Tipos e suas Características

Por Lucas Victor.

Pokémon tem 18 tipos. Já se perguntou se algum tipo tem alguma característica em comum no geral? Claro que já, todo mundo faz isso, que nem queimar a língua com bebida quente!
A verdade é que de um modo razoavelmente geral, cada tipo tem traços bastante definidos pela enorme maioria de seus representantes, com um ou outro pokémon pulando fora da gaussiana. Quer saber o que isso quer dizer? Vai estudar! Ou faça como qualquer preguiçoso e procure no google.

Sem mais delongas, vamos destrinchar o que cada tipo tem como característica geral e quem são os melhores representantes em cada status.

Legenda pra valor de status:

Maior Valor geral

Menor Valor geral

1) Fogo (Fire)

typhlosion

No geral, pokémons de fogo têm enormes características ofensivas. Muitos são excelente wallbreakers em suas respectivas tiers, e sua imunidade natural à ficarem queimados (duh) contribui para essa característica principalmente se forem atacantes físicos. Entretanto, apesar de serem dotados de traços ofensivos excelentes, é em suas defesas que mora o pecado. Infelizmente, o tipo fogo carrega fraquezas bastante comuns, sendo a mais chata à pedra, fazendo com que sejam fracos a Stealth Rock.
Para quem não lembra, Stealth Rock arranca 25% de vida de um pokémon de fogo assim que ele entra em campo (metade disso se a segunda tipagem do pokémon for resistente a pedra). O problema é que alguns dos pokémons que mais batem forte e amedrontam os oponentes têm fraqueza DUPLA a Stealth Rock, fazendo com que entrem perdendo metade de sua vida LOGO DE CARA. Fora a fraqueza chata a ataques muito comuns, como Earthquake e golpes de água. Para que sejam totalmente eficientes, precisam do apoio da equipe para removerem as entry hazards do campo. Alguns pokémons de fogo podem adotar tanto uma via ofensiva boa quanto defensiva, sendo os melhores defensores do tipo Rotom-H (forno), Arcanine e Heatran. Charizard-X é o tipo fogo mais utilizado e perigoso de todo o metagame, já que seu Dragon Dance pode fazer até o capeta ficar assustado. Ao lado de Talonflame, o pássaro valente, é uma das “caras” de OU.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Entei 115
Ataque Primal Groudon 180
Ataque Especial Mega Charizard Y 159
Defesa Primal Groudon 160
Defesa Especial Ho-oh 154
Velocidade Talonflame 126
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico V-create 180 / 95%
Especial Blast Burn 150 /  90%
Média de Status Valor
HP 70,16
Ataque 84,11
Ataque Especial 93,00
Defesa 70,99
Defesa Especial 74,33
Velocidade 75,42
Média Geral 467,11

Você sabia?

Por incrível que pareça, só há dois pokémons com a tipagem de Dragão / Fogo. São eles Mega Charizard X e Reshiram. O primeiro a ser introduzido dos dois só veio na quinta geração. Isso quer dizer que por 4 gerações não houve um dragão de fogo sequer na franquia. Poisé! Quem é bobo o suficiente pra associar dragões a fogo, não é mesmo? Aparentemente não a GameFreak.

2) Água (Water)

 

wallpaper-pokemon-vector-pixel-digital-wallpapers-large-array-wallwuzz-hd-wallpaper-7519

Se fôssemos definir o tipo água numa só palavra a grosso modo, a palavra certa seria “resistentes”, apesar de “chatos” também servir. Essa característica já pode ser observada pelos próprios iniciais, sendo o sapo ninja uma notável exceção. Toda tier tem um aquático chato definidor do metagame, tenha certeza disso. Entretanto podem ser potentes no aspecto ofensivo. Keldeo, Starmie e Manaphy são os maiores representantes ofensivos em OU. Antes de seu banimento, Greninja também era uma força extrema. É raro ver um atacante físico do tipo.
Feraligatr e Mega Swampert dois dos poucos a se considerar. Azumarill é talvez o mais assustador se você deixar ele se bufar. Empoleon pode rodar opção física, apesar de sua defensiva ou suporte serem muito melhores aceitas. São naturalmente boas walls, e é comum terem excelentes golpes de suporte. Manaphy e Suicune são tão centralizadores de suas tiers que chega a ser surpreendente.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Wailord 170
Ataque Mega Gyarados 155
Ataque Especial Primal Kyogre 180
Defesa Mega Slowbro / Cloyster 180
Defesa Especial Primal Kyogre 160
Velocidade Greninja 122
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Crabhammer 100 / 90
Especial Hydro Cannon 150 / 90
Média de Status Valor
HP 71,02
Ataque 73,71
Ataque Especial 74,78
Defesa 74,29
Defesa Especial 70,31
Velocidade 64,98
Média Geral 429,10

Você sabia?

Água é o tipo mais comum de todos. Isso pode ser em razão do Japão ser basicamente um arquipélago. Ao todo 124 pokémons  têm a tipagem água. É também um tipo que já foi pareado com todos os outros.

