Smogon x VGC

O metagame de Pokémon sofre de uma coisa extremamente curiosa: há dois estilos de jogo principal. A Smogon é a responsável pelo estilo “dos fãs”, enquanto a própria Nintendo aplica o seu modo de jogo. Todos têm seus prós e contras. Antes de escolher se você quer jogar só um ou outro, tente conhecer os dois. É exatamente esse o objetivo desse texto: te introduzir aos modos de jogo que Pokémon Competitivo pode ter.

A Smogon

Smogon_logo

Amados por uns, odiados por outros. Talvez uma tentativa de encenação de poder, talvez só um bando de nerds que se acham os maiores.
Seja qual for a opinião sobre a Smogon e sua comunidade, uma coisa deve ser reconhecida: são pessoas que dedicaram um bom tempo (e dedicam até hoje) a catalogar competitivamente um extenso jogo com várias possibilidades, e isso é digno de nota.

Metagame = termo utilizado para definir “jogabilidade competitiva”. É usado também para qualquer outro jogo que tenha alguma competitividade.

Você não é obrigado a entender a Smogon, mas ajuda a entender como funciona o sistema de tiers. Além do mais, suas decisões têm peso direto no cenário competitivo.
Mas afinal, quem são eles?

A Smogon é na verdade um site que tem como alma o seu fórum. O site deles pode ser acessado aqui.

Basicamente, pense que eles são uma espécie de Senado Romano de Pokémon competitivo. Seu fórum propõe todas discussões possíveis sobre o metagame, e é onde são feitas as votações de banimento ou não banimento de determinados pokémons. Há também áreas sobre “Revise meu time”, onde você propõe um time e desde que esteja de acordo com as regras os membros irão avaliar os pontos fracos dele e propor melhorias; uma revista eletrônica bimensal chamada “The Smog”; Twitter, Facebook, canal no Youtube (apesar desse ser bem paradinho), um programa de tutoria para jogadores mais inexperientes; alguns campeonatos que acontecem periodicamente e a famosa Copa do Mundo Smogon, no qual nosso país já se sagrou campeão.

Há todo o tipo de coisa relativa a pokémon no fórum deles, vale a pena conferir, inclusive uma quase completa dex competitiva com todos os 721 pokémons, que pode ser acessada aqui.

Eles também têm uma ferramenta EXTREMAMENTE útil chamada “Calculadora de Dano”. Nela, você pode colocar dois pokémons em combates simulados e ver o quanto certos golpes irão arrancar um do outro. É comum que jogadores experientes usem essa ferramenta no decorrer de suas partidas. Ela pode ser acessada aqui.

Pera, legal isso tudo, mas banimentos?

Sim. O sistema competitivo é dividido em Tiers. É quase como uma diferenciação entre “Peso pesado”, “Peso médio” e “Peso pena” de lutadores na vida real. Você não põe um Pikachu para lutar contra um Dragonite, é extremamente injusto. Assim sendo, a Smogon criou um sistema de categorias para que de certo modo, quase todos Pokémon possam ser usados competitivamente sem que quase todos se tornem obsoletos. Todas as estatísticas e definições do metagame são aplicadas na prática utilizando-se o simulador deles, que se chama “Pokémon Showdown”!. Falaremos mais de simuladores em outro tutorial. Mas como as tiers são definidas? A Smogon baseia suas categorias de uso não de acordo com a força do Pokémon (salvo raros casos) mas de acordo com a simples USAGEM. Usagem, como assim? A quantidade de vezes que tal Pokémon é usado em batalha levando em conta TODAS as batalhas ocorridas no simulador “Pokémon Showdown!”.

