Mega Análise #30 – Zapdos

Um dos lendários originais da franquia, Zapdos recebeu um tratamento de ouro durante as gerações. Não só um dos pokémons mais famosos e amados, é também um dos mais úteis competitivamente, e ofusca totalmente seus companheiros de trio Moltres e Articuno. Considerado um dos mais versáteis e resistentes pokémons, vejamos porque Zapdos é tão especial.

HP: 90
Attack: 90
Defense: 85
Sp. Atk: 125
Sp. Def: 90
Speed: 100

Todo seu moveset pode ser visto aqui

Habilidades:
Pressure (1): Dobra o uso de PPs usados pelo oponente por ação

Com isso podemos ver seus prós e contras

Prós:
– Seus status defensivos são muito bons. Muito dificilmente algo vai matá-lo num só golpe
– Seu movepool permite que resista Stall wars contra outras walls
– Seu movepool é extremamente vasto, podendo tomar funções ofensivas, de suporte e de defesa
– Sua tipagem é extremamente boa, tendo apenas duas fraquezas

Contras:
– Por ser do tipo voador, Zapdos sofre com Stealth Rocks muito mais do que é agradável para um pokémon defensivo
– Sofre da síndrome dos 4 slots. Isso é principalmente evidenciado em seus sets defensivos, onde alguma coisa sempre o causará muitos problemas
– Outros pokémons facilmente tomam sua posição em funções ofensivas, e até mesmo defensivamente costuma-se ter uma opção melhor para tarefas mais específicas

145 145

Movesets

Ofensivo

@Life Orb / Leftovers
Modest
252 SPEED / 252 SP ATK / 4 HP

– Hidden Power Ice
– Thunderbolt
– Volt Switch
– Heat Wave

Zapdos pode ter uma opção bastante pobre em seu movepool, mas gelo – fogo – elétrico fazem uma cobertura razoável contra uma boa parte do metagame de OU.
Thunderbolt é o principal STAB do set, pronto para bater forte nos aquáticos ou voadores, ou no mínimo causar um bom dano neutro em boa parte do que entrar em sua frente. Heat Wave servirá para os pokémons grama e metálicos, já que os de OU costumam ser bastante resistentes. Volt Switch lhe dará momentum e permitirá trocar para um pokémon que responda melhor à ameaça no lado adversário, e por fim Hidden Power Ice para acabar com o dia ou no mínimo causar um bom dano em pokémons terrestres. Não há muito o que dizer sobre o set, mas Thundurus (ambas formas) e Mega Manectric são bem melhores desempenhando esse papel, mas como diz o ditado “Sempre tem um doido pra tudo”.

Defensivo Físico

@Leftovers
Bold
248 HP / 252 DEF / 8 HP

– Discharge / Thunderbolt / Volt Switch
– Toxic / Heat Wave
– Defog / Heat Wave / Hidden Power Ice
– Roost

Em seus contras foi dito que Zapdos sofre muito da “síndrome dos 4 slots”, mas nenhum set evidencia isso melhor que os defensivos. Infelizmente, você tem de fazer escolhas que lhe deixarão vulnerável a outros inimigos. Como um pokémon defensivo, Zapdos não precisa tanto assim de atacar, mas é sempre bom ter um pokémon que consegue se virar em situações de necessidade. Discharge pode ser uma excelente escolha se você quiser sacrificar o poder de Thunderbolt por uma chance maior de paralisar os inimigos, podendo até virar lutas por este motivo. Volt Switch também é uma escolha para ganhar momentum e trocar para um pokémon no time que seja capaz de lidar melhor com a situação. Toxic irá ajudar a desgastar a vida do oponente, e é um excelente movimento para se ter a seu lado.
Heat Wave irá lhe dar cobertura contra os pokémons de grama. O bom status de ataque especial de Zapdos permite que você cause um dano bastante decente para uma wall mesmo sem investimentos. Defog é um dos movimentos mais úteis do jogo e ótimo para dar suporte à sua equipe, se livrando de entry hazards. O seu porém é que por ser voador, Zapdos é fraco contra Stealth Rocks, então ficar entrando para limpá-las de campo pode comprometer sua longevidade. Hidden Power Ice será sua resposta a pokémons terrestres caso ponha ele no set. Roost é o único golpe daqui que há de ser usado em todas variações, pois é o único método de Zapdos recuperar sua vida, coisa extremamente essencial numa wall. Leftovers ajudará na recuperação de HP gradualmente.
Tenha em mente que usar apenas um golpe elétrico no set lhe fará totalmente vulnerável a Gliscor, que poderá se settupar em sua cara sem que você não possa fazer nada.

