Melhores Ataques: Nem só de dano se faz o competitivo!

mundocompetitivo

Fala galera, hoje venho falar de um assunto muito importante e interessante pra quem quer se dar bem no competitivo, os ataques de status!

Vamos começar explicando o que acontece com 99% dos iniciantes no competitivo:

É comum para quem joga no modo história, treinar um Pokémon com 4 ataques de dano, muitas vezes com mais de um ataque do mesmo elemento. Eu mesmo adorava ter um Charizard cheio de ataques de fogo pra mostrar como eu era bonzão. E funcionava! Devido a facilidade do modo história e a baixa AI(Inteligência Artificial) dos treinadores na jornada, ninguém nunca sentiu dificuldades em completar a história (Miltank da Whitney à parte).

Então você decide entrar para o mundo competitivo, lê nossos outros artigos para aprender tudo sobre Ivs e Evs, cria um time lindo, e logo na primeira batalha se depara com nomes como Taunt, Stealth Rock, Reflect, etc, que a princípio não fazem nada (porque você não entende nada). Mesmo assim você toma uma surra e fica sem saber o porque.

Baseado nisso, nós do MegaGen resolvemos facilitar sua vida novamente, e vamos desmistificar um pouco os Status Moves, que são tão ou às vezes mais decisivos do que os ataques de dano numa batalha. Pense nisso quando for montar seu time!

Taunt: Este ataque faz com que o Pokemon oponente só possa usar ataques de dano por 3 rodadas! É a melhor saída contra Pokemons annoyers, que são os Pokemons chatos, responsáveis por minar seu time com status e não causam um grande dano.

Protect: Tem prioridade sobre todos os ataques, sempre sendo utilizado primeiro. Faz com que seu Pokemon se proteja de qualquer ataque que cause dano na rodada. É útil para ganhar um turno em cima de um Pokemon ofensivo que está com algum status maléfico, burn ou toxic, ou checar o ataque do Pokemon oponente e pensar no que fazer. O lado ruim do Protect é que não pode ser usado duas rodadas seguidas(a não ser que você seja bem sortudo).

Stealth Rock, Spikes, Toxic Spikes, Sticky Web: São os chamados Hazards, ou Entry Hazards. Úteis para minar e prevenir que o oponente fique trocando de Pokemon sem sofrer nada por isso. As Stealth Rocks dão dano sempre que um Pokemon entra em campo, e este dano é baseado na fraqueza do Pokemon para o tipo Rock. Isso significa que Charizard, por exemplo, perca 50% DO SEU HP ao pisar em campo. Os Spikes podem ser usados 3 vezes e inflinge 1/32, 1/16 e 1/8 do HP, respectivamente. Toxic Spikes pode ser usado duas vezes e gera o status de Poison e Badly Poison aos Pokemons oponentes que pisarem no campo de batalha. Sticky Web é o mais novo hazard, inserido na última geração, reduz a velocidade dos Pokemons adversários em 1 estágio! Pokemon do tipo Flying e com ability Levitate são imunes aos efeitos dos 3 últimos citados.

Reflect e Light Screen: São barreiras utilizadas para reduzir o dano sofrido pelos seus Pokemons em 50% por 5 turnos. Enquanto Reflect age sobre os ataques físicos, Light Screen cuida dos ataques especiais.

Dragon Dance, Bulky Up, Calm Mind, etc: São os chamados Set Up. Geralmente quando você permite que um Sweeper (termo utilizado para Pokemon ofensivo, que tem função de “varrer” o oponente) setupe na sua frente, você tem sérios riscos de perder o jogo. Da mesma forma, se permitir que uma barreira upe suas defesas, é quase impossível que você derrote este Pokemon. Os Set uppers são qualquer ataque que gere a descrição de “rose” ou “sharply rose” no status.

Will-O-Wisp, Toxic, Thunder Wave, Spore: São golpes responsáveis por inflingir status maléficos nos oponentes, sendo eles Burn, Poison, Paralyze e Sleep, respectivamente.

Cada um deste status possui uma usabilidade melhor em determinada característica de Pokemon. O burn é ótimo contra sweepers físicos, já que além do dano residual ao fim de cada rodada, corta o ataque físico do Pokemon pela metade. O Toxic gera status badly Poison e é ótimo para minar Pokemons defensivos, as walls, visto que o envenenamento dá um dano progressivo, similar a uma PG, no adversário. Ou seja, quanto mais tempo em campo, mais dano sofrido.

O terceiro status causa paralisia, o que além de praticamente reduzir a speed do Pokemon oponente ao mínimo, causa uma chance deste Pokemon não atacar na rodada. Ótimo para confrontar sweepers rápidos. Por fim, Spore põe o Pokemon adversário para dormir por duas rodadas, ou seja, ou o adversário faz um switch, ou te dá tempo suficiente para por sua estratégia em pratica. Preste atenção a Sleep Clause, que impede que você induza mais de um pokemon adversario ao sono ao mesmo tempo.

Recover, Roost, Soft-Boiled, Moonlight, Synthesis, Morning Sun: São movimentos de regeneração de HP, o próprio Pokemon cura seu HP.

Heal Bell, Aromatherapy: Cura todos os status maléficos de todos os seus Pokemons.

Healing Wish: Sacrifica o Pokemon que utilizou este ataque em troca de curar completamente o próximo Pokemon que entrar em campo.

Trick, Switcheroo: Força a troca entre os itens dos dois Pokemon no campo de batalha. Ótimo para passar um choice item para uma wall, por exemplo, inutilizando-a parcialmente .