Introdução ao Competitivo: Primeiros Passos

school

Nível de jogador: Iniciante

O objetivo deste tutorial é ajudar os novos jogadores a entender um pouco toda essa nomenclatura que envolve o mundo Pokémon. Mantenha em mente que é mais um glossário que te dará base para entender diversos textos e materiais a respeito do competitivo.

Introdução a nomenclaturas

Muitos jogadores se sentem perdidos quando o assunto é entrar no competitivo. IVs, EVs, Movesets, Stallers, Sweepers, Tiers, muitas nomenclaturas novas. Aqui vai um pequeno glossário com os termos mais comuns de serem usados.

Stats:

Cada pokémon tem 6 Stats básicos. São eles

HP (Hit/Health Points): A quantidade de vida do Pokémon. Quando esse número chega a 0, ele desmaia e deve ser trocado
Ataque (Attack): a quantidade de poder FÍSICO que esse Pokémon tem. Quanto maior o ataque físico, mais dano físico esse Pokémon causará.
Ataque Especial (Special Attack): a quantidade de poder ESPECIAL que esse Pokémon tem. Pode ser também chamado de “magia” se a comparação melhorar seu entendimento. Quanto maior esse status, mais dano especial esse Pokémon causará.
Defesa (Defense): a quantidade de defesa FÍSICA que esse Pokémon tem. Quanto maior esse status, mais ele resistirá a golpes FÍSICOS.
Defesa Especial (Special Defense): a quantidade de defesa especial que esse Pokémon tem. Quanto maior esse status, mais ele resistira a golpes ESPECIAIS.
Velocidade (Speed): A rapidez do Pokémon. Quando os movimentos são escolhidos e estes possuem  a mesma prioridade, o Pokémon mais rápido atacará primeiro. Se dois Pokémon oponentes tiverem a MESMA velocidade, o jogo decidirá no Cara ou Coroa quem fará a ação primeiro.

A fim de não deixar que esse tutorial se torne muito longo e cansativo, vamos abreviar os status em HP, ATK, DEF, SP ATK, SP DEF e SPEED.

IV (Individual Values)

O valor dos status que é único de cada Pokémon. Esse número pode variar de 0-31 para cada um dos seis status (HP, ATK, DEF, SP ATK, SP DEF, SPEED). É ele que indica o quão forte é seu pokemon. Dois Pokémon da mesma espécie bem provavelmente terão esses valores diferentes um do outro. Por exemplo, os status de 2 Charmanders no LV 10 podem ser diferentes entre si.

Charmander 1 LV 10
HP: 50
ATK: 48
DEF: 45
SP ATK: 35
SP DEF: 40
SPEED: 40

Charmander 2 LV 10
HP: 50
ATK: 49
DEF: 40
SP ATK: 30
SP DEF: 21
SPEED: 50

No caso de Pokémon editados fora do jogo, qualquer valor que ultrapasse o 31 dos IVs será considerado ILEGAL, e o Pokémon não será aceito competitivamente ou na Battle Maison.

O maior objetivo da mecânica de breeding é conseguir que todos IVs cheguem a 31 pontos por manipulação de estatística. Existe um tutorial de breed focado nesta parte.
Os IVs também determinam qual o tipo de Hidden Power que o Pokémon irá usar. Vale lembrar que só os tipos “Normal” e “Fada” não têm um Hidden Power.

Nature

A natureza do Pokémon. Cada natureza é responsável direta para diferenciar os status. Por vezes, ambos Pokémon podem ter 31 IVs em todos os atributos e serem treinados nos mesmos status, mas a Natureza pode diferenciar o resultado final. Há ao todo 25 naturezas. A natureza é responsável por aumentar em 10% o status geral de um Pokémon enquanto diminui em 10% outro status.
Por exemplo: a natureza Adamant aumenta o ATK daquele Pokémon em 10%, mas diminui seu SP ATK em 10%. Só o status de HP não pode ser alterado por nenhuma natureza. As naturezas existentes e seus seguintes efeitos são os seguintes:

Hardy, Docile, Bashful e Quirky: Naturezas NEUTRAS. Nenhum status do Pokémon é alterado com elas

Lonely (+ATK , – DEF)
Brave (+ATK, – Speed)
Adamant (+ ATK, – SP ATK)
Naughty (+ ATK, – SP DEF)
Bold (+ DEF, – ATK)
Relaxed (+ DEF, – Speed)
Impish (+ DEF, – SP ATK)
Lax (+ DEF, – SP DEF)
Timid (+Speed, – ATK)
Hasty (+Speed, – DEF)
Jolly (+Speed, – SP ATK)
Naive (+Speed, – SP DEF)
Modest (+SP ATK, – ATK)
Mild (+SP ATK, – DEF)
Quiet (+SP ATK, – Speed)
Rash (+ SP ATK, – SP DEF)
Calm (+ SP DEF, – ATK)
Gentle (+SP DEF, – DEF)
Sassy (+ SP DEF, – SPEED)
Careful (+ SP DEF, – SP ATK)

EV (Effort Values)

São os valores treinados do pokémon. Cada vez que você derrota um Pokémon selvagem, ou ganha exp, você ganha um certo valor para cada atributo. Cada espécie de pokémon derrotado Pokémon aumenta um determinado atributo. Esses atributos também podem ser aumentados usando o Super Training (apesar de demorar mais tempo). Há 6 atributos que podem ser treinados:HP, ATK, DEF, SP ATK, SP DEF e SPEED.
Cada um dos atributos pode receber 252 pontos de treino e o Pokémon só pode treinar 510 pontos ao máximo. Ou seja: você deve escolher bem o que vai treinar, já que apenas dois atributos podem ser maximizados por Pokémon. O calculo é simples: A cada 4EVS treinados, +1 no atributo do Pokémon. Então atenção ao treinar um Pokémon. Caso queira maximizar determinado atributo, utilize 252, pois é o maior número divisível por 4 que cabe em 255. Caso você efforte com 255, está desperdiçando 3 pontos que poderiam ser usado em outro atributo.
No caso de Pokémon editados fora do jogo, qualquer valor além disso é ILEGAL, e o Pokémon não será aceito competitivamente ou na Battle Maison.

Base Stats

Base Status são os Stats de um determinado Pokémon calculados se ele estiver no LV 50, sem ter sido treinado em nada, com os IVs zerados e uma natureza neutra. A soma de TODOS os Stats de um Pokémon resultará no base Stats geral.
O menor número de um base Stats geral é de 180 e pertence a Sunkern. O maior é de 720, pertencente a Arceus (sem considerar Mega Evoluções). Os base Stats são os valores usados para calcular a força do Pokémon em determinados Stats. Lembre-se que se um Pokémon ter um base Stat geral maior não quer dizer necessariamente que ele é mais forte ou mais útil.

Bom, depois deste tutorial, você já está apto a prosseguir para os próximos passos de um treinador Pokémon competitivo. O breeding. Nos vemos lá, até mais!

2 comentários em “Introdução ao Competitivo: Primeiros Passos

  • 1 de junho de 2016 em 12:45
    Permalink

    Ola sou um novo jogador de pokemon, mas tenho duvidas sobre os IV’s e Efforts, onde eu localizo eles no status do pokemon, ou é feito algum tipo de calculo para se ter o IV’s correto.
    Aproveito para parabenizar pelo site, que é ótimo , sempre estou lendo as noticias e tendo acompanhar o melhor desse mundo fantástico que é o pokemon.

    • 1 de junho de 2016 em 16:01
      Permalink

      Olá Cadoromao. Obrigado pelo elogio, nosso objetivo é ter cada vez mais conteúdo pra vocês!

      Quanto a sua dúvida, creio que explicamos ela em outro tutorial do grupo. Ele se chama “A Arte de Breedar”. A partir da metade do tutorial, ensinamos a verificar e diferenciar IV’s e EV’s.

      Abraço!

Deixe uma resposta