3) Dragão (Dragon)

946935_1352903396089_500_354

Tremam. Em termo de bruta força ofensiva, dragão é o tipo mais aterrorizante. Há alguns dragões que podem rodar sets mais defensivos, como Garchomp, Druddigon e Goodra, mas é atacando que o tipo brilha. Geralmente carregam bons golpes de setups, e têm Dragon Dance, o golpe de buff ofensivo mais mortal de todos, mostrando que dragões dançarinos são perigosos assim como o nome sugere. Barrá-los também é complicado. Mesmo com a introdução de fadas e a resistência dos metálicos a eles, seus movepools têm muito frequentemente golpes neutros que causam muito dano nas trocas ou que podem ir esvaindo a vida dos adversários aos poucos, por puro princípio de “água mole, pedra dura”. Alguns como Garchomp têm acesso a Fire Blast, para ferrar de vez com os metálicos. As maiores ameaças do tipo são físicas, mas alguns atacantes especiais podem ser problemáticos. Seus Stabs Draco Meteoro e Outrage, somados à grande base ofensiva vão decidir jogos com frequência. Sua vitalidade é boa, mas há alguns canhões de vidro como Mega Sceptile e Noivern. Alguns são decentemente rápidos e podem rodar sets com Choice Scarf com maestria.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Giratina / Giratina – Origin 150
Ataque Mega Rayquaza 180
Ataque Especial Mega Rayquaza 180
Defesa Mega Salamence 130
Defesa Especial Goodra / Mega Latias 150
Velocidade Mega Sceptile 145
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Outrage 120 / 100
Especial Roar of Time 150 / 90
Média de Status Valor
HP 82,90
Ataque 105,76
Ataque Especial 97,44
Defesa 86,62
Defesa Especial 86,90
Velocidade 82,14
Média Geral 541,76 

Você sabia?

Um dos monstros com o maior número de base stats de todos é Mega Rayquaza. São 780 ao todo, ultrapassando o deus Arceus (720), e empatando com as formas primais de Groudon e Kyogre e as duas mega evoluções de Mewtwo (todas com 780). Mas considerando que ele teve de ser BANIDO DE UBERS, Mega Rayquaza pode ser considerado o pokémon mais apelão de todos. Dragão é também o tipo com mais representantes em ubers. São 9 ao todo.
Há também o caso de só os tipos Normal, Inseto e Lutador não terem um representante também do tipo dragão. Pelo jeito não foram muito com a cara do conceito de Imperialdramon – Fighter Mode.

4) Grama (Grass)

grass_type

Definir o tipo grama num geral é curiosamente complicado. Temos representantes entre o tipo de todos aspectos possíveis. Talvez algo geral que possa ser dito a seu respeito seja o fato de seus representantes terem ótimos golpes de status, e sua resistência natural a muitos deles (pokémons de grama são imunes a ataques de esporos) e sua imunidade natural a Leech Seed podem fazer deles bons status absorbers, ainda mais se carregarem Aromaterapia. As walls do tipo podem incapacitar os oponentes com status somado a Leech Seed. Ofensivamente, os pokémons do tipo são geralmente canhões de vidro, e boa parte deles só se sai bem debaixo do sol forte. Solar Beam é um golpe poderoso e não deve ser subestimado, mas pokémons do tipo têm cobertura terrível. É difícil dizer isso de algum tipo, mas para grama é fácil saber quem é o pokémon mais importante: Mega Venossauro. Com boas resistências, habilidade excelente, altos status ofensivos e defensivos é difícil superar o sapo dinossauro. Walls do tipo têm vida miserável. São bons para barrar ameaças específicas dentro das tiers, mas sofrem por sua multitude de fraquezas e podem ser razoavelmente lidados com uma gama alta de atacantes. Menção honrosa a Amoonguss, que mesmo uma tier acima da sua, em UU consegue causar alguma dor de cabeça em como derrubá-lo. Cada tier com exceção de uber terá seu garoto propaganda de grama defensivo. Pode checar.
Bulbassauro, Tangela, Amoongus, Chesnaught, Venossauro. Grama merecia mais lugar ao sol (sem trocadilhos), mas têm problemas demais para virar estrelas.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Gogoat 123
Ataque Mega Abomasnow 132
Ataque Especial Mega Sceptile 145
Defesa Ferrothorn 131
Defesa Especial Virizion 129
Velocidade Mega Sceptile 145
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Wood Hammer / Power Whip 130 (ambos) / 85 (ambos)
Especial Frenzy Plant 150 / 90
Média de Status Valor
HP 66,05
Ataque 73,46
Ataque Especial 72,94
Defesa 73,25
Defesa Especial 71,51
Velocidade 60,72
Média Geral 417,93

Você sabia?
Grama é o tipo com maior número de fraquezas de todos. É um tipo ofensivamente resistido por 7 outros tipos e tem 5 fraquezas ofensivas. Isso faz com que 2/3 (12/18) dos tipos levem alguma vantagem sobre grama de alguma forma. É também um tipo que já foi pareado (pokémons com tipagem dupla) com todos os outros tipos exceto fogo.