As tiers existentes, suas regras e seus pokémons permitidos podem ser vistos aqui, ou aqui embaixo

Pera, quer dizer então que Pokémon lendários são permitidos em quase todos os formatos?
Sim. O Pokémon ser lendário ou não não vai necessariamente repercutir na sua força. De fato, alguns lendários são realmente exageradamente poderosos, mas esses estão em Ubers, deixando os Pokémon mais fracos livres de sua
poderosa presença. Esse vídeo feito pelo Pedro Maia ilustra melhor esse argumento:

https://www.youtube.com/watch?v=wFT0vfhsIeY

Os banimentos, os conselhos, as votações

Há primariamente dois modos de um Pokémon mudar de tier: por banimento (ou desbanimento), ou pelo já dito critério de usagem. E como funcionam os bans/desbans?

Política é algo que existe em todas esferas de nossas vidas, e Pokémon também não escapa a essa regra. Para que tais banimentos aconteçam, a comunidade da Smogon criou um sistema.
Esse sistema é basicamente assim: cada tier tem um conselho próprio, composto de jogadores experientes e da staff da Smogon. Para um Pokémon subir de tier, simplesmente é necessário que sua usagem aumente e ele será automaticamente “promovido” na atualização trimestral de tiers. Mas por vezes isso não pode acontecer. Jogadores experientes e de alto nível de certa tier poderão sentir um “distúrbio na força” e ver a segurança do metagame ser ameaçada por um Pokémon por x motivos diferentes. Eles levam a questão ao conselho, e o conselho decide se abre ou não o famigerado “Smogon Suspect Test”.

Em linha!
Em linha!

 

Ein? Suspect test?
Yep. E o que compõem esses testes?
Bom, basicamente o conselho anuncia no fórum da Smogon o Suspect Test e a questão é levada à bate-papo público, ao maior estilo mesa-redonda onde todos jogadores cadastrados no fórum podem dar sua opinião. Essa é a primeira parte.

suspecttest1

A segunda já é mais complicada.
No simulador “Pokémon Showdown!” é aberta a área “Tier (Suspect Test)”, onde o nome “Tier” é substituído pelo nome da Tier em questão. Após um período de mais ou menos duas semanas, os jogadores que conseguirem os melhores desempenhos farão parte do Conselho de Votação. Sim, qualquer um pode votar desde que consiga se sair bem no simulador. Meritocracia a mil.
Um novo tópico será aberto no fórum, e então eles dirão num simples “Ban” ou “Não Ban” o futuro de determinado Pokémon. Para um Pokémon ser desbanido/banido, é necessário que atinja-se uma votação favorável de PELO MENOS 60% (até o presente momento em que esse tutorial está sendo escrito, ao menos).

suspecttest2

Os casos de desbanimentos acontecem igualmente, só que por uma causa contrária, e são mais raros.
Por fim, a decisão é contabilizada e será anunciada ao fim da votação, e é vida que segue.

suspecttest3

suspecttest4

Mas a Smogon não é a única que tem algo a dizer sobre o pokémon competitivo não.

O VGC

pokemon-world-championships

O site oficial de pokémon pode ser acessado aqui.

A Nintendo é uma daquelas empresas estranhas que por mais que se neguem muitas novidades em seu Modus Operandi, ainda continuam fazendo sucesso mas acabam levando algumas mordidas por isso.

Pokémon sempre foi uma franquia de sucesso fenomenal, e seu metagame se intensifica e evolui a cada geração. Assim sendo, a Nintendo percebeu seu alto potencial de marketing competitivo e promoveu logo cedo os campeonatos mundiais, certo?
Por incrível que pareça, errado. A Nintendo só começou a fazer os World Championships em 2004, e até 2008 esses campeonatos eram apenas em TCG (Trading Card Game, o jogo de cartas). Só em 2009 que foi realizada a primeira edição de VGC (Video Game Championship). Vejamos uma pequena retrospectiva de como foi cada edição até hoje:

2009

300px-Pokémon_World_Championships_2009_artwork

Foi realizado em San Diego, California, EUA. O set de regras era o seguinte:

Jogo Utilizado: Pokémon Platinum
Tipo de Batalha: Double Battle
Restrições de Pokémon: National Pokédex
Pokémons banidos: Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-Oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin, Arceus
Cláusulas: Sem Pokémons repetidos, Sem itens repetidos
Pokémon Distribuído: Weavile

Vencedores:
Junior: Jeremiah Fan (EUA)
Senior: Kazuyuki Tsuji (Japão)

2010

2010

Foi realizado em Konoa, Havaí, EUA. O set de regras era o seguinte:

Jogos Utilizados: Pokémon HeartGold, Pokémon SoulSilver
Tipo de Batalha: Double Battle
Restrições de Pokémon: National Pokédex. Não mais que dois dos seguintes: Mewtwo, Lugia, Ho-Oh, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Dialga, Palkia, Giratina
Pokémons Banidos: Mew, Celebi, Jirachi, Deoxys, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin, Arceus
Itens Banidos: Soul Dew
Cláusulas: Sem Pokémons repetidos, sem itens repetidos
Pokémon Distribuído: Crobat

Vencedores:
Junior: Shota Yamamoto (Japão)
Senior: Ray Rizzo (EUA)

2011

2011

Foi realizado em San Diego, Califórnia, EUA. Foi o primeiro a ter a categoria Master. O Japão inicialmente não entrou nas séries devido ao tsunami e ao terremoto, então
tiveram uma competição offline própria, que depois foram integrados através de modo online à competição geral.

Jogos Utilizados: Pokémon Black, Pokémon White
Tipo de Batalha: Double Battle
Restrições de Pokémon: Unova Pokédex
Pokémons Banidos: Victini, Reshiram, Zekrom, Kyurem, Keldeo, Meloetta, Genesect
Cláusulas: Sem Pokémons repetidos, sem itens repetidos
Pokémon Distribuído: Scrafty

Vencedores:

Junior: Brian Hough (US)
Senior: Kamran Jahadi (US)
Master: Ray Rizzo (US)

2012

2012

Foi realizado em Waikoloa, Havaí, EUA. Os times dos vencedores puderam ser enfrentados in-game em competições baixáveis no Pokémon World Tournament no Black & White 2.

Jogos Utilizados: Pokémon Black, Pokémon White
Tipo de Batalha: Double Battle
Restrições de Pokémon: National Pokédex
Pokémons banidos: Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-Oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin, Arceus, Victini, Reshiram, Zekrom, Kyurem, Keldeo, Meloetta, Genesect
Itens Banidos: Soul Dew
Cláusulas: Sem Pokémons repetidos, sem itens repetidos
Pokémon Distribuído: Pikachu

Vencedores:
Junior: Abram Burrows (EUA)
Senior: Toler Webb (EUA)
Master: Ray Rizzo (EUA). Você pode ver a final aqui.

2013

2013

Foi realizado em Vancouver, Canadá.

Jogos Utilizados: Pokémon Black 2, Pokémon White 2
Tipo de Batalha: Double Battle
Restrições de Pokémon: National Pokédex
Pokémons Banidos: Mewtwo, Mew, Lugia, Ho-Oh, Celebi, Kyogre, Groudon, Rayquaza, Jirachi, Deoxys, Dialga, Palkia, Giratina, Phione, Manaphy, Darkrai, Shaymin, Arceus, Victini, Reshiram, Zekrom, Kyurem, Keldeo, Meloetta, Genesect
Itens Banidos: Soul Dew
Cláusulas: Sem Pokémons repetidos, sem itens repetidos
Pokémon Distribuído: Smeargle

Vencedores:
Junior: Brendan Zheng (EUA). Você pode ver a final aqui.
Senior: Hayden McTavish (EUA). Você pode ver a final aqui.
Master: Arash Ommati (Itália). Você pode ver a final aqui.

2014

2014-worlds-169

Foi realizado em Washington DC, EUA.

