Mega Análise #19 – Venusaur

Por Ricardo Paleari

Apresentação

Introduzido na primeira geração, o número 003 da national dex, um dos Pokémon mais antigos e legais do mundo, chegou a vez do Venusaur! (ou Venussauro no português popular) Classificado como “Pokémon semente”, dizem que a flor nas costas do Venusaur ganha cores mais vívidas quando elas são nutridas e quando expostas a luz solar. O aroma da flor acalma as emoções das pessoas. Dizem também que após um dia chuvoso a flor cheira mais forte e o seu aroma atrai outros Pokémon.

Sobre o Pokémon

Venusaur ficou um pouco esquecido no competitivo devido à vários fatores. Pokémon dos tipos grass e poison nunca foram muitos valorizados, além do mais, a quantidade de fraquezas desta combinação é grande, já que golpes de fire, ice e flying sempre foram muito comuns no competitivo. O speed de Venusaur não ajuda, por mais que sua Hidden Ability seja Chlorophyll, dobrando seu speed durante o sol, isso o faz ainda mais fraco ao tipo fogo, e seu sp attack não o faz muito interessante ofensivamente.

Stats do Venusaur:

Venusaur

Habilidades:

1) Overgrow: Quando o Hp deste Pokémon estiver abaixo de 1/3 do Hp máximo, o poder dos golpes tipo grass é aumentado em 50%.
HA) Chlorophyll: Dobra a velocidade do Pokémon enquanto estiver sob sol intenso. Não dobra a velocidade no turno em que o sol é ativado.

003 003

Mas OR/AS pois, com perdão do trocadilho, porque fazer a análise de um Pokémon duramente criticado no parágrafo anterior?

O FATO É, a nova geração foi LINDAMENTE generosa com Venusaur, OBRIGADO GAME FREAK! Venusaur ganhou uma fantástica Mega Evolução, dando a ele stats mais equilibrados e interessantes competitivamente, além de sua habilidade simplesmente remover duas de suas principais fraquezas: fire e ice. Além disso, com a inclusão do tipo Fada no metagame, o tipo Venenoso tem sido mais presente, e Venusaur sem dúvida faz parte da lista dos Pokémon mais usados recentemente. Veremos daqui a pouco o porquê.

Sun Sweeper

– Sludge Bomb
– Solar Beam
– Hidden Power Fire
– Growth / Synthesis / Giga Drain / Sleep Powder / Earthquake (usar Naive se esse for o golpe escolhido)

Item: Life Orb
Ability: Chrolophyll
Evs: 252 Sp Atk/252 Speed/4 Hp
Nature: Modest

O set premier de um Venusaur comum, que acabou se tornando bastante popular na quinta geração graças às guerras de clima, mas não quer dizer que não pode ser usado ainda hoje. O problema-mor desse set é a dificuldade em se manter o sol em campo, já que Ninetales é relativamente frágil pra OU e o sol de Mega Zard Y só dura 5 turnos, quase que obrigando o jogador a colocar um pokémon com Sunny Day e Heat Rock. Com esses empecilhos removidos, Venossauro pode brilhar. Clorofila é uma habilidade excelente que irá DOBRAR sua velocidade, e fará dele uma máquina de matar somado a Life Orb. Se usado com Mega Zard Y, pode ser especialmente eficiente em limpar o campo inimigo como um bom late game sweeper. Solar Beam embaixo do sol e STAB + Life Orb bate como um caminhão em qualquer coisa que não resista a grama. Sludge Bomb serve como segunda opção de STAB e pode cuidar de outros pokémons do tipo grama e dar às fadas algo a temer. Hidden Power Fogo é uma boa pedida para acabar com a alegria de Ferrothorn, Scizor e demais metálicos e insetos, e ainda tem o bônus de força da luz do sol. O problema está mesmo no quarto moveslot. Growth pode te garantir um lindo sweep, mas gastar um turno com ele pode ser prejudicial ainda mais por enrolar a luz do sol. Synthesis curaria 75% da sua vida caso estivesse necessitado e minaria o efeito da Life Orb, talvez sendo a opção mais “segura”. Giga Drain pode ser um bom STAB secundário e te garantir uma sobrevida para ajudar a minar a Life Orb. O problema é que qualquer um desses te deixará totalmente inútil frente a um Heatran, e só um Sleep Powder pode te “salvar”. Earthquake pode entrar justamente para derrotá-lo e garantir um sweep mais seguro, mas gastar um moveslot só para um ÚNICO pokémon pode ser problemático. Pense bem antes de escolher.