5) Noturno (Dark)

10681948_825608250817100_1857057565_n

Canhão de vidro. Pronto, o tipo noturno está definido numa só expressão. Mas não pensem que isso seja ruim, é um ótimo tipo. Principal counter dos chatos psíquicos, os noturnos batem MUITO forte, e geralmente pelo lado físico. Os atacantes que são lentos geralmente têm Sucker Punch ou outros meios de lidar com ameaças mais rápidas. Sofrem muito para golpes de prioridade e temem os lutadores e fadas mais que tudo. É raríssimo encontrar pokémons defensivos do tipo, mas Mandibuzz e Umbreon fazem um trabalho muito bom no papel, mas Mega Sableye é o garoto propaganda na função. Bisharp é o pokémon mais usado do tipo, e faz da vida de muita gente uma existência miserável. Uma dança de espadas (danças são perigosas em pokémon, credo) e a contagem de corpos facilmente começa a acumular. Em LC o Bisharpinho (Pawniard) também é uma pedra lazarenta no sapato.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Yveltal 126
Ataque Mega Tyranitar 164
Ataque Especial Hoopa – Unbound 170
Defesa Mega Tyranitar 150
Defesa Especial Mega Gyarados / Umbreon / Hoopa – Unbound 130
Velocidade Darkrai / Weavile 125
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Fúria do Hiperespaço 100 / 100
Especial Night Daze 85 / 95
Média de Status Valor
HP 70,24
Ataque 96,78
Ataque Especial 77,45
Defesa 70,94
Defesa Especial 69,65
Velocidade 75,84
Média Geral 460,90

Você sabia?

Até hoje o tipo noturno não recebeu nenhum ginásio em nenhuma geração. É o único tipo a sofrer disso. É também o tipo com mais representantes que tenham fraquezas duplas.

6) Fada (Fairy)

xerneas2

A mais nova adição ao metagame do jogo. As fadas balancearam o metagame ao atrapalharem a vida dos sweeps de dragões, lutadores e noturnos, mas não são a segunda vinda de Jesus nem a reinvenção do pão de forma. São ótimas walls e têm excelente papel de suporte, não ficam falando “Listen!” nem saem voando por aí com meninos imortais, e algumas têm um poder de ataque temeroso. Azumarill (ou Capetarill, se preferir) é o principal atacante físico do tipo, e assim como Slurpuff pode fazer um limpa no adversário com uma batida no tambor da pança (Belly Drum). Pelo lado ofensivo especial temos a glamurosa Gardevoir, com seu insano ataque especial e ótima combinação de golpes de cobertura, com dois STABs muito bons. Sylveon é amado tanto em OU quanto em doubles, e pode rodar tanto opções defensivas ou ofensivas (com ajuda de Choice Specs). No geral pecam por serem pokemóns meio lentos e suscetíveis a golpes de prioridade.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Wigglytuff 140
Ataque Mega Diancie 160
Ataque Especial Mega Gardevoir 165
Defesa Carbink / Diancie 150
Defesa Especial Florges 154
Velocidade Whimsicott 116
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Play Rough 90 / 90
Especial Light of Ruin 140 / 100
Média de Status Valor
HP 68,48
Ataque 61,58
Ataque Especial 76,50
Defesa 70,40
Defesa Especial 83,13
Velocidade 55,85
Média Geral 415,93

Você sabia?

22 pokémons tiveram a mudança de seu tipo (ou adicionada) para fada. 3 movimentos também foram alterados para o tipo. Considerando que muitos deles eram pokémons normais, passar a virarem counters dos lutadores de uma hora pra outra foi ganhar na loteria genética. Quero ver um professor pokémon explicar o porque num dia uma Granbull sofria na mão de lutadores e no outro estava limpando o chão com eles!
E o tipo fada só tem um ataque físico, que é Play Rough. Todos outros movimentos do tipo são “other” ou especiais.

7) Metálico (Steel)