Defensivo Especial

@Leftovers
Calm
248 HP / 252 SP DEF / 8 HP

– Discharge / Thunderbolt / Volt Switch
– Toxic / Heat Wave
– Defog / Heat Wave / Hidden Power Ice
– Roost

Bem verdade, este set é basicamente clone do set acima. Mas algumas inversões importantes são feitas, como trocar a natureza para Calm e os investimentos em SP DEF ao invés de defesa física. Zapdos pode resistir muito bem de ambos os lados com o devido investimento, causando trabalho para sweepers adversários. Novamente, as mesmas limitações o afetam, já que não é raro ver algum pokémon que possa barrá-lo, principalmente se levarmos em conta Gliscor ou alguma wall com capacidade de cura de status. Defog ajuda no suporte ao time, mas é basicamente o que Zapdos faz, e o faz bem.
Mais uma vez Roost lhe garantirá uma recuperação decente em seu HP somado a Leftovers, e caso se opte usar toxic, pode ajudar a desgastar os inimigos pelo cansaço e no toxic stall. Bem previsível, mas não ineficiente.

VGC / DOUBLES ofensivo

@Sitrus Berry
Modest
100 HP / 252 SP ATK 156 SPEED

– Tailwind
– Thunderbolt
– Hidden Power Ice
– Roost / Heat Wave

Dada sua resistência natural e a ocorrência de muitos golpes em área (o que diminui seu poder), Zapdos é uma boa opção a se figurar entre o VGC / Doubles. Tailwind pode oferecer um imenso suporte ao time, dobrando sua velocidade por 3 turnos, mais do que o suficiente para decidir uma partida em muitos casos. Thunderbolt é o STAB de escolha, e não há o porque escolher outro. Hidden Power Ice é a principal arma contra o sempre popular e irritante Landorus, seja em qual forma for. Por último a escolha fica entre cobertura e capacidade de acertar os dois alvos do oponente ou aumentar sua longevidade. Isso vai inteiramente da escolha do usuário, uma vez que Roost é uma excelente habilidade, mas um bom predict pode fazer Tailwind + Roost se voltar contra você e perder uma quantia insana de vida por um bem calculado Earthquake. Infelizmente por não ser STAB, Heat Wave não fará tanto dano aos oponentes, mas pode pescar um possível burn ou um dano em área decente. Sitrus berry irá lhe restaurar uma boa vida, o que pode lhe garantir um turno extra providencial na partida.

VGC / Doubles defensivo

@Sitrus Berry
Bold
252 HP / 148 DEF / 48 SPA / 40 SP DEF / 20 Speed

– Thunderbolt
– Hidden Power Ice
– Roost
– Light Screen

Sem Hidden Power Ice no set, Zapdos é basicamente inútil contra Landorus, então esta é uma medida preventiva para que ele não acabe com você como se fosse papel. Thunderbolt faz novamente o papel de STAB de escolha, aproveitando a boa base de SP ATK alta de Zapdos para conseguir algum dano no oponente. Roost irá melhorar sua longevidade, enquanto Light Screen ajudará o time todo aumentando sua defesa especial, e talvez fazendo o papel essencial para a vitória na partida.

Maiores Aliados

Por ser ele mesmo um pokémon bem resistente, Zapdos acaba por muitas vezes sendo a cola que une um time dando consistência defensiva a ele. Mas por geralmente não ter investimento ofensivo e não poder se curar de status, Zapdos acaba sendo semi-inútil na frente de walls especiais dedicadas que possam se curar como Chansey, Florges, Sylveon e Umbreon. Assim sendo, é sempre bom ter algum pokémon no time que tente encaixar essas fraquezas como lutadores e metálicos. Fortes atacantes físicos como Bisharp ou Scizor podem fazer esse papel muito bem. Zapdos também aprecia que os hazard setters do adversário sejam derrotados, já que por mais que tenha Defog, ficar entrando toda hora em rocks pode comprometer e muito sua longevidade. Como ele possui alguma presença ofensiva (considerando seu papel mais proeminente como wall), Zapdos pode acabar pescando uma ou duas mortes do lado adversário caso o oponente esteja enfraquecido, ou simplesmente o enfraquecendo com toxic stall.

Piores Inimigos

Apesar de ser um excelente pokémon defensivo e capaz de até mesmo resistir golpes super efetivos de muitos pokémons, Zapdos não deve abusar de sua sorte. Mesmo que suas defesas sejam admiráveis, há três pokémons físicos que podem pressioná-lo imensamente: Mamoswine, Weavile e Tyranitar. Com a ajuda de Stealth Rocks, os três podém matar o pássaro elétrico num só golpe mesmo num set de defesa física o que é um feito admirável. Pelo lado especial ele pode ter lutas cansativas com Mega Venossauro, que pode acabar levando imensa vantagem se tiver Sleep Powder. Os já anteriormente mencionados Chansey, Umbreom, Florges e Sylveon podem desgastá-lo numa stall war abusando de toxic stall, mas sem toxic eles terão uma longa guerra de PPs com o pássaro.