megasaur
Agora com ainda mais chicótes de cipó

Stats do Mega Venusaur

Venusaur Mega

Habilidade:

Thick Fat: Ataques dos tipos Fire e Ice causarão apenas metade do dano.

O moveset completo do Venusaur você pode conferir clicando aqui.

venusaur-mega

Prós:

– A tipagem dele, a habilidade Thick Fat, 5 resistências, em conjunto com seus stats defensivos 80/123/120 fazem dele um belo annoyer.
– Base ofensiva moderada, podendo bater forte principalmente pelo lado especial, mas também podem ser considerados sets mistos.
– Moveset de recuperação perfeito para um wall, com acesso a Leech Seed, Synthesis, imunidade a Toxic e até dano de burn reduzido pela metade.
–  O Solar Beam mais legal do mundo Pokémon.

Contras:

– O seu speed não é muito bom, fazendo com que em geral ele apanhe muito antes de poder bater.
– Ofensivamente sua tipagem não é das melhores pois muitos tipos resistem aos principais stabs do Venusaur, além de que sleep powder e leech seed não afetam o tipo grass.
– Sofre da maldita “Síndrome dos 4 slots”. Alguma coisa SEMPRE irá lhe barrar, nao importa seu set, e apesar de ter boas opções, não pode fazer tudo ao mesmo tempo dificultando sua vida e dependendo de um bom suporte da equipe para funcionar em condições mais ideais

Mega Venusaur em Single Battles

1) Xaropessauro

– Leech Seed
– Protect
–  Sleep Powder/Synthesis
– Sludge Bomb/Hidden Power Rock

Item: Venusaurite
Ability: Chlorophyll
Evs: 252 Hp/ 252 Def / 4 Sp def
Nature: Bold

A ideia deste set é bem simples, ser chato. Leech Seed vai minando a vida do oponente, enquanto você recupera a sua aos poucos em conjunto com protect. Prevendo uma troca, você pode arriscar um novo Leech Seed e continuar sendo chato ou mesmo um Sleep Powder e atrapalhar ainda mais o adversário que pretende trazer algo que ameace Venusaur. Devido a sua tipagem, este Venusaur wall físico segura extremamente bem golpes físicos mais comuns, e também resiste aos ataques especiais comuns como os tipos água, elétrico, grama e fada, dando a Venusaur grandes chances de entradas seguras na partida e começar a incomodar o oponente. Se você não confia no acurracy do Sleep Powder, Synthesis também pode ser usado como outra maneira de recuperação mais imediata. Mas leve em conta que Synthesis leva em conta o clima, recuperando de maneira neutra sem clima, de maneira boa com sol (mas ai você ganha fraqueza ao tipo fogo) e recuperando pouco em qualquer outro clima. Sludge Bomb é usado para caso um Taunt inesperado surja e não haja uma troca segura. Além disso, é impressionante que esse Venusaur segure um Brave Bird de um Talonflame Revenge Killer com Choice Band!