many-steel-type-pokemon

As tartarugas do jogo, apesar de curiosamente não haver nenhum pokémon tartaruga com essa tipagem. Hah, doido, não? Firmes, confiáveis, difíceis de matar. Mas leeerdas… Metálicos são walls de excelentíssimo respeito, geralmente com acesso a entry hazards e defesas colossais. É mais comum defenderem pelo lado físico, mas alguns fazem um ótimo trabalho pelo lado especial como Heatran e Registeel. Apesar de relativamente raro dentre o tipo, há ainda aqueles que são mais ofensivos, mas não deixam de ser resistentes por isso. São a resposta natural às fadas, trazendo um pouco à luz do dia suas capacidades porradoras. Scizor é um excelente porrador, e seu soco-bala é um excelente golpe de prioridade. Magnezone é um counter perfeito pra qualquer outro metálico que não se chame Heatran ou Excadrill, os prendendo e matando com fortes golpes especiais. Heatran pode rodar sets de defesa especial mas também ser um bom pokémon ofensivo ou stallbreaker. Aegislash era uma força definidora de metagame que requeria um counter específico a ele antes de seu banimento, mas ainda continua extremamente usado e amado em VGC e acha alguns nichos em Uber. Mega Aggron é uma perfeita definição de tanque até mesmo em sua aparência. Dificilmente ele cairá em menos de 3 golpes. Lucario é um excelente setup sweeper, capaz de limpar o time adversário com acesso a ótimos golpes de prioridade e poderosos STABs. Sua mega forma teve de ser banida da terra dos mortais por ser uma bomba nuclear em termos de força. É comum também que tenham papeis de phazers na partida como Skarmory, Aggron e Heatran sempre costumam mostrar. É um tipo que só tem um golpe especial decente: Flash Cannon. Doom Desire infelizmente é exclusivo só para Jirachi.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Excadrill 110
Ataque Aegislash – Blade Form / Mega Scizor 150
Ataque Especial Aegislash – Blade Form / Dialga 150
Defesa Mega Aggron / Mega Steelix 230
Defesa Especial Aegislash / Registeel / Probopass 150
Velocidade Mega Lucario 112
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Iron Tail 100 / 75
Especial Doom Desire 140 / 100
Média de Status Valor
HP 64,96
Ataque 92,65
Ataque Especial 72,10
Defesa 116,61
Defesa Especial 83,16
Velocidade 57,10
Média Geral 486,59

Você sabia?

A vantagem do tipo metálico sobre o tipo fada pode ter sua origem traçada do folclore europeu. Em muitas regiões, uma fada ficaria incapacitada de seus poderes mágicos se tivesse contato com ferro, principalmente se ficasse enjaulada.

8) Gelo (Ice)

ice_type

Ahhh o patinho feio dos tipos. Isto é, defensivamente falando. Com quatro fraquezas, gelo é o terceiro mais frágil dos tipos, mas se sai pior por só ser resistente a ele mesmo e pelo fato de seus representantes comumente virem com uma tipagem dupla também pobremente defensiva. Grama ao menos tem a excelente vantagem de ser resistente a terrestre, elétrico e a água, três tipos complicadíssimos de se defender. Assim, mesmo com status defensivos excelentes, alguns pokémons de gelo são tão resistentes quanto papel na chuva. Pois é, nessa roleta de fraquezas, alguém tem de rodar. Mas graças a Arceus (e aos programadores de tabela da Gamefreak) gelo não é um tipo irrelevante não senhor! É aliás um dos melhores tipos ofensivos no jogo. Quase todos dragões têm fraqueza dupla ao elemento, fazendo o princípio do Calcanhar de Aquiles mais uma vez relevante na ironia do jogo. É também responsável por atravessar as defesas de terrestre, grama e voador, se tornando um dos tipos ofensivos mais essenciais na formação de um time. Curiosamente,  é um tipo um tanto ausente em termos ofensivos em tier baixíssimas como NU. Talvez o pokémon do tipo mais amado seja Lapras, uma das coisas mais adoráveis do universo dos monstros de bolso e mais icônicas graças ao anime, tanto que ele tem um sprite próprio para o uso de Surf na sexta geração! É muito comum que pokémons de água carreguem golpes de gelo, se tornando principais usuários dos golpes do tipo.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Lapras 130
Ataque Kyurem – Black 170
Ataque Especial Kyurem – White 170
Defesa Avalugg 184
Defesa Especial Regice 200
Velocidade Weavile 125
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Freeze Shock 140 / 90
Especial Ice Burn 140 / 90
Média de Status Valor
HP 78,63
Ataque 82,05
Ataque Especial 83,11
Defesa 76,66
Defesa Especial 79,42
Velocidade 67,58
Média Geral 467,45

Você sabia?

Gelo é o mais raro tipo ao lado de fantasma. São ao todo 35 representantes para cada um, sendo Froslass a única do tipo Gelo / Fantasma.

9) Voador (Flying)

flying_type

O senhor versatilidade. Voador há de ser o tipo mais variado de todos. Temos vários representantes de todas funções e que as fazem bem feitas. Temos bons usuários de prioridade, ótimos atacantes físicos e especiais, ótimos defensores físico e especiais, pokémons rápidos, pokémons de suporte, annoyers, pokémon de setup, minha nossa as possibilidades parecem não ter fim para esse tipo. O Aedes Aegypti só passou a ser versátil assim porque ele também é voador. É raro haver um time que não tenha ao menos um voador dada a sua enorme variedade. Infelizmente eles sofrem para alguns tipos ofensivos premiados, como elétrico e gelo, sendo assim pokémons que dificilmente NÃO terão uma contra medida no time adversário. É justamente por resistir a esse tipo que pedra não é tão irrelevante defensivamente como gelo. Como há muitos representantes com alto poder de ataque e boa variedade nos golpes entre o tipo, é comum que os voadores sejam estrelas ofensivas e façam um sweep, ainda mais com a adição de um certo pássaro valente na sexta geração. Outros representantes carregam uma possibilidade OBSCENA de dano, como Staraptor Reckless. Ser atropelado por um caminhão dói menos que levar seu Brave Bird na cara. Considerando que ele é um pombo, que bom que ele resolve te acertar assim e não de outro jeito.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Drifblim 150
Ataque Mega Rayquaza 180
Ataque Especial Mega Rayquaza 180
Defesa Skarmory 140
Defesa Especial Ho-oh / Lugia 154
Velocidade Ninjask 160
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Sky Attack 140 / 100
Especial Furacão 110 / 70
Média de Status Valor
HP 71,37
Ataque 80,23
Ataque Especial 76,37
Defesa 68,23
Defesa Especial 71,26
Velocidade 86,39
Média Geral 453,83

