Sobre a Síndrome dos 4 Slots

Você deve estar pensando: AJUDA QUE O MALUCO TÁ DOENTE! Mas não é necessário ir a um centro pokémon nem chamar um médico, ah não senhor. Apesar de hoje falarmos de uma espécie de doença, não é um caso  resolvível com medicina. Hoje vamos conhecer o que é a famosa “Síndrome dos 4 slots”, “do quarto slot”, ou “Four moveslot syndrome”.

Mas afinal, o que carambas significa isso?

A síndrome dos 4 slots simboliza quando um pokémon tem sérios problemas para lidar com suas coberturas. É um caso comum de “se você se cobrir pra uma coisa, se descobrirá para outra”. Um caso curável apenas se houvessem 5 slots para serem utilizados com golpes.
Não consegue imaginar isso? Pois então peguemos exemplos.

Keldeo

647-resolute

Keldeo é um excelente atacante especial. Bate feito um cavalo (hehe) e consegue despachar Chansey/Blissey, um sonho para qualquer atacante especial e também ameaça uma quantidade enorme de pokémons. Mas Keldeo tem um problema. Um não, dois. Ele tem sérias dificuldades ao lidar com dois pokémons: Slowbro e Mega Venossauro. Quase todos os sets de Keldeo são formados pelos seguintes golpes:

– Sacred Sword
– Scald / Hydro Pump
– Icy Wind

O último golpe geralmente varia de acordo com o item. Se for Leftovers, geralmente é Substitute. Se for Choice Specs ou Life Orb, o último slot será cobrido com um ataque, geralmente um Hidden Power. Alguns sets podem ter Taunt.

Notou algum problema nisso tudo ao lidar com Slowbro ou Mega Venossauro?
Keldeo simplesmente não consegue ultrapassar suas barreiras. No caso de pokémons ofensivos e que resistam esses elementos (por exemplo Latios), Keldeo pode bater super efetivo com algum golpe do seu arsenal e com a ajuda de Stealth Rocks ele pode matar no segundo golpe. Mas o mesmo não acontece com essas duas barreiras. Slowbro e Mega Veno resistem aos três ataques desses sets. Se a cobertura for Hidden Power Voador para Mega Venossauro, o melhor resultado com condições ideais para Keldeo lutar contra o sapão será a seguinte

252 SpA Choice Specs Keldeo Hidden Power Flying vs. 232 HP / 4 SpD Mega Venusaur: 168-198 (46.7 – 55.1%) — guaranteed 2HKO after Stealth Rock

O problema é que os 4 golpes do set são facilmente barrados por Slowbro. Para que ele consiga derrotar Slowbro, ele deverá usar Hidden Power Elétrico.

252 SpA Choice Specs Keldeo Hidden Power Electric vs. 252 HP / 24 SpD Slowbro: 228-270 (57.8 – 68.5%) — guaranteed 2HKO after Stealth Rock and Leftovers recovery

Assim ele consegue lidar com Slowbro. Entretanto, ele não consegue lidar com os dois ao mesmo tempo, fora que Hidden Power elétrico pode te trancar num golpe elétrico se estiver usando um choice item e comprometendo seus golpes caso algum pokémon terrestre apareça na arena. Viu? A síndrome dos 4 slots é basicamente um pokémon não conseguir lidar com suas ameaças comuns ao mesmo tempo.

Mas isso não acontece com quase todos os pokémons?

Por incrível que pareça, não muito. Uma boa parte dos pokémons consegue ao menos acertar seus oponentes sem se complicar muito em seus sets mais comuns e recorrer a uma troca caso a situação fique ruim. Um pokémon que sofre dessa síndrome sempre estará em cheque a partir do momento em que ele ver o team preview. Vamos a outro exemplo: dessa vez falemos de Venossauro.

Venossauro

003

Venossauro é um excelente pokémon em sua mega forma. Infelizmente, o tipo grama é infeliz ofensivamente, sendo facilmente barrado por pokémons de fogo ou pokémons metálicos. Em meio a OU, ele tem oponentes que basicamente o barram sem problema:
Scizor, Ferrothorn e Heatran. Um set normal de Mega Venossauro geralmente consiste de:

– Giga Drain
– Synthesis
– Sludge Bomb

O 4º slot dependerá muito da função que venossauro tomará na equipe. Um set defensivo pode optar por Sleep Powder ou Leech Seed. Sets mais ofensivos ou tanques podem utilizar Hidden Power Fire ou Earthquake. E pra quê?
Sleep Powder é uma ameaça a qualquer pokémon oponente. Entretanto, mesmo se usado nesses três acima, os resultados serão na melhor das hipóteses garantir uma troca segura, sem contar que Ferrothorn tem imunidade a esporos. Caso rode Hidden Power Fogo, ele ameaça diretamente a vida de Scizor e Ferrothorn, comprometendo a entrada segura desses dois, mas seria no entanto totalmente anulado por Heatran. Caso ele use Earthquake para lidar com Heatran, Scizor e Ferrothorn anulariam o sapo sem um pingo de dificuldade.
Conseguiram entender agora?

Mas calme lá. A síndrome dos 4 slots não “mata” o pokémon competitivamente. Só porque uma arma tem alguns probleminhas, não quer dizer que ela não seja boa. O melhor jeito de lidar com essa síndrome é garantir no processo de construção de  times que você coloque pokémons que satisfaçam as fraquezas dessas peças problemáticas. Que tal dar uma olhada no nosso tutorial de construção de times novamente com outros olhos pra essas questões ein? Mas mantenha em mente que essa definição é meio complicada às vezes. Há debates enormes envolvendo o caso de um pokémon ser ou não dessa categoria.