Numerologia Competitiva

Por Ricardo Paleari

Vamos para uma parte mais matemática do Competitivo?

Digamos que você queira montar um moveset para um Pokémon e está preocupado com a “Coverage” deste moveset, ou seja, quantos tipos você vai conseguir atingir de maneira super efetiva com ele. Como são 18 tipos de Pokémon e há 4 slots para o moveset, se levarmos em conta que você quer a maior Coverage possível, isto é, usando 4 ataques de tipos diferentes, há 3060 combinações diferentes de tipagens. Então como determinar quais são as melhores combinações (ou as piores) dentre tantas possibilidades?

O segundo problema básico na montagem de um time é a distribuição de tipos dos seus Pokémon no quesito defesa. Essa também não é uma tarefa fácil (embora muito mais fácil que o primeiro problema) visto que existem 18 tipos de Pokémon e cada um deles pode ter até 2 tipos, o que dá um total de 153 possibilidades de tipagens. Se a tipagem dos Pokémon do seu time não for bem pensada e equilibrada, seu time poderá ficar muito vulnerável a ataques de alguns tipos específicos sem que você perceba. Então é preciso saber a quantidade de resistências e fraquezas de cada Pokémon considerando todas as tipagens possíveis e saber quais são as melhores combinações e as piores para montar um time defensivamente equilibrado.

Pois bem, está página está aqui para te ajudar nesse sentido. Meu amigo Thiago Roberto Alves, com suas ótimas habilidades de programação, criou duas planilhas que eu disponibilizo nessa página para vocês. Vamos a elas!

typechart

1) Planilha Coverage das Combinações de 4 Ataques

Nessa primeira planilha estão descritas todas as possibilidades de movesets com 4 ataques de tipos diferentes. Logo ao lado de cada combinação, você verá quais são os tipos que são atingidos de maneira super efetiva por aquela combinação, daí você verá um X, e em seguida verá os tipos restantes, que essa combinação não atinge por questão de imunidade ou que atinge apenas de maneira neutra. Na planilha é explicado como você pode pesquisar por alguma combinação específica, já que a planilha tem mais de 3 mil linhas 😀

Planilha Coverage

 2) Planilha Combinações de Tipagens – Resistências e Fraquezas

A segunda planilha é uma extensão da Cartilha de Tipos (imagem do cabeçalho) para combinações de 2 tipos. Além disso, é feita uma contagem de “Dano” total, ou seja, uma soma de todos os multiplicadores de dano que aquela combinação recebe de cada um dos 18 tipos. Quanto maior o saldo, pior é essa combinação de tipos defensivamente. A planilha contém também algumas sub planilhas com informações mais específicas sobre os dados obtidos. Por exemplo, quais combinações de tipos são as que oferecem a maior quantidade de resistências (ou a menor) ou que recebam a menor (ou a maior) quantidade de “Dano” total? Tudo isso pode ser visto nessa fantástica planilha do link abaixo.

Planilha Resistências e Fraquezas

3) Algumas conclusões legais das planilhas

Analisar com cuidado as planilhas nos leva a algumas conclusões legais, principalmente quando analisamos os extremos. Por exemplo na primeira planilha, concluímos que as melhores combinações de tipos de 4 ataques atingem 14 dos 18 tipos e é impossível fazer um moveset com uma abrangência maior do que essa. São movesets contendo moves dos seguintes tipos:

– Ice+Fighting+Ground+Flying
– Ice+Fighting+Ground+Ghost
– Ice+Fighting+Ground+Dark

Perceba a conclusão imediata de que em termos de Coverage, os melhores tipos de ataques são Ice, Fighting e Ground. Agora você deve se perguntar, mas de fato existem Pokémon capazes de terem movesets como os acima? Primeiro vamos pensar nos moves ofensivos mais comuns dos 3 tipos citados, tanto físicos quanto especiais:

Ice Físico: Ice Punch, Ice Shard, Icicle Crash
Ice Especial: Ice Beam, Blizzard
Fighting Físico: Drain Punch, Close Combat, High Jump Kick, Low Kick, Superpower
Fighting Especial: Aura Sphere, Focus Blast
Ground Físico: Bulldoze, Drill Run, Earthquake
Ground Especial: Earth Power