Você sabia?
Isso é curioso, mas só existe UM pokémon puramente voador. Ele é Tornadus (em ambas suas formas). Todos os outros pokémons do tipo têm uma segunda tipagem. Considerando que ele é um deus dos ventos, nada mais justo.

10) Venenoso (Poison)

poison_type

Veneno é tipo Pepsi: as pessoas até gostam e usam, mas sempre acabam admtindo que há algo melhor que eles a ser oferecido. É um dos tipos com maior representatividade nas tiers mais baixas, sendo walls extremamente eficientes e facilmente mudando o momentum do jogo. Toda tier tem algum tipo venenoso que seja extremamente vital a ela. NU tem Muk e Weezing, RU tem Amoonguss, UU tem os Nidos e OU o famigerado Gengar e o já citado Venossauro. Mas fora esses “escolhidos” o tipo sofre muito com suas fraquezas a um elemento extremamente poderoso: terrestre. Talvez seja por não haver tantos terremotos entre as tiers mais baixas que é por isso que eles acabam se saindo melhor por lá.
Sua resistência natural a veneno (óbvio) fazem deles boas opções de anti-stall, e costumam carregar hazards. No caso dos Nidos, seu movepool é tão variado que faz inveja até mesmo aos pokémons de uber, mesmo que eles não tenham os status mais altos do mundo para usá-los ainda são extremamente perigosos. Gengar pode assumir praticamente qualquer função que não seja defensiva no time, sendo uma dor de cabeça enorme para o inimigo prever o que diabo ele fará. São counters mais que perfeitos para fadas, mas suas habilidades ofensivas (do tipo em geral, não de certos indivíduos premiados) são relativamente pobres e geralmente lhes faltam cobertura. Como muitos têm tipagem secundária com grama, acabam por ser bons status absorbers e pokémons de suporte com hazards.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Amoongus 114
Ataque Mega Beedrill 150
Ataque Especial Mega Gengar 170
Defesa Mega Venossauro 123
Defesa Especial Dragalge 123
Velocidade Mega Beedrill 145
Ataques Mais Poderosos Nome Power
Físico Gunk Shot 120 / 80
Especial Belch 120 / 90
Média de Status Valor
HP 62,60
Ataque 70,79
Ataque Especial 67,89
Defesa 63,74
Defesa Especial 67,42
Velocidade 65,26
Média Geral 397,69

Você sabia?

De todos os 55 lendários, nenhum, repito, NENHUM tem o tipo venenoso (Arceus – Poison não conta). Que preconceito com o tipo, vou te dizer ein. Será que no futuro teremos um lendário venenoso? Só a GameFreak pode nos responder isso. Esperemos que sim, é um tipo muito legal.

11) Psíquico (Psychic)

mewtwo

Se os pokémons aquáticos foram basicamente classificados como chatos, é porque ainda não tínhamos chegado aos psíquicos. Na primeira geração, eram os reis absolutos do metagame. Santa mãe de Arceus, esses são lazarentos viu. Um de seus representantes tem até isso no próprio nome (Xatu)! São geralmente conhecidos por serem EXTREMAMENTE difíceis de matar, então seus papéis como walls são quase sempre problemáticos ao oponente. Felizmente, é complicado para um psíquico se livrar de status como envenenamento por si só (salvo Espeon que tem acesso a Heal Bell e os Slows podem aprender Rest, mas isso priva fortemente seu movepool). Ainda bem, se não Cresselia seria basicamente imortal. Uxie, Slowbro, Slowking, Reuniclus, Cresselia, Mew, são todos pokémons extremamente difíceis de se derrotar, pior ainda pelo fato de que TODOS ELES têm golpes que lhes buffam as defesas e quase todos movimentos de recuperação de vida. tá fácil ou quer mais? O tipo noturno teve de ser introduzido justamente para frear sua força, o que melhorou as coisas mas até hoje sobra uma sombra daqueles tempos gloriosos de seu passado reinador. Seus atacantes são bastante versados tanto pelo lado físico quanto pelo especial, tendo ótimos representantes como Megagross, Megardevoir, os Latis e Mewtwo em Ubers com Lugia sendo uma wall de absoluto respeito. São os melhores usuários de Screens do jogo, e têm interessantes golpes de suporte que não sejam para curar status do grupo, como Healing Wish (que só cura um pokémon) e Hipnose. Para piorar, Hoopa Unbound chegou agora e sacudiu fortemente o metagame logo de cara. Que tipo abençoado na loteria.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Wobbuffet 190
Ataque Mega Mewtwo – X 190
Ataque Especial Mega Mewtwo – Y 194
Defesa Mega Slowbro 180
Defesa Especial Deoxys – Defense 160
Velocidade Deoxys – Speed 180
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Zen Headbutt 80 / 90
Especial Psycho Boost 140 / 90
Média de Status Valor
HP 71,18
Ataque 72,92
Ataque Especial 94,73
Defesa 74,76
Defesa Especial 86,83
Velocidade 76,79
Média Geral 477,21

Você sabia?