Jogos Utilizados: Pokémon X, Pokémon Y
Tipo de Batalha: Double Battle
Restrições de Pokémon: Kalos Pokédex
Pokémons Banidos: Mewtwo, Xerneas, Yveltal, Zygarde, and Diancie, Pokémons não capturados ou nascidos em X & Y (Pentágono), Pokémon não da Kalos Pokédex
Cláusulas: Sem pokémons repetidos, sem itens repetidos
Jogadores podem usar só itens e movimentos aprendíveis em Pokémon XY.
Pokémon Distribuído: Aegislash
Junior: Kota Yamamoto (Japão). Você pode ver a final aqui.
Senior: Nikolai Zielinski (EUA). Você pode ver a final aqui.
Master: Se Jun Park (Coréia do Sul). Você pode ver a final aqui.

2015

worlds-2015-banner-mobile

Foi realizado em Boston. MA, EUA.

Jogos Utilizados: Pokémon Omega Ruby, Pokémon Alpha Sapphire
Tipo de Batalha: Double Battle
Restrições de Pokémon: Kalos Pokédex
Pokémon Banidos: Mewtwo, Xerneas, Yveltal, Zygarde, and Diancie, Pokémons não capturados ou nascidos em X & Y (Pentágono), Pokémon não da Kalos Pokédex
Cláusulas: Sem pokémon repetidos, sem itens repetidos
Jogadores podem usar só itens e movimentos aprendíveis em Pokémon XY.
Pokémon Distribuído: Sharpedo
Junior: Kotone Yasue (Japão). Você pode ver a final aqui.
Senior: Mark McQuillan (Grã-Bretanha). Você pode ver a final aqui.
Master: Shoma Honami (Japão). Você pode ver a final aqui.

A cada ano, o set de regras se altera um pouco. As regras do VGC 2015 podem ser lidas aqui. O mundial desse ano ocorrerá em São Francisco, EUA, em Agosto.
Lembrando que apesar dos campeonatos em VGC serem feitos no formato doubles, o VGC também pode ser em Singles, mas em lutas de 3 x 3 (como pode-se ver no Battle Spot).

Mas e aí vem a pergunta: Smogon x VGC, quem é o melhor? E a resposta é: depende do seu gosto. Isso não impede de bandos de idiotas se atacarem em flame wars improdutivas e inúteis, mas ao menos dá pra rir um pouco com isso.
Mas no geral, o VGC é mais impopular frente à comunidade brasileira. A falta de investimendo da própria Nintendo em nosso país para a expansão do formato é um dos fatores decisivos na preferência dos jogadores, já que nosso país não tem NENHUMA vaga para o mundial. A tendência é piorar já que a representante da Nintendo no Brasil foi desligada, então só o futuro dirá o destino do formato em nosso solo.

Outra coisa necessária a se saber é que os dois formatos são MUITO diferentes entre si. As banlists (tanto de pokémons quanto movimentos), sistemas de tiers e até mesmo a inserção da comunidade são verdadeiros divisores de água entre os dois formatos.
Independente da preferência pessoal, vale a pena dar chance para os dois modos e jogar aquele que o diverte mais, porque ninguém merece levar tão a sério um jogo e passar raiva. Não seja um babaca e seja legal com seus amiguinhos de comunidade.

Um comentário em “Smogon x VGC

  • 4 de junho de 2016 em 17:08
    Permalink

    Eu sou mais simpatizado com VGC do que com a… *cospe* Smogon… Claro, é apenas uma preferência minha, mas.. acho que foi esse o motivo de eu não estar mais no competitivo, tentei mesmo ingressar no formato Smogon, mas não me dou tão bem com a extensa lista de regras e tiers e tantas outras coisas. Mas é fato que a falta de interesse da Pokemon Company/Nintendo com nosso país afeta gravemente na popularização do formato por aqui. Então passo a ser, a partir deste ponto, apenas um jogador casual, que está mais pelo enredo do modo historia do que competições. E vida longa à Battle Frontier! Que Arceus a tenha! R.I.P.

Deixe uma resposta