode não ser a melhor das opções.

Relaxa e Sweepa

@Leftovers
Timid
184 HP / 48 DEF / 100 SpA / 176 Speed

– Substitute
– Calm Mind
– Psyshock
– Giga Drain / Energy Ball / Dazzling Gleam / Thunderbolt

Esse set tem como intenção pegar o inimigo com as calças arreadas. Ao usar Substitute, Uxie pode se proteger de golpes de status, o que pode ser extremamente útil contra walls e começar a se buffar com Calm Mind. Leftovers aumentam a sua longevidade, e Psyshock como STAB, que pode punir lutadores e dar cabo de três das walls mais chatas de NU: Weezing, Gloom e Muk. O último golpe fica totalmente pela cobertura. Giga Drain pode garantir uma longevidade maior e punir tipos aquáticos, principalmente o chato Quagsire. Dazzling Gleam pode cuidar dos noturnos e pode cair como boa cobertura, mas te arrisca a ser facilmente barrado por metálicos. Um pouco de investimento na velocidade não faz mal, fazendo Uxie ultrapassar uma gama até decente de inimigos. Investimento no seu HP pode ajudá-lo a garantir maior longevidade a seu substituto e a aguentar melhor os ataques do oponente.

Acorda, lazarento!

@Chesto Berry/Light Clay/Leftovers
Bold/Calm
252 HP / 252 DEF ou SP DEF / 4 SP DEF ou DEF

– Reflect / Light Screen
– Rest
– Psyshock
– Toxic / Thunder Wave

Uma pequena variação do set dual screener, mas há uma diferença importante: Rest. O único golpe de recuperação de Uxie (sem contar com Giga Drain) é infelizmente bastante problemático para uso. A ideia aqui é entrar, levantar uma tela, envenenar ou paralizar o inimigo e trocar, garantindo o máximo de longevidade possível. Com baixo HP, ativa-se Rest e o HP é recuperado a fim de repetir o ciclo. A escolha do item é o que vai fazer toda a diferença aqui. Leftovers pode garantir uma longevida minguada maior, mas pode ser razoavelmente desnecessário com Rest. Light Clay pode ajudar na defesa, garantindo maior duração de uma das screens, mas pode ser um potencial desperdiçado. Por fim, Chesto Berry pode ser a melhor escolha se a ideia é tentar dar a Uxie o máximo de longevidade possível, auxiliando na hora de acordá-lo. Cuidado ao usá-lo em RU, pois Steelix pode barrá-lo totalmente.

Suporte do sino do inferno

@Leftovers/Light Clay
Bold/Calm
252 HP / 252 DEF ou SP DEF/ 4 DEF ou SP DEF

– Heal Bell
– Toxic / Thunder Wave / Light Screen / Reflect
– Stealth Rocks
– Psychic / Knock off

Set de suporte total tendo em mente ajudar os companheiros ao curar status. NU também tem outros usuários mais adequados a Aromaterapia ou Heal Bell como Miltank ou Lanturn, mas Uxie pode também quebrar um galho. Thunder Wave ou Toxic servem para atrapalhar o oponente com status enquanto se garante algum modo de atrapalhar. Uma screen também pode ser usada para aumentar a consistência defensiva do time, e a sempre útil Stealth Rock para quebrar sashes e ferrar a vida de alguns Pokémons específicos, em especial Scyther, um de seus maiores inimigos.
Por fim, Psychic STAB pode ser uma boa ideia para lidar com Pokémon lutadores ou venenosos, mas o sempre útil Knock Off pode atrapalhar a vida de oponentes, tirando seus preciosos e tão necessários itens para suas funções, principalmente eviolites.

Maiores Aliados
Sendo um Pokémon defensivo ou de suporte, Uxie não precisa tanto assim de suporte em equipe, mas ele aprecia que os taunters do oponente não possam estragar sua alegria. Também aprecia ajuda de rocks, que podem arruinar o dia de Scyther, um de seus maiores counters, assim como um pokémon que consiga lidar com Liepard e outros noturnos. Os sets com Knock Off são especialmente felizes em encarar Dusclops ou Tangelas, mas é sempre bom ter um parceiro que possa lidar com essas ameaças, como um Gurdurr com Guts para arruinar o dia do fantasminha.

Piores inimigos
Como dito acima, poucos pokémons conseguem derrubar Uxie num só golpe, mesmo num Knock Off com base power máximo. Entretanto, não quer dizer que não haja quem não possa arruinar seu dia. Café, despertadores e Taunt são seus maiores inimigos, fazendo com que Uxie tenha problemas SÉRIOS com Archeops lead ou Liepard, principalmente o bichano pela desvantagem de tipo. Kadabra e Haunter também podem ser problemáticos com Shadow Ball.
Também não é muito inteligente deixá-lo na frente de Scyther, Liepard e Crustle. Stall wars podem ser especialmente irritantes tendo em vista a falta de golpes de recuperação e algumas barreiras com meios de recuperação. Tangrowth com quase toda a certeza levaria a melhor a longo prazo, assim como Tangela contra Uxies sem Knock Off. Lanturn também pode se engajar numa luta baseada no Hax contra Uxie, e Dusclops também pode representar um grave problema tendo em vista a vantagem de tipo e Pain Split.

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