Sendo um tipo que preza mais por ataques especiais e altas defesas, ironicamente psíquico é o tipo que tem o pokémon com o maior ataque de todos. O mais marombado de todos os monstros é Mewtwo-X, cuja força alcança absurdos 190 de base.
Psíquico é o tipo com o maior número de mega evoluções. São 10 ao todo.

12) Terrestre (Ground)

groudon

Terrestre é um tipo glorioso, com representantes de peso. Por possuírem um dos ataques mais icônicos da franquia (terremoto) são sempre opções ofensivas muito interessantes, mesmo que seu usuário seja um pokémon defensivo como Hippowdon. Geralmente carregam entry hazards, principalmente Stealth Rock. É raro que um atacante do tipo seja frágil, sendo Excadrill e Dugtrio notáveis exceções. Geralmente são resistentes e atacantes físicos, com boa base de ataque e com bom leque ofensivo. Os nidos têm destaque por serem uns dos raros atacantes especiais do tipo, e fazem bem seu trabalho. Suas defesas especiais geralmente são menores e mais fáceis de serem derrubados por esse lado, mas Gastrodon é a exceção à regra, sendo uma excelente opção e ainda sendo um counter perfeito para times de chuva. Os pokémons com tipagem de aquático/terrestre são reconhecidos por terem apenas UMA fraqueza e terem status defensivos bons o suficiente para garantir que dificilmente caiam num só golpe.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Rhyperior 115
Ataque Primal Groudon 180
Ataque Especial Primal Groudon 150
Defesa Mega Steelix 230
Defesa Especial Claydol 120
Velocidade Dugtrio 120
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Precipice Blades 120 / 85
Especial Earth Power 90 / 100
Média de Status Valor
HP 75,58
Ataque 92,67
Ataque Especial 61,21
Defesa 87,70
Defesa Especial 64,84
Velocidade 59,07
Média Geral 441,07

Você sabia?
Em 2015, tanto pela Smogon quanto no VGC, Landorus-Therian foi o pokémon mais utilizado DE TODOS. É extremamente raro um pokémon ser tão bem aceito nas duas categorias desse jeito. Os que conseguem esse status podem-se contar nos dedos. A popularidade foi tanta que TODOS os 8 finalistas do VGC – Master tinham Landorus-Therian no time. Nas outras categorias ele também foi muito utilizado. Dos 24 times que foram finalistas (contando todas divisões), só 6 não o utilizaram. Que moral ein?

13) Normal (Normal)

10846197_760219217406048_3119337542568334690_n

Normal é um tipo estranho para os padrões pokemanianos (????). É o único tipo que não leva vantagem sobre NENHUM outro. Seu único trunfo defensivo é imunidade ao tipo fantasma, mas fantasmas são também imunes a ele então não há tanta vantagem. O curioso é que alguns normais são monstros EXTREMAMENTE resistentes, à beira do ridículo. Chansey, Snorlax, Porygon-2 são alguns dos pokémons defensivos mais lazarentos que já saíram da mesa de um programador. Curiosamente, por terem fraqueza a só um tipo isso aumenta a visibilidade do tipo lutador, aumentando a espalhar sua fama de tipo destruidor e vencedor de jogos.
Mas Normal também tem sua parcela de porradores, tem sim senhor! Na sexta geração dois dos principais do atual metagame foram introduzidos, sendo eles Diggersby e Mega Lopunny, sendo curiosamente dois coelhos. A coelha ganhou o mundo com uma excelente habilidade (Scrappy) e voadoras sob medida (e uma inexplicável meia calça, para a alegria da comunidade furry) e o coelhão sabe bater forte com seus bons stabs e velocidade decente. Snorlax também pode se buffar a níveis absurdos e começar a varrer o adversário, enquanto Porygon-Z é uma ótima opção ofensiva. Há também o sempre útil Ditto que pode frear o adversário em sua tentativa de sweep e o ignorante Staraptor, com um Brave Bird tão poderoso que faz Talonflame tremer de inveja.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Blissey 255
Ataque Slaking / Regigigas 160
Ataque Especial Mega Pidgeot / Porygon-Z 135
Defesa Mega Audino 126
Defesa Especial Blissey 135
Velocidade Mega Lopunny 135
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Explosion  250 / 100
Especial Hiper Raio 150 / 90
Média de Status Valor
HP 76,74
Ataque 72,66
Ataque Especial 57,08
Defesa 59,61
Defesa Especial 63,75
Velocidade 72,25
Média Geral 402,07

Você sabia?
Arceus, assim como os nomes de origem romana são geralmente falados no português cortando a parte “us” no final. Exemplos de nomes famosos são Augustus (Augusto), Maximus (Máximo), Ultimus (Último), Cassius (Cássio). Seguindo essa lógica, Arceus aportuguesado deve ser dito “Arçêu” ou “Arçêo”.