252+ Atk Choice Band Talonflame Brave Bird vs. 252 HP / 252+ Def Mega Venusaur: 294-348 (80.7 – 95.6%) — guaranteed 2HKO

Por outro lado, caso haja Stealth Rock em campo, se o Talonflame, seu Sludge Bomb mesmo sem investimento algum em Sp Atk causará problemas para o Talonflame caso você não tenha uma troca segura:

0 SpA Mega Venusaur Sludge Bomb vs. 0 HP / 0 SpD Talonflame: 156-184 (52.5 – 61.9%) — guaranteed 2HKO

Outra maneira de se proteger do tipo flying é usar Hidden Power Rock no lugar de Sludge Bomb, que de novo mesmo sem investimento algum em Sp Atk tem chance de dar OHKO em um Talonflame (que cairá pelo recoil após o dano):

0 SpA Mega Venusaur Hidden Power Rock vs. 0 HP / 0 SpD Talonflame: 280-332 (94.2 – 111.7%) — 62.5% chance to OHKO

2) Marombassauro

– Synthesis
– Hidden Power Fire
– Giga Drain
– Sludge Bomb

Item: Venusaurite
Ability: Chlorophyll
Evs: 252 Hp/ 252 Sp Atk / 4 Def
Nature: Modest

Este é o set ofensivo mais padrão do Venusaur. Usando seus principais Stabs especiais: Giga Drain e Sludge Bomb, Venusaur bate forte em muita coisa que leve dano neutro deste tipos, além de que um Giga Drain Stab com uma base de Sp Atk boa é uma ótima maneira de bater razoavelmente forte e além disso recuperar parte de seu Hp. Entretanto, os tipos grass e poison nem sequer encostam principalmente no tipo steel, por isso Hidden Power Fire é essencial. É uma arma muito poderosa que faz muito Scizor chorar:

252+ SpA Mega Venusaur Hidden Power Fire vs. 248 HP / 8 SpD Mega Scizor: 272-324 (79.3 – 94.4%) — guaranteed 2HKO

Synthesis pode ser usado para recuperar grande parte de seu Hp quando ele estiver em frente de algo que pode ser tankado ou mesmo numa entrada limpa em que o Saur assuste o oponente, como pode exemplo na frende de um Keldeo, mas tome cuidado que alguns Keldeo por aí usam Hidden Power Flying justamente preparados para Mega Saurs.

252 SpA Choice Specs Keldeo Hidden Power Flying vs. 232 HP / 4 SpD Mega Venusaur: 168-198 (46.7 – 55.1%) — 69.5% chance to 2HKO

3) Tanquilossauro

– Synthesis
– Hidden Power Fire/Leech Seed/Knock Off
– Giga Drain
– Sludge Bomb

Item: Venusaurite
Ability: Chlorophyll
Evs: 252 Hp/ 252 Def / 4 Sp Atk
Nature: Bold

O set é essencialmente o mesmo do anterior, a diferença aqui é na Nature e distribuição de Evs. Esse Venusaur é um belo tanque, sendo mais ofensivo que o primeiro set discutido e menos suscetível a possíveis Taunts. Já que Venusaur vai segurar bem golpes e ainda bater razoavelmente bem, ele pode incomodar bastante. Além de que ele pode se recuperar com Synthesis sempre que surgir uma oportunidade. Leech Seed é uma possibilidade que incomoda mais ainda, mas também Hidden Power Fire pode ser usado da mesma maneira que o set anterior, com a diferença que ele só vai ter alguma força se for contra algo que tem fraqueza a fire. Outra possibilidade é que o Saur tem acesso a Knock Off que é um move Pau pra toda Obrassauro. Além de remover o item do adversário, mesmo com Nature Bold ele bate razoavelmente bem em ghosts mais frágeis como o Gengar sweeper especial:

0- Atk Mega Venusaur Knock Off (97.5 BP) vs. 0 HP / 0 Def Gengar: 190-224 (73.3 – 86.4%) — guaranteed 2HKO

Os outros dois moves são seus Stabs principais como já discutido anteriormente.

Venusaur em Double Battles

Se tem um lugar que o Sauro se encaixa muito bem é em doubles battles. Movimentos baseados em pó são comuns em double battles, principalmente Rage Powder, que não tem efeito em Pokémon do tipo grass. Além disso, com sua habilidade Chlorophyll, seu speed é dobrado no sol, abrindo a possibilidade de usar o Sauro como um sweeper de sol, assim Venusaur em doubles é viável até mesmo sem sua Mega Stone.

1) Bring me the Sun

– Protect
– Sleep Powder/Earthquake/Hidden Power Ground
– Giga Drain/Solar Beam
– Sludge Bomb

Item: Life Orb/Venusaurite
Ability: Chlorophyll
Evs: 180 Hp/ 252 Sp Atk / 76 Speed
Nature: Modest

Este set é totalmente baseado em um time de Sol. O parceiro perfeito para o Saur é o Mega Charizard Y, que trás o sol assim que entra em campo, um bom turno para o Saur usar Protect (movimento indispensável em Doubles) para no turno seguinte ultrapassar todo o meta com seu speed dobrado, o por isso dos 76 evs em speed. Aí as possibilidades são grandes. Com Life Orb você terá um sweeper de sol poderoso com seus principais Stabs Giga Drain e Sludge Bomb. Além disso, Solar Beam será um Stab poderosíssimo caso ainda haja sol em campo para ele ser ativado imediatamente. Sleep Powder pode ser usado para tentar colocar as maiores ameaças para dormir. Wide Lens é um item interessante nesse caso, para aumentar um pouco a precisão do Sleep Powder. O Mega também pode ser usado nesse set, para garantir um bulk maior e bater mais forte, mas um pouco do que menos do que o saur com life orb, porém como sua habilidade mudará para Thick Fat, você não terá seu speed dobrado, se aproveitando se Chlorophyll até o turno em que ele mega evoluir. Earthquake pode ser uma surpresa, batendo em área e inclusive em um grande inimigo do Saur em doubles: Heatran. Se você não quer bater em área, uma possibilidade nesse caso é Hidden Power Ground.

Melhores Parceiros

O Sauro aprecia companheiros do tipo Dark, pois tem imunidade a uma fraqueza do Sauro a golpes psíquicos. Da mesma maneira, pokémon que seguram golpes do tipo voador com segurança são bem vindos. Um pokémon que faz os dois papéis ao mesmo tempo é por exemplo Tyranitar. O sauro aprecia também companheiros que lhe tragam sol em campo, isso é claro quando o oponente não puder ameaçar com algum pokémon de fogo que se aproveite do seu sol, caso não tenha, seu Synthesis te dará vida longa por alguns turnos.

Enfrentando Venusaur

Enfrentar o Mega Venusaur em geral não é muito fácil, mas é claro que alguns pokémon podem atrapalhar o dia ensolarado do venusaur de maneira bem efetiva. Alakazam é um terrível inimigo do Venusaur, batendo com força total com seu maior Stab em Venusaur, não haverá chance alguma de aguentar um Psychic ou um Psyshock. Como já dito anteriormente, Talonflame só não é problema para um Saur wall físico com Hp cheio, caso contrário não há muito o que fazer. Dependendo da range de seu Hp, um Keldeo choice specs com hidden power flying também pode estragar o dia do saur. E se o sol pode ajudar o speed do Sauro também pode dar uma vantagem tremenda para possíveis oponentes do tipo fogo de plantão, como o próprio Mega Charizard Y, que pode bater no Sauro tanto com um monstruoso Fire Blast no sol Stab super efetivo que nem mesmo Thick Fat vai segurar de maneira efetiva, como também pode bater com Air Slash. Heatran também manda lembranças para o querido Sauro. Outros pokémon do tipo steel também incomodam demais como Scizor, Ferrothorn, Skarmory e outros, por isso é fortemente recomendado o Hidden Power Fire.

Um comentário em “Mega Análise #19 – Venusaur

Deixe uma resposta