Do lado físico, não é difícil encontrar Pokémon que tenham acesso a Ice Punch, Drain Punch ou Superpower e Earthquake. Esses moves são TM ou Move Tutors bem comuns e vários Pokémon (principalmente lutadores) tem acesso a eles como Hitmonchan, Medicham, Machamp, Feraligatr, entre outros. O quarto slot é um pouco mais complicado. A pesquisa se torna um pouco mais refinada mas ainda podemos encontrar vários exemplos. Primeape, Sawk,  Throh e Machamp tem acesso a Ice Punch, Close Combat ou Superpower e Earthquake e como quarto move podem usar Assurance no caso do Primeape ou o adorável Knock Off no caso de Sawk, Throh e Machamp. Conkeldurr e Pangoro são semelhantes, com Ice Punch/Drain Punch/Earthquake e Knock Off. Kangaskhan também é um exemplo poderoso, com acesso a Ice Punch, Drain Punch, Earthquake, Crunch e Sucker Punch. De maneira semelhante, Feraligatr e Tyranitar também tem acesso a Ice Punch, Superpower, Earthquake e Crunch. Nidoking tem acesso a Ice Punch, Superpower, Earthquake, Shadow Claw e Sucker Punch. Mew é exemplo canônico, já que pode aprender todos os TM e tutores. Lucario também é campeão em Coverage, tendo acesso a quase todos os moves citados acima. Por incrível que pareça, existem exemplos inusitados. Golurk pode usar o moveset Ice Punch/Dynamic Punch (ou Drain Punch)/Shadow Punch/Earthquake, que se encaixa na lista e ainda por cima inclui 2 Stabs! E além disso, ele é um bom usuário de Assault Vest, o que torna esse set bem usável (apesar de sua lentidão). Alguns podem incluir até ataques voadores como Aerial Ace, que é um TM bem comum, apesar de que ser um ataque muito fraco.

Do lado especial, a história é bem diferente. O problema principal é que basicamente só existe um ataque especial do tipo Ground usável, que é Earth Power. A lista de Pokémon que aprendem esse golpe felizmente é grande, por ser um Move Tutor de OR/AS, mas aí você procura dentro dessa lista aqueles Pokémon tipicamente especiais que aprendem também Ice Beam e a lista se reduz a quase nada e fica cheia de lendários/míticos. Mew, Arceus, Kyurem, Nidoking e Nidoqueen tem acesso a Earth Power, Ice Beam, Focus Blast e Shadow Ball. Dialga e Palkia são semelhantes, com a única diferença que Shadow Ball deve ser substituído por Aura Sphere (que também é uma possibilidade para Mew). Rayquaza (sim, um Rayquaza puramente especial) também é semelhante, trocando o último move por Air Slash. Por fim, Tyranitar (embora não seja tipicamente especial) troca o último move por Dark Pulse. É claro que do lado especial podemos roubar, já que o tipo do Hidden Power é manipulável e que você pode ajeitar ele de acordo com o tipo que esteja faltando no seu moveset, isso aumenta consideravelmente as possibilidades, embora seja uma cobertura com um move de base baixa.

É engraçado que a combinação de 4 moves de tipos diferentes com a pior Coverage possível é

– Normal+Ghost+Dragon+Dark

atingindo apenas Psychic, Ghost e Dragon. Não é possível fazer um moveset com Coverage pior do que essa nessas condições.

Já sobre a segunda planilha, concluímos que as melhores combinações de tipos defensivamente falando são:

– Normal+Steel com 12 resistências, incluindo 2 imunidades, mas sem resistência quádrupla
– Electric+Steel com 12 resistências incluindo 1 imunidade e 2 resistências quádruplas
– Ghost+Steel com 12 resistências incluindo 3 imunidades e 1 resistência quádrupla

É bom lembrar se temos de fato representantes em cada uma dessas possibilidades. Apenas Magnemite, Magneton e Magnezone têm a combinação Electric+Steel no momento, que enquanto usam Air Balloon ganham ainda mais uma imunidade até serem atingidos. Apenas Honedge, Doublade e Aegislash têm a combinação Ghost+Steel, que novamente, com o item Air Balloon ganham mais 1 imunidade até serem atingidos. Por fim, a combinação Normal+Steel ainda não tem nenhum representante. Mas embora algumas combinações possuam muitas resistências e imunidades, pode ser que os tipos restantes da lista sejam fraquezas ao invés de apenas dano neutro. Por exemplo, a combinação Ghost+Steel ao mesmo tempo que possui 12 resistências ela possui 4 fraquezas, diferente das combinações Normal+Steel e Electric+Steel que possuem apenas 3 fraquezas. Nesse sentido que a planilha “Maior Saldo” entra e o resultado apresenta mais uma surpresa:

1º Saldo Normal+Steel: 12-3=9
1º Saldo Electric+Steel: 12-3=9
2º Saldo Fairy+Steel: 11-2 =9
3º Saldo Ghost+Steel: 11-4=8

Assim, defensivamente em termos gerais (como se 1 Pokémon de cada tipo viesse bater nesses Pokémon) as melhores combinações de resistência são Normal+Steel e Electric+Steel em primeiro lugar, Fairy+Steel em segundo lugar, que é uma combinação que não aparecia no Top 3 do parágrafo anterior, e por fim Ghost+Steel em terceiro lugar, que apesar de ter a maior quantidade de imunidades no Top 3 do parágrafo anterior, tem a maior quantidade de fraquezas. Interessante não? A, só pra lembrar, a combinação Steel+Fairy tem 2 representantes até o momento, sendo eles Mawile e Klefki. De qualquer maneira, está mais do que óbvio que o tipo Steel é o melhor tipo do lado defensivo, fazendo parte de todas as combinações vistas nos Top 3 acima.

Agora eu te desafio, encontre um Pokémon “Perfeito”, que esteja entre a melhor combinação defensiva de tipos mas que ao mesmo tempo tenha golpes suficientes para uma Coverage de 14 tipos!