14) Lutador (Fighting)

lucario

Nossa, que ignorância! E ignorância mesmo. Com essa cambada não tem choro nem vela, a porrada come solta. Voadora alta, soco dinâmico, espada secreta, combate fechado, focus miss, só golpe ignorante e pra rasgar o inimigo. E não podia ser diferente. Com um nome desses eles têm mesmo que ser brutos e bater que nem cavalos (principalmente Keldeo, por… motivos hehe – atenção, o escritor se acha engraçadinho – ). Mas se engana quem acha que eles são como bombas nucleares e irrefreáveis, se é que essa palavra existe. Na verdade é bem fácil barrar um lutador: um psíquico ou uma fada com defesas decentes já os deixam na berlinda. Mas pelo amor de Arceus não perca esses pokémons, ou você pode se arrepender.
Em UU Mienshao limpa boa parte das ameaças ofensivas da tier com uma só voadora, e Machamp atrapalha a vida de qualquer pokémon defensivo com seus socos que causam confusão com absoluta certeza (ele bate tanto no oponente que o deixa tonto, credo ave-maria). Conkeldurr e Keldeo são os garotos propaganda do tipo em OU, ou eram até Talonflame aparecer e ferrar o brucutu do concreto. O cavalinho ainda tem seu lugar ao sol, afinal sua Hidro Bomba alcança níveis obcenos de força, e seu Scald pode ser muito incômodo até mesmo para walls dedicadas a ele como Mega Venossauro. É comum que muitos deles sejam canhões de vidro, mas alguns representantes caem muito bem na categoria de bulky offense, como Cobalion, Conkeldurr e Machamp. São também bons usuários de assault vest.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Hariyama 144
Ataque Mega Mewtwo – X 190
Ataque Especial Mega Mewtwo – X 154
Defesa Cobalion 129
Defesa Especial Virizion 129
Velocidade Mega Lopunny 135
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Focus Punch 150 / 100
Especial Focus Blast (miss) 120 / 70
Média de Status Valor
HP 74,57
Ataque 104,66
Ataque Especial 66,92
Defesa 74,06
Defesa Especial 73,38
Velocidade 76,53
Média Geral 470,11

Você sabia?

Ao lado de terrestre, lutador é o tipo ofensivo que mais bate em fraquezas. São 5 ao todo. Lutador também tem a triste fama de não ter golpes especiais bons. Apesar de Focus Blast ser poderoso (120 de power), sua baixa taxa de acerto rende piadas frequentes pelo mundo competitivo, sendo carinhosamente (ou odiosamente) chamado de Focus Miss. Tem uma chance cretina de falhar na hora que você menos pode, lhe custando o jogo. Ê vida.

15) Inseto (Bug)

volcarona

Inseto é assim como noturno um tipo proeminentemente ofensivo. Seus altos representantes são fortes e queridos, e geralmente capazes de fazer um sweep no time adversário sem grande problemas. Boa parte deles usa e abusa de golpes de setup, e são os únicos (ignorem Smeargle) que têm acesso ao excelentíssimo movimento Quiver Dance. Scizor e Volcarona podem facilmente definir partidas, e em UU Heracross é uma opção muito amada com uma alta variedade ofensiva que ameaça as barreiras da tier. Nos lados mais baixos em NU Vivillon é conhecida por seu temido furacão. Defensivamente, os pokémons inseto são capazes de usar e abusar de entry hazards para dar um bom suporte a seu time. O mais poderoso inseto defensivo é Forretress, com uma defesa física extremamente alta e capaz de usar Rapid Spin, fazendo dele um pokémon chave na construção de times.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Yanmega 86
Ataque Mega Heracross 185
Ataque Especial Volcarona 135
Defesa Shuckle 230
Defesa Especial Shuckle 230
Velocidade Ninjask 160
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Megahorn 120 / 85
Especial Bug Buzz 90 / 100
Média de Status Valor
HP 56,74
Ataque 71,76
Ataque Especial 53,57
Defesa 71,11
Defesa Especial 64,67
Velocidade 61,68
Média Geral 379,53 

Você sabia?

Inseto é o ao lado de grama o tipo ofensivo mais resistido de todos. São ao todo 7 tipos que resistem a seus ataques. É também o tipo com a pior média de status: dos 6 status, é o mais fraco em 2. Nenhum de seus representantes passa da base de 100 HP (salvo Arceus – Inseto).

16) Elétrico (Electric)

electric_type

O excelentíssimo tipo elétrico é outro que ganhou na loteria da vida. Possuindo apenas uma fraqueza (se tornando o tipo com menos fraqueza de todos ao lado de normal), eles são temidos atacantes. Sua característica mais marcante é a de serem geralmente rápidos e baterem forte. Mega Manectric, Raikou e Thundurus são os mais populares representantes do tipo, fora terem ainda Zekrom entre os lendários dando destaque de peso ao tipo. Infelizmente não têm muitos representantes de atacantes físicos de peso. Sendo pedras no sapato dos voadores e aquáticos, é sempre uma boa ideia se proteger deles. Boa parte de seus atacantes são canhões de vidro. Pokémons defensivos do tipo de destaque são os Rotoms e Zapdos.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Lanturn 125
Ataque Zekrom 150
Ataque Especial Mega Ampharos 165
Defesa Zekrom 120
Defesa Especial Mega Ampharos 110
Velocidade Electrode 140
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Bolt Strike 130 / 85
Especial Zap Cannon 120 / 50
Média de Status Valor
HP 63,20
Ataque 69,52
Ataque Especial 88,96
Defesa 66,54
Defesa Especial 73,68
Velocidade 82,94
Média Geral 444,84

Você sabia?

Eelektross (e sua família evolutiva) são os únicos pokémons de todos a não terem fraquezas. Isso se dá graças à sua habilidade Levitate, que anula golpes terrestres, assim o deixando imune a teoricamente sua única fraqueza. Ainda é possível acertá-lo de modo super efetivo se Mold Breaker, Turboblaze, Teravolt ou Gravity estiverem em efeito.

17) Pedra (Rock)

rhyperior

Pedra é um tipo curioso, e tem algumas semelhanças com gelo no que diz respeito à sua quantidade de fraquezas. É aliás o segundo tipo com maior número de fraquezas (5 ao todo, contra 7 de grama e 4 de gelo) mas resiste a outros tipos, o tornando melhor que Gelo defensivamente. Fora que os pokémons pedra geralmente têm defesas altas, o que acaba compensando sua tipagem defasada, e são os maiores beneficiados numa Sandstorm com um bônus à sua defesa especial de 50%. O maior representante do tipo é disparado Tyranitar, com um enorme leque ofensivo e com opções defensivas consistentes, o que explica seu posto quase inabalável em OU. Em Ubers, Arceus-Pedra é uma opção curiosamente popular, servindo de pilar a muitos times e excelente counter de Ho-oh.
Um problema meio geral do tipo é que são geralmente lentos, comprometendo batalhas que precisam ser travadas à base da velocidade.

Maiores Status Pokémon Valor ( base)
HP Aurorus 123
Ataque Mega Tyranitar 164
Ataque Especial Mega Diancie 160
Defesa Shuckle 230
Defesa Especial Shuckle  230
Velocidade Mega Aerodactyl 150
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Head Smash / Rock Wrecker 150 (ambos) / 80 / 90
Especial Power Gem 80 / 100
Média de Status Valor
HP 66,02
Ataque 90,72
Ataque Especial 60,40
Defesa 107,09
Defesa Especial 73,81
Velocidade 51,10 
Média Geral 449,14

Você sabia?

Pedra é o tipo com menor número de movimentos especiais. São apenas dois: Power Gem e Ancient Power.

18) Fantasma (Ghost)

pokemon gengar 1920x1200 wallpaper_www.wallpaperhi.com_66

Fantasma é um tipo curiosamente defensivo, apesar de seu primeiro represante, Gengar, indicar o contrário. São os campeões em infligir status negativos aos inimigos, e muito dificilmente um fantasma defensivo estará sem Will-o-wisp. Tal presivibilidade faz do tipo fantasma estranhamente counterável com pokémons do tipo fogo, de um modo mais geral. São extremamente comuns em NU ou RU, mas com a chegada de Mega-Sableye a terra da modinha passou a apreciar um fantasma defensivo. Mega-Sableye tem um status de semi-imortalidade, vejam só, e é facilmente um dos pokémons mais chatos da franquia. Em ubers isso também ainda se aplica, já que Giratina é um pokémon extremamente resistente e serve como cola defensiva em muitos times.

Maiores Status Pokémon Valor (base)
HP Drifblim / Giratina / Giratina – Origin 150
Ataque Aegislash – Blade Form 150
Ataque Especial Mega Gengar 170
Defesa Aegislash / Doublade 150
Defesa Especial Aegislash 150
Velocidade Mega Gengar 130
Ataques Mais Poderosos Nome Power / Accuracy
Físico Shadow Force 120 / 100
Especial Shadow Ball 80 / 100
Média de Status Valor
HP 62,83
Ataque 76,93
Ataque Especial 77,48
Defesa 81,52
Defesa Especial 76,96
Velocidade 61,15
Média Geral 436,87

Você sabia?

O tipo fantasma é o único com duas imunidades: normal e lutador.
Nenhum movimento fantasma tem menos que 100% de taxa de precisão.

Agora que sabemos mais sobre cada tipo e suas características, que tal se aventurar no mundo competitivo? Você sabia que a Smogon tem uma tier (modalidade) só de Monotype, ou seja, um time que tem de ter um tipo em comum entre todos seus integrantes? Legal, não? Quer saber mais? Fique no aguardo, falaremos disso em breve.

Mas primeiramente, seria bom vocês aprenderem a mexer no Pokémon